Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 027, DE 25 DE ABRIL DE 2024
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Telecomunicações (FT02-T), bacharelado, presencial, turno diurno, versão 2004/1, vinculado a Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). |
A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Resolução nº 029, de 23 de novembro de 2004, CEG/CONSEPE, que aprova e regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e cria as habilitações em Telecomunicações, Eletrônica e Eletrotécnica;
CONSIDERANDO o art. 19, § 1º, inciso II, alínea "e", da Resolução Nº 020, de 16 de dezembro de 2019, CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária conjunta do NDE dos Cursos de Engenharia Elétrica - Eletrônica e Engenharia Elétrica – Telecomunicações, realizada em 13 de março de 2024, (SEI nº 1965579);
CONSIDERANDO a ata da 6ª reunião ordinária do Colegiado do Departamento de Física de Materiais (DFMat), realizada em 13 de março de 2024, (SEI nº 1961199);
CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária conjunta do Colegiado dos Cursos de Engenharia Elétrica - Eletrônica e Engenharia Elétrica – Telecomunicações, realizada em 14 de março de 2024, (SEI nº 1965580);
CONSIDERANDO o Ofício nº 004/2024/CCENGE-TELECOM/UFAM, de 17 de março de 2024, (SEI nº 1965582);
CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica – Telecomunicações (FT02-T), (SEI nº 1994366);
CONSIDERANDO a Informação nº 18/2024/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, que trata da análise do processo de alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Telecomunicações (FT02-T), bacharelado, presencial, turno diurno, versão 2004/1, (SEI nº 1996314);
CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2021987), do plenário em reunião ordinária realizada em 18 de abril de 2024,
R E S O L V E :
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Telecomunicações (FT02-T), bacharelado, presencial, turno diurno, versão 2004/1, vinculado a Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
§ 1º A alteração de que trata o caput se refere a inclusão na estrutura de optativas da matriz curricular do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Telecomunicações (FT02-T), bacharelado, presencial, turno diurno, versão 2004/1, das seguintes disciplinas:
I- IET001 - Fundamentos de Mecânica, com 4.4.0 créditos, equivalentes a 60 horas/aula;
II- IET002 - Física Experimental I, com 1.0.1 créditos, equivalentes a 30 horas/aula;
III- IET011 - Ondas, Fluidos e Calor, com 4.4.0 créditos, equivalentes a 60 horas/aula;
IV- IET012 - Física Experimental II, com 1.1.0 créditos, equivalentes a 30 horas/aula;
V- IET021 - Eletricidade e Magnetismo, com 4.4.0 créditos, equivalentes a 60 horas/aula;
VI- IET022 - Física Experimental III, com 1.1.0 créditos, equivalentes a 30 horas/aula.
§ 2º Os dados e informações sobre as disciplinas estão expressas no Programa de Ensino do Anexo Único desta Resolução.
Art. 2º Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos matriculados no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Telecomunicações (FT02-T), bacharelado, presencial, turno diurno, versão 2004/1, vinculado a Faculdade de Tecnologia (FT), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em Manaus, 25 de abril de 2024.
VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA
Presidente, em exercício
ANEXO ÚNICO
PROGRAMA DE ENSINO
Sigla
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Disciplina
|
Crédito |
CH |
PR
|
|
T |
P |
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IET001 |
Fundamentos de Mecânica |
4.4.0 |
60 |
0 |
- |
Departamento: Física de Materiais (DFMat) |
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EMENTA |
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Medição; Movimento retilíneo; Vetores; Movimento em duas e três dimensões; Força e movimento; Energia cinética e trabalho; Energia potencial e conservação da energia; Centro de massa e momento linear; Rotação; Torque e momento angular.
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OBJETIVOS |
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Objetivo Geral: Apresentar aos alunos os conceitos introdutórios de Física e, em particular, da Mecânica incluindo cinemática e dinâmica, além de conceitos de estatística básica e análise de dados.
Objetivos Específicos: Compreender as leis de Newton e as leis de conservação, reconhecendo onde e quando aplicá-las; Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física; Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
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REFERÊNCIAS |
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Referências Básicas: HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física I: Mecânica 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. ALONSO, M.; FINN, E.J., Física Vol. I, Ed. Edgard Blucher, 2014.
Referências Complementares: WALKER, J., o Circo Voador da Física, Ed. LTC, 2007. KELLER, F. J., GETTYS, W.E.; SKROVE, M.J., Física Vol. I, Ed. Makron Books, 1998. KNIGHT, R. D., Física: Uma Abordagem Estratégica: Volume 1 - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas, 2009. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Volume 1: Mecânica. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013 JEWETT Jr, J. W.; SERWAY, R. A. Princípios de Física. Vol. 1, Thomson Pioneira, 2008.
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Sigla
|
Disciplina
|
Crédito |
CH |
PR |
|
T |
P |
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IET002 |
Física Experimental I |
1.0.1 |
0 |
30 |
- |
Departamento: Física de Materiais (DFMat) |
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EMENTA |
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Instrumentos de medidas; Construção de Tabelas e Gráficos; Leis de Newton; Conservação de Energia Mecânica; Conservação de Momento Linear; Colisões; Torque; Momento angular.
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OBJETIVOS |
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Objetivo Geral: Compreender o método experimental e a obtenção de grandezas físicas importantes da mecânica.
Objetivos Específicos: Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas; Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas; Introduzir conceitos básicos da teoria de Erros e do Método dos Mínimos Quadrados; Realizar de experimentos básicos de mecânica; Aprender a elaborar relatórios; Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física; Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
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REFERÊNCIAS |
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Referências Básicas: BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, Jr., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física I. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013. VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros, 2. ed., Edgard Blucher, 1996. CAMPOS, A. A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.
Referências Complementares: PIACENTINI, J. J.; GRANDI, B. C. S.; HOFMANN, M. P.; LIMA, F. R. R.; ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UF SC (2008). SANTORO, A.; MAHON, J. R.; OLIVEIRA, J. U. C. L.; MUNDIM Filho, L.M.; GURI, V.; SILVA, W. L. P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005. HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física I: Mecânica 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.
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Sigla
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Disciplina |
Crédito |
CH |
PR
|
|
T |
P |
||||
IET011 |
Ondas, Fluídos e Calor |
4.4.0 |
60 |
0 |
- |
Departamento: Física de Materiais (DFMat) |
|||||
EMENTA |
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Equilíbrio e elasticidade; Gravitação; Fluidos; Oscilações; Ondas; Temperatura, Calor; Teoria cinética dos gases; Leis da termodinâmica.
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OBJETIVOS |
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Objetivo Geral: Introduzir os conhecimentos básicos sobre gravitação, mecânica dos fluídos, oscilações e ondas mecânicas e as leis da termodinâmica.
Objetivos Específicos: Compreender os conceitos de força, equilíbrio e momentos em sistemas físicos; Explorar a lei da gravitação universal de Newton e suas aplicações; Investigar as propriedades dos fluidos, incluindo pressão, densidade e princípios da hidrostática; Analisar sistemas oscilatórios, como pêndulos e sistemas massa-mola; Compreender os conceitos de temperatura e calor e suas diferenças; Entender a aplicação das leis da termodinâmica em processos de transferência de energia e transformações termodinâmicas; Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos estudados para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física; Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
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REFERÊNCIAS |
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Referências Básicas: HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 2: Termodinâmica e Ondas 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Referências Complementares: SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Física para cientistas e engenheiros. Volume 2: Oscilações, Ondas e Termodinâmica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. ALONSO, M. e FINN, E.J., Física Vol. II, Ed. Edgard Blucher, 2014. KELLER, F. J., GETTYS, W. E.; SKROVE, M. J., Física Vol. II, Ed. Makron Books, 1998. KNIGHT, R. D., Física: Uma Abordagem Estratégica: Vol. 2 - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas, 2009.
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Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
|
T |
P |
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IET012 |
Física Experimental II |
1.0.1 |
0 |
30 |
- |
Departamento: Física de Materiais (DFMat) |
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EMENTA |
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Princípio de Arquimedes; Princípio de Stevin; Princípio de Pascal; Sistema massa-mola Lei de Hooke; Pêndulo simples; Interferência e propagação de ondas mecânicas; Dilatação linear; Transferência de calor.
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OBJETIVOS |
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Objetivo Geral: Verificar os fenômenos referentes às leis físicas fundamentais da mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor.
Objetivos Específicos: Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas de pressão e temperatura; Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas; Elaborar relatórios; Elaborar experimentos básicos de mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor; Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física; Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
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REFERÊNCIAS |
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Referências Básicas: BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, JR., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física II. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013. VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 1996. CAMPOS, A.A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.
Referências Complementares: PIACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R. e ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UFSC, 2008. SANTORO, A.; MAHON, J.R.; OLIVEIRA, J.U.C.L.; MUNDIM FILHO, L.M.; OGURI, V. e SILVA, W.L.P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física 2: Termodinâmica e Ondas 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em Física experimental, 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981. JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Introdução ao laboratório de Fisica experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais 1. ed. Londrina Eduel, 2007. CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.
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Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
|
T |
P |
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IET021 |
Eletricidade e Magnetismo |
4.4.0 |
60 |
0 |
- |
Departamento: Física de Materiais (DFMat) |
|||||
EMENTA |
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Cargas elétricas; Campos elétricos; Lei de Gauss; Potencial elétrico; Capacitância; Corrente e resistência; Circuitos; Campos magnéticos produzidos por correntes; Indução e indutância; Oscilações eletromagnéticas e corrente alternada; Equações de Maxwell; Magnetismo da matéria.
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OBJETIVOS |
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Objetivo Geral: Apresentar aos estudantes os conceitos básicos do eletromagnetismo mostrando suas aplicações a vários dispositivos e configurações.
Objetivos Específicos: Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas; Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas; Introduzir conceitos básicos da teoria de Erros e do Método dos Mínimos Quadrados; Realizar de experimentos básicos de mecânica; Aprender a elaborar relatórios; Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física; Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
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REFERÊNCIAS |
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Referências Básicas: HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 3: Eletromagnetismo 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física 3: Eletromagnetismo 14. ed São Paulo: Pearson, 2016. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 2: Eletricidade e Magnetismo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Referências Complementares: SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 3: Eletricidade e Magnetismo. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 3: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. LUIZ, A. M. Física 3 - Eletromagnetismo, Teoria e Problemas Resolvidos. Vol. 3, Livraria da Física, 2009. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC, Rio de Janeiro, 2007. PURCELL, E. M. ; MORIN, D. J. Electricity and magnetism 3rd. ed. Cambridge University Press, Cambridge, England, 2013.
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Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
|
T |
P |
||||
IET022 |
Física Experimental III |
1.0.1 |
0 |
30 |
- |
Departamento: Física de Materiais (DFMat) |
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EMENTA |
|||||
Eletrificação e indução elétrica; Voltímetros, Amperímetros e Ohmímetros; Lei de Ohm e Resistividade elétrica; Leis de Kirchhoff; Lei de Ampère; Lei de Lenz e Faraday; Capacitores; Diodos.
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OBJETIVOS |
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Objetivo Geral: Reproduzir experimentos de eletromagnetismo de forma controlada, que possibilite aos discentes a observação dos fenômenos elétricos e magnéticos e a análise quantitativa dos mesmos.
Objetivos Específicos: Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas; Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas; Introduzir conceitos básicos da teoria de Erros e do Método dos Mínimos Quadrados; Realizar de experimentos básicos de mecânica; Aprender a elaborar relatórios; Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física; Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
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REFERÊNCIAS |
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Referências Básicas: BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, JR., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física III. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013. VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 1996. CAMPOS, A.A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.
Referências Complementares: PIACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R. e ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UFSC, 2008. SANTORO, A.; MAHON, J.R.; OLIVEIRA, J.U.C.L.; MUNDIM FILHO, L.M.; OGURI, V. e SILVA, W.L.P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 3: Eletromagnetismo 14. ed São Paulo: Pearson, 2016. HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em Física experimental, 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981. JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Introdução ao laboratório de Fisica experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais 1. ed. Londrina Eduel, 2007. CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.
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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 25/04/2024, às 15:59, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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