Boletim de Serviço Eletrônico em 19/06/2023
DOU de 19/06/2023, Seção 2, Página 2

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

RESOLUÇÃO Nº 016, DE 19 DE MAIO DE 2023

REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química (IA03), licenciatura, presencial, turno diurno, versão curricular 2024/1, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A PRESIDENTA EM EXERCÍCIO​ DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDOLei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDOLei nº 9.795/99, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências;

CONSIDERANDOLei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências;

CONSIDERANDOLei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória  no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências;

CONSIDERANDOLei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE), e dá outras providências, que regulamenta o funcionamento das Unidades Acadêmicas localizadas fora da sede e dá outras providências;

CONSIDERANDODecreto nº 5.625, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art. 18 da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;

CONSIDERANDODecreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; 

CONSIDERANDOResolução CNE/CP nº 01, de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores;

CONSIDERANDOResolução CNE/CES nº 7, de 11 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura);

CONSIDERANDOResolução CNE/CES Nº 8, de 11 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química;

CONSIDERANDOResolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007, que institui a duração e a carga horária do curso de bacharelado, na modalidade presencial;

CONSIDERANDO Resolução CNE/CP nº 01 , de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

CONSIDERANDOResolução CNE/CP nº 02, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 1999;

CONSIDERANDOResolução CNE/CP No. 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação);

CONSIDERANDOResolução nº 004, de 29 de fevereiro de 2000, do CONSEPE, que estabelece normas para os estágios da Universidade do Amazonas;

CONSIDERANDOResolução nº 018, de 01 de agosto de 2007, da CEG/CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 37, de 04 de julho de 2011, da CEG/CONSEPE, que adota procedimentos de padronização para mensuração do tempo máximo dos cursos de graduação presenciais;

CONSIDERANDOResolução nº 067, de 30 de novembro de 2011, da CEG/CONSEPE, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDOResolução nº 031, de 29 de outubro de 2015, da CEG/CONSEPE, que regulamenta a entrega e revisão dos exercícios escolares e prova final no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO a Resolução nº 39, de 22 de novembro de 2019, da CEG/CONSEPE, que altera a Resolução nº 067/2011-CEG/CONSEPE, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios na Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 20, de 16 de dezembro de 2019, do CONSEPE, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos; 

CONSIDERANDOPortaria Nº 57, de 27 de agosto de 2019, que regulamenta as atividades práticas no âmbito dos cursos superiores da UFAM;

CONSIDERANDO a ata da reunião do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências: Biologia e Química (1284763), realizada em 01/12/2022, que aprova a proposta de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC); 

CONSIDERANDO a ata da reunião do Colegiado do Curso (1284773),  realizada em 01/12/2022, que aprova a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC);

CONSIDERANDO o Ofício nº 12.2/2022/CCBIOQUI - IEAA/UFAM, de 15 de dezembro de 2022, encaminhado pela Coordenação do Curso (1284800); 

CONSIDERANDO a Informação nº 6/2023/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, de 20 de março de 2023 (1419211), que trata da análise do processo de reformulação do currículo do curso de Ciências: Biologia e Química; 

CONSIDERANDO, finalmente, a decisão do plenário em reunião ordinária realizada nesta data,

 

R E S O L V E :

 

Art. 1º REGULAMENTAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química (IA03), licenciatura, presencial, turno diurno, versão curricular 2024/1, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Art. 2º A integralização curricular dar-se-á com a conclusão da carga horária total de 3.855 (três mil, oitocentas e cinquenta e cinco)  horas/aula e 204 (duzentos e quatro) créditos, com a subdivisão que segue:

I - disciplinas obrigatórias;

II - disciplinas optativas; e

III - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's).

Parágrafo único. As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 3.675 (três mil, seiscentas e setenta e cinco) horas/aula, equivalentes a 202 (duzentos e dois) créditos e incluem:

I - o Estágio Curricular Supervisionado, totalizando 405 (quatrocentas e cinco) horas/aula, correspondentes a 15 (quinze) créditos; e

II - o Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 120 (cento e vinte) horas/aula, correspondentes a 6 (seis) créditos.

Art. 3º As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's) constituem componente curricular obrigatório e correspondem ao total de 120 (cento e vinte) horas/aula.

Art. 4º As disciplinas optativas constituem um total de 60 (sessenta) horas/aula, correspondendo a 2 (dois) créditos.

Art. 5º O Curso, regulamentado por esta Resolução, será ministrado em regime presencial, por registro de crédito e carga-horária, semestralmente, por período letivo:

I - A integralização curricular far-se-á em no mínimo 10 (dez) e, no máximo, 15 (quinze) períodos letivos; e

II - Em cada período letivo será permitida a matrícula em disciplinas correspondentes a, no mínimo 14 (quatorze) e, no máximo, 28 (vinte e oito) créditos.

Art. 6º O desdobramento da Estrutura Curricular, do Curso  está contido no Anexo I desta Resolução.

Art. 7º A distribuição das disciplinas do currículo do Curso, por período letivo, far-se-á segundo o que estabelece a periodização e o quadro de disciplinas optativas  contidos no Anexo II desta Resolução.

Art. 8º O ementário das disciplinas do currículo do Curso compõe o Anexo III desta Resolução.

Art. 9º A instrução normativa que regulamenta o Estágio Curricular Supervisionado estão estabelecidas no Anexo IV desta Resolução.

Art. 10.  A instrução normativa que regulamenta as Atividades-Acadêmicas-Científico-Culturais (Atividades Complementares) estão estabelecidas no Anexo V desta Resolução.

Art. 11. A instrução normativa que regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estão estabelecidas no Anexo VI desta Resolução.

Art. 12. Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos que ingressarem no curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química (IA03), versão curricular 2024/1, a partir do semestre letivo 2024/1.

Art. 13.  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, em Manaus, 19 de junho de 2023.

   

 

  VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA

Presidenta, em exercício.

 

 

 

 

ANEXO I

DESDOBRAMENTO CURRICULAR  GRUPO I: BASE COMUM DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS

EIXOS

SIGLA

DISCIPLINA

CRÉDITOS

CH

TO

TE

PRÁT

DI

PC

Ciências e

Comunicação

IEA240

Informática Instrumental

1

0

1

30

IEA005

Leitura e Produção Textual

4

4

0

60

IEA056

Língua Brasileira de Sinais

3

2

1

60

IEA222

Tecnologias Digitais e Educação

3

2

1

60

30

IEA224

Inglês Instrumental

4

4

0

60

Fundamentos

Científicos,

Filosóficos e Sociais

IEA020

Filosofia da Educação

4

4

0

60

IEA260

Sociologia da Educação

2

2

0

30

IEA261

Antropologia e Educação

2

2

0

30

IEA215

Metodologia Científica Aplicada às Ciências

4

4

0

60

IEA220

Educação, Ciências e Sociedade

2

2

0

30

IEA217

Tendências Para o Ensino de Ciências

3

2

1

60

30

Fundamentos Teórico-

Metodológicos da Educação

IEA027

Didática I

4

4

0

60

IEA030

Legislação do Ensino Básico

4

4

0

60

IEA040

Psicologia da Aprendizagem

4

4

0

60

IEA219

Educação Socioambiental

3

2

1

60

30

IEA223

Educação e Saúde

2

1

1

45

30

IEA227

Metodologia do Ensino de Ciências

3

2

1

60

60

Total

52

45

7

885

180

 

 

DESDOBRAMENTO CURRICULAR  GRUPO II: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA

EIXOS

SIGLA

DISCIPLINA

CRÉDITOS

CH

TO

TE

PRÁT

DI

PC

Fundamentos de Biologia

IEA004

Histologia e Embriologia

5

4

1

90

IEA062

Biologia Celular

3

2

1

60

30

IEA065

Anatomia e Fisiologia Humana

5

4

1

90

30

IEA081

Botânica I

3

2

1

60

30

IEA143

Botânica II

4

3

1

75

-

IEA144

Biologia Molecular

3

3

0

45

-

IEA190

Botânica III

3

2

1

60

-

IEA191

Zoologia I

3

2

1

60

30

IEA250

Zoologia II

3

2

1

60

-

IEA253

Genética e Evolução

5

5

0

75

-

IEA257

Zoologia III

3

2

1

60

-

IEA268

Ecologia Geral

3

2

1

60

 

IEA218

Microbiologia e Imunologia

5

4

1

90

SUBTOTAL

48

37

11

885

-

Fundamentos

das Ciências Exatas e da Terra

IEA001

Geometria Analítica

4

4

0

60

IEA011

Matemática Elementar

6

6

0

90

IEA013

Fundamentos de Física I

4

4

0

60

IEA017

Cálculo I

6

6

0

90

IEA187

Fundamentos de Física II

3

2

1

60

IEA055

Estatística Básica

4

4

0

60

-

IEA077

Geologia e Paleontologia

4

4

0

60

-

Fundamentos de Química

IEA050

Química Geral I

4

4

0

60

IEA002

Química Geral II

4

4

0

60

-

IEA060

Química Orgânica I

4

4

0

60

-

IEA067

Química Orgânica II

4

4

0

60

-

IEA119

Bioquímica Básica

4

4

0

60

-

IEA141

Química Inorgânica

6

6

0

90

-

IEA188

Química Analítica I

4

4

0

60

-

IEA251

Química Analítica II

4

4

0

60

-

IEA252

Química Analítica Experimental II

1

0

1

30

-

IEA255

Físico-Química

6

6

0

90

-

IEA256

Físico-Química Experimental

1

0

1

30

IEA216

Química Geral Experimental

2

0

2

60

30

IEA221

Química Orgânica Experimental

2

0

2

60

30

IEA225

Química Inorgânica Experimental

2

0

2

60

30

IEA226

Química Analítica Experimental I

2

0

2

60

30

SUBTOTAL

50

40

10

900

270

 

Produção em Biologia e Química

IEA228

Trabalho de Conclusão de Curso de Biologia e Química I

2

2

0

30

-

IEA229

Trabalho de Conclusão de Curso de Biologia e Química II

4

2

2

90

-

SUBTOTAL

6

4

2

120

-

 

 

DESDOBRAMENTO CURRICULAR  GRUPO III: COMPONENTES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

EIXOS

SIGLA

DISCIPLINA

CRÉDITOS

CH

TO

TE

PRÁT

DI

PC

Prática como Componente Curricular

IEA062

Biologia Celular

3

2

1

60

30

IEA065

Anatomia e Fisiologia Humana

5

4

1

90

30

IEA081

Botânica I

3

2

1

60

30

IEA191

Zoologia I

3

2

1

60

30

IEA268

Ecologia Geral

3

2

1

60

30

IEA216

Química Geral Experimental

2

0

2

60

30

IEA217

Tendências para o Ensino de Ciências

3

2

1

60

30

IEA219

Educação Socioambiental

3

2

1

60

30

IEA221

Química Orgânica Experimental

2

0

2

60

30

IEA222

Tecnologias Digitais e Educação

3

2

1

60

30

IEA223

Educação e Saúde

2

1

1

45

30

IEA225

Química Inorgânica Experimental

2

0

2

60

30

IEA226

Química Analítica Experimental I

2

0

2

60

30

IEA227

Metodologia do Ensino de Ciências

3

2

1

60

60

Estágio Curricular Supervisionado

IEA254

Estágio Supervisionado de Ciências

5

1

4

135

IEA259

Estágio Supervisionado de Biologia

5

1

4

135

IEA263

Estágio Supervisionado de Química

5

1

4

135

SUBTOTAL

15

3

12

405

-

TOTAL

54

24

30

1260

450

Legenda: TO: Créditos Totais; TE: Créditos Teóricos (15 horas cada); PRÁT: Créditos de Atividades Práticas (30 horas cada); CH: Carga Horária; DI: Carga Horária da Disciplina; PC: Carga Horária de Prática Como Componente Curricular.

 

 

 

 

ANEXO II

DISTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURRÍCULO DO CURSO POR PERÍODO LETIVO (PERIODIZAÇÃO)

PER

SIGLA

DISCIPLINA

CR

T

P

CH

PRQ

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IEA005

Leitura e Produção Textual

4

4

0

60

-

IEA011

Matemática Elementar

6

6

0

90

-

IEA020

Filosofia da Educação

4

4

0

60

-

IEA050

Química Geral I

4

4

0

60

-

IEA062

Biologia Celular

3

2

1

60

-

IEA260

Sociologia da Educação

2

2

0

30

-

IEA215

Metodologia Científica Aplicada às Ciências

4

4

0

60

-

Subtotal

27

26

1

420

-

2

 

 

 

 

 

IEA002

Química Geral II

4

4

0

60

IEA050

IEA004

Histologia e Embriologia

5

4

1

90

IEA062

IEA240

Informática Instrumental

1

0

1

30

-

IEA027

Didática I

4

4

0

60

-

IEA261

Antropologia e Educação

2

2

0

30

-

IEA217

Tendências Para o Ensino de Ciências

3

2

1

60

-

Subtotal

21

16

5

390

-

3

 

 

 

 

 

IEA017

Cálculo I

6

6

0

90

-

IEA030

Legislação do Ensino Básico

4

4

0

60

-

IEA040

Psicologia da Aprendizagem

4

4

0

60

-

IEA218

Microbiologia e Imunologia

5

4

1

90

IEA062

IEA219

Educação Socioambiental

3

2

1

60

IEA217

Subtotal

26

24

2

420

-

4

 

 

 

 

 

 

 

IEA001

Geometria Analítica

4

4

0

60

-

IEA065

Anatomia e Fisiologia Humana

5

4

1

90

IEA004

IEA067

Química Orgânica II

4

4

0

60

IEA060

IEA119

Bioquímica Básica

4

4

0

60

IEA060

IEA220

Educação, Ciências e Sociedade

2

2

0

30

-

IEA221

Química Orgânica Experimental

2

0

2

60

IEA060

IEA216

IEA222

Tecnologias Digitais e Educação

3

2

1

60

IEA217

Subtotal

24

20

4

420

-

5

 

 

 

 

 

IEA055

Estatística Básica

4

4

0

60

-

IEA081

Botânica I

3

2

1

60

IEA062

IEA141

Química Inorgânica

6

6

0

90

IEA002

IEA223

Educação e Saúde

2

1

1

45

IEA218

IEA224

Inglês Instrumental

4

4

0

60

-

IEA225

Química Inorgânica Experimental

2

0

2

60

IEA002

IEA216

Subtotal

21

17

4

375

-

6

 

 

 

 

 

IEA013

Fundamentos de Física I

4

4

0

60

-

IEA143

Botânica II

4

3

1

75

IEA081

IEA144

Biologia Molecular

3

3

0

45

IEA062

IEA119

IEA188

Química Analítica

4

4

0

60

IEA050

IEA226

Química Analítica Experimental I

2

0

2

60

IEA050

IEA227

Metodologia do Ensino de Ciências

3

2

1

60

IEA217

IEA222

Subtotal

20

16

4

360

-

7

 

 

 

 

 

 

IEA187

Fundamentos de Física II

3

2

1

60

IEA013

IEA056

Língua Brasileira de Sinais

3

2

1

60

 

IEA077

Geologia e Paleontologia

4

4

0

60

 

IEA190

Botânica III

3

2

1

60

IEA143

IEA191

Zoologia I

3

2

1

60

IEA004

IEA251

Química Analítica II

4

4

0

60

IEA188

IEA252

Química Analítica Experimental II

1

0

1

30

IEA226

Subtotal

 

21

16

5

390

-

8

 

 

 

 

 

IEA250

Zoologia II

3

2

1

60

IEA191

IEA253

Genética e Evolução

5

5

0

75

IEA144

IEA254

Estágio Supervisionado de Ciências

5

1

4

135

IEA002

IEA062

IEA222

IEA227

IEA255

Físico-Química

6

6

0

90

IEA002

IEA017

IEA256

Físico-Química Experimental

1

0

1

30

IEA252

Subtotal

20 

14

6

390

-

9

 

 

 

 

IEA268

Ecologia Geral

3

2

1

60

IEA081

IEA191

IEA257

Zoologia III

3

2

1

60

IEA250

IEA259

Estágio Supervisionado de Biologia

5

1

4

135

IEA254

IEA228

Trabalho de Conclusão de Curso de Biologia e Química I

2

2

0

30

IEA215

IEA254

 

Subtotal

13

7

6

285

-

10

 

 

IEA263

Estágio Supervisionado de Química

5

1

4

135

IEA259

IEA229

Trabalho de Conclusão de Curso de Biologia e Química II

4

2

2

90

IEA228

 

Subtotal

9

3

6

225

-

 

 

QUADRO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS

SIGLA

DISCIPLINA

CR

T

P

CH

PRQ

IEA230

Biotecnologia Experimental

2

1

1

45

IEA144

IEA231

Elaboração de Textos Científicos 

1

0

1

30

IEA215

IEA232

Fundamentos de Análise Instrumental

2

2

0

30

IEA251

IEA233

História da Biologia e Química

1

0

1

30

IEA220

IEA234

Introdução à Bioinformática

2

1

1

45

IEA007

IEA144

IEA235

Introdução à Modelagem Molecular

2

2

0

30

IEA002

IEA236

Mecanismos de Reações Orgânicas

1

0

1

30

IEA067

IEA237

Oficinas para o Ensino de Ciências

1

0

1

30

IEA217

IEA238

Química de Produtos Naturais

2

1

1

45

IEA067

IEA239

Recursos Didáticos e Experimentação

2

1

1

45

IEA217

IEA243

Sociedade e Natureza

2

2

0

30

IEA219

 

 

 

ANEXO III

EMENTÁRIO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1º Período

IEA005   Leitura e Produção Textual

Objetivos de leitura. Tipologias Textuais. Procedimentos de leitura, análise e produção do texto dissertativo.

 

IEA011  Matemática Elementar

Propriedades operatórias de números reais. Equações e inequações. Propriedades de funções reais. Funções polinomiais, racionais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas.

 

IEA020  Filosofia da Educação

Conceitos de Filosofia e de Educação. Fundamentos metafísicos, antropológicos, epistemológicos e axiológicos da educação. Ética e Educação. Principais representantes do pensamento educacional moderno e pós-moderno. Educação e política. Filosofia da Educação brasileira.

 

IEA050   Química Geral I

Matéria e medidas; Constituintes básicos da matéria; Estequiometria; Reações em soluções aquosas; Termoquímica; Gases; Estrutura eletrônica dos átomos.

 

IEA062   Biologia Celular

Descoberta da célula. Unidade e diversidade das células. Métodos de estudo em biologia celular. Componentes químicos das células. Membranas biológicas e transporte. Organelas citoplasmáticas. Células procarióticas. Células eucarióticas. Núcleo celular. Ciclo celular e morte celular. Divisão celular. Bases moleculares da hereditariedade. Instrumentação de práticas em Biologia Celular aplicadas ao ensino.

 

IEA260   Sociologia da Educação

O conhecimento sociológico e sua aplicação na educação. Teorias sociológicas da educação. A sociologia na educação e na formação do educador.

 

IEA215   Metodologia Científica Aplicada às Ciências

Introdução a história e a evolução da concepção de Ciência. Métodos e técnicas de estudo. Tipos de conhecimento. Método científico. Tipos de métodos científicos. Caracterização e tipos de pesquisa. Técnicas de pesquisa. O projeto de Pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico. Modalidades e normas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Metodologia da pesquisa com ênfase às Ciências. Ética em pesquisa (plágio).

 

 

2º Período

IEA002  Química Geral II

Propriedades Periódicas dos elementos; Ligações químicas; Geometria molecular; Forças intermoleculares; Propriedades das soluções e Equilíbrio químico.

 

IEA004   Histologia e Embriologia

Técnicas histológicas e principais métodos de estudo. Histologia dos tecidos fundamentais e dos sistemas animais. Principais eventos da fecundação até o desenvolvimento embrionário humano. Embriologia comparada de Protostômios e Deuterostômios.

 

IEA240   Informática Instrumental

Sistemas Operacionais. Gerenciamento de Arquivos. Editores de Texto. Planilhas Eletrônicas. Apresentações de Tela. Acesso à Internet.

 

IEA027   Didática I

O objeto da didática e os elementos que constituem o processo didático. As concepções didáticas: tradicionais, liberalismo pedagógico, críticas. As diferentes modalidades de práticas pedagógicas e os processos ensino-aprendizagem. Planejamento em Educação. Níveis de planejamento: Educacional, curricular e de Ensino. Componentes do plano de ensino: objetivos, metodologias, recursos didáticos e avaliação. Elaboração do Plano de Ensino. A relação pedagógica entre professor-aluno.

 

IEA261  Antropologia e Educação

Conceito de cultura. Cultura e Educação. Etnocentrismo. Diversidade. O olhar antropológico sobre a educação, escola, cotidiano e educação.

 

IEA216  Química Geral Experimental

Capacitar o aluno a conhecer e manipular a aparelhagem de laboratório, realizar alguns experimentos de bancada, relatar de forma concisa as observações e ter noções de segurança e primeiros socorros. Instrumentação de práticas em química geral aplicadas ao ensino.

 

IEA217   Tendências Para o Ensino de Ciências

Aspectos históricos e tendências atuais do ensino de Ciências. As propostas curriculares para o ensino de Ciências. A dimensão epistemológica para o ensino de Ciências. Atividades de Práticas de ensino: planejamento, avaliação e ensaios pedagógicos


 

3º Período

IEA017   Cálculo I

Limite e continuidade: limite ordinário e limite lateral de uma função, limite no infinito, teorema do confronto, limites fundamentais, continuidade de uma função. Derivada: derivadas e propriedades operatórias de derivadas, derivada de uma função composta, derivada de função dada implicitamente, relação entre funções de derivadas iguais, derivadas de ordens maiores. Variações das funções: análise de variações das funções, teorema de Weierstrass, teorema do valor médio, máximos e mínimos.

 

IEA030   Legislação do Ensino Básico

História da Legislação educacional Nacional e Internacional: Declaração universal dos direitos humanos. Declaração universal dos direitos das crianças. Declaração mundial da educação para todos. Relatório da comissão mundial para educação do séc. XXI. Constituições brasileiras e leis infraconstitucionais. Papel da organização das nações unidas para paz, direitos humanos e desenvolvimento. Educação: direito social fundamental, prática social e pedagógica. Tempo de escolarização e tempo curricular a serviço do direito à educação e da aprendizagem. Conselhos Municipais de Educação e seu papel na garantia do Direito à Educação e à aprendizagem.

 

IEA040   Psicologia da Aprendizagem

Psicologia e aprendizagem. Diferentes correntes psicológicas na aprendizagem: perspectivas passadas e contemporâneas. Psicologia e problemas de aprendizagem: causas específicas, sociais e culturais. Motivação, adaptação escolar e prontidão para aprendizagem. O fracasso escolar e a relação família-escola.

 

IEA060   Química Orgânica I

Apresentação dos princípios fundamentais da Química Orgânica e sua abrangência. Átomos, moléculas e Ligações químicas. Estudo do Carbono. Nomenclatura de compostos orgânicos. Correlação entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas. Fontes naturais de obtenção de compostos orgânicos. Importância da Química Orgânica para a Sociedade. Estereoquímica. Acidez e basicidade de compostos orgânicos. Intermediários de reações químicas.

 

IEA218   Microbiologia e Imunologia

História da Microbiologia. A evolução dos Protistas. Classificação das bactérias. A natureza dos Vírus. Microbiologia clínica. Microbiologia e biotecnologia. Métodos de isolamento e identificação. Introdução ao estudo da Imunologia. História da Imunologia. Sistema imune inato e adaptativo. Órgãos linfóides primários e secundários. Células de defesa dos organismos. Antígenos. Apresentação de antígenos ao sistema imunológico. Complexo principal de histocompatibilidade. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Regulação de resposta imunológica humoral e celular. Noções básicas de imunoprofilaxia. Doenças relacionadas com o sistema imunológico como AIDS e hipersensibilidade. Evolução dos sistemas imunológicos nos seres vivos.

 

IEA219   Educação Socioambiental

A relação sociedade e natureza. A questão socioambiental. Epistemologia e histórico da Educação Ambiental. Políticas Públicas e Programas de Educação Ambiental. Abordagens pedagógicas de Educação Ambiental. A Educação Ambiental no contexto da Base Nacional Comum Curricular transversalidade e interdisciplinaridade Práticas de ensino em Educação Ambiental: reflexões, projetos e roteiros. Elaboração e apresentação de projetos de extensão em Educação Ambiental para o ensino básico. Instrumentação de práticas da disciplina aplicadas ao ensino.

 

 

 

4º Período

IEA001   Geometria Analítica

Vetores. Equações da reta e do plano. Ângulos, distâncias e interseções. Perpendicularidade e ortogonalidade. Cônicas.

 

IEA065   Anatomia e Fisiologia Humana

Introdução ao estudo da anatomia humana e regras de nomenclatura. Morfologia geral e organização do corpo humano. História da Anatomia e Fisiologia Humana. Tegumento comum. Aspectos anatômicos e fisiológicos dos Sistemas: Esqueléticos, Muscular, Nervoso, Circulatório, Respiratório, Linfático, Digestório, Renal e Genitais. Sentidos somáticos e sentidos especiais. Glândulas endócrinas. Instrumentação de práticas de anatomia e fisiologia aplicadas ao ensino. 

 

IEA067   Química Orgânica II

Conceitos fundamentais associados ao estudo de reações orgânicas e seus mecanismos. Aspectos termodinâmicos e cinéticos das reações orgânicas. Descrição dos mecanismos dos principais tipos de reações orgânicas: substituições, adições à ligações múltiplas, eliminações e rearranjos. Correlação dos aspectos estruturais das moléculas com a reatividade e orientação experimentalmente observados. Introdução à síntese orgânica: interconversões funcionais, grupos protetores, análise retrossintética, exemplos da literatura corrente de sínteses com várias etapas. Aplicações e interfaces da química orgânica com a biologia e a indústria química.

 

IEA119   Bioquímica Básica

Estrutura química, função e importância biológica de carboidratos, lipídios, aminoácidos e proteínas. Enzimas: estrutura-função, cinética e inibição, coenzimas e vitaminas. Nucleotídeos e ácidos nucléicos. Bioenergética e metabolismo energético. Vias biossintéticas.

 

IEA220   Educação, Ciências e Sociedade

História do ensino de Ciências. Relação evolutiva do ensino de Ciências na sociedade e seus impactos no desenvolvimento da humanidade. Química, Biologia, Meio Ambiente e Sociedade. Ética profissional. Profissionalização, pesquisa e extensão em ensino de Ciências.

 

IEA221   Química Orgânica Experimental

Métodos de purificação e separação: recristalização, destilação, extração e cromatografia. Métodos físicos de identificação de compostos orgânicos. Sínteses modernas de compostos orgânicos: transformações químicas e reações de polimerização. Instrumentação de práticas de química orgânica aplicadas ao ensino.

 

IEA222   Tecnologias Digitais e Educação

Relações entre mídia e cultura no âmbito educacional. TIC (Tecnologias e informação e comunicação) na prática do ensino de ciências. Aplicação dos diferentes produtos da mídia Audiovisual, gráfica e Digital no processo de Aprendizagem. Instrumentação de práticas de Tecnologias Digitais e Educação aplicado no Ensino de Ciências.

 

 

 

5º Período

IEA055   Estatística Básica

Pesquisa e dados. Técnicas de Amostragem. Dados categorizados. Dados quantitativos. Medidas descritivas. Noções de Probabilidade. Principais distribuições. Estimação de parâmetros. Testes estatísticos de hipóteses. Correlação e regressão linear simples. Análise de Variância.

 

IEA081   Botânica I

História da Botânica. Introdução à diversidade da vida. Noções preliminares Sistemática. Aplicações da morfologia à taxonomia. Importância da taxonomia. Evolução da diversidade Vegetal. Dominios Bactheria, Archae e Eucarya. Morfologia, Biologia, evolução e Taxonomia de Fungos, Morfologia, biologia, evolução e taxonomia de Protistas, Evolução das Plantas Verdes. Morfologia, Biologia, evolução e Taxonomia de Hepaticas, Musgos e Antoceras. Evolução das Traqueófitas. Morfologia, Biologia, evolução e Taxonomia de. Origem e evolução Licofitas e Eufilofitas. Espermatófitas plantas com sementes. Morfologia, Biologia, evolução e Taxonomia de gimnosperma e angiosperma. Caracterização morfológica dos órgãos vegetativos e reprodutivos. Instrumentação de práticas de Morfologia e Taxonomia aplicadas ao ensino.

 

IEA141   Química Inorgânica

Estrutura quântica dos átomos. Ligações químicas, teoria do orbital molecular, teoria do Campo Ligante e teoria de hibridação. Introdução a química do estado sólido: estruturas cristalinas, sólidos iônicos, Ciclo de Born-Haber, energia de rede e estrutura eletrônica dos metais. Oxiredução. Introdução aos Compostos de Coordenação, nomenclatura, isomerismo e geometria. Teoria do Campo Cristalino. Compostos Organometálicos.

 

IEA223   Educação e Saúde

Conceito de Saúde. A saúde dentro do contexto da realidade Brasileira. Relação entre Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida. Endemias, Epidemias e Pandemias. Saúde e Educação – Tema Transversal. Considerações sobre o ensino de saúde em reprodução e desenvolvimento humano, nutrição, parasitismo, doenças degenerativas, tóxicos, álcool e fumo, higiene física, social e mental. Instrumentação de prática de Educação e Saúde para o ensino.

 

IEA224   Inglês Instrumental

Técnicas e estratégias de leitura em diferentes tipos de textos autênticos em língua inglesa. Leitura como processo inferencial de construção do leitor. Leitura instrumental em língua estrangeira. Noções de linguística textual aplicadas à leitura. Tipos e gêneros textuais e sua influência na organização textual. Marcadores tipológicos. Skimming e scanning.

 

IEA225   Química Inorgânica Experimental

Termoquímica. Equilíbrio Químico. Eletroquímica. Cinética química. Propriedades periódicas do Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, Halogênios, Compostos dos Grupos I (1A) Termoquímica. Equilíbrio Químico. Eletroquímica. Cinética química. Propriedades periódicas do Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, Halogênios, Compostos dos Grupos I (1A) e II (2A). Reações de oxiredução e propriedades de Compostos de Coordenação. Instrumentação de práticas de química Inorgânica aplicadas ao ensino.

 

 

6º Período

IEA013   Fundamentos de Física I

Vetores. Cinemática. Movimento e Leis de Newton. Momento Linear e sua conservação. Momento Angular e sua conservação. Trabalho e Energia.

 

IEA143   Botânica II

Aplicações da morfologia à taxonomia. Importância da taxonomia. Regras de nomenclatura botânica. História das Classificações dos vegetais. Técnicas de coleta, preservação, preparo e registro de material botânico. Relações filogenéticas e cladística. Sistemática das principais famílias de Gimnospermas e Angiospermas. Meristemas. Sistemas de tecidos: fundamental, dérmico e condutor. Estrutura da folha. Estrutura primária e secundária do caule e da raiz. Estruturas secretoras. Anatomia da flor, fruto e semente.

 

IEA144   Biologia Molecular

Histórico da Biologia Molecular. Estrutura dos ácidos nucléicos. Replicação de DNA em procariotos e eucariotos. Aspectos moleculares das mutações, recombinações e reparo de DNA. Síntese e processamento de RNA. Código genético e síntese de proteínas. Regulação da expressão gênica em procariontes e eucariontes. Noções de Engenharia genética e suas aplicações nas várias áreas da Biologia. Problemas atuais e perspectivas da Biologia Molecular

 

IEA188   Química Analítica I

Erros e medidas, Tratamento estatístico de dados, Amostragem, Equilíbrio químico, equilíbrio ácido-base, equilíbrio em solução aquosa, Métodos clássicos de análise: Volumetria de neutralização e gravimetria.

 

IEA226   Química Analítica Experimental I

Introdução à análise qualitativa. Operações e técnicas de análises. Ensaios por via seca e via úmida. Reações de cátions. Reações de ânions. Determinação alcalimétrica e acidimétrica. Determinações gravimétricas. Instrumentação de práticas de química analítica aplicadas ao ensino.

 

IEA227   Metodologia do Ensino de Ciências

Modelos de Ensino. Conhecimento e Aplicação das principais Metodologias do Ensino (Aula expositivo-dialogada; Estudo de Caso; Exercícios de Fixação; Ensino por Projetos; Estudo Dirigido; Aula Invertida, entre outros). Sequência Didática. Transposição Didática. Os três momentos pedagógicos. Ensino de Investigação. Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Avaliação do livro didático do Ensino Fundamental e Médio. Planejamento de atividades didático/pedagógicas em ambientes interno e externo da escola. Instrumentação de práticas de metodologia do Ensino de Ciências aplicadas ao Ensino (PPC).

 

 

 

7º Período

IEA187 Fundamentos de Física II

Gravitação. Eletricidade: Carga elétrica, Campo Elétrico, Potencial Elétrico e Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. Magnetismo: Campo Magnético, Lei de Faraday, Lei de Ampère. Física Térmica: Temperatura, Lei dos Gases Ideais, Calor, 1ª Lei da Termodinâmica, 2ª Lei da Termodinâmica.

 

IEA056   Língua Brasileira de Sinais

Histórico da Educação de Surdos. Legislação e Surdez. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. A comunidade surda: organização política, linguística e social. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos. Abordagem do currículo na escolarização dos surdos: práticas e discursos.

 

IEA077   Geologia e Paleontologia

Conceitos em Geologia e Cosmogênese. Tempo geológico, Deriva Continental e Placas Tectônicas. Ciclo Rochoso e Rochas Ígneas. Rochas Metamórficas e Rochas Sedimentares. Minerais e Mineralogia. Intemperismo e formação do solo. Erosão. Ação geológica da água, gelo e água. Vulcanismo, Terremotos e Epirogênese. Conceitos de Paleontologia e principais leis e princípios da Paleontologia.

 

IEA190   Botânica III

Histórico e perspectivas da Fisiologia Vegetal. Célula vegetal. A água e as células vegetais. Balanço hídrico das plantas. Nutrição Mineral. Transporte de Solutos. Fotossíntese. Metabolismo secundário. Respiração. Translocação de assimilados. Crescimento e desenvolvimento. Fisiologia da reprodução. Estratégias fisiológicas extremas.

 

IEA191   Zoologia I

Morfologia, modos de vida, distribuição, reprodução, classificação e evolução dos grupos de invertebrados: Protozoa, Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Blastocelomados e Mollusca. Origem dos Metazoários e Arquitetura corpórea nos animais. Instrumentação de práticas de Zoologia aplicadas ao ensino.

 

IEA251   Química Analítica II

Métodos clássicos: volumetria de precipitação, oxirredução e de complexação. Introdução à análise Instrumental: Métodos espectrométricos: UV/Visível, Absorção atômica, Fotometria de Chama. Métodos Cromatográficos: Cromatografia gasosa e Cromatografia Líquida.

 

IEA252   Química Analítica Experimental II

Métodos clássicos: volumetria de precipitação, oxirredução e de complexação. Introdução à análise Instrumental: Métodos espectrométricos: UV/Visível, Absorção atômica, Fotometria de Chama. Métodos Cromatográficos com ênfase a Cromatografia Gasosa (CG) e Cromatografia Líquida.

 

 

8º Período

IEA250   Zoologia II

Unicidade, diversidade, adaptações, origem e filogenia dos grupos de anelídeos e panartrópodes.

 

IEA253   Genética e Evolução

Histórico da Genética. Genética clássica mendeliana. Determinação do sexo e herança relacionada ao sexo. Herança quantitativa. Mapeamento gênico. Aberrações cromossômicas. Noções de genética de populações. Noções de Genética Molecular. Noções de Evolução Biológica a nível molecular. A Natureza da Evolução. Evolução Adaptativa. Evolução Neutra. Evolução como Modificações da Composição Genética das Populações. Especiação. Extinção. Evolução de grandes grupos de organismos. Evolução humana.

 

IEA254   Estágio Supervisionado de Ciências

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE reflexiva da dinâmica de sala de aula e método de ensinoaprendizagem na diciplina de Ciências Naturais nas diferentes séries do ensino fundamental II. CO-PARTICIPAÇÃO em sala de aula em função das atividades sequenciadas pelo professor supervisor. Análise do livro didático. REGÊNCIA com ministração de aulas sob supervisão do professor supervisor. Elaboração de planos de aula e planejamento do processo ensino-aprendizagem. Registros das vivências na escola que expressem as dimensões formativas para a docência na perspectiva reflexiva.

 

IEA255   Físico-Química

Estudo dos gases; A primeira lei da termodinâmica; A segunda lei da termodinâmica; A terceira lei da termodinâmica; equilíbrio de Fases e equilibro químico.

 

IEA256   Físico-Química Experimental

Gases, Termoquímica, Equilíbrio e espontaneidade de reações químicas.

 

 

 

9º Período

IEA268   Ecologia Geral

Histórico da ecologia e conceitos básicos. Origem da terra, origem e diversificação da vida e ecologia evolutiva. Fundamentos de Climatologia. A população biológica. Fatores Ecológicos Abióticos e Bióticos. Comunidade Biológica. Diversidade Biológica. Conceito de ecossistema. Equilíbrios nos ecossistemas. O Fluxo de energia e a ciclagem de matéria. Sucessão ecológica. Ecossistemas Globais: Terrestres e Aquáticos. Os ecossistemas como recursos naturais. Aspectos da conservação e preservação dos ecossistemas. Uso dos recursos naturais e Sustentabilidade na Amazônia. 

Instrumentalização de Ecologia aplicada ao ensino. Instrumentação de práticas de Ecologia Geral aplicadas ao ensino. 

 

IEA257   Zoologia II

Classificação e nomenclatura dos Protocordados e Cordados; estudo anatomo-funcional; evolutivo e bioecológico dos protocordados, peixes, anfíbios e répteis. Espécies amazônicas e em vias de extinção. Estudo das principais características das aves e mamíferos relacionando com sua filogenia, sistemática, evolução, biogeografia, ecologia e comportamento. Caracterização das principais Ordens e Famílias dos grupos ocorrentes no Bioma Amazônico. Conservação dos grupos: identificação das espécies brasileiras (com ênfase nas ocorrentes no bioma Amazônico) ameaçadas de extinção e conhecimento dos Planos de Ação nacionais para a conservação de algumas espécies ameaçadas.

 

IEA259   Estágio Supervisionado de Biologia

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE dos diversos espaços escolares e em classe na disciplina de Biologia do Ensino Médio e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). CO - PARTICIPAÇÃO em sala de aula em função das atividades sequenciadas pelo professor supervisor. Análise do livro didático. REGÊNCIA com ministração de aulas sob supervisão do professor supervisor. Elaboração de planos de aula e planejamento do processo ensino-aprendizagem. Registros formal das vivências na escola na forma de: diários, relatos, relatório de estágio e/ou memorial; que expressem as dimensões formativas para a docência na perspectiva reflexiva.

 

IEA228   Trabalho de Conclusão de Curso I

Aspectos de uma pesquisa. Normas gerais do TCC. Metodologia para a confecção de um projeto de conclusão de curso.

 

 

 

10º Período

IEA263   Estágio Supervisionado de Química

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE dos diversos espaços escolares e em classe na disciplina de Química do Ensino Médio e/ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). CO - PARTICIPAÇÃO em sala de aula em função das atividades sequenciadas pelo professor supervisor. Análise do livro didático. REGÊNCIA com ministração de aulas sob supervisão do professor supervisor. Elaboração de planos de aula e planejamento do processo ensino-aprendizagem. Registros formal das vivências na escola na forma de: diários, relatos, relatório de estágio e/ou memorial; que expressem as dimensões formativas para a docência na perspectiva reflexiva.

 

IEA229   Trabalho de Conclusão de Curso II

Análise crítica e correlação das metodologias de ensino através de projetos de pesquisa e praxes, abordando o desenvolvimento e a aplicação de conhecimentos pré-adquiridos sobre ensino/aprendizagem de ciências, Biologia e Química.

 

 

Disciplinas Optativas

 

IEA230   Biotecnologia Experimental

Biossegurança princípios da bioética e o código de ética; Princípios fundamentais da biotecnologia; Extração de DNA; PCR; Eletroforese; Cultivo de bactérias; Isolamento e clonagem de genes em bactérias; Transformação genética e Expressão heteróloga de proteínas.

 

IEA231   Elaboração de Textos Científicos

Estrutura e organização de um artigo científico. Indicadores de qualidade/Impacto de periódicos e de artigos científicos. Qualis CAPES. Ética na escrita científica. Oficina de elaboração do artigo científico. Formatação e submissão do artigo científico.

 

IEA232   Fundamentos de Análise Instrumental

Introdução aos Métodos Eletroanalíticos: Métodos Potenciométricos, Condutometria, Eletrodeposição, Coulometria e Eletroforese.

 

IEA233   História da Biologia e Química

O desenvolvimento das Ciências Biológicas e Química. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência e ética. A Educação Científica: a História da Ciência como perspectiva metodológica. Abordagens, tendências e fontes da pesquisa em História da Ciência. Discussões teóricas e estudos de caso do uso da História da Biologia/Química no ensino.

 

IEA234   Introdução à Bioinformática

Conceito Dogma Central da Biologia Molecular. Ferramentas e aplicações de ômicas (transcriptoma, proteoma, metabolômica). Genômica Funcional Biologia evolutiva por comparação de sequencias. Bioinformática para a análise de sequências biológicas para aplicação de estudos de evolução molecular e divergências funcionais entre organismos. Bioinformática para geração de hipótese. Programação básica.

 

IEA235   Introdução à Modelagem Molecular

Introdução aos métodos de simulação computacional; descrição de modelos atômicos e moleculares; reatividade química e sistemas biológicos.

 

IEA236   Mecanismos de Reações Orgânicas

Apresentação dos princípios fundamentais dos mecanismos de síntese orgânica e sua abrangência. Estudo de reações orgânicas e seus mecanismos.

 

IEA237   Oficinas Para o Ensino de Ciências

Oficinas de Ciências como suporte ao ensino.

 

IEA238   Química de Produtos Naturais

Introdução à sistemática de estudo de plantas visando às classes de metabólitos secundários. Metabolismo geral: metabolismo primário e secundário. Aspectos gerais nas classes de metabólitos, enfocando rotas biossintéticas e enzimas. Métodos de extração e caracterização estrutural. Terpenóides; carotenóides; policetídeos; alcalóides; compostos fenólicos e flavonóides.

 

IEA239   Recursos Didáticos e Experimentação

Caracterização e uso de recursos didáticos e materiais alternativos para o ensino de Ciências. Produção e aplicação de recursos didáticos em diferentes ambientes de aprendizagem. Aulas práticas: conceitos e aplicações. Planejamento de Aulas de Campo e de Laboratório. Práticas experimentais no ensino de Ciências (Biologia e Química). Práticas Experimentais Demonstrativas, de Verificação e Investigativas. Feira de Ciências na escola: planejamento e execução.

 

IEA243   Sociedade e Natureza

A relação sociedade-natureza ao longo do tempo e do espaço. Diferentes formas de apropriação da natureza e sua transformação em espaço social. A crise socioambiental civilizatória. A questão ambiental na Amazônia.

 

 

 

 

ANEXO IV

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Disciplina a organização e a realização do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química.

I – DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 1º  O Estágio Supervisionado é etapa obrigatória para a formação do licenciado em Ciências: Biologia e Química.

§ 1º  O Estágio Supervisionado é dividido em três etapas, consolidadas enquanto disciplinas:

I - Estágio Supervisionado em Ciências, com carga horária de 135 (cento e trinta e cinco) horas e previsto para realização no 8º período de curso;

II - Estágio Supervisionado em Biologia, com carga horária de 135 (cento e trinta e cinco) horas e previsto para realização no 9º período de curso;

III - Estágio Supervisionado em Química, com carga horária de 135 (cento e trinta e cinco) horas e previsto para realização no 10º período de curso;.

 

§ 2º  O Estágio Supervisionado tem por objetivos:

a) Conscientizar o acadêmico sobre o seu papel social e a capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar e refletir sobre as correspondentes ações de seus futuros educandos;

b) Desenvolver uma visão contextualizada sobre as contribuições que a aprendizagem de Biologia e Química podem oferecer para o exercício de sua cidadania;

c) Desenvolver a consciência de que o conhecimento de Biologia e Química e as vantagens advindas desse conhecimento podem e devem ser acessíveis a todos;

d) Promover a consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino e na aprendizagem de Biologia e Química;

e) Familiarizar os alunos com a essência e particularidades de uma escola;

f) Propiciar a vivência e a reflexão da prática docente.

 

§ 3º  O Estágio Supervisionado inicia-se no 8º (oitavo) período de curso do acadêmico, podendo, em virtude do preenchimento de pré-requisitos, ser antecipado pelo acadêmico.

Art. 2º. O Estágio Supervisionado, em qualquer de suas etapas, deverá ser realizado no turno matutino ou no turno vespertino, conforme a definição de horário prevista pelo Colegiado de Curso.

 

II - DA ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 3º  As atividades relativas ao Estágio Supervisionado são organizadas através da Coordenação de Estágio.

§ 1º  A Coordenação de Estágio dispõe de um Coordenador de Estágio, devidamente nomeado para esta função.

§ 2º  O professor atuante na função de Coordenador de Estágio deve ter formação em Ciências Biológicas, Ciências: Biologia e Química, ou Química, e atuar no curso de Ciências: Biologia e Química durante o período em que ocupar a função.

§ 3º  São atribuições do Coordenador de Estágio:

I - Realizar levantamento das escolas disponíveis para estágio em cada uma das etapas mencionadas no artigo 1º;

II - Realizar levantamento dos professores das áreas de Biologia e de Química nas escolas disponíveis para estágio, levantadas conforme o inciso I deste parágrafo;

III - Realizar levantamento dos acadêmicos em processo de estágio a fim de proceder à distribuição ou à designação de Professores Orientadores;

IV - Formalizar os vínculos entre os Estagiários e as escolas disponíveis para estágio;

V - Encaminhar os Estagiários às instituições previamente contatadas para efetiva realização dos estágios;

VI - Encaminhar à Coordenação Local de Estágio o(s) nome(s) do(s) Professor(es) Orientador(es) de estágio e dos Supervisores Locais com os respectivos locais de realização dos estágios;

VII - Estabelecer prazos e cronograma para entrega dos Relatórios de Estágio;

VIII - Executar a Supervisão Semidireta e a Supervisão Indireta dos Estagiários, por meio de visitas aos Campos de Estágio;

IX - Participar das discussões e dos encaminhamentos dos Campos de Estágio, levando em conta as orientações do Departamento de Programas Acadêmicos;

X - Encaminhar à Coordenação Local de Estágio vias digitais e impressas dos Relatórios Síntese de Atividades de Estágio e dos Termos de Compromisso de Estágio de cada Estagiário;

XI - Emitir Certificado de Realização de Atividades aos Professores Orientadores, para que estes justifiquem a carga horária realizada no semestre em seus Relatórios Individuais de Trabalho, quando não for adotado método por meio de normativa geral da Universidade.

 

Art. 4º  Os professores designados para o acompanhamento e a orientação dos acadêmicos em etapa de estágio são denominados Professores Orientadores.

§ 1º  Os Professores Orientadores devem ter formação, prioritariamente, nas áreas de Ciências Biológicas ou Química, podendo, em caráter supletivo, ser designados professores com formação afim àquela delineada pelo curso.

§ 2º  São atribuições dos Professores Orientadores:

I - Divulgar normas de Estágio contidas na legislação em vigor;

II - Garantir que o Estágio não coincida com o horário das atividades acadêmicas que os Estagiários sob sua responsabilidade estejam cursando na Universidade, inclusive com os encontros semanais de Estágio Supervisionado na Universidade.

III - Enviar à Coordenação de Estágio os formulários de Termo de Compromisso devidamente preenchidos;

IV - Encaminhar aos Estagiários a “Carta de Encaminhamento”;

V - Avaliar se o campo de estágio proporciona o desenvolvimento de competências necessárias à formação dos Estagiários, juntamente ao Supervisor Local, ouvidos os Estagiários;

VI - Prestar esclarecimentos aos Estagiários e ao Supervisor Local sobre o processo de avaliação do estágio.

VII - Realizar a Supervisão Direta, a Supervisão Semidireta e a Supervisão Indireta dos Estagiários sob sua responsabilidade, por meio do acompanhamento dos Estagiários em seu campo de estágio;

VIII - Avaliar os Estagiários sob sua responsabilidade após o cumprimento da carga horária de estágio.

IX - Encaminhar ao Coordenador de Estágio o resultado das avaliações dos Estagiários orientados, para o registro legal da Orientação de Estágio.

 

Art. 5º  Os responsáveis pelos acadêmicos no Campo de Estágio são denominados Supervisores Locais.

§ 1º  Os Supervisores Locais devem ter formação na área de Ciências, Ciências Biológicas, ou Química, para as etapas de trabalho em cada uma das áreas.

§ 2º  Somente em caráter excepcional serão admitidos como Supervisores Locais professores atuantes nas áreas sem a devida formação, com justificativa adequada emitida pela Coordenação de Estágio.

§ 3º  São atribuições dos Supervisores Locais:

I - Participar do planejamento e da avaliação das atividades desenvolvidas pelo Estagiário junto ao Professor Orientador;

II - Informar ao Estagiário sobre as normas do Campo de Estágio;

III - Acompanhar e orientar o Estagiário durante a realização de suas atividades;

IV - Informar ao Professor Orientador sobre a necessidade de reforço teórico para elevar a qualidade do desempenho do Estagiário;

V - Preencher os formulários de avaliação do desempenho do Estagiário e encaminhá-los ao Professor Orientador.

VI - Comunicar ao Professor Orientador sobre qualquer anormalidade que venha a ocorrer durante o estágio em decorrência do desempenho do Estagiário ou por motivos que venham a gerar contratempos ou interrupção do estágio.

 

Art. 6º  Os acadêmicos em etapa de estágio são denominados Estagiários.

§ 1º  São deveres dos Estagiários:

I - Seguir as normas estabelecidas pela Coordenação Geral de Estágio;

II - Manter seus dados cadastrais atualizados no portal acadêmico apropriado;

III - Providenciar todos os documentos solicitados pela Coordenação de Estágio;

IV - Informar-se sobre o planejamento do Estágio;

V - Solicitar mudança de local de estágio quando as normas estabelecidas e o planejamento do estágio não estiverem sendo seguidos;

VI - Conduzir-se com postura ética e atitude de colaboração no seu ambiente de trabalho, zelando por sua imagem pessoal e pela imagem da Universidade.

VII - Informar-se sobre normas e exigências para a realização de Estágio Supervisionado, de acordo com o Campo de Estágio em que vai atuar;

VIII - Assinar, junto ao Coordenador de Estágio, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório;

IX - Elaborar o Plano de Estágio junto ao Professor Orientador;

X - Manter contato regular com o Professor Orientador, informando-o do andamento de seu trabalho no Campo de Estágio;

XI - Cumprir a carga horária semanal da disciplina na(s) turma(s) em que realiza o Estágio, em conformidade com os horários da escola concedente do Campo de Estágio;

XII - Apresentar-se adequadamente para a realização das atividades de estágio no Campo de Estágio;

XIII - Participar, no período de Estágio Supervisionado, quando devidamente autorizado pelo diretor da escola, das atividades educacionais planejadas pela escola, não se limitando às seguintes:

a) conselhos de classe;

b) reuniões de classe paralelas;

c) reuniões de estudos;

d) reuniões de pais;

e) saídas a campo com os alunos;

XIV - Devolver à escola, ao término do período do estágio, todo o material utilizado fornecido para análise e estudo, não se limitando aos seguintes: a) planejamentos.

b) instrumentos de avaliação;

c) livros e materiais didáticos;

d) registros do processo de avaliação dos alunos;

e) registros de frequência;

XV – Comunicar ao Supervisor Local e ao Professor Orientador de Estágio, antecipadamente, quando estiver impedido de comparecer às aulas por motivo relevante.

XVI – Disponibilizar para o Campo de estágio o Relatório Síntese de Atividades.

§ 2º  São direitos dos Estagiários:

I - Solicitar esclarecimentos sobre o processo de avaliação de seu desempenho;

II - Requerer orientações do Supervisor Local e do Professor Orientador a fim de sanar eventuais dificuldades encontradas no desenvolvimento de suas atividades de estágio; III – Sugerir modificação na sistemática de estágio com o objetivo de torná-lo mais produtivo.

 

III - DAS ATIVIDADES REQUERIDAS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 7º  As atividades requeridas para a realização do Estágio Supervisionado são:

I - Processo de Encaminhamento de Estagiário a Campo de Estágio;

II - Atuação do Estagiário no Campo de Estágio; III – Produção do Relatório Síntese de Atividades de Estágio.

 

Art. 8º  O Processo de Encaminhamento de Estagiário a Campo de Estágio compreende as seguintes atividades:

I - Elaboração, junto ao Professor Orientador, do Plano de Ação, prevendo as atividades a serem realizadas ao longo da etapa de estágio;

II - Encaminhamento do Plano de Estágio ao Coordenador de Estágio, para apreciação;

III - Assinatura do Termo de Compromisso, após a apreciação do Plano de Estágio pelo Coordenador de Estágio;

IV - Requerimento da Carta de Apresentação, após a apreciação e aprovação do Plano de Estágio pelo Coordenador de Estágio.

 

Art. 9º  A atuação do Estagiário no Campo de Estágio compreende atividades específicas da etapa de estágio em realização pelo Estagiário, conforme disposto neste artigo.

§ 1º  As atividades requeridas para o cumprimento dos Estágios Supervisionados em Ciências, Biologia e Química, no Campo de Estágio são:

I - Levantamento dos dados e atividades da escola, constituindo a Identificação da Escola;

II - Análise do Projeto Pedagógico da escola e a verificação de seu devido cumprimento;

III - Avaliação do ambiente escolar no que tange às relações entre os alunos, os funcionários, os professores e os gestores;

IV - Avaliação do ambiente escolar no que tange à sala de aula, por meio das observações de aulas em sala;

V - Proposição de entrevistas visando a análise mais apurada dos seguintes aspectos:

a) Postura dos alunos quanto às disciplinas de Ciências, Biologia e Química;

b) Postura dos professores quanto a sua forma didática em sala;

c) Análise da experiência dos professores;

d) Análise da relação entre professor e aluno;

e) Postura da gestão da escola quanto ao cumprimento do Projeto Pedagógico;

f) Análise da relação entre gestor e professor;

g) Análise da relação entre gestor e aluno;

VI – Aplicação das entrevistas propostas no inciso V, sendo:

a) no mínimo, 10 (dez) formulários para alunos, preferencialmente nas turmas em que o Estagiário observa;

b) no mínimo, 3 (três) formulários para professores das disciplinas de Biologia e Química;

c) um formulário para a Coordenação Pedagógica;

d) um formulário para a Direção;

VII – Análise apurada dos resultados obtidos na aplicação das entrevistas propostas no inciso V.

VIII – Relatório dos acontecimentos vivenciados no Campo de Estágio.

 

IX - Análise do conjunto de dados levantados, avaliando eventuais problemas e propondo soluções a longo prazo para os mesmos.

§ 2º  São atividades necessárias para o cumprimento da etapa de estágio, realizadas após o período de prática em campo:

I - Compilação dos dados levantados e analisados.

II - Formulação do Relatório Síntese de Atividades de Estágio.

 

Art 10.  Produção do Relatório Síntese de Atividades de Estágio.

Os Relatórios de Estágio Supervisionado devem seguir os métodos científicos para investigar, analisar, inferir conclusões a respeito de um fato ou fenômeno relacionado às atividades desenvolvidas durante os períodos de estágio na escola. Os relatórios devem ser elaborados individualmente. Todo aluno (a) deverá apresentar os Relatórios de Ciências, Biologia e Química sendo estruturado de acordo com as normas aqui apresentadas ou da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT: NBR 14724, NBR 6023, NBR 6028, NBR 6027 e NBR 10520. Ao longo do cumprimento do estágios supervisionado o aluno desenvolverá três relatórios, cada um deve abordar os conhecimentos produzidos a partir das reflexões realizadas durante as etapas dos Estágios Supervisionados.

 

Art 11.  Normas Gerais de Formatação dos Relatórios

A figura 1 (constante do PPC) ilustra como as margens, espaço entre linhas, fonte e tamanho da fonte devem ser formatados. As especificações estão listadas abaixo:

a) Papel: A4;

b) Margens: Margem esquerda e superior com três centímetros (3 cm) e margem direita e inferior com dois centímetros (2cm);

c) Espaço entrelinhas: 1,0 ou 1,5 cm linhas;

d) Tamanho da fonte: 12 (corpo do texto) e 14 (título dos elementos pré-textuais);

e) Fonte: Times New Roman f) Numeração: superior, a direita.

 

Art 12.  Modelo Geral dos Relatórios

Um relatório deve ser redigido de tal forma que alguém que não presenciou a atividade fique informado, ao lê-lo, do que foi feito, do que se obteve, das conclusões e das limitações. A seguir são apresentadas os elementos pré-textuais, textuais e póstextuais e demais normas para formatação dos relatórios.

a) CAPA: Identificação do trabalho, local/ano de realização (observe a figura 1);

b) CONTRA-CAPA: nome do acadêmico, identificação do trabalho, local/ano de realização;

c) RESUMO;

d) SUMÁRIO;

e) INTRODUÇÃO - apresentação contextualizada da ideia geral do relatório e do estágio supervisionado, com o objetivo no último parágrafo;

f) REFERENCIAL TEÓRICO – apresentar os aspectos teóricos que embasam a sua vivência de estágio (Modalidade de Ensino; Dificuldades de Aprendizagem; Ensino de Ciências, Biologia ou Química; Aulas práticas, etc.;);

g) METODOLOGIA – Onde? Como? Com quem? Quanto? Quando? – quais métodos e técnicas que serão utilizados na intervenção pedagógica ou regência. Apresentação dos métodos utilizados, local, período, carga horária;

h) RESULTADOS E DISCUSSÃO – embasamento dos resultados da sua experiência como estagiário (apontando os aspectos positivos, negativos, acertos e erros) com os aportes teóricos;

i) RELATO DE EXPERIÊNCIA (opcional);

j) CONSIDERAÇÕES FINAIS;

k) REFERÊNCIAS – Baseadas nas normas a seguir;

l) ANEXOS: Plano(s) de Ensino, Planos de Aula e qualquer outro material produzido pelo estagiário.;

m) APÊNDICES: Cópias dos seguintes documentos: Encaminhamento do estagiário para a escola; Solicitação para realização do estágio encaminhado pelo Coordenador de Estágio para o gestor; Ofício circular do Coordenador de Estágio solicitando vagas de estágio; Ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor; Ficha cumulativa de frequência do Estágio Supervisionado; Termo de Compromisso do Estagiário.

 

● Livros especializados: SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano da publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série). Exemplos: AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

● Documento publicado na internet: AUTOR(ES) ou ÓRGÃOS OFICIAIS.Título: subtítulo (se houver). Disponível em:. Data de acesso.

 

Exemplos: FREITAS, D. N. T.A gestão educacional na interseção das políticas Federal e Municipal. Disponível em: Acesso em 06 mar. 2004. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Censo 2010. Disponível em: Acesso em: 4 mar. 2013.

● Artigo de periódico: SOBRENOME, PRENOME abreviado; SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico, Exemplo: VALLE, C. M., SANTANA, G. P., WINDMÖLLER, C. C. Mercury conversion process in Amazon soils evaluated by thermodesorption analysis. Chemosphere, v. 65, n. 11, p. 1966-1975, 2006.

● Observação: Os títulos deverão ser em negrito, caixa alta, fonte Times New Roman tamanho 12, alinhado à esquerda.

● As questões omissas a esses modelos deverão ser conforme as normas da ABNT vigente.

 

Art 13.  Plágio é a pior coisa que pode acontecer em relação a um texto desse tipo. Não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, pelo contrário, citações servem para dar mais força aos seus argumentos. Todas as suspeitas de fraude acadêmica, seja a utilização de trabalhos já realizados, nesta ou em outras instituições, seja o recorte de partes de outros trabalhos, serão rigorosamente verificados. Constatado plágio será anulado o trabalho e todos os atos dele decorrentes. A constatação de plágio resultará na reprovação do estagiário. Considera-se plágio, quando:

a) o estudante apresentar trabalhos com parágrafos ou frases iguais a outros trabalhos, publicados ou não;

b) o trabalho do estudante que contiver parcial ou em totalidade as ideias de outro autor sem clara indicação da fonte.

 

Art 14.  Sugestões para Pesquisas e Referências:

a) Bancos de dados: Google acadêmico, Scielo, Periódico capes, Sciencedirect;

b) Sites não recomendáveis para incluir nas referências: Wikipédia e blogs.

 

Art 15.  A seguir, nos Apêndices seguintes, serão apresentados modelos de documentos para serem utilizados durante as disciplinas relacionadas aos Estágios Supervisionados na seguinte ordem:

I. Critérios de Avaliação do Relatório de Estágio (Apêndice A).

II. Solicitação para realização do estágio encaminhado pelo Coordenador de Estágio para o gestor (Apêndice B).

III. Ofício circular do Coordenador de Estágio solicitando vagas de estágio para a direção da escola (Apêndice C).

IV. Encaminhamento do estagiário para a escola (Apêndice D).

V. Ficha de avaliação do estagiário pelo professor supervisor da escola (Apêndice E).

VI. Plano de ação (Apênce F) VII. Ficha cumulativa de frequência do Estágio Supervisionado (Apêndice G).

VIII. Modelo de Plano de aula (Apêndice H).

IX. Modelo de Plano de ensino (Apêndice I).

 

IV – DA CARGA HORÁRIA REFERENTE À REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PELOS PROFESSORES

Art. 16.  O Coordenador de Estágio, para o desempenho de suas atividades, tem direito a 4 (duas) horas semanais. Parágrafo único. A comprovação da realização da atividade é a Portaria de designação do Coordenador de Estágio.

 

Art. 17.  O Professor Orientador, para o desempenho de suas atividades, tem direito a 2 (duas) horas semanais para cada Estagiário em orientação.

§ 1º. O Professor Orientador que orientar mais do que 8 (oito) Estagiários deverá derrogar carga horária superior a 16 (dezesseis) horas semanais.

§ 2º. A comprovação da realização da atividade consiste:

I – em rol emitido pela Coordenação de Estágio acompanhado dos certificados de realização das Orientações;

II – no rol de matrículas para a(s) disciplina(s) referente(s) à etapa de estágio em curso em turmas sob responsabilidade do Professor Orientador; ou III – em meio diverso previamente discutido e aprovado no Colegiado de Curso.

 

V – DO APROVEITAMENTO DO ESTÁGIO

Art. 18.  Com relação ao aproveitamento, a dispensa deve ser requerida à Coordenação do Curso e será concedida mediante a apresentação de processo que contenha documento comprobatório de exercício de atividade docente, ou ainda a participação no programa de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) com a devida comprovação de atuação na área por um período igual ou superior a 1 (um) ano.

 

VI – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 19.  Casos não previstos nesta Instrução Normativa serão resolvidos, de acordo com o assunto:

I - junto ao Coordenador de Estágio;

II - junto à Coordenação Local de Estágio;

III - junto ao Colegiado de Curso;

IV - junto à Coordenação Acadêmica.

 

 

 

ANEXO V

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

Disciplina as condições para o cálculo e registro de horas de atividades acadêmico-científico-culturais e de atividades explícitas de extensão nos históricos escolares dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química.


 

I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1º  As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.

Art. 2º  As atividades complementares são aquelas de natureza acadêmica, culturais, artísticas, científicas ou tecnológicas que possibilitam a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.

Art. 3º  As atividades complementares permitem que o acadêmico construa uma trajetória própria na sua formação, de acordo com suas expectativas e interesses, e também de acordo com as exigências da sociedade e do mercado de trabalho, mas não somente subordinada a estes.

 

Art. 4º  Para responder a exigência legal e obrigatória que o discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química deverá totalizar ao final do curso no mínimo 120 horas que correspondam as atividades de ensino, pesquisa ou extensão listadas no Quadro A1 (constante do PPC).

 

 

 

ANEXO VI

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Disciplina a organização e a realização do Trabalho de Conclusão de curso Licenciatura em Ciências: Biologia e Química.

I – DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 1º  O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente obrigatório para a formação do acadêmico no curso de Ciências: Biologia e Química, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas.

§1º  O Trabalho de Conclusão de Curso é dividido em duas disciplinas:

I - Trabalho de Conclusão de Curso I, com carga horária de 30 (trinta) horas.

II - Trabalho de Conclusão de Curso II, com carga horária de 90 (noventa) horas.

§2º  O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na elaboração de um trabalho acadêmico, sob a forma de monografia, cujo foco deve ser voltado para as áreas de Ensino de Biologia ou Ensino de Química.

 

Art. 2º  O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivos:

I - Fornecer aos graduandos a oportunidade de se envolver em uma atividade de cunho científico e investigativo, por meio da própria ação de pesquisar; e 

II - Possibilitar que os graduandos possam vincular habilidades e conhecimentos adquiridos no Curso, e, com isso, contribuir para o estreitamento entre pesquisa, ensino e extensão no Curso de Ciências: Biologia e Química.

 

Art. 3º  O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser desenvolvido individualmente, sob a orientação de um docente vinculado à Universidade Federal do Amazonas, escolhido pelo discente e respeitada a disponibilidade e área de concentração do orientador e devidamente autorizado pelo Colegiado de Curso.

Parágrafo único. Admitir-se-á a participação de orientadores e/ou coorientadores, que não necessariamente estejam ligados ao referido colegiado, desde que estejam regularmente cadastrados no mesmo.

 

Art. 4º  O Trabalho de Conclusão de Curso deverá versar sobre os assuntos trabalhados nas disciplinas do curso ou em observações vivenciadas ao longo da prática docente na Universidade e no Estágio Supervisionado e, ao término do curso, deverá ser apresentado de forma escrita, estruturada de acordo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, e acompanhado de defesa oral, para a sua avaliação.

 

Art. 5º  O Trabalho é constituído de duas fases: a elaboração do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, que ocorrerá durante a realização da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, e a execução do Projeto, conduzindo à produção do Trabalho de Conclusão de Curso, durante a realização da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II.

 

Art. 6º  Para a defesa oral do Trabalho de Conclusão de Curso, é necessária a composição de uma banca para examinar a relevância e a consistência do trabalho elaborado.

§1º  A banca deve ser constituída por três membros, um deles o professor orientador do trabalho e os demais, constituídos de acordo com a área de estudo desenvolvida no trabalho.

§2º  A banca poderá ser escolhida pelo aluno em acordo com o professor orientador e avaliada pela coordenação do curso.

 

Art. 7º  A defesa oral do Trabalho de Conclusão de Curso será aberta ao público em geral, e terá como seus principais sujeitos:

I - o estudante que defende seu Trabalho; e

II - a Banca Examinadora de seu Trabalho, que realiza exame oral e do texto escrito.

§1º  O estudante tem direito a 20 (vinte) minutos para a defesa de seu Trabalho.

§2º  Após a defesa, cada membro da Banca Examinadora terá 10 (dez) minutos para questionar e/ou criticar o trabalho realizado.

§3º  O estudante terá 20 (vinte) minutos destinados à defesa sobre a arguição.

§4º  Ao fim do processo de arguição, a Banca Examinadora se reunirá isoladamente para discutir, analisar, avaliar e atribuir menção à defesa.

 

Art. 8°  O Relatório final das atividades institucionais como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), a Monitoria, Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa, convertido em Artigo e publicado em veículo de comunicação da área que apresente corpo editorial, com as devidas comprovações institucionais, poderá ser considerado equivalente, para fins de Aproveitamento de Estudos, ao Trabalho de Conclusão de Curso II de graduação.

§1º  O artigo científico deverá estar publicado em revistas indexadas e com corpo editorial relacionado a área de ensino. O aluno que fizer o aproveitamento de estudo será dispensado tanto da avaliação escrita quanto da defesa da atividade de TCC. No entanto, poderá realizar uma apresentação simbólica de seu trabalho, como forma de divulgação científica para a comunidade acadêmica.

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 19/06/2023, às 11:59, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1522946 e o código CRC 02B79FDF.



 

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br​


Referência: Processo nº 23105.049636/2022-09

SEI nº 1522946