SEI - UFAM

1. Sou servidor, como acessar o SEI?

Será disponibilizado usuário de acesso para cada servidor para acessar o sistema.

2. A minha unidade poderá ter um usuário e senha?

Não. Os acessos ao SEI são pessoais e intransferíveis, não sendo possível acessar o sistema através do e-mail da unidade.

2. Sou aluno, como acessar o SEI?

O aluno, assim como demais usuários que não sejam servidores da UFAM, terá acesso autorizado ao SEI como usuário externo.

3. O que é um usuário externo?

É a pessoa autorizada a visualizar processos e documentos do SEI, que também pode obter autorização para assinar documentos disponibilizados para este fim. Qualquer cidadão interessado em processos da UFAM pode se cadastrar no SEI como usuário externo.

4. Como fica o SIE e os processos em papel?

O SEI (Sistema Eletrônico de Informações) será implantado inicialmente em algumas unidades específicas. Em tais unidades específicas todos os novos processos deverão ser criados, assinados, tramitados e arquivados obrigatoriamente pelo SEI. Dessa maneira, as unidades que já fizerem uso do SEI não conseguirão criar novos processos no módulo de protocolo do SIE (Sistema de Informações para o Ensino). Os processos em papel que, porventura, estejam tramitando fisicamente, no momento da “virada de chave” do SEI, deverão continuar sua tramitação e destinação final pelo SIE. Mas, nas unidades em que o SEI ainda não foi implantado, o SIE continuará sendo utilizado normalmente. 

5. O SEI é acessível pela Internet?

Sim. O SEI é um sistema 100% web e pode ser acessado de qualquer lugar da Internet, não necessitando ser instalado no computador.

6. Qual navegador (browser) deve-se usar para acessar o SEI?

O SEI é compatível com Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer/Edge, porém apresenta maior compatibilidade com o Firefox. Dessa forma, caso você observe problemas no preenchimento de documentos, experimente utilizar o Firefox.

7. O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Saiba mais em: O que é o SEI?

8. O que é assinatura eletrônica?

No Sistema Eletrônico de Informações a assinatura eletrônica consiste em utilizar o usuário e senha para assinar um documento. A assinatura eletrônica ou digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado, mantendo sua integridade, e ainda comprova a autoria do emitente, a autenticidade. Os documentos assinados no SEI exibirão as assinaturas eletrônicas ao final da página e é possível confirmar a autenticidade.

Saiba mais com: Decreto nº 8539 de 08 de outubro de 2015.