Boletim de Serviço Eletrônico em 13/09/2021

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

Resolução nº 41, de 25 de agosto de 2021

REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Administração, bacharelado, na modalidade Educação a Distância (EaD), turno diurno, versão 2021/2, vinculado à Faculdade de Estudos Sociais (FES)  da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

A PRÓ-REITORA ADJUNTA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), no uso de suas atribuições estatutárias;

 

CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

CONSIDERANDO a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória  no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE), e dá outras providências, que regulamenta o funcionamento das Unidades Acadêmicas localizadas fora da sede e dá outras providências;

CONSIDERANDO o Decreto nº 5.625, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art. 18 da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;

CONSIDERANDO o Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; 

CONSIDERANDO a Resolução nº 01 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO (CNE/CP), de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP N. 4/2005, de 13 de julho de 2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP nº 01 , de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP nº 02, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 1999;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP N. 1/2016, de 11 de março de 2016, que estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância;

CONSIDERANDO a Resolução nº 004/CONSEPE, de 29 de fevereiro de 2000, que estabelece normas para os estágios da Universidade do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 018/CEG/CONSEPE, de 01 de agosto de 2007, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução n. 37/CEG/CONSEPE, de 04 de julho de 2011, que adota procedimentos de padronização para mensuração do tempo máximo dos cursos de graduação presenciais;

CONSIDERANDO a Resolução nº 067/CEG/CONSEPE, de 30 de novembro de 2011, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 031/CEG/CONSEPE, de 29 de outubro de 2015, que regulamenta a entrega e revisão dos exercícios escolares e prova final no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO a Resolução nº 087/CEG/CONSEPE, de 20 de setembro de 2018, que trata da avaliação da aprendizagem em cursos de Educação a Distância (EaD);

CONSIDERANDO a Resolução n. 39/CEG/CONSEPE, de 22 de novembro de 2019, que altera a Resolução n. 067/2011/CEG/CONSEPE, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios na Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 20/CONSEPE, de 16 de dezembro de 2019, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos; 

CONSIDERANDO a Portaria Nº 57, de 27 de agosto de 2019, que regulamenta as atividades práticas no âmbito dos cursos superiores da UFAM;

CONSIDERANDO o Edital N. 17-GR, de 27 de julho de 2021, que trata do Processo Seletivo de Educação a Distância - PSEaD/2021, da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração na modalidade EaD, realizada no dia 12 de novembro de 2018, que propôs o Projeto Pedagógico  do Curso de Bacharelado em Administração (0606587);

CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Departamento Acadêmico de Administração, realizada no dia 13 de novembro de 2018, que homologa o Projeto Pedagógico  do Curso de Bacharelado em Administração (0606592);

CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Administração na modalidade EaD, realizada no dia 17 de dezembro de 2018, que aprova o Projeto Pedagógico  do Curso de Bacharelado em Administração (0607296);

CONSIDERANDO o Ofício Nº S/N/2021/DA - FES/UFAM, de 07 de julho de 2021, que  encaminhou ao Departamento de Apoio ao Ensino - DAE - para aprovação do Projeto Pedagógico  do Curso Bacharelado em Administração EaD (0598973);

CONSIDERANDO a Informação nº 26/2021/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, de 27 de julho de 2021 (0623838);

CONSIDERANDO, finalmente, a decisão do plenário em reunião ordinária realizada nesta data,

 

R E S O L V E :

 

Art. 1º  REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Administração, na modalidade Educação a Distância (EaD), Bacharelado, Turno Diurno, versão 2021/2, vinculado à Faculdade de Estudos Sociais (FES)  da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Art. 2º O curso de graduação em Administração, na modalidade Educação a Distância, Bacharelado, será ofertado nos seguintes polos:

a) Presidente Figueiredo - AM;

b) Tabatinga - AM;

c) Porto Velho - RO;

d) Boa Vista - RR; e

e) Mucajaí - RR.

Art. 3º  A integralização curricular do referido Curso, dar-se-á com a conclusão da carga horária total do curso de Administração, bacharelado, na modalidade Educação a Distância, correspondente a 3.135 (três mil cento e trinta e cinco) horas/aula, equivalente a 191 (cento e noventa e um) créditos, com a subdivisão que segue:

I - disciplinas obrigatórias, incluídas as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's); e   

II - disciplina optativa.

Art. 4º As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 2.940 (duas mil novecentas e quarenta) horas/aula, equivalentes a 187(cento e oitenta e sete) créditos, a serem integralizados em, no mínimo, 4 (quatro) anos letivos e incluem:

I - o Estágio Supervisionado, totalizando 315 (trezentas e quinze) horas/aula, sendo 165 (cento e sessenta e cinco) horas teóricas e 150 (cento e cinquenta) horas práticas, respectivamente, para os Estágios Supervisionados I e II; e

II - o Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 210 (duzentas e dez) horas/aula, sendo 90 (noventa) horas teóricas e 120 (cento e vinte) horas práticas, respectivamente, para o Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

Art. 5º  As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's) constituem disciplina obrigatória e correspondem ao total de 135 (cento e trinta e cinco) horas/aula, não possuindo créditos equivalentes.

Art. 6º As disciplinas optativas correspondem ao total de 60 (sessenta) horas/aula, equivalentes a, no mínimo, 4 (quatro) créditos.

Art. 7º O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com créditos modulares, em no mínimo 8 (oito) e, no máximo, 12 (doze) módulos letivos, respeitando o limite máximo de 38 (trinta e oito) créditos por módulo.

Art. 8º As disciplinas do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2), organizadas em Grupos por Componentes Curriculares, estão contidas no Anexo I, desta Resolução.

Art. 9º Em cada módulo letivo será permitida a matrícula em disciplinas correspondentes a, no mínimo 20 (vinte) e, no máximo 38 (trinta e oito) créditos.

Art. 10. A distribuição das disciplinas do currículo pleno do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2), por módulo letivo, far-se-á segundo o que estabelece a modularização contida no Anexo II desta Resolução.

Art. 11. O ementário das disciplinas do currículo do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2) compõe o Anexo III desta Resolução.

Art. 12. As normas regulamentares do Estágio Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2) estão estabelecidas nos Anexos IV e V desta Resolução, respectivamente.

Art. 13. As normas regulamentares das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2) estão estabelecidas no Anexo VI.

Art. 14. Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes que ingressarem no curso a partir do semestre letivo 2021/2.

Art. 15. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Anexo I - Disciplinas do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2) organizadas em Grupos por Componentes Curriculares

 

Quadro 1: Conteúdos de Formação Básica

Disciplinas

Carga horária

Participação em relação ao

total do curso (%)

Informática Aplicada

60

2%

Introdução à EaD

30

1%

Ética e Responsabilidade Social

60

2%

Introdução à Economia A

60

2%

Psicologia, Trabalho e Organização

60

2%

Introdução à Contabilidade

60

2%

Economia brasileira

75

2,5%

Fundamentos de Sociologia

60

2%

Instituições de Direito Público e Privado

60

2%

Introdução à Ciência Política

60

2%

Direito Ambiental

75

2,5%

Economia colaborativa

60

2%

Direito do Trabalho I

60

2%

Direito Empresarial

75

2,5%

TOTAL

855h

28,5%

Fonte: NDE Administração EaD

 

Quadro 2: Conteúdo de Formação Profissional

Disciplinas

Carga Horária

Participação em relação ao

total do curso (%)

Teoria de Administração I

60

2%

Teoria da Administração II

60

2%

Estrutura e Modelos Organizacionais

60

2%

Gestão de Pessoas

60

2%

Administração Financeira

60

2%

Processos Organizacionais

60

2%

Gestão de Arranjos Produtivos

60

2%

Logística e Gestão de Materiais

60

2%

Gestão da Agricultura Familiar

60

2%

Gestão da Informação e do Conhecimento

60

2%

Gestão de Marketing

60

2%

Administração de Serviços

60

2%

Gestão Estratégica

60

2%

Gestão Pública

60

2%

Gestão de Custos

60

2%

Gestão de Organizações do Terceiro Setor

60

2%

Gestão de Negócios Amazônicos I

60

2%

Gestão de Cidades

60

2%

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

60

2%

Gestão de Negócios Amazônicos II

60

25

TOTAL

1.200h

40%

Fonte: NDE Administração EaD

 

Quadro 3: Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias

Disciplina

Carga horária

Participação em relação ao total do curso (%)

Métodos e Técnicas de Estudo

60

2

Matemática aplicada às Ciências Sociais

60

2

Estatística A

60

2

Matemática Financeira

60

2

Metodologia da Pesquisa

60

2

Desenvolvimento e Gestão de Projetos

60

2

TOTAL

360h

12%

Fonte: NDE Administração EaD

 

Quadro 4: Conteúdos de Formação Complementar

Disciplina

Carga horária

Participação em relação

ao total do curso (%)

Estágio Supervisionado I

120

4%

Estágio Supervisionado II

195

6,5%

Trabalho de Conclusão de Curso I

60

2%

Trabalho de Conclusão de Curso II

150

5%

Atividades Complementares

135

4,5%

Libras (Optativa)

60

2%

TOTAL

720h

24%

Fonte: NDE Administração EaD

 

Anexo II - Distribuição das disciplinas do currículo pleno do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2) por período (Matriz Curricular)

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

1

IEC989

Informática Aplicada

-

4.4.0

60

1

CED003

Introdução a EaD

-

2.2.0

30

1

FAA001

Teoria de Administração I

-

4.4.0

60

1

FAA194

Ética e Responsabilidade Social

-

4.4.0

60

1

FAA195

Métodos e técnicas de estudo

-

4.4.0

60

1

FAE101

Introdução à Economia A

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

22.22.0

330

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

2

FAA002

Teoria da Administração II

-

4.4.0

60

2

PSI031

Psicologia, Trabalho e Organizações

-

4.4.0

60

2

FAC091

Introdução à Contabilidade

-

4.4.0

60

2

IEM099

Matemática aplicada às Ciências Sociais

-

4.4.0

60

2

FAE015

Economia brasileira

-

5.5.0

75

2

IHS138

Fundamentos de Sociologia

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

25.25.0

375

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

3

FAA106

Estrutura e Modelos Organizacionais

-

4.4.0

60

3

IEE092

Estatística A

-

4.4.0

60

3

FDU002

Instituição de Direito público e privado

-

4.4.0

60

3

FAA196

Matemática Financeira

-

4.4.0

60

3

IHS304

Introdução à Ciência Política

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

20.20.0

300

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

4

FAA197

Gestão de Pessoas

-

4.4.0

60

4

FAA198

Administração Financeira

-

4.4.0

60

4

FAA093

Processos Organizacionais

-

4.4.0

60

4

FDU043

Direito Ambiental

-

5.5.0

75

4

FAE136

Economia colaborativa

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

21.21.0

315

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

5

FAA199

Gestão de arranjos produtivos

-

4.4.0

60

5

FAA095

Logística e Gestão de Materiais

-

4.4.0

60

5

FAA200

Gestão da Agricultura Familiar

-

4.4.0

60

5

FAA082

Gestão da Informação e do Conhecimento

-

4.4.0

60

5

FAA201

Gestão de Marketing

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

20.20.0

300

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

6

FAA104

Administração de Serviços

-

4.4.0

60

6

FAA202

Gestão estratégica

-

4.4.0

60

6

FAA203

Gestão Pública

-

4.4.0

60

6

FAA059

Metodologia da Pesquisa

-

4.4.0

60

6

FAA105

Gestão de custos

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

20.20.0

300

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

7

FAA115

Gestão de Organizações do Terceiro Setor

-

4.4.0

60

7

FAA204

Gestão de Negócios Amazônicos I

-

4.4.0

60

7

FDI011

Direito do Trabalho I

-

4.4.0

60

7

FAA102

Gestão de Cidades

-

4.4.0

60

7

FAA311

Estágio Supervisionado I

-

8.8.0

120

7

FAA312

Trabalho de Conclusão de Curso I

-

4.4.0

60

-

-

SUB-TOTAL

 

28.28.0

420

MOD

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

8

FAA168

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

-

4.4.0

60

8

FDI028

Direito Empresarial

-

5.5.0

75

8

FAA098

Desenvolvimento e Gestão de Projetos

-

4.4.0

60

8

FAA205

Gestão de Negócios Amazônicos II

-

4.4.0

60

8

FAA321

Estágio Supervisionado II

-

8.3.5

195

8

FAA322

Trabalho de Conclusão de Curso II

-

6.2.4

150

-

-

SUB-TOTAL

 

31.22.9

600

-

-

TOTAL

 

187.178.9

2.940

 

Disciplina optativa

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHL005

Libras I - curso básico

-

4.4.0

60

 

Anexo III - Ementário das disciplinas do currículo do Curso de Administração, bacharelado, na modalidade EaD (Diurno - Versão 2021/2

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1° Módulo

IEC989 - Informática aplicada

Sistemas Operacionais. Editor de Texto. Planilhas de Cálculo. Banco de Dados. Softwares aplicados em Administração. Internet como instrumento de pesquisa bibliográfica.

CED003 - Introdução à EaD

A modalidade de Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações. Metodologia do processo de ensino-aprendizagem em EAD. Mídias interativas e ambientes virtuais de aprendizagem. Avaliação em EaD. Perspectivas atuais de educação a distância.

FAA001 - Teorias de Administração I

Conceito e objetivos da administração. Campos de estudo da administração. A importância do estudo da teoria administrativa para o administrador. Bases históricas da teoria administrativa. Teorias, abordagens e metáforas para explicar a administração. Administração científica. Abordagem anatômica. Abordagem das relações humanas. O modelo da burocracia. Abordagem sistêmica e seus desdobramentos. O resgate do pensamento clássico e o processo de gestão: planejamento, organização, direção e controle.

FAA194 - Ética e Responsabilidade Social

Bases conceituais. Contemplação da Ética Profissional: bioética e a igualdade de valorização das raízes africanas e indígenas da nação brasileira. Ética nas organizações e capital social. Ética e capitalismo. Responsabilidade social e empresa cidadã. Cidadania, participação e controle social. Entraves da Responsabilidade Social. Projetos sociais. Evolução da gestão social e ambiental. Direitos Humanos.

FAA195 - Métodos e técnicas de estudo

Gestão do tempo. Técnicas de estudo. Orientação para a leitura, análise e interpretação de texto. Normas ABNT. Fonte de dados de estudo. Mapa mental, fichamento, resumo e resenha crítica. Eventos científicos: simpósio, workshop, congresso, seminário, oficina. Motivação para os estudos.

FAE101 - Introdução à Economia A

Conceitos fundamentais em economia. Evolução do pensamento econômico. Sistemas econômicos. Noções sobre mercados e preços. Noções sobre o comportamento do consumidor e do produtor no regime de concorrência perfeita. Noções sobre custos de produção. Noções sobre produto, renda e despesa nacional. Noções de economia monetária. Noções sobre o comportamento econômico do setor público. Noções sobre realizações econômicas internacionais. Noções sobre crescimento e equilíbrio econômico em curto e longo prazo.

 

2° Módulo

FAA002 - Teorias da Administração II

Abordagem estruturalista. Abordagem comportamentalista. Abordagem contingencial. O modelo de gestão pela qualidade total. Visão holística da administração e do mundo. Contribuição brasileira à teoria da administração. Sistematização das teorias da administração. Análise das organizações a partir das diferentes metáforas. Tendências e novos paradigmas em administração.

PSI031 - Psicologia, Trabalho e Organizações

Principais aspectos das correntes psicológicas; Abordagens teóricas da psicologia: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e Psicologia Social. Processos psicológicos básicos: Motivação, inteligência, emoções e afetos no trabalho. Saúde mental e trabalho. Compreensão do comportamento humano nas organizações. Grupos, equipes de trabalho e relações intergrupais. Liderança e poder nas organizações.

FAC091 - Introdução à Contabilidade

Noções Básicas de Contabilidade. O patrimônio: estrutura e variação. Registros contábeis. Despesas e receitas. Balanço Patrimonial. Plano de Contas. Indicadores Econômicos e Financeiros. Demonstrações contábeis. Uso das informações contábeis pelo administrador.

IEM099 - Matemática aplicada às Ciências Sociais

Funções elementares: funções polinomiais, exponencial e logarítmica. Noção intuitiva de limites. Derivadas: conceito, regras básicas de derivação. Aplicações: máximos e mínimos, funções marginais e elasticidade. Integrais: conceito, regras básicas de integração. Aplicações: variação total de funções, excedente do consumidor e produtor, valor futuro e valor presente.

FAE015 - Economia brasileira

O processo de industrialização: criação da indústria de base, restrições e o plano de metas. As reformas institucionais e a retomada do crescimento: PAEG, milagre econômico e II PND. Anos 80: crise, instabilidade e estagnação. Inflação e plano de estabilização. Anos 90: abertura da economia e reforma do estado. O Plano Real. Característica da economia brasileira que condiciona o crescimento no século XXI: competitividade, capacitação tecnológica, distribuição de renda e padrão de financiamento.

IHS138 - Fundamentos de Sociologia

Definição de “social”: sociologia e sociedade moderna: o contexto do surgimento da sociologia e seus autores clássicos. Desafios sociais contemporâneos. Sociologia e organizações. Sociologia urbana e rural. Questão urbana e questão agrária no Brasil e na Amazônia contemporânea. Direitos Humanos. Educação Ético-Racial.

 

3° Módulo

FAA106 - Estrutura e Modelos Organizacionais

Compreensão das organizações como entidade social e administrativa. Soluções em estruturas organizacionais: tradicionais, emergentes e novas perspectivas. Condicionantes e componentes da estrutura organizacional: cultura, autoridade, responsabilidade e comunicação; estratégia, tecnologia, ambiente, pessoas e objetivos.

IEE092 - Estatística A

Classificação, coleta e análise de dados. Séries estatísticas. Representação gráfica. Probabilidade. Amostragem. Comparações entre médias, desvios e proporções. Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Introdução aos modelos de regressão.

FDU002 - Instituição de Direito Público e Privado

Aspectos introdutórios do estudo do Direito Público e Privado. Fontes do Direito. Direito Constitucional: hierarquia das leis; direitos e garantias individuais. Direito Administrativo: atos administrativos; organizações dos poderes; administração direta e indireta. Direito Civil: fatos e atos jurídicos; contratos. Direito Penal: noções gerais; dos crimes contra a administração pública. Ética: aspectos gerais e profissionais.

FAA196 - Matemática Financeira

Princípios e técnicas do cálculo financeiro discreto em ambiente algébrico com uso de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Juros simples e composto. Métodos determinísticos de análise de investimentos: prazo de recuperação descontado, valor presente líquido, taxa interna de retorno e outros indicadores financeiros.

IHS304 - Introdução à Ciência Política

Estudo da ciência política: Ser Humano, a Sociedade e a Política. Transformações da Concepção de Estado. Maquiavel e o Estado Moderno. Concepção Marxista de Estado. Estado como organização do poder. Teorias do Estado contemporâneo. Partidos políticos e representação. Partidos políticos no Brasil. Movimentos e controle social. Estado contemporâneo, dilemas e possibilidades.

 

4° Módulo

FAA197 - Gestão de Pessoas

Organizações como sistemas sociais. Capital humano. A interdisciplinaridade da gestão de pessoas. O gestor de pessoas: perfil, habilidades e papéis. Visão geral dos modelos e subsistemas de gestão de pessoas. Planejamento de gestão de pessoas. Gestão de pessoas por competências. Responsabilidade social e gestão de pessoas. Recrutamento, seleção, contratação e recolocação. Desenho, descrição e análise de cargos. Salário, remuneração e benefícios. Treinamento e desenvolvimento. Organizações de aprendizagem. Avaliação do desempenho. Higiene e segurança no trabalho. Sistemas de informação em gestão de pessoas. Cenários futuros da gestão de pessoas. Direitos Humanos. Educação Ético-Racial.

FAA198 - Administração Financeira

Função Financeira nas empresas. Função do administrador financeiro. Estrutura financeira nas empresas públicas e privadas. Administração Financeira nas micro e pequenas empresas. Capital de giro. Administração das disponibilidades, contas a receber e estoques. Demonstrações financeiras e sua análise. Planejamento financeiro. Avaliação das alternativas de investimento: riscos e incertezas. Fontes de Financiamentos. Introdução a Administração do Fluxo de caixa. Políticas de crédito e cobrança.

FAA093 - Processos Organizacionais

Organização e reorganização. Organogramas. Aproveitamento racional do espaço físico. Processos: fluxogramas e otimização. Métodos e instrumentos de modernização de sistemas e processos das organizações. Sistemas de Informação como suporte aos processos organizacionais. Análise administrativa. Manuais administrativos.

FDU043 - Direito Ambiental

Noções de Direito Ambiental e seu embasamento constitucional. Meio ambiente: natural; urbano; rural; cultural e do trabalho. Estudo do Impacto Ambiental (EIA). Relatório do Impacto Ambiental (RIMA). Sistema Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). Procedimentos administrativos. Licenciamento. Tombamento. Crimes Ambientais.

FAE136 - Economia colaborativa

Noções Básicas dos Arranjos Produtivos Colaborativos. Redes. Sustentabilidade. Economia Tradicional versus Colaborativa. Economia solidária. Valor de utilidade. Caracterização de negócio e consumo colaborativo.

 

5° Módulo

FAA199 - Gestão de Arranjos Produtivos

Administração da produção, modelo de transformação, os tipos de produção e as atividades da administração da produção. O papel estratégico e os objetivos da produção. A hierarquia estratégica, o conteúdo e processo da estratégia de produção. O projeto em gestão da produção, o efeito volume-variedade no projeto, os tipos de processo em manufatura e serviços. O projeto de produtos e serviços e a vantagem competitiva do bom projeto. O projeto da rede de operações produtivas, localização da capacidade e a gestão da capacidade produtiva em longo prazo. O arranjo fixo e fluxo, os tipos básicos do arranjo físico. A natureza do planejamento e controle, a tarefa de planejamento e controle de capacidade, medição da demanda e da capacidade. O planejamento e controle de projetos, o gerenciamento de projetos, o planejamento da rede. Arranjos produtivos locais.

FAA095 - Logística e gestão de materiais

Conceito, origem, evolução e a importância da logística; Logística e desenvolvimento; A administração pública e logística; O comércio e a logística, comércio eletrônico; Gestão de Materiais; logística reversa; Infraestrutura logística (rodovias, hidrovias, aerovias, dutovias, ferrovias, portos, aeroportos); logística na Amazônia (desafios e oportunidades) ; Plano Nacional e Estadual de Logística e Transporte – PNLT e PELT.

FAA200 - Gestão da Agricultura familiar

A agricultura familiar no Brasil: emergência do conceito; o debate sobre o fortalecimento da agricultura familiar; PRONAF; a diversidade da agricultura familiar brasileira. Os desafios de consolidação da agricultura familiar: métodos produtivos; formação de redes sócio-produtivas; redes de informação de gestão local. As cadeias produtivas da agricultura familiar na Amazônia: os principais produtos. Acesso a mercados e comercialização de produtos. Formas de inserção tecnológica na agricultura familiar. Viabilização de pequenas propriedades. Alternativas de negócio para pequenas propriedades. Políticas para a agricultura familiar. Políticas para a segurança alimentar.

FAA082 - Gestão da Informação e do Conhecimento

A Sociedade da Informação e do Conhecimento. Organizações do Conhecimento Ciclo de vida de conhecimento. Criação de Conhecimento nas Organizações: aprendizagem Individual, aprendizagem em equipe, aprendizagem organizacional. Os processos de Compartilhamento e difusão do conhecimento nas organizações. Sistemas de informações Gerenciais. Sistemas de Informação como instrumento para a vantagem competitiva; Ética na Gestão da Informação.

FAA201 - Gestão de Marketing

Base conceitual do Marketing: conceito, evolução e aplicações. O ambiente, suas variáveis e mudança. As funções do marketing. Mix de marketing: produto, preço, promoção e distribuição. Comportamento do consumidor e do comprador organizacional. E-Commerce. Marketing público Análise ambiental. Tipos de segmentação de mercado. Pesquisa de Marketing; Estratégia de Marketing; Plano de marketing e suas etapas.

 

6° Módulo

FAA104 - Administração de Serviços

A evolução do setor de serviços na economia. Características de sistemas de serviços. Administração Estratégica de Serviços A comunicação nas empresas de serviço. Projetos do serviço e comunicação com os diferentes participantes do processo. Qualidade de Serviços. Produtividade em Serviços. Estrutura Organizacional das organizações de serviço. Princípios para a qualidade no atendimento ao cliente. A evolução do setor de serviços na economia. Características de sistemas de serviços.

FAA202 - Gestão Estratégica

As escolas do pensamento estratégico. Conceito e o processo de administração estratégica: formulação da missão, das estratégias e objetivos do negócio. A vantagem competitiva: relação de medidas de desempenho econômico e financeiro. Avaliação do ambiente externo e do ambiente interno na formação da estratégia: modelos, estrutura, e controle. Noções de BSC. Estratégia no nível de negócio: a liderança em custo e diferenciação de produto.

FAA203 - Gestão Pública

Modelos de administração pública: patrimonialismo, burocracia, gerencialismo e a vertente societal. Modelos de administração pública no contexto brasileiro. Gestão pública pós redemocratização do Estado Brasileiro.

FAA059 - Metodologia da Pesquisa

O Renascimento, o Iluminismo e a Ciência. O conhecimento: empírico, filosófico, religioso e científico. O método. Projetos e trabalhos de conclusão de curso. A pesquisa em ciências sociais: conceitos básicos. O problema da pesquisa e sua formulação. Elaboração e análise de projetos de pesquisa. Tipos de pesquisa. Planejamento de pesquisa: revisão bibliográfica, delimitação do problema, formulação de hipóteses, definição de metodologia. Coleta de dados: definição das técnicas e aplicação de instrumentos. Tabulação, análise e interpretação de dados. Relatório de pesquisa: estrutura, estilo de redação, referências bibliográficas. A comunicação científica. Estrutura e apresentação de publicações científicas. Eventos científicos.

FAA105 - Gestão de custos

Conceitos fundamentais de custo, valor e preço. Custos de produção. Economias de escala, de variedade e de aprendizado. Métodos de custeio. Custeio por absorção e custeio variável. Custeio de materiais. Sistemas de produção. Custos de decisão. Gestão de custos para a competitividade: custos da qualidade. Determinação de preços de venda: métodos, preços a vista, preço de vendas a prazo.

 

7° Módulo

FAA115 - Gestão de Organizações do Terceiro Setor

Estado e Terceiro setor. Terceiro setor e sociedade civil. Tipologia das organizações do terceiro setor: OS, ONG, OSC, OSCIP, Cooperativas. Características e desafios das organizações do terceiro setor. Marco regulatório das organizações da sociedade civil (MROSC). A empresa-cidadã e cidadania corporativa. O processo de gestão das organizações do terceiro setor. Projetos sociais e captação de recursos: elaboração, desenvolvimento e avaliação.

FAA204 - Gestão de Negócios Amazônicos I

Aspectos conceituais e introdutórios de Negócio. Os ambientes empresariais. Desvendando a terminologia Empreendedorismo. Intraempreendedorismo. Tríplice hélice. Administração do ambiente de negócio Elaboração do Plano de Negócios. Oportunidade: turismo sustentável, mineração e exploração madeireira.

FDI011 - Direito do Trabalho I

Introdução ao Direito do Trabalho: Noções gerais. Histórico, conceito, divisão e fontes. Direito do Trabalho X Direitos Sociais Constitucionais. Direitos Humanos. Contrato de Trabalho: individual e coletivo (todos os aspectos); Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Previdência Social. Programa de Integração Social (PIS). Reforma Trabalhista.

FAA102 - Gestão de Cidades

Conceito de município e cidade. O prefeito e o gestor de cidades. Constituição Federal (1988) e a descentralização das políticas sociais. O Estado e o município na Constituição Nacional. Autonomia e competência dos municípios. Criação de municípios. O processo de urbanização e suas contradições: particularidades de cidades de pequeno e médio porte. Descentralização e municipalização no contexto brasileiro: o impacto em cidades de médio e pequeno porte. Elaboração e formulação de políticas para gestão de cidades: estatuto das cidades. O Plano Diretor: potencialidades e limites em cidades de médio e pequeno porte. A questão dos municípios amazonenses e da cidade de Manaus.

FAA311 - Estágio Supervisionado I

Elaboração de plano de estágio, de acordo com a regulamentação do PPC vigente.

FAA312 - Trabalho de Conclusão de Curso I

Elaboração de projeto de pesquisa científica, de acordo com a regulamentação do PPC vigente.

 

8° Módulo

FAA168 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade

A organização social e política na transição Feudalismo/Capitalismo. A Revolução Industrial e a sociedade do consumo. Economia tradicional e a degradação ambiental. A polissemia e as multifaces do desenvolvimento sustentável. A função do estado no comando e controle. Serviços ambientais. Aspectos organizacionais da gestão ambiental. Mecanismo de autorregulação. Sistemas de gestão ambiental: metodologias, normas, política, planejamento, implementação, controle, ações corretivas e revisão. Normas ambientais internacionais: série ISO 14000. Auditoria ambiental.

FDI028 - Direito Empresarial

Noções básicas de Direito Empresarial. Atos de Comércio. O empresário Comercial: direitos e obrigações. Sociedades Empresárias: noções gerais. Desconsideração da pessoa jurídica. O Empresário e o Direito do Consumidor

FAA098 - Desenvolvimento e Gestão de Projetos

Introdução ao gerenciamento de projeto: o PMBOK. Perfil do gestor de projetos. Organizando as Etapas de Projeto. Orçamento e custos de projeto. Gestão de aquisições. Gestão de risco. Práticas de Negociação. Monitoramento e controle na execução de projetos. Gestão e integração de equipes. Encerramento de projetos.

FAA205 - Gestão de Negócios Amazônicos II

Análise dos empreendedores em nível nacional e regional. Empreendedorismo social. O negócio antes do negócio: a viabilidade – risco, inovação. Parcerias e Fontes de Financiamento para o Plano de Negócios. Oportunidade: piscicultura, fruticultura, extrativismo, produtos florestais, biotecnologia, Serviços e Indústria regional, Startups regionais.

FAA321 - Estágio Supervisionado II

Implantar o plano de estágio.

FAA322 - Trabalho de Conclusão de Curso II

Execução do projeto de pesquisa.

 

DISCIPLINA OPTATIVA

IHL005 - LIBRAS I – curso básico

As comunidades surdas brasileiras e sua língua de sinais. Iconicidade x arbitrariedade. Tipos de signo linguístico: sinais miméticos, icônicos, índices, símbolos. Do gesto à gramática da Libras. Introdução à conversação em Libras. Introdução às narrativas em Libras.

 

Anexo IV - Regulamento de Estágio Curricular do Bacharelado em Administração na modalidade a distância

Capítulo I

Da Finalidade

 

Art. 1º O estágio curricular obrigatório é um dos requisitos indispensáveis à obtenção do título de Bacharel em Administração, sobretudo, porque compreende-se sua importância para a qualificação profissional do discente.

Art. 2º A finalidade do estágio curricular obrigatório é proporcionar ao discente condições de aperfeiçoamento pessoal, acadêmico e profissional por meio de sua integração ao mercado de trabalho.

Art. 3º As atividades relativas ao estágio curricular obrigatório devem ser desenvolvidas em um contexto diretamente associado às diretrizes curriculares do Bacharelado em Administração.

Art. 4º São objetivos do estágio:

I - viabilizar ao discente participação efetiva, sob supervisão, em um ambiente de trabalho, oportunizando a aprendizagem a partir de experiências práticas;

II - fomentar o desenvolvimento de senso crítico do discente em relação ao ofício de administrador;

III - aproximar o discente de atividades próprias da profissão de administrador, para que este se familiarize com funções gerenciais, tais como planejamento, organização, direção, controle e avaliação;

IV - favorecer a integração do meio acadêmico com organizações; e

V - contribuir para o aprimoramento de processos na unidade concedente do estágio.

 

Capítulo II

Da Constituição

Art. 5º O estágio curricular supervisionado do curso de Administração terá carga horária mínima de 300 horas, integralizáveis por meio das disciplinas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, ofertadas, respectivamente, no 7º e no 8º períodos.



Capítulo III

Do campo e das atividades de estágio

Art. 6º As diretrizes curriculares do Bacharelado em Administração serão os elementos definidores do campo e das atividades de estágio.

Art. 7º São partes constituintes do campo de estágio curricular obrigatório:

I - organizações do setor privado: capazes de propiciar a atuação do discente em atividades de gestão;

II - administração pública (direta e indireta): capaz de propiciar a atuação do discente junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal, em atividades de gestão consonantes com as áreas de competência do curso; e

III - organizações não-governamentais: capazes de propiciar a atuação do discente em associações, fundações, cooperativas, movimentos sociais, etc. em atividades de gestão alinhadas às áreas de competência do curso.

Art. 8º A identificação da organização concedente do estágio será responsabilidade do discente, prioritariamente. No entanto, caberá ao coordenador de estágios do curso de Administração analisar o campo de estágio e, sobretudo, as atividades propostas, zelando pela compatibilidade de ambos com as diretrizes curriculares.

 

Capítulo IV

Das atribuições

Art. 9º Integram o processo de planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação das atividades de estágio o coordenador de estágios do curso de Administração, os professores orientadores e os discentes estagiários.

Art. 10. São atribuições do coordenador de estágios do curso de Administração:

I - encarregar-se da gestão dos estágios, elaborando e divulgando, semestralmente, o calendário de atividades de estágio;

II - disponibilizar aos discentes, professores orientadores e demais interessados este regimento, bem como a legislação que rege o estágio curricular obrigatório;

III - prestar informações sobre os procedimentos para estabelecimento de convênios, termos de compromisso e planos de atividades de estágios com organizações; e

IV - centralizar e divulgar oportunidades de estágio.

Art. 11. São atribuições dos professores orientadores:

I - orientar os discentes na elaboração do plano de estágio;

II - analisar e aprovar o plano de estágio apresentado pelo discente;

III - acompanhar, por meio de encontros periódicos, o desenvolvimento das atividades do plano de estágio;

IV - acompanhar, por meio de encontros periódicos, o desenvolvimento dos relatórios de estágio II;

V - visitar os locais de estágio para fins de acompanhamento, sempre que necessário;

VI - avaliar os relatórios de estágio I e II, emitindo parecer e atribuindo o conceito final, conforme orientações deste regulamento; e

VII - propor ao coordenador de estágios melhorias no processo de gestão e supervisão de estágios.

Art. 12. São atribuições dos discentes estagiários:

I - conhecer e cumprir as determinações do regulamento de estágio e da legislação pertinente, assim como os prazos do calendário de atividades de estágio;

II - selecionar o campo e a unidade concedente do estágio, em consonância com as diretrizes do art. 7º deste regulamento;

III - desempenhar as atividades de estágio conforme estabelecido no plano de estágio;

IV - comparecer aos encontros previstos para orientação; e 

V - manter discrição em relação às informações a que tiver acesso na organização concedente do estágio;
 

Capítulo V

Da avaliação do estágio

Art. 13. O Plano de Estágio e o Relatório de Estágio serão objetos de avaliação das disciplinas Estágio I e II, respectivamente.

I - O Plano de Estágio busca registrar:

a) a identificação de uma situação-problema na unidade concedente do estágio, entendida como uma oportunidade de aprimoramento de processos, ligada à área de formação do discente; e

b) o diagnóstico, a contextualização e a análise da referida situação.

II - O Plano de Estágio deverá ser composto pelos seguintes itens:

a) relato das atividades desempenhadas durante o estágio I; e

b) diagnóstico, contextualização e análise preliminar da situação- problema. Os itens mencionados devem demonstrar adequação ao plano de atividades de estágio apresentado.

III - O relatório de estágio II busca registrar as reflexões do discente sobre a situação problema e, se pertinente, os esforços empreendidos para minimizá-la. O relatório de estágio II deverá ser composto pelos seguintes itens:

a) introdução, contextualizando a experiência de estágio, detalhando a situação- problema e justificando a relevância de sua análise;

b) revisão de literatura, capaz de embasar a reflexão discente;

c) procedimentos metodológicos;

d) discussão pormenorizada da situação-problema à luz do referencial teórico e, se pertinente, do processo de intervenção sobre ela; e

e) considerações finais, evidenciando aspectos centrais da reflexão sobre a situação-problema e, se pertinente, propondo recomendações para minimizá-la ou discutindo os desdobramentos da intervenção realizada.

Art. 14. Deverá ser atribuída nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez) aos Planos e Relatórios de estágio, considerando-se aprovado o discente que alcançar a nota 5,0 (cinco). Para esta avaliação não será aplicada avaliação de segunda chamada ou avaliação final.

Capítulo VI

Das atribuições do orientador

Art. 15. O discente será orientado por um professor orientador com vistas a auxiliar no desenvolvimento das atividades, al m de abordar o estagio curricular e sua import ncia para o Administrador.

Art. 16. O Departamento de Administração adotará linhas temáticas para a elaboração dos pro etos de estágio, atendendo qualificação e especialização de seus membros, devendo, tanto quanto possível, os projetos atenderem ao rol de temas relevantes para o DA. Esta diretriz deve fomentar o desenvolvimento da pesquisa, ense ando publicaç es t cnicocient ficas por parte dos docentes e discentes do curso de Administração.

Art. 17. Atividades do professor orientador:

I - orientar o discente quanto a elaboração do Plano Individual de Estágio Supervisionado;

II - orientar o discente quanto a definição da área de conhecimento que o estágio será desenvolvido;

III - acompanhar a elaboração do Plano Individual de Estágio; e 

IV - avaliar e aprovar o Plano Individual de Estágio, apresentado pelo discente- estagiário. - caso o aluno não tenha onde estagiar, poderá participar de um projeto de pesquisa relacionado ao curso de Administração na própria instituição (Núcleos de pesquisa).

 

Anexo V

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Administração na modalidade a distância

Capítulo I

Definições preliminares

Art. 1° A elaboração, apresentação e aprovação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Administração. O TCC deverá resultar de pesquisa acadêmica, alinhada ao Projeto Pedagógico do Curso, a ser conduzida individualmente, sob os princípios da metodologia científica.

Parágrafo único. O TCC poderá ser desenvolvido em duas modalidades: Monografia e Artigo Científico. Ambas as modalidades deverão ser realizadas individualmente e serão avaliadas por uma banca como disposto no capítulo VI deste regulamento.

Art. 2° Para elaboração do TCC é imprescindível a padronização, definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e por normas da Universidade Federal do Amazonas.

Art. 3º A fraude na elaboração do TCC, seja por meio de plágio ou outras formas, constitui falta gravíssima.

Parágrafo único. Caso o orientador ou algum membro da banca tenha fortes razões para supor que o TCC foi fraudado, o mesmo deverá comunicar o fato ao Colegiado do Curso para providências.
 

Capítulo II

Da coordenação do curso de administração na modalidade a distância

 

Art. 4° Compete à coordenação do Curso de Administração a distância:

I - manter na Secretaria do Curso um arquivo com toda documentação referente a elaboração e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso; e 

II - providenciar o arquivamento, em meio digital, dos TCCs aprovados.


Capítulo III

Da coordenação dos trabalhos de conclusão de curso

 

Art. 5° A Coordenação de TCC do curso de Administração será composta por um professor permanente do curso.

Art. 6° Compete à Coordenação de TCC:

I - divulgar as linhas de pesquisa contidas no projeto pedagógico do curso de Administração a distância. Essas linhas deverão ser seguidas para a elaboração dos TCCs;

II - definir procedimentos relativos à elaboração, acompanhamento, orientação e avaliação dos TCCs;

III - aprovar a designação de membros para as bancas examinadoras dos TCCs;

IV - avaliar e propor alterações neste Regulamento;

V - convocar reuniões ordinárias e extraordinárias (envolvendo orientandos, orientadores e a Coordenação do Curso) referentes à coordenação dos TCCs;

VI - elaborar e divulgar o calendário semestral para entrega e apresentação dos TCCs concluídos e previamente aprovados pelos orientadores, bem como organizar e divulgar a composição das bancas examinadoras; e

VII - providenciar locais e horários destinados às apresentações públicas dos TCCs.
 

Capítulo IV

Do professor orientador

Art. 7° Os orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso serão indicados pela Coordenação de TCC.

Art. 8° Para ser orientador será necessário:

I - possuir, no mínimo, o título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu);

II - que a data de término do contrato de trabalho do docente seja posterior à data prevista para a apresentação do TCC, no caso de professor substituto ou professor temporário; e

III - que a formação do docente ou sua atual linha de pesquisa sejam compatíveis com o tema ou com a abordagem metodológica que o discente deseja desenvolver em seu TCC.

Art. 9° Compete aos orientadores:

I - aprovar (ou recusar) o tema e a abordagem metodológica indicados pelo aluno para o desenvolvimento do TCC;

II - auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa e em seu desenvolvimento;

III - observar o cumprimento de prazos estabelecidos para o desenvolvimento e para a redação do TCC;

IV - acompanhar a produção textual do orientando;

V - orientar o trabalho do discente, indicando alternativas teóricas e metodológicas, procedimentos para coleta, sistematização e análise dos dados e, ainda, auxiliando-o na redação do texto final; e

VI - quando não for possível, por parte do orientador, dar continuidade ao processo de orientação, solicitar formalmente à Coordenação de TCC o desligamento de tal função.
 

Capítulo V

Do aluno orientando

Art. 10. O aluno orientando deverá estar regularmente matriculado no curso de graduação em Administração.

Art. 11. O aluno deverá escolher o tema que deseja pesquisar e elaborar um projeto para o TCC. Ao fazê-lo, deverá respeitar as ênfases especificadas no projeto pedagógico do Curso de Administração.

Art. 12. A definição do orientador se dará em função do tema escolhido pelo aluno.
Art. 13. A partir da definição do orientador, ambos deverão, de modo consensual, estabelecer a rotina de orientação.
Art. 14. A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é de inteira responsabilidade do aluno. No entanto, o disposto neste artigo não exime o orientador de suas atribuições específicas, detalhadas no art. 9º deste Regulamento.

§1° O não cumprimento, pelo aluno, de seus deveres em relação à proposta de pesquisa poderá acarretar sua reprovação nas disciplinas TCC I e II.
§2° O aluno é responsável pela autenticidade e pela originalidade de seu trabalho. Portanto, deverá informar-se sobre os princípios éticos da escrita acadêmica.

Art. 15. O processo de orientação poderá ser interrompido pelo aluno, por meio de documento escrito, que deverá informar à Coordenação de TCC as razões da interrupção. Mediante a formalização, a Coordenação de TCC indicará outro professor para orientação.
Art. 16. Compete ao aluno orientando:
I - comparecer às reuniões, cujos temas estejam relacionados ao TCC, sejam elas convocadas pela Coordenação de TCC ou pelo professor orientador;

II - manter contato regular com orientador, a fim de submeter o trabalho parcialmente realizado à avaliação e receber orientações necessárias à continuidade das atividades de pesquisa;

III - cumprir os prazos definidos pelo orientador para a realização do plano de trabalho e/ou cronograma de atividades, bem como, cumprir os prazos definidos pela Coordenação de TCC;

IV - atender às sugestões do orientador e às normas deste Regulamento no que concerne ao processo de elaboração e apresentação do TCC;

V - apresentar e defender seu TCC perante a Banca Examinadora, em dia, hora e local estabelecidos pela Coordenação de TCC do Curso de Administração;

VI - entregar as cópias do TCC aos membros da Banca Examinadora no prazo estabelecido pela Coordenação de TCC; e

VII - entregar à Coordenação de TCC o documento final, completo e corrigido, com eventuais ajustes sugeridos pela banca. O documento deverá ser disponibilizado em meio digital, no formato Portable Document Format (PDF) e identificado (com o nome completo do aluno, o número de matrícula, o curso e o ano de conclusão).

Capítulo VI

Da banca examinadora e da apresentação pública

Art. 17. Todo TCC deverá ser avaliado por uma Banca Examinadora em processo de defesa pública, no qual o aluno deverá apresentar sua pesquisa e se submeterá a arguição da banca.

Art. 18. A Banca Examinadora deverá ser integrada por, no mínimo, 03 (três) membros: o Orientador e dois professores da Universidade Federal do Amazonas.

§1º O orientador poderá convidar um membro externo à UFAM para composição da Banca Examinadora, desde que este demonstre notório saber.

§2º A banca será presidida pelo Professor Orientador.

Art. 19. A deliberação da Banca Examinadora quanto ao resultado da defesa pública será secreta. A nota final deverá ser obtida, preferencialmente, por consenso. Não havendo consenso, a nota final será resultante da média aritmética simples das notas individuais.
 

§1º O resultado da defesa pública poderá ser expresso de três formas: Aprovação, Aprovação Condicional e Reprovação. A nota mínima para aprovação do TCC é 5,0 ( cinco vírgula zero).

§2º No caso de Aprovação Condicional, a banca solicitará ao aluno alterações ou correções no TCC. A nota da banca é informada considerando as alterações ou correções solicitadas. O orientador será o responsável por aferir se as modificações solicitadas foram, de fato, realizadas, dentro do prazo estabelecido pela banca. A nota somente será lançada no sistema acadêmico se o orientador informar a conformidade final TCC.

 

Anexo VI - Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais do Bacharelado em Administração na modalidade a distância
Estabelece critérios para cumprimento pelo corpo discente da carga horária mínima de 135 horas em atividades complementares.

CAPÍTULO I

DAS FINALIDADES

Art. 1º As Atividades Complementares se constituem em parte integrante do currículo do curso de Graduação em Administração na modalidade a distância.

§1º As Atividades Complementares são desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso, conforme definido em seu Projeto Pedagógico, sendo componente curricular obrigatório para a graduação do aluno.

§2º Caberá ao aluno participar de Atividades Complementares que privilegiem a construção de comportamentos sociais, humanos, culturais e profissionais. Tais atividades serão adicionais às demais atividades acadêmicas e deverão contemplar os grupos de atividades descritos neste Regulamento.
 

CAPÍTULO II

DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Art. 2º São consideradas atividades complementares: - atividades de ensino; - atividades de pesquisa e produção científica; - atividades de extensão, e - atividades de responsabilidade social, culturais ou artísticas

Art. 3º A carga horária total das atividades complementares corresponde a 135 horas e deverá obedecer aos seguintes limites por atividade, de forma a estimular a pluralidade:

 

Art. 4º Todas as atividades devem ser comprovadas pelo aluno ao Coordenador do Curso através de formulário adequado.



CAPÍTULO III

DAS ATRIBUIÇÕES

SEÇÃO I DO COORDENADOR DO CURSO

Art. 5º Ao Coordenador do Curso compete:

I - indicar à Direção do Centro de Educação à Distância (CED) o professor responsável por coordenar as ações das Atividades Complementares no âmbito de seu curso;

II - propiciar condições para o processo de avaliação e acompanhamento das Atividades Complementares; e

III - supervisionar o desenvolvimento das Atividades Complementares.
 

SEÇÃO II

DO PROFESSOR COORDENADOR

Art. 6º Ao professor coordenador responsável pelas Atividades Complementares compete:

I - analisar e validar a documentação das Atividades Complementares apresentadas pelo aluno, levando em consideração este Regulamento;

II - avaliar e pontuar as Atividades Complementares desenvolvidas pelo aluno, de acordo com os critérios estabelecidos, levando em consideração a documentação apresentada;

III - orientar o aluno quanto à pontuação e aos procedimentos relativos às Atividades Complementares;

IV - fixar e divulgar locais, datas e horários para atendimento aos alunos;

V - controlar e registrar as Atividades Complementares desenvolvidas pelo aluno, bem como os procedimentos administrativos inerentes a essa atividade;

VI - encaminhar à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), o resultado da matrícula e da avaliação das Atividades Complementares; e

VII - participar das reuniões necessárias para a operacionalização das ações referentes às Atividades Complementares.



SEÇÃO III

DO ALUNO

Art. 7º Aos alunos da UFAM, matriculados no curso de Graduação em Administração na modalidade a distância, compete:

I. informar-se sobre o Regulamento e as atividades oferecidas dentro ou fora da UFAM que propiciem pontuações para Atividades Complementares;

II. inscrever-se e participar efetivamente das atividades;

III. solicitar a avaliação em Atividades Complementares, conforme prevê este Regulamento;

IV. providenciar a documentação comprobatória, relativa à sua participação efetiva nas atividades realizadas;

V. entregar a documentação necessária para a pontuação e a avaliação das Atividades Complementares, até a data limite estabelecida pela Coordenação do Curso; e

VI. arquivar a documentação comprobatória das Atividades Complementares e apresentá-la sempre que solicitada.

Parágrafo único. A documentação a ser apresentada deverá ser devidamente legitimada pela Instituição emitente, contendo carimbo e assinatura ou outra forma de validação e especificação de carga horária, período de execução e descrição da atividade.


CAPÍTULO IV

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 8º Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação de Curso.

Art. 9º Este regulamento entra em vigor na data após sua aprovação e divulgação pela Coordenação.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 26/08/2021, às 22:58, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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