Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 50 DE 25 de AGOSTO DE 2023
ALTERA o ementário da disciplina IHP123 – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS B e inclui no rol de optativas a disciplina IHP123 – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS B, no Curso IH32 - Letras - Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS, versão 2014/1.
A PRESIDENTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Resolução no 020/2019 - CONSEPE (0292343), que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;
CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante - NDE (1615214), da Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Libras, realizada, em 12 de junho de 2023;
CONSIDERANDO a Ata da reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras-Libras (1615221), realizada, em 12 de junho de 2023;
CONSIDERANDO o Ofício nº 36/2023/CLL (1615110), da Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Libras;
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 026/2023 DAE/PROEG (1620168), que trata da alteração do ementário e criação da disciplina IHP123 – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no Curso IH32 - Letras - Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS;
CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), em reunião nesta data,
R E S O L V E:
Art. 1º ALTERAR o ementário da disciplina IHP123 – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS B.
Art. 2º INCLUIR no rol de optativas a disciplina IHP123 – Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS B, no Curso IH32 - Letras - Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS, versão 2014/1.
Art. 3º O ementário da disciplina está contido no Anexo Único desta Resolução.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA
Presidenta da CEG/CONSEPE, em exercício.
ANEXO ÚNICO
Ementário das disciplinas
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IHP123 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS B |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
||||
História, fundamentos e teorias da Educação de Surdos; Pedagogia Surda/Visual; Mitos sobre a surdez, pessoa surda e línguas de sinais; noções de literatura surda; Cultura surda; identidades surdas; As legislações e o Sujeito Surdo; Noções básicas de linguística da Libras; Conteúdos básicos de Libras: alfabeto manual, datilologia, números, saudações cotidianas e vocabulário para família, noções de tempo, cores, formas e tamanhos, saúde, meios de transporte e lugares geográficos (local e nacional) |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL Construir conhecimento acerca da Língua Brasileira de Sinais, do Ser Surdo, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua Língua, da sua Cultura, das identidades e Pedagogias Surda/Visual. |
||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender os aspectos históricos, legais, educacionais, pedagógicos, literários, culturais, identitárias da surdez e/ou pessoa surda; Aprender noções básicas da linguística da Libras; Adquirir vocabulário básico da Libras no contexto de língua adicional. |
||||
REFERENCIAS |
||||
BÁSICAS: GESSER, Audrei. Libras?: que língua é essa? crenças e preconceitos em torna da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. QUADROS, Ronice Müller de.; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua brasileira de sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
COMPLEMENTAR BRASIL. Lei nº10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. DOU. Brasília. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº10.098, de 19 de dezembro de 2000. DOU. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; MAURICIO, Aline Cristina. Novo Deit-Libras – Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira Baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. 2 vol. Editora EDUSP, 2013
SACKS, OLIVER W. Vendo vozes: ma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta- São Paulo : Companhia das Letras, 2010.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.
|
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 02/10/2023, às 14:43, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1713265 e o código CRC 875C1A94. |
Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br
Referência: Processo nº 23105.027026/2023-27 |
SEI nº 1713265 |