Boletim de Serviço Eletrônico em 09/09/2021

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

Resolução nº 045, de 08 de setembro de 2021

 

REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Modalidade de Ensino à Distância, vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias-FCA/UFAM, versão 2021/2.

 

O PRESIDENTE DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO o Art.11 da Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental, sendo obrigatória a inserção desta temática em todos os currículos de cursos ofertados no país;

CONSIDERANDO o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art. .18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;

CONSIDERANDO o Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, que dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB;

CONSIDERANDO a Resolução nº 1 CNE/CES, de 2 de fevereiro de 2006, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1, de 13 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1/2016 (0461761), que Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância;

CONSIDERANDO a Resolução nº 2 CNE/CP, de 20 de dezembro de 2019 (0629308), que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação);

CONSIDERANDO o que dispõe o artigo 54, § 1° do Regimento Geral acerca da criação de cursos de graduação na Universidade do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 010/2004 CONSUNI (0470696), que aprova o Programa de Educação a Distância/EaD, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, nos termos propostos pela Faculdade de Educação;

CONSIDERANDO a Resolução nº 008/2006 CONSAD (0457128), que aprova a criação do Centro de Educação a Distância, como órgão suplementar na estrutura da UFAM;

CONSIDERANDO a Resolução nº 018/2007-CEG/CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 064/2010 - CEG/CONSEPE (0629265), que cria o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Modalidade de Ensino à Distância;

CONSIDERANDO a Resolução nº 037/2011-CEG/CONSEPE, que estabelece integralização dos tempos máximos de duração dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 020/2019-CONSEPE (0292343), que aprova as normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;

CONSIDERANDO a Ata do Núcleo Docente estruturante/NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD (0551698), realizada em 16 de novembro de 2020;

CONSIDERANDO a Ata do Núcleo Docente estruturante/NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD (0551700), realizada em 04 de dezembro de 2020;

CONSIDERANDO a Ata do Núcleo Docente estruturante/NDE do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD (0551703), realizada em 04 de maio de 2021;

CONSIDERANDO a Ata do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD, (0551706), realizada em 18 de maio de 2021;

CONSIDERANDO a Ata do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD, (0551708), realizada  em 25 de maio de 2021;

CONSIDERANDO o Ofício nº 03/2021 CCLCA/UFAM (0551661), no qual encaminha o Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD;

CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 027/2021-DAE/PROEG (0667316), que trata da aprovação e regulamentação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias – EaD

CONSIDERANDO a necessidade de implantar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, EaD (0667288); e

CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º REGULAMENTAR o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Modalidade de Ensino à Distância, vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias-FCA/UFAM, versão 2021/2.

Art. 2º A integralização curricular do referido Curso, dar-se-á com a conclusão da carga horária total do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Modalidade de Ensino à Distânciacorrespondente a 3.220 (três mil duzentos e vinte) horas/aula, equivalentes a 175 (cento e setenta e cinco) créditos, com a subdivisão que segue:

I - Disciplinas obrigatórias; e 

II - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's)

Art. 3º As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 2.970 (dois mil novecentos e setenta) horas/aula, equivalentes a 175 (cento e setenta e cinco) créditos, a serem integralizados em, no mínimo, 04 (quatro) anos letivos e incluem:

I - Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV, totalizado 420 (quatrocentos e vinte) horas/aula, equivalentes a 14 (quatorze) créditos;

Art. 4º As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's), constituem disciplina obrigatória e corresponde ao total de 250 (duzentos e cinquenta) horas/aula, não possuindo créditos equivalentes.

Art. 5º O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Modalidade de Ensino à Distância, não possui disciplinas optativas;

Art. 6º O curso será na Modalidade de Ensino à Distância, de crédito semestral, em no mínimo 08 (oito), e no máximo 12 (doze) períodos letivos, respeitando o limite máximo de 28 (vinte e oito) créditos por período.

Art. 7º São os seguintes núcleos de desdobramento curricular e suas respectivas disciplinas, que compõem a matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Modalidade de Ensino à Distância.

Eixo 0 – Módulo Básico

Trata dos conteúdos introdutórios que, embora não circunscritos à especialidade da Licenciatura em Ciências Agrárias, têm um caráter introdutório que propiciará ao discente o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos acerca dos conteúdos específicos que serão abordados a partir dos demais eixos temáticos para contemplar a formação básica necessária. Tratam-se de disciplinas dos núcleos de conteúdo básico como: matemática, física, química, estatística e informática.

Eixo 1 - Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais

Tratam-se de disciplinas dos núcleos de conteúdo profissionais essenciais mais próximos da realidade profissional do aluno como: defesa sanitária vegetal, defesa sanitária animal, economia e desenvolvimento agrícola, entre outras disciplinas importantes.

Eixo 2 – Núcleo de Conteúdos Profissionais Específicos

Este eixo é responsável pela parte técnica do curso, envolvendo as teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e representação descritiva e temática da informação em distintos contextos informacionais. Tratam-se de disciplinas dos núcleos de conteúdo profissionais essenciais mais próximos da realidade profissional do aluno como: zoologia, entomologia, ecologia, microbiologia, entre outras disciplinas importantes.

Eixo 3 - Núcleo de Conteúdos Profissionais Práticos

Este eixo é responsável pela parte prática do curso. Tratam-se de disciplinas dos núcleos de conteúdo profissionais práticos mais próximos da realidade profissional do aluno como: produção vegetal I e II, produção animal I e II, entre outras disciplinas importantes.

Eixo 4 – Núcleo de Estágios e Atividades Complementares

Eixo voltado para ações práticas e complementares nas áreas de estágio e atividades extracurriculares. Aqui também serão trabalhados outros conteúdos profissionais específicos, entre eles: estágio curricular supervisionado, atividades complementares, conteúdos de formação curricular e conteúdos de formação pedagógica.

 

EIXO 0

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Informática Instrumental

60h

Prática de Ensino I

60h

Prática de Ensino II

60h

Prática de Ensino III

60h

Metodologia do Trabalho Científico

60h

Educação do Campo

60h

Didática Geral

60h

Psicologia da Educação

60h

Legislação do Ensino Básico

60h

Química Geral

60h

Biologia e Bioquímica Geral

60h

Matemática Elementar

60h

Física A

60h

Bioestatística

60h

Língua Brasileira de Sinais – Libras

60h

Seminário Introdutório do Curso

30h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Não haverá ofertas

-

 

EIXO 1

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Associativismo e Gestão de Projetos

60h

Defesa Sanitária Vegetal

60h

Defesa Sanitária Animal

60h

Educação Ambiental

60h

Economia e Desenvolvimento Agrícola

60h

Introdução à Agricultura

60h

Princípios de Fisiologia Vegetal

60h

Princípios de Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas

60h

Genética Aplicada à Agropecuária

60h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Não haverá ofertas

-

 

EIXO 2

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Botânica e Anatomia Vegetal

60h

Zoologia

60h

Entomologia Agrícola

60h

Climatologia e Agrometeorologia

60h

Legislação e Gestão Ambiental na Agricultura

60h

Gênese e Morfologia de Solos

60h

Conservação e Manejo do Solo

60h

Ecologia Agrícola

60h

Microbiologia Agrícola

60h

 

EIXO 3

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Silvicultura

60h

Geotecnologia

60h

Tecnologia de Produtos Agrícolas

60h

Manejo da Água no Meio Rural

60h

Manejo e Conservação de Recursos Florestais

60h

Produção Vegetal I

60h

Produção Animal I

60h

Produção Vegetal II

60h

Produção Animal II

60h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

 

EIXO 4

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Estágio Curricular I

60h

Estágio Curricular II

60h

Estágio Curricular III

120h

Estágio Curricular IV

180h

Dependências das últimas Disciplinas

-

Repercurso

-

Colação de Grau

-

Disciplinas Optativas

Carga Horária

 

Art. 8º Em cada período letivo será permitida a matrícula em disciplinas correspondentes a, no mínimo, 21 (vinte e um), e, no máximo, 28 (vinte e oito) créditos.

Art. 9º A distribuição das disciplinas do currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias - EaD, por período letivo, far-se-á segundo o que estabelece a periodização contida no Anexo I desta Resolução.

Art. 10.  O quadro sinóptico da composição curricular e o quadro geral da integralização do Curso compõem o Anexo II desta Resolução.

Art. 11.  O ementário das disciplinas do currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias – EaD compõe o Anexo III desta Resolução.

Art. 12. As normas regulamentares do Estágio Curricular Supervisionado, estão estabelecidas nos Anexos IV desta Resolução, respectivamente.

Art. 13.  As normas regulamentares das AACC's estão estabelecidas no Anexo V desta Resolução.

Art. 14.  Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes que ingressarem no curso a partir do semestre letivo 2021/2.

Art.  15.  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Anexo I 

Quadro de Periodização

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

EAD002

Seminário Introdutório de Curso

-

2.2.0

30

IEC111

Informática Instrumental

-

3.2.1

60

FGE094

Introdução à Agricultura

-

4.4.0

60

FGE097

Prática de Ensino I

-

4.4.0

60

IEQ601

Química Geral

-

4.4.0

60

FGE038

Metodologia do Trabalho Científico

-

3.2.1

60

SUBTOTAL

20

330

FGF064

Educação do Campo

-

4.4.0

60

FGF065

Botânica e Anatomia Vegetal

-

4.4.0

60

FGE113

Biologia e Bioquímica Geral

-

4.4.0

60

FET121

Didática Geral

-

4.4.0

60

IEM110

Matemática Elementar I

-

4.4.0

60

FGE114

Prática de Ensino II

 

4.4.0

60

SUBTOTAL

24

360

IEF005

Física A

-

3.2.1

60

FGF081

Entomologia Agrícola

-

4.4.0

60

FGE124

Microbiologia Agrícola

-

4.4.0

60

IBB062

Zoologia 

-

3.2.1

60

FGF093

Ecologia Agrícola

-

4.4.0

60

FGE115

Prática de Ensino III

 

4.4.0

60

SUBTOTAL

22

360

IEE006

Bioestatística

-

4.4.0

60

FGP030

Defesa Sanitária Vegetal 

-

4.4.0

60

FGP032

Princípios de Fisiologia Vegetal

-

4.4.0

60

FEA009

Legislação do Ensino Básico

-

4.4.0

60

FGE673

Gênese e Morfologia de Solos

-

3.2.1

60

FGE116

Princípios de Fertilidade do Solo e Nutrição de

Plantas

-

4.4.0

60

SUBTOTAL

23

360

FGE095

Conservação e Manejo do Solo

-

3.2.1

60

FGP033

Defesa Sanitária Animal

-

4.4.0

60

FGF434

Genética Aplicada à Agropecuária

-

3.2.1

60

FGP034

Produção Vegetal I 

-

4.4.0

60

FGE050

Estágio Curricular I

-

2.0.2

60

FGA191

Produção Animal I 

-

4.4.0

60

SUBTOTAL

20

360

FGE117

Climatologia e Agrometeorologia

-

4.4.0

60

FGP036

Produção Vegetal II 

-

4.4.0

60

FGP038

Produção Animal II

-

4.4.0

60

FEF012

Psicologia da Educação I

-

4.4.0

60

FGE060

Estágio Curricular II

-

2.0.2

60

FGF066

Educação Ambiental

-

4.4.0

60

SUBTOTAL

22

360

FGP108

Silvicultura

-

3.2.1

60

FGE070

Estágio Curricular III

-

4.0.4

120

FGP039

Manejo e Conservação de Recursos Florestais

-

4.4.0

60

FGE118

Geotecnologia

-

4.4.0

60

FGE120

Legislação e Gestão Ambiental na Agricultura

-

4.4.0

60

FGF067

Associativismo e Gestão de Projetos

-

4.4.0

60

SUBTOTAL

23

420

FGE122

Estágio Curricular IV

-

6.0.6

180

FGF068

Economia e Desenvolvimento Agrícola

-

4.4.0

60

IHP123

Língua Brasileira de Sinais

-

4.4.0

60

FGE123

Manejo da Água no Meio Rural 

-

4.4.0

60

FGE018

Tecnologia de Produtos Agrícolas

-

3.2.1

60

SUBTOTAL

21

420

 

175

2.970

 

Anexo II

Quadro Sinóptico da Composição Curricular

QUADRO SINÓPTICO DA MATRIZ CURRICULAR

CH

CR

Disciplinas Obrigatórias *Sem Estágios

2550

161

Disciplinas Optativas

0

0

Estágio Curricular Supervisionado – ECS

420

14

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

0

0

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC

250

-

TOTAL

3.220

175

 

Quadro Geral da Integralização do Curso

Número de Períodos

Créditos por Período

Créditos Exigidos

Carga Horária Exigida

Máximo

Mínimo

Máximo

Mínimo

Créd.

Obrig.

Créd.

Opt.

CH

Obrig.

CH

Opt.

12

08

28

21

175

0

3220

0

 

Anexo III

Ementário das Disciplinas

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

PERÍODO I

Disciplina: Seminário Introdutório de Curso (30h)

Ementa: Integração do grupo de alunos ingressos, para entendimento da metodologia a ser aplicada no curso de Ciências Agrárias em Educação a Distância; apresentação para os discentes da matriz curricular do curso de Ciências Agrárias em Educação a Distância, com suas peculiaridades; exposição das responsabilidades que cada discente terá ao longo do curso de Ciências Agrárias em Educação a Distância.

Objetivo: Integrar o aluno ao curso e ao ambiente virtual.

 

Disciplina: Informática Instrumental (60h)

Ementa: Conceitos e aplicações básicos de sistemas de computação. Hardware e Software. Software aplicativos de uso específico. Aplicações da informática disponíveis para as atividades dos professores de educação física.

Objetivo: Deixar o aluno apto aos conceitos básicos e fundamentais da informática e suas aplicações nas ciências agrárias.

 

Disciplina: Introdução à Agricultura (60h)

Ementa: Tratados de agricultura e Ciências Agrárias: Conceitos, Problematização e Identificação das Áreas de Atuação: Agricultor e Profissional em Ciências Agrárias. O Público do Agente de Ciências Agrárias. O Empresário Rural, O Produtor e o Trabalhador Rural. A formação profissional e o papel do Licenciado em Ciências Agrárias no processo de desenvolvimento rural.

Objetivo: Deixar o aluno apto aos conceitos básicos e fundamentais da agricultura e suas aplicações nas ciências agrárias.

 

Disciplina: Prática de Ensino I (60h)

Ementa: Planejamento como processo e a sua influencia no desenvolvimento sócio-cultural, educacional. Formas de planejamento educacional e tendências mundiais e a sua correlação com as políticas públicas. Elaboração de planos, programas e projetos educacionais. Avaliação da aprendizagem.

Objetivo: Estudar o planejamento educacional como processo sócio-cultural, compreendendo suas formas e métodos de elaboração e implementação.

Disciplina: Química Geral (60h)

Ementa: A Química e o Meio-Ambiente; Fundamentos de Química; Introdução a Teoria de Ligação e Valencia e à Teoria do Orbital Molecular; Interações Intermoleculares; Principais Funções da Química Inorgânica: Nomenclatura e Propriedades; Soluções e suas Propriedades; Reações Químicas e Cálculo Estequiométrico; Termodinâmica das Reações Químicas; Cinética das Reações Químicas; Equilíbrio Químico; Reações Ácido-Base e Reações de Oxidação-Redução.

Objetivo: Revisar conceitos fundamentais em química que são necessários à sua evolução na vida acadêmica, principalmente nas áreas como bioquímica, fertilidade, química dos solos, entre outras.

 

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico (60h)

Ementa: A ciência, suas características e modalidades. O conhecimento e seus diferentes tipos, o comportamento científico e as áreas do conhecimento. A pesquisa científica: tipos e modalidades. Métodos e técnicas de pesquisa. O projeto científico. O texto científico. Normas técnicas da ABNT.

Objetivo: Fornecer ao aluno noções sobre a ciência e o conhecimento, bem como familiarizá-lo com a pesquisa, metodologia e texto científico. A conhecerem e utilizarem as normas técnicas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

PERÍODO II

 

Disciplina: Educação do Campo (60h)

Ementa: Concepções e práticas da educação do campo. O direito dos povos campesinos à educação. Educação popular e com conhecimento por elas produzido. A educação do Campo no campo. A educação do campo enquanto produção de cultura. A educação do campo na formação dos sujeitos. A educação do campo como formação humana para o desenvolvimento sustentável. A educação do campo e o respeito às características do campo.

Objetivo: Analisar as políticas de educação do campo, considerando suas concepções, processos e desafios, além de compreender as diretrizes operacionais para a educação básica do conselho nacional de educação no que concerne a educação do campo.

 

Disciplina: Botânica e Anatomia Vegetal (60h)

Ementa: Classificação, evolução, biologia, formas de vida, estrutura e função dos diferentes grupos vegetais. Adaptações das angiospermas aos diferentes ambientes, baseando-se na morfoanatomia e na fisiologia vegetal; Estudo das células e dos órgãos vegetativos e reprodutivos das Angiospermas, do embrião à planta adulta. Estrutura primária e secundária do corpo da planta. Morfologia -Anatomia de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

Objetivo: Deixar o aluno apto aos conceitos básicos e fundamentais da botânica e anatomia vegetal.

 

Disciplina: Biologia e Bioquímica Geral (60h)

Ementa: Introdução à Biologia a partir da análise do processo de formação do conhecimento tomando como exemplos alguns temas importantes no campo da Biologia no seu sentido mais amplo; Introdução à Bioquímica e seus fundamentos. As biomoléculas e suas propriedades. Aspectos bioquímicos da origem da vida. Propriedades da água. Conceito de pH e soluções tampão. Fundamentos de termodinâmica. As biomoléculas mais importantes: proteínas e suas unidades constituintes, os aminoácidos; os açúcares; os lipídios e as vitaminas. As principais técnicas de purificação e análise de estruturas de proteínas. Enzimas, suas propriedades e seu papel no funcionamento dos organismos.

Objetivo: Oportunizar conhecimentos teórico-práticos relacionados à área de biologia e bioquímica.

 

Disciplina: Didática Geral (60h)

Ementa: A Didática e o processo ensino-aprendizagem. Planejamento didático: estudo dos componentes básicos, objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação. Operações de planejamento.

Objetivo: Compreender o objeto e o papel da Didática, considerando suas diversas concepções e práticas no contexto histórico educacional.

 

Disciplina: Matemática Elementar I (60h)

Ementa: Arcos e ângulos. Ângulos côngruos. Funções trigonométricas. Lei do seno e do cosseno. Relações trigonométricas. Identidades trigonométricas. Equações trigonométricas. Número complexo. Representação de número complexos. Módulo. Fórmula de Moivre. Potência e raízes de número complexo. Funções. Derivadas. Integral. Funções de duas variáveis. Noções de álgebra linear

Objetivo: Fornecer ao aluno noções básicas sobre a ciência da matemática.

 

Disciplina: Prática de Ensino II (60h)

Ementa: Elaboração de plano de aula, disciplina e curso. Dinâmica do processo ensino-aprendizagem: aspectos teórico-práticos. Meios instrucionais. Orientação teórico-metodológica. Aulas práticas e teóricas nos níveis de Ensino Médio e Pós-Técnico de Ciências Agrárias. Elaboração do Plano da disciplina.

Objetivo: Desenvolver a prática de Planejamento de ensino, através do exercício da docência na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem.

 

PERÍODO III

 

Disciplina: Física A (60h)

Ementa: Unidade; Grandezas físicas e vetores; Equilíbrio de uma partícula; Segunda lei de Newton; Gravitação; Movimento em um plano; Trabalho e energia; Impulso e movimento linear; Equilíbrio; Torque; Rotação; Dilatação dos corpos; Calor; Primeira lei da termodinâmica; Segunda lei da termodinâmica e Propagação de ondas.

Objetivo: Oportunizar ao aluno o conhecimento de fenômenos físicos, para que possa reproduzir em laboratório e utilizar as leis físicas, em suas atividades profissionais.

 

Disciplina: Entomologia Agrícola (60h)

Ementa: Introdução, classe insecta, as ordens dos insetos, morfologia e fisiologia dos insetos, reprodução e desenvolvimento dos insetos, coleta, montagem e conservação dos insetos. Pragas das principais culturas. Aspectos ecológicos e econômicos do manejo de pragas. Métodos de controle, legislativo, mecânico e cultural. Resistência de plantas e insetos por comportamento físico, químico, integrado e manejo de pragas.

Objetivo: Conhecer todos os aspectos relacionados com os insetos, enquanto entidade taxonômica; Conhecer as principais pragas das culturas, considerando os aspectos ecológicos, econômicos e de manejo. Saber controlar o ataque das pragas, através de métodos: legislativo, mecânico, cultural e os sistemas de controle integrados.

 

Disciplina: Microbiologia Agrícola (60h)

Ementa: Classificação, Reinos, Bactérias, Classificação e importância; Fungos, classificação e importância; Algas, classificação e importância; Nematóides, classificação e importância; Fermentações, importância econômica; Produção de alimentos por microrganismos; Antibióticos, uso, produção e importância econômica.

Objetivo: Descrever os critérios e a classificação dos microrganismos; Descrever os componentes da célula bacteriana e os critérios para classificação; Processos ou atividades humanas em que elas interferem; Descrever os processos microbiológicos de transformação da matéria orgânica, e do ciclo dos nutrientes minerais; Descrever os principais tipos de interações ecológicas entre populações de microrganismos do solo; Citar processos biotecnológicos e de controle biológico que envolva a participação de microrganismos.

 

Disciplina: Ecologia Agrícola (60h)

Ementa: Introdução à ciência ecológica. Princípios e conceitos de ecologia. Características de ecossistemas. Sucessão ecológica e regeneração. Vegetação primária, secundária e plantas cultivadas. Ecofisiologia de plantas cultivadas. Efeitos ecológicos da tecnologia agrícola.

Objetivo: Conhecer os conceitos básicos da ecologia, sua relação com outras ciências e sua relevância para a civilização. Propiciar aos alunos a compreensão dos fatores que afetam a evolução da Biosfera. Possibilitar aos alunos as condições necessárias para a interpretação dos fatores relacionados aos ecossistemas. Estabelecer a relação entre a poluição dos ecossistemas, suas causas e consequências para humanidade.

 

Disciplina: Prática de Ensino III (60h)

Ementa: Moral e Ética. Evolução da Administração Escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. Origens históricas das teorias da Administração. Conceitos atuais de administração geral, e sua aplicabilidade na administração educacional. Princípios e fundamentos da gestão escolar democrática. O papel do gestor escolar na organização do trabalho na Escola. A ação administrativa colegiada e seu compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas.

Objetivo: Compreender os conceitos de gestão escolar, o papel e compromisso político-social e técnico-pedagógico do gestor escolar para a operacionalização de projetos educativos.

 

Disciplina: Zoologia (60h)

Ementa: Diversidade animal. Filogenia. Código de nomenclatura zoológica. Caracteres gerais, morfologia, biologia, ecologia e diversidade dos protozoários; platelmintos; nematelmintos; moluscos; anelídeos; artrópodes e cordados (condríctios, osteíctios, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) com ênfase para os grupos que representam alguma importância na Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Engenharia Florestal.

Objetivo: Ao final da disciplina o aluno deverá reconhecer os principais grupos zoológicos de interesse zootécnico.

 

PERÍODO IV

 

Disciplina: Biosestatística (60h)

Ementa: Método científico e método estatístico. População e amostra. Coleta e organização de dados: dados brutos e agrupados. Distribuição de Frequência: Tabelas e Gráficos. Medidas de Tendência Central. Medidas de Ordem. Box-plot e Outliers. Medidas de Variação.

Objetivo: Mostrar os principais conceitos estatísticos bem como a aplicação dos métodos estatísticos na organização e análise de dados.

 

Disciplina: Defesa Sanitária Vegetal (60h)

Ementa: Pesquisa e desenvolvimento de produtos fitossanitários. Princípios básicos da legislação de agrotóxicos aplicada à defesa sanitária vegetal. Características básicas dos grupos químicos e biológicos de praguicidas (inseticidas, acaricidas, nematicidas). Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários. Calibragem de pulverizadores. Princípios de tecnologia e ecotoxicologia.

Objetivo: Conhecer todos os aspectos relacionados as técnicas de defesa sanitária vegetal.

 

Disciplina: Princípios de Fisiologia Vegetal (60h)

Ementa: Absorção e transporte de água. Transpiração. Nutrição Mineral. Fotossíntese e respiração. Translocação de solutos orgânicos. Crescimento e desenvolvimento. Hormônios e reguladores de crescimento. Fotomorfogênese. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes.

Objetivo: A disciplina tem por objetivo fornecer informações para que os discentes possam compreender os eventos fisiológicos vegetais. Desde a absorção de água até a produção de solutos orgânicos através da fotossíntese. A influência dos hormônios vegetais e sua importância para a adaptação destes seres aos diferentes fatores bióticos e abióticos.

 

Disciplina: Princípios de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (60h)

Ementa: O solo como um sistema aberto, reativo e biodinâmico, absorção e assimilação de nutrientes pelas plantas, técnicas de avaliação da disponibilidade de nutrientes como instrumentos da construção e manutenção da fertilidade do solo.

Objetivo: A disciplina tem como objetivos permitir que o aluno seja capaz de relacionar aspectos ligados ao uso e manejo do solo que afetam a disponibilidade de nutrientes e compreender os mecanismos de absorção e papel dos nutrientes no metabolismo vegetal. Entender os princípios, efetuar os procedimentos e interpretar resultados de métodos de avaliação da disponibilidade de nutrientes no solo e estado nutricional de plantas, visando programas de construção e manutenção da fertilidade do solo, que considerem a viabilidade e sua relação com a qualidade do ambiente.

 

Disciplina: Legislação do Ensino Básico (60h)

Ementa: Retrospectiva histórica da Legislação da Educação Básica no Brasil. A política educacional brasileira: A questão da democratização/universalização da educação social. O ensino público e o ensino privado. As diretrizes da educação básica desenvolvidas no Estado do Amazonas. Organização e funcionamento da Educação Básica na nova Legislação.

Objetivo: Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos no campo da legislação da educação básica brasileira, que constituem patrimônio do povo brasileiro e possibilidade real de materialização do seu direito à educação.

 

Disciplina: Gênese e Morfologia dos Solos (60h)

Ementa: O planeta Terra e sua origem; Minerais e rochas: constituintes da Terra Sólida; Intemperismo e formação do solo; Fatores e processos de formação do solo; Perfil e horizontes genéticos do solo; Composição do solo e Atributos físicos, químicos e morfológicos do solo.

Objetivo: Adquirir noções de geologia relacionadas à pedologia; Conhecer os fatores e processos de formação do solo; Identificar e relacionar os horizontes genéticos do solo; Conhecer e interpretar os principais atributos físicos, químicos, morfológicos e a composição mineralógica dos solos e da matéria orgânica do solo e Adquirir interesse por estudos mais aprofundados em ciência do solo.

 

PERÍODO V

 

Disciplina: Conservação e Manejo do Solo (60h)

Ementa: Erosão; Capacidade de uso da terra; Práticas conservacionistas e Planejamento do uso da terra.

Objetivo: Conceituar erosão do solo, discorrer sobre a importância da erosão e da conservação do solo; Relacionar as principais características e propriedades do solo e a susceptibilidade deste à erosão; Identificar os principais tipos e formas de erosão do solo, fazer previsões de perdas de solo, propor práticas conservacionistas; Elaborar um planejamento conservacionista de uma área; caracterizar uma área degradada e propor medidas de recuperação; discorrer acerca da importância da matéria orgânica para a conservação do solo e sua relação com a produção agrícola.

 

Disciplina: Defesa Sanitária Animal (60h)

Ementa: Estudo das medidas gerais de defesa sanitária animal. Discussões sobre isolamento, desinfecção, vacinas, vacinações e sobre notificação obrigatória. Considerações sobre os trânsitos internacional, interestadual, intraestadual de animais. Avaliação das condutas para sacrifício do animal. Discussão sobre controle e erradicação de doenças.

Objetivo: Familiarizar o (a) discente com os conceitos e medidas de defesa sanitária animal. Estimular o (a) discente ao processo de pensar, devendo assim manipular os dados obtidos na aula de modo ordenado, racional, inteligente, além da busca por outras fontes de conhecimento.

 

Disciplina: Estágio Curricular I (60h)

Ementa: Legislação e regulamentação de Estágios. Estudo teórico e prático acerca de conteúdos estratégicos da Administração. Elementos pré-textuais. Desenvolvimento. Elementos pós-textuais. Composição estrutural do relatório de estágio. Elaboração de relatório.

Objetivo: Contribuir para a formação do futuro profissional permitindo ao estudante: aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, motivando seus estudos e possibilitando maior assimilação das matérias curriculares.

 

Disciplina: Produção Vegetal I (60h)

Ementa: Estudo do cultivo e dos fatores que influem na produção das hortaliças de maior importância econômica no brasil. hortaliças como tomate, batata, alho, cebola, pimentão, repolho, couve-flor, brócolis, couve-comum, cenoura, alface, abóbora, melancia, chuchu, pepino, feijão-de-vagem, beterraba, quiabo, moranguinho e outras são estudadas quanto aos aspectos da sua cultura, em aulas teóricas e práticas. em cada uma das culturas são abordados os seguintes assuntos: origem da planta; valor alimentício; importância econômica; classificação e características botânicas; exigências climáticas e épocas de plantio; cultivares mais importantes; solo e preparo para plantio; adubação; métodos de plantio; produção demudas; tratos culturais, colheita; preparo; classificação; embalagem e comercialização.

Objetivo: A disciplina tem como objetivos permitir que o aluno seja capaz de aprender sobre culturas anuais e olerícolas.

 

Disciplina: Produção Animal I (60h)

Ementa: Pesca: aspectos gerais; Principais atividades pesqueiras; Histórico e panorama geral da Aquicultura no Brasil e no mundo. Principais sistemas e estruturas de cultivo, noções básicas de qualidade de água, fisiologia, nutrição, reprodução, genética, processamento pós-colheita e doenças mais comuns de peixes cultivados. Aspectos sobre a biologia; desenvolvimento e comportamento de peixes; legislação aquícola vigente no Brasil.

Objetivo: A disciplina tem como objetivos permitir que o aluno seja capaz de aprender sobre pesca e aquicultura.

 

Disciplina: Genética Aplicada a Agropecuária (60h)

Ementa: Genética molecular; Genética mendliana; Interação genética; Herança relacionada ao sexo e extracromossômica; Ligação gênica; Recombinação; Mutações gênicas e cromossômicas; Alelos múltiplos; Genes letais; Evolução das populações; Genética quantitativa; Bases genéticas aplicadas a endogamia e exogamia.

Objetivo: Explicar os princípios básicos de herança genética qualitativa e quantitativa; Demonstrar a natureza química e molecular do material genético; Identificar as fontes de variabilidade do material genético; Explicitar o modo de ação dos genes; Reconhecer a importância da genética para o melhoramento animal e vegetal.

 

PERÍODO VI

 

Disciplina: Climatologia e Agrometereologia (60h)

Ementa: Introdução à agrometeorologia. Definições e conceitos. Atmosfera terrestre. Relações Terra-Sol e suas influências sobre os vegetais e animais. Radiação solar e Balanço de energia. Temperatura. Umidade do ar. Chuva. Vento. Geada. Estações Meteorológicas. Elementos do clima de importância agropecuária. Balanço Hídrico e Classificações Climáticas.

Objetivo: Proporcionar ao aluno subsídios para o entendimento das relações entre o comportamento solo-planta-atmosfera.

Disciplina: Produção Vegetal II (60h)

Ementa: Diferentes aspectos e recentes avanços na tecnologia de produção das culturas perenes. Origem e distribuição geográfica. Classificação botânica e descrição da planta. Condições edafoclimáticas. Preparo do solo. Adubação e calagem. Plantio e semeadura (espaçamentos). Práticas culturais. Colheita, secagem e armazenamento das seguintes culturas: murumuru, pimenta-do-reino, café, cupuaçu, guaraná, pupunha, coco, açaí, dendê, buriti, cana-de-açucar e seringueira. Culturas perenes e a agricultura familiar. Diversidade e importância econômica das principais culturas perenes na Amazônia Ocidental; Principais espécies forrageiras–gramíneas e leguminosas; Fisiologia das plantas forrageiras –crescimento vegetativo e reprodutivo; Manejo de pastagens –métodos de pastejo; Pastagens consorciadas.

Objetivo: A disciplina tem como objetivos permitir que o aluno seja capaz de aprender sobre culturas perenes e pastagens.

 

Disciplina: Produção Animal II (60h)

Ementa: Noções básicas dos aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema digestivo dos ruminantes. Microbiologia do rúmen. Digestão, absorção e metabolismo de carboidratos, compostos nitrogenados e lipídeos. Aspectos nutricionais relacionados aos distúrbios metabólicos. Principais manejos alimentar dos animais em lactação, período seco, fase de cria e recria. Calculo básico de rações para bovinos de aptidão leiteira; Princípios gerais de Avicultura, Cunicultura, Equinocultura, Suinocultura. Raças de interesse Zootécnico. Importância econômica. Manejo e alimentação nos diferentes criatórios, profilaxia das doenças infectocontagiosas, controle dos ecto e endo parasitas.

Objetivo: A disciplina tem como objetivos permitir que o aluno seja capaz de aprender sobre ruminantes e monogástricos.

 

Disciplina: Estágio Curricular II (60h)

Ementa: A organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As modalidades organizativas do cotidiano escolar: planejamento e etapas de execução. Conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais: o processo de ensino como intervenção produtiva no processo de aprendizagem. Atividades produtivas: a reflexão sobre as estratégias didáticas como um dos pilares constitutivos da prática pedagógica. Os projetos didáticos.

Objetivo: Acompanhar as atividades desenvolvidas nas diferentes instâncias da instituição de ensino, inserindo-se como observador, co-participante e participante do trabalho realizado.

 

Disciplina: Educação Ambiental (60h)

Ementa: Histórico, conceito, princípios e práticas da Educação Ambiental (E.A.). A questão ambiental e as conferências mundiais de meio ambiente. Modelos de desenvolvimento. Meio Ambiente e representação social. Percepção da realidade ambiental. A relação Educação Ambiental-Qualidade de Vida. Projetos, roteiros, reflexões e práticas de Educação Ambiental. Educação Ambiental no espaço formal e não formal. Práticas interdisciplinares, metodologias e as vertentes da Educação Ambiental.

Objetivo: Desenvolver o senso crítico dos alunos quanto às questões ambientais e capacitar os mesmos na prática da Educação Ambiental, focando principalmente as características regionais do tema em questão.

 

Disciplina: Psicologia da Educação (60h)

Ementa: A natureza da psicologia da educação como ciência aplicada, seu âmbito e sua relação com a educação brasileira. Princípios psicológicos do desenvolvimento humano que fundamentam ou interferem no processo ensino x aprendizagem.

Objetivo: Analisar a relação Psicologia-Educação reconhecendo as contribuições das visões psicanalítica e neopsicanalítica acerca do desenvolvimento da criança e das práticas educativas.

 

PERÍODO VII

 

Disciplina: Silvicultura (60h)

Ementa: Método e coleta de sementes; beneficiamento; armazenamento e regras para ensaios de sementes, germinação, dormência e vigor; produção de mudas, sementeira, repicagem, embalagem, sombreamento, tratos culturais, substrato e época de transplante para o campo; formação e condução de plantios, métodos e técnicas de regeneração; tipos de povoamentos e sistemas agroflorestais.

Objetivo: Dar aos estudantes de Licenciatura em Ciências Agrárias a capacidade de aplicar os conhecimentos básicos pertinentes à Silvicultura como àqueles relacionados à obtenção e manejos das sementes, produção de mudas, plantio, condução de povoamentos florestais, além de conhecer aspectos relacionados a sistemas florestais como um todo. Pois, a silvicultura é básica para o manejo florestal e o trabalho com árvores.

 

Disciplina: Estágio Curricular III (120h)

Ementa: Planejamento, avaliação e Reflexão sobre a prática pedagógica relacionada a conteúdo do ensino médio. Participação na realidade escolar. Regência em sala de aula.

Objetivo: Capacitar o licenciando como profissional do magistério a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas fundamentadas.

 

Disciplina: Manejo e Conservação de Recursos Florestais (60h)

Ementa: Definições e conceitos sobre o manejo e conservação dos recursos naturais. Gestão dos Recursos Naturais brasileiros. Manejo de agroecossistemas. Manejo e conservação do solo. Manejo de sistemas florestais. Manejo de sistemas aquáticos. Manejo dos recursos minerais. Conservação da biodiversidade e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Objetivo: Mostrar aos discentes a necessidade de manter o desenvolvimento com níveis aceitáveis de exploração dos Recursos Naturais e expor a possibilidade de usos dos Recursos Naturais Renováveis em substituição aos Recursos Naturais não Renováveis.

 

Disciplina: Legislação e Gestão Ambiental na Agricultura (60h)

Ementa: Gênese da Política Pública de Meio Ambiente nos âmbitos nacional e internacional; Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA e sua organização nos Estados e Municípios; Legislação e principais instrumentos de gestão ambiental; Agendas; Conceituação de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e Estudos Ambientais – EIA/RIMA, RCA, PCA; Licenciamento e fiscalização ambiental; Padrões de qualidade e de emissões; Planejamento e indicadores ambientais; Instrumentos econômicos e ICMS ecológico; Série ISO 14000; Sistema de Gestão Ambiental.

Objetivo: A disciplina se propõe dar subsídios para a inserção da gestão ambiental ao longo da cadeia produtiva, desenvolvendo senso crítico e conhecimentos técnicos para a avaliação, desenvolvimento e execução de projetos de gestão ambiental.

 

Disciplina: Associativismo e Gestão de Projetos (60h)

Ementa: Associativismo: aspectos gerais; Contexto da gerência de projetos nas organizações; Coordenação das atividades do projeto e Gerência do escopo do Projeto; Processos de gestão do tempo no contexto do projeto; Mapeamento dos custos do projeto e Gerência da qualidade do projeto; Dimensionado os Recursos Humanos do projeto; Gerência dos riscos do projeto e Gerência das aquisições do projeto.

Objetivo: Desenvolver o senso crítico dos alunos quanto às questões relacionadas a associativismo e gestão de projetos.

 

Disciplina: Geotecnologias (60h)

Ementa: Geotecnologias, Geoprocessamento e Georreferenciamento. Sistemas de Posicionamento (GPS, e SBG). Sistema de Coordenadas Geográficas, Sistemas Geodésicos e Sistemas de Projeção. Sensoriamento Remoto. Satélites e Sensores. Processamento Digital de Imagens: Registro e correção, Segmentação e Classificação, Filtragem, Realce de contraste, Restauração, Transformações IHS. Sistemas de Informações Geográficas (SIG): Dados espaciais, Imagens Vetoriais e Matriciais, Modelagem de Dados, Análise Espacial, Mapeamento. Bancos de Dados Geográficos.

Objetivo: Desenvolver no aluno expertises para a análise de banco de dados geográficos, modelagem de dados, análise espacial e mapeamento.

 

PERÍODO VIII

         

Disciplina: Estágio Curricular IV (180h)

Ementa: Levantamento e análise das características da Entidade-Campo. Plano de trabalho: planejamento, organização, execução e avaliação. Relatório. Intervenção Supervisionada e/ou Orientada.           

Objetivo: Oportunizar o levantamento e a análise das características do contexto escolar no Ensino Médio e realizar o planejamento, organização e avaliação, elaborando um relatório do processo interventivo.

 

Disciplina: Tecnologia de Produtos Agrícolas (60h)

Ementa: Introdução à tecnologia de alimentos. Características tecnológicas das matérias-primas agropecuárias. Preservação de alimentos. Tecnologia de frutas, carnes e peixes e outros produtos agrícolas.

Objetivo: Reconhecer a importância da tecnologia de alimentos e identificação das principais causas e características das alterações dos alimentos; conhecer as principais substâncias refrigerantes, máquinas produtoras de frio, refrigeração e congelamento de alimentos; conhecer os equipamentos e métodos usados na apertização e secagem de alimentos; conhecer os mecanismos de ação e o uso das radiações na conservação de alimentos.

 

Disciplina: Economia e Desenvolvimento Agrícola (60h)

Ementa: Conceitos fundamentais. Contribuição da agricultura no processo de desenvolvimento. Funções de produção. Centros de produção. Eficiência econômica. Breve introdução ao estudo de mercados.

Objetivo: Promover o estudo dos princípios econômicos com ênfase em suas aplicações na agricultura e em suas relações com outros setores da economia.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (60h)

Ementa: Histórias de surdos; noções de língua portuguesa e linguística; parâmetros em libras; noções linguísticas de libras; sistema de transcrição; tipos de frases em libras; incorporação de negação; conteúdos básicos de libras; expressão corporal e facial; alfabeto manual; gramática de libras; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; localização de nomes; percepção visual; profissões; funções e cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicação; família; árvore genealógica; vestuário; alimentação; objetos; valores monetários; compras; vendas; medidas, meios de transporte, estados do Brasil e suas culturas; diálogos.

Objetivo: Instrumentalizar o aluno para a comunicação e a inclusão social através do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais.

 

Disciplina: Manejo da Água no Meio Rural  (60h)

Ementa: Caracterização do solo, atributos físicos e dinâmica da água no solo. Solos x erosão, conservação da água e do solo, mecanismos, formas de erosão e tipos de erosão. Fatores que influenciam a erosão: erosividade, erodibilidade, topografia, cobertura vegetal e uso do solo. Práticas conservacionistas de controle de erosão. Terraceamento e locação de terraços. Dimensionamento de canais escoadouros, terraços e bacias de contenção. Modelos de perdas de solo e prevenção de perdas de solo em estradas rurais. Levantamento e planejamento conservacionista. Uso do solo, aptidão agrícola e classes de capacidade de uso da terra. Sistemas de produção agrosilvipastoris e sustentabilidade ambiental.

Objetivo: A disciplina tem como objetivos permitir que o aluno seja capaz de aprender sobre manejo de água.

 

Anexo IV

Normatização de Estágio Curricular Supervisionado

 

A construção dos Estágio supervisionado nesse PPC apresenta algumas características importantes, entre elas:

 

1 - O estágio curricular supervisionado está institucionalizado e contempla carga horária adequada, orientação cuja relação orientador/aluno seja compatível com as atividades, coordenação e supervisão, existência de convênios, estratégias para gestão da integração entre ensino e mundo do trabalho, considerando as competências previstas no perfil do egresso, e interlocução institucionalizada da IES com o(s) ambiente(s) de estágio, gerando insumos para atualização das
práticas do estágio;

 

2 - O estágio curricular supervisionado está institucionalizado e promove a vivência da realidade escolar de forma integral, a participação em conselhos de classe/reuniões de professores, a relação com a rede de escolas da educação Básica, mantendo-se registro acadêmico, havendo acompanhamento pelo docente da IES (orientador) nas atividades no campo da prática, ao longo do ano letivo, e práticas inovadoras para a gestão da relação entre a IES e a rede de escolas da educação Básica;

 

3 - O estágio curricular supervisionado promove a relação teoria e prática e contempla a articulação entre o currículo do curso e aspectos práticos da educação Básica, o embasamento teórico das atividades planejadas no campo da prática, a participação do licenciando em atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação realizadas pelos docentes da educação Básica, a reflexão teórica acerca de situações vivenciadas pelos licenciandos, a criação e divulgação de produtos que articulam e sistematizam a relação teoria e prática,
com atividades comprovadamente exitosas ou inovadoras.

No curso de Licenciatura em Ciências Agrárias foram definidas as seguintes disciplinas:

  1. Prática de Ensino ;

  2. Estágio Curricular Supervisionado;

A Prática de Ensino: visa garantir a inserção do licenciando em atividades teórico-práticas vivenciadas no primeiro e segundo ano do curso.

Esta será desenvolvida  no 10 módulo do Curso, perfazendo um total de 60 horas. A Práticas de Ensino será realizada envolvendo os subtópicos abaixo:

  1. Estágio Curricular Supervisionado: O estágio curricular supervisionado é um conteúdo curricular obrigatório.

O estágio é considerado, neste curso, um momento de vivências experienciais da prática orientada e supervisionada, para permitir a dinâmica de reflexão-ação na perspectiva do redimensionamento da autonomia profissional. Será desenvolvido em locais onde essa prática ocorre e com acompanhamento docente contínuo. Para tanto, faz-se necessário instituir-se pólos de atuação concernentes aos campos da educação escolar e não escolar o que pressupõe a permanente inserção do professor naquelas realidades.

É um conjunto de atividades de formação, programadas e diretamente supervisionados por membros do corpo docente da instituição formadora e procuram assegurar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas.

O estágio supervisionado visa assegurar o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, sendo recomendável que suas atividades se distribuam ao longo do curso.

O estágio supervisionado está planejado para ser desenvolvido desde o 6º até 8º módulo, quando da integralização de todos os créditos, pré-requisito da graduação. A operacionalização desta prática pedagógica far-se-á pelo acompanhamento de um relatório trimestral circunstanciado, que será elaborado em conjunto com os professores de Prática do Ensino Agrícola, o qual o professor-aluno que já está em atividade profissional, estabelecerá demonstrativos ilustrados e registrados (em papel e filmograficamente) de sua prática anterior ao curso e durante o curso.

Acreditamos que esta modalidade de estágio constituirá um diferencial em acordo com a modalidade que se está propondo. Será um estágio em várias etapas e modalidades compreendendo demonstração teórico-prática e diversidade de atendimento em turmas intercambiadas entre os professores-alunos e professores da rede publica que não fazem o curso, através de credenciamentos de professores e escolas da rede oficial de ensino com supervisão dos professores orientadores da atividade de Estágio Supervisionado no local do oferecimento do curso.

O Estágio Supervisionado será desenvolvido em 240 horas desdobrado cada etapa, como se segue:

Estágio I (60h): Proporcionar ao aluno estagiário a vivência da teoria adquirida, através do exercício de atividades profissionais diretamente ligadas à profissão do Licenciado em Ciências Agrárias em escolas de Ensino Fundamental e desta forma desenvolver uma consciência profissional;

Estágio II (60h): Proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver atividades didático-pedagógicas na área de formação do seu curso de graduação, em Escolas da rede Pública ou privada nos níveis de Ensino Fundamental e Médio;

Estágio III (120h): Proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver atividades didático-pedagógicas na área de formação do seu curso de graduação, em Escolas da rede Pública ou privada no nível de Ensino Pós-Técnico de Ciências Agrárias.

E estágio IV (180h): Proporcionar ao aluno a oportunidade de finalizar suas atividades didático-pedagógicas na área de formação do seu curso de graduação. Aqui o aluno terá também a oportunidade de finalizar seu relatório final de atividades.

 

ESTRUTURA DO ESTÁGIO CURRICULAR

 

O Estágio Curricular constitui-se de um conjunto de atividades e disciplinas cujos conteúdos que têm natureza prática e poderá ser cumprido pelos alunos fora das salas de aula, concomitantemente com os conteúdos teóricos, cujo objetivo é oferecer-lhes conhecimentos sócio-profissionais e de cultura em situações reais de vida e trabalho e no campo social da Licenciatura em Ciências Agrárias. Pedagogicamente, a intenção é proporcionar aos alunos, além da complementação do processo de ensino-aprendizagem, ocorrido nas salas de aula, a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência das realidades cotidianas das unidades, sistemas e serviços de informação vinculados às instituições dos setores público, privado e do terceiro setor. Sua operacionalização dar-se-á segundo as normas do regimento apresentado integralmente a seguir:

                                       

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS MODALIDADE EaD

 

DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 1º - No Brasil, os Estágios Supervisionados de discentes dos ensinos superior e profissionalizante de nível médio e supletivo estão regulamentados pela Lei n° 6.494, de 07/12/1977, e pelo Decreto nº 87.497, de 18/08/1982, que dispõem sobre essas práticas dentro das organizações de direito público e privado e dão outras providências.

 

Parágrafo Único - Essa legislação define Estágio Supervisionado como toda atividade de aprendizagem social, profissional e de cultura, proporcionada ao discente pela participação em situações reais de vida e trabalho, realizada na comunidade em geral ou junto às pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

 

Art. 2º - Na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, as atividades de Estágio Supervisionado estão regulamentadas pela Resolução nº 004, de 29/02/2000, do Conselho de Ensino e Pesquisa - CONSEP, que as caracteriza como:

I- aplicação prática da teoria contribuindo para a formação do discente através de experiências técnico-científicas e de relacionamento humano;

II- atividade de campo onde ocorrerá uma relação de ensino-aprendizagem em que estarão interagindo um docente, um profissional da área e discentes;

III- inserção do discente, gradativamente, ao processo profissionalizante para minimizar o impacto entre as duas atividades;

IV- estímulo do desenvolvimento de atividades e posturas profissionais, com o objetivo de desenvolver o senso crítico e atitudes éticas;

V- instrumento de auxílio à avaliação dos cursos e à reformulação de currículos;

VI- oportunidade de integrar plenamente a pesquisa, extensão e ensino em benefício da sociedade, de acordo com a realidade local e nacional.

 

DA NATUREZA E ESTRUTURA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 3º - O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias na modalidade EaD, constitui-se de um grupo de disciplinas obrigatórias, cujos conteúdos programáticos compreendem ações de natureza prática, que serão realizadas fora das salas de aula, mas em tempo paralelo às apresentações e discussões dos conteúdos teóricos, com o fim de oferecer aos discentes conhecimentos sócio-profissionais e de cultura em situações reais de vida e trabalho, dentro e fora do campo social das agrárias.

 

Parágrafo 1º - Esse grupo de disciplinas está estruturado de modo a cumprir uma carga horária de 240 horas, as quais serão distribuídas entre as disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III.

 

§2º - As atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado, em todas as suas etapas, devem ser compatíveis com os conteúdos das disciplinas que os discentes estiverem cursando nos respectivos períodos da estrutura curricular correspondente à sua habilitação.

 

Art. 4º - Para a implantação do seu sistema operacional, as autoridades administrativa e acadêmica do curso obedecerão a seguinte estruturação:

I- do 6º ao 8º período serão oferecidas as disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III, cujos campos de estágio serão as escolas municipais, estaduais e particulares. Nessas fases, espera-se que as atividades desenvolvidas possibilitem aos discentes a complementação do processo de ensino-aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência de suas realidades cotidianas;

 

Parágrafo Único - Independentemente do aspecto profissionalizante dos estágios, suas atividades também poderão assumir a forma de extensão, mediante a participação do discente em projetos específicos, ouvido o Colegiado do Departamento e observadas as condições estabelecidas pela Resolução nº 025/2000 – CONSEP/UFAM.

 

Art. 5º - O Programa de Estágio do curso compreende as seguintes modalidades:

I- Estágio Supervisionado, caracterizado como disciplina obrigatória e, por isso, submetido a todas as normas do regime acadêmico-administrativo que regulamentam as atividades didático-pedagógicas da UFAM;

II– Estágio não-Supervisionado, caracterizado como atividade voluntária, sujeita ou não ao pagamento de bolsa ou ajuda financeira, mas necessariamente submetida ao controle administrativo da Coordenação de Estágios do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM.

 

DO OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 6º - O Estágio Supervisionado do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias tem por objetivo criar oportunidades para a complementação do processo de ensino-aprendizagem ocorrido nas salas de aula e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência das realidades cotidianas das unidades, sistemas e serviços de informação vinculados às organizações dos setores público e privado.

 

Parágrafo Único - O seu programa de ações também se volta para a obtenção de informações adicionais necessárias à elaboração dos projetos de pesquisas, além de favorecer ao processo de avaliação do próprio Curso, sobretudo no aspecto didático-pedagógico.

 

DAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO-CAMPO DE ESTÁGIO

 

Art. 7º - Considera-se como unidades-campo de estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias toda unidade, sistema ou serviço de informação mantido pelas organizações dos setores público e, desde que suas estruturas física e de serviços apresentem-se em condições de oferecer o aprendizado projetado para cada fase do estágio e seus responsáveis técnicos comprovem estar legalmente habilitados para o exercício da profissão de professor em ciências agrárias.

 

§1º - Para atendimento destas exigências, a Coordenação do Estágio Supervisionado do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias deverá organizar e manter atualizado um cadastro das suas unidades/campo de estágio.

 

§2º - As atividades do Estágio Supervisionado do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias somente serão realizadas em unidades, sistemas e serviços de informação cadastradas na Coordenação do Estágio, observadas as suas condições de infra-estruturas e outras estabelecidas pela Resolução 004/2000 – CONSEP/UFAM.

 

§3º - Em caráter excepcional, o Estágio Supervisionado do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias poderá ser realizado em unidades, sistemas ou serviços de informação que não cumpram todas as exigências citadas no parágrafo anterior, desde que a motivação não esteja relacionada a uma ilegalidade ética, a natureza das suas atividades justifique essa opção e o Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias aprove tal decisão por unanimidade.

 

DAS ESTRUTURAS OPERACIONAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 8º - Para coordenar, orientar e supervisionar as atividades dos programas de Estágio Supervisionado e não- Supervisionado, o do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias contará com a seguinte estrutura:

I- uma Coordenação de Estágio, exercida por um docente do seu quadro permanente da carreira do magistério, designado pela Coordenação Acadêmica do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e aprovado pelo Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias;

II– uma Orientação Acadêmica, exercida por docentes do seu quadro permanente da carreira do magistério, designados pela Coordenação Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e aprovados pelo Colegiado;

III- uma Supervisão Técnica, exercida por profissionais da área de Agrárias, responsáveis pela gestão das unidades de informação-campo de estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, em gozo de seus direitos, ou por outros por eles indicados, desde que estes também estejam em pleno gozo de seus direitos.

 

Art. 9º - Ao Coordenador de Estágios do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias compete:

I- coordenar e superintender as atividades dos Programas de Estágio Supervisionado e não- Supervisionado do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias;

II- selecionar e credenciar as unidades-campo de estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias;

III- elaborar e manter atualizados os cadastros das unidades-campo de estágio e de discentes do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias;

IV- selecionar os discentes do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias para encaminhá-los às unidades-campo de estágio, tomando como parâmetro os seus perfis e áreas de interesses;

V- elaborar e divulgar para discentes e docentes a Política de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias;

VI- elaborar o Manual de Estágio e os formulários para planejamento, acompanhamento e avaliação do Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias;

VII- definir, com a Coordenação Acadêmica do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias o número de discentes por Professor Orientador, conforme as características das unidades-campo de estágio e do seu quadro de docentes;

VIII- encaminhar à Coordenação Geral de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, os nomes dos Orientadores Acadêmicos e dos Supervisores Técnicos, com a indicação das respectivas unidades-campo de estágio.

 

Art. 10 – Ao Orientador Acadêmico compete:

I- distribuir e encaminhar os discentes aos locais de estágio;

II- acompanhar e avaliar as atividades de estágio, juntamente com o Supervisor Técnico e o discente-estagiário;

III- elaborar, em colaboração com a Coordenação de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias o plano de estágio;

IV- esclarecer ao discente-estagiário e ao Supervisor Técnico sobre o sistema de avaliação do estágio;

V- manter contatos permanentes com o Supervisor Técnico;

VI- providenciar reforço teórico para os discentes-estagiários, quando necessários;
VII - desenvolver outras atividades inerentes a sua função.

                

Art. 11 – Ao Supervisor Técnico compete:

I- participar do planejamento e da avaliação das atividades desenvolvidas pelo discente-estagiário;

II- informar ao estagiário as normas da empresa, instituição governamental ou não;

III - acompanhar e orientar o estagiário durante a realização de suas atividades;

IV- informar ao Orientador Acadêmico sobre a necessidade de reforço teórico, para elevar a qualidade do desempenho do estagiário;

V- preencher e encaminhar ao Orientador Acadêmico as Fichas de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho dos discentes-estagiários sob sua supervisão.

 

Art. 12 – No final de cada período acadêmico, a partir do 4º, a Coordenação Acadêmica do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, em articulação com a Coordenação de Estágio, definirá a lista dos Orientadores Acadêmicos indicados para orientação de estágios e monografias, divididos pelos setores do mercado (público, privado e do terceiro setor).

 

§1º - Os Orientadores Acadêmicos acompanharão os seus discentes até a defesa da monografia de conclusão do Curso.

 

§2º - Excepcionalmente, o discente poderá mudar de Orientador Acadêmico por uma única vez. Para tanto, deverá apresentar requerimento específico à Coordenação de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias onde apontará as justificativas que embasam o pedido, cabendo a esta decidir a questão.

 

DA ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

 

Art. 13 – Ao Discente-Estagiário compete:

I- seguir as normas deste Regimento e aquelas estabelecidas pelas unidades- campo de estágio a que estiver vinculado;

II- definir com a Coordenação de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias a sua unidade-campo de estágio;

III- se possível, participar de todas as atividades previstas no Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e de outras propostas pelo seu Orientador Acadêmico;

IV- comparecer à sua unidade-campo de estágio assídua e pontualmente, nos dias e horas estipulados;

V- realizar, com presteza e correção, as tarefas que lhe forem determinadas, desde que sejam compatíveis com o plano de estágio aprovado pelo seu Orientador Acadêmico;

VI- zelar pela conservação do material da unidade-campo de estágio e prestar contas do que lhe foi entregue para a execução das atividades;

VII- durante o estágio, observar os princípios da urbanidade, relações humanas e ética profissional;

VIII- elaborar, preencher e entregar todos os relatórios e formulários relacionados com o processo de avaliação de desempenho nas atividades do Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, segundo as normas estabelecidas pela Coordenação de Estágio e determinações do seu Orientador Acadêmico;

IX- participar de todas as atividades de avaliação previstas no Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias solicitando, se necessário, esclarecimentos sobre o seu desempenho;

X- solicitar orientações ao Supervisor Técnico e Orientador Acadêmico com o fim de superar as dificuldades encontradas no desempenho de suas atividades;

XI- sugerir alterações nas estruturas do Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias com o objetivo de torná-lo mais produtivo;

XII- solicitar mudança de unidade-campo de estágio, quando as normas estabelecidas e o planejamento do estágio não estiverem sendo seguidos;

XIII- preencher e entregar ao seu Orientador Acadêmico a Ficha de Registro de Atividades relativa ao seu desempenho;

XIVI - escolher uma das unidades-campo de estágio em que tenha estagiado nas três primeiras etapas, para aprofundamento de estudo e elaboração dos seus projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do curso;

XV- coletar, diariamente, dados visando a elaboração dos seus projetos de pesquisa e monografia de conclusão do curso;

XVI- entregar, devidamente preenchidos e assinados, os Termos de Compromisso e de Convênio ao Orientador Acadêmico.

XVII - Realizar o estágio em situação remota, quando for o caso, por exemplo, em momento de pandemia ou afins.

 

DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 14 – O Sistema de Avaliação do Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias consistirá das seguintes medidas de aferição:

I- nível de desempenho do discente-estagiário nas unidades-campo de estágio, encargos de responsabilidade do Orientador Acadêmico, Supervisor Técnico e do aluno (auto-avaliação), tendo como instrumento, respectivamente, os formulários: Ficha de Controle de Atividades; Ficha de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho e Ficha de Registro de Atividades;

II- controle de frequência do discente-estagiário nas unidades-campo de estágio, encargo de responsabilidade do Supervisor Técnico, tendo como instrumento formal a Ficha de Controle de Frequência;

III- elaboração de projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do Curso, encargos de responsabilidade do Orientador Acadêmico e do aluno, tendo como instrumento os modelos de estrutura indicados no artigo 19 deste Regimento e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR–14.724;

IV- participação em projetos de extensão, dentro e fora das áreas que constituem o campo da Agrária, encargo de responsabilidade do Orientador Acadêmico e do aluno-estagiário, tendo como instrumento de avaliação a apresentação de relatório técnico específico, conforme modelo recomendado pela ABNT NBR– 10.719.

Parágrafo Único – Ao preencher a Ficha de Registro de Atividades, citada no inciso I deste artigo, o deverá analisar as atividades desenvolvidas e a sua atuação na unidade/campo de estágio e a relação destas com as teorias estudadas nas aulas e relevância das mesmas para o seu aprendizado e formação profissional.

Art. 15 - Para obter a aprovação no Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias o discente deverá atender as seguintes exigências:

  1. - ter frequência mínima de 75% nas atividades das quais participe;

  2. - alcançar a nota 5 como média aritmética, computadas as notas atribuídas em todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado.

Art. 16 - O desempenho do discente será traduzido através de conceitos, atribuídos pelo seu Orientador Acadêmico e Supervisor Técnico, considerando a tabela de equivalência seguinte:

I - Excelente: 9,0 a 10,0;

II - Bom: 7,0 a 8,9;

  1. - Regular: 5,0 a 6,9;

  2. - Insuficiente: 0,0 a 4,9.

Art. 17 - A avaliação dos projetos de pesquisa e relatórios técnicos relacionados com o Programa de Estágio do do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias será processada tomando como parâmetro as orientações seguintes:

  1. - apresentação formal do documento e seu texto, baseado nas normas da ABNT NBR- 14.724, valendo 3,0 (três) pontos;

  2. - correção e clareza do texto apresentado, considerando as normas da ortografia oficial vigente e de redação técnica-científica, esta recomendada pela norma da ABNT NBR10.719, valendo 3,0 (três) pontos;

  3. - pertinência, atualização e adequação da literatura consultada e coerência das observações, conclusões e recomendações produzidas pelo aluno, considerando a natureza do tema e a gravidade dos problemas objeto dos projetos, valendo 4,0 (quatro) pontos.

Parágrafo 1º - Ao discente que não concluir o estágio, ou que obtiver conceito INSUFICIENTE, não lhe será atribuído os créditos correspondentes à disciplina.

 

§2º - Ao discente que não cumprir um mínimo de 2/3 (dois terços) do Programa de Estágio será atribuído o conceito INSUFICIENTE.

 

§3º - Ao discente reprovado nos projetos de pesquisa e de monografia de conclusão de Curso será dado um prazo de 1 (uma) semana para refazê-los e apresentá-los ao seu Orientador Acadêmico.

 

§4º Ao discente reprovado em qualquer das três primeiras fases do Programa de Estágio será permitido refazê-las no período seguinte ao da reprovação, mesmo que isso venha ocasionar uma sobrecarga de atividade.

 

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

  1. O apoio ao discente contempla ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental, monitoria, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, apoio psicopedagógico, participação em centros acadêmicos ou intercâmbios nacionais e internacionais e promove outras ações comprovadamente exitosas ou inovadoras;

  2. A gestão do curso é realizada considerando a autoavaliação institucional e o resultado das avaliações externas como insumo para aprimoramento contínuo do planejamento do curso, com evidência da apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica e existência de processo de autoavaliação periódica do curso.

  3. As atividades de tutoria atendem às demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular, compreendendo a mediação pedagógica junto aos discentes, inclusive em momentos presenciais, o domínio do conteúdo, de recursos e dos materiais didáticos e o acompanhamento dos discentes no processo formativo, e são avaliadas periodicamente por estudantes e equipe pedagógica do curso, embasando ações corretivas e de aperfeiçoamento para o planejamento de atividades futuras.

  4. Os conhecimentos, habilidades e atitudes da equipe de tutoria são adequados para a realização de suas atividades, e suas ações estão alinhadas ao PPC, às demandas comunicacionais e às tecnologias adotadas no curso, são realizadas avaliações periódicas para identificar necessidade de capacitação dos tutores e há apoio institucional para adoção de práticas criativas e inovadoras para a permanência e êxito dos discentes.

  5. As tecnologias de informação e comunicação adotadas no processo de ensino aprendizagem permitem a execução do projeto pedagógico do curso, garantem a acessibilidade digital e comunicacional, promovem a interatividade entre docentes, discentes e tutores, asseguram o acesso a materiais ou recursos didáticos a qualquer hora e lugar e possibilitam experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.

  6. O Ambiente Virtual de Aprendizagem, constante no PPC, apresenta materiais, recursos e tecnologias apropriadas, que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, discentes e docentes, a reflexão sobre o conteúdo das disciplinas e a acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional, e passa por avaliações periódicas devidamente documentadas, que resultam em ações de melhoria contínua.

  7. O material didático descrito no PPC, disponibilizado aos discentes, elaborado ou validado pela equipe multidisciplinar ou equivalente, permite desenvolver a formação definida no projeto pedagógico, considerando sua abrangência, aprofundamento e coerência teórica, sua acessibilidade metodológica e instrumental e a adequação da bibliografia às exigências da formação, e apresenta linguagem inclusiva e acessível, com recursos comprovadamente inovadores.

  8. Os procedimentos de acompanhamento e de avaliação, utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, atendem à concepção do curso definida no PPC, permitindo o desenvolvimento e a autonomia do discente de forma contínua e efetiva, e resultam em informações sistematizadas e disponibilizadas aos estudantes, com mecanismos que garantam sua natureza formativa, sendo adotadas ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas.

  9. O número de vagas para o curso está fundamentado em estudos periódicos, quantitativos e qualitativos, e em pesquisas com a comunidade acadêmica, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente  e às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa.

  10. Os convênios e ações promovem integração com a rede pública de ensino e permitem o desenvolvimento, a testagem, a execução e a avaliação de estratégias didático-pedagógicas, inclusive com o uso de tecnologias educacionais, sendo as experiências documentadas, abrangentes e consolidadas, com resultados relevantes para os discentes e para as escolas de educação básica, havendo ações comprovadamente exitosas ou inovadoras.

  11. As atividades práticas de ensino estão em conformidade com as Diretrizes Curriculares da educação Básica, da Formação de Professores e da área de conhecimento da licenciatura, em articulação com o PPC, estão presentes  relacionam teoria e prática de forma reflexiva durante todo o curso.

  12. O NDE possui, no mínimo, 5 docentes do curso; seus membros atuam em regime de tempo integral ou parcial (mínimo de 20% em tempo integral); pelo menos 60% de seus membros possuem titulação stricto sensu; tem o coordenador de curso como integrante; atua no acompanhamento, na consolidação e na atualização do PPC, realizando estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante e analisando a adequação do perfil do egresso, considerando as DCN e as novas demandas do mundo do trabalho; e mantém parte de seus membros desde o último ato regulatório.

  13. A equipe multidisciplinar, estabelecida em consonância com o PPC, é constituída por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, é responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e os recursos educacionais para a educação a distância e possui plano de ação documentado e implementado e processos de trabalho formalizados.

  14. A atuação do coordenador está de acordo com o PPC, atende à demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes e discentes, com tutores e equipe multidisciplinar (quando for o caso) e a representatividade nos colegiados superiores, é pautada em um plano de ação documentado e compartilhado, dispõe de indicadores de desempenho da coordenação disponíveis e públicos e administra a potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua.

  15. O regime de trabalho do coordenador é de tempo integral e permite o atendimento da demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes, discentes, tutores e equipe multidisciplinar  e a representatividade nos colegiados superiores, por meio de um plano de ação documentado e compartilhado, com indicadores disponíveis e públicos com relação ao desempenho da coordenação, e proporciona a administração da potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua.

  16. O corpo docente analisa os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente, fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta, proporciona o acesso a conteúdos de pesquisa de ponta, relacionando-os aos objetivos das disciplinas e ao perfil do egresso, e incentiva a produção do conhecimento, por meio de grupos de estudo ou de pesquisa e da publicação.

  17. O regime de trabalho do corpo docente permite o atendimento integral da demanda existente, considerando a dedicação à docência, o atendimento aos discentes, a participação no colegiado, o planejamento didático e a preparação e correção das avaliações de aprendizagem, havendo documentação sobre as atividades dos professores em registros individuais de atividade docente, utilizados no planejamento e gestão para melhoria contínua.

  18. O corpo docente possui experiência profissional no mundo do trabalho, que permite apresentar exemplos contextualizados com relação a problemas práticos, de aplicação da teoria ministrada em diferentes unidades curriculares em relação ao fazer profissional, atualizar-se com relação à interação conteúdo e prática, promover compreensão da aplicação da interdisciplinaridade no contexto laboral e analisar as competências previstas no PPC considerando o conteúdo abordado e a profissão.

  19. O corpo docente possui experiência na docência da educação básica para promover ações que permitem identificar as dificuldades dos alunos, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares, elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período, exerce liderança e é reconhecido pela sua produção.

  20. O corpo docente possui experiência na docência superior para promover ações que permitem identificar as dificuldades dos discentes, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares, e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de discentes com dificuldades e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período, exerce liderança e é reconhecido pela sua produção.

  21. A experiência do corpo docente no exercício da docência na educação a distância permite identificar as dificuldades dos discentes, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares, e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de discentes com dificuldades e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período, exerce liderança e é reconhecido pela sua produção.

  22. A experiência do corpo tutorial permite fornecer suporte às atividades dos docentes, realizar mediação pedagógica junto aos discentes, demonstrar inequívoca qualidade no relacionamento com os estudantes, incrementando processos de ensino aprendizagem, e orientar os alunos, sugerindo atividades e leituras complementares que auxiliam sua formação.

  23. O colegiado atua, está institucionalizado, possui representatividade dos segmentos, reúne-se com periodicidade determinada, sendo suas reuniões e as decisões associadas devidamente registradas, havendo um fluxo determinado para o encaminhamento das decisões, dispõe de sistema de suporte ao registro, acompanhamento e execução de seus processos e decisões e realiza avaliação periódica sobre seu desempenho, para implementação ou ajuste de práticas de gestão.

  24. Todos os tutores são graduados na área da disciplina pelas quais são responsáveis e a maioria possui titulação obtida em pós-graduação em stricto sensu.

  25. O corpo de tutores possui experiência em educação a distância que permite identificar as dificuldades dos discentes, expor o conteúdo em linguagem
    aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas, em colaboração com os docentes, para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades, e adota práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras no contexto da modalidade a distância.

  26. Há interação, explicitada no PPC, que garante a mediação e a articulação entre tutores, docentes e coordenador do curso (e, quando for o caso, coordenador do polo), há planejamento devidamente documentado de interação para encaminhamento de questões do curso, e são realizadas avaliações periódicas para a identificação de problemas ou incremento na interação entre os interlocutores.

  27. Pelo menos 50% dos docentes possuem, no mínimo, 9 produções nos últimos 3 anos.

  28. Os espaços de trabalho para docentes em Tempo Integral viabilizam ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico, atendem às necessidades institucionais, possuem recursos de tecnologias da informação e comunicação apropriados, garantem privacidade para uso dos recursos, para o atendimento a discentes e orientandos, e para a guarda de material e equipamentos pessoais, com segurança.

  29. O espaço de trabalho para o coordenador viabiliza as ações acadêmico administrativas, possui equipamentos adequados, atende às necessidades institucionais, permite o atendimento de indivíduos ou grupos com privacidade e dispõe de infraestrutura tecnológica diferenciada, que possibilita formas distintas de trabalho.

  30. A sala coletiva de professores viabiliza o trabalho docente, possui recursos de tecnologias da informação e comunicação apropriados para o quantitativo de docentes, permite o descanso e atividades de lazer e integração e dispõe de apoio técnico-administrativo próprio e espaço para a guarda de equipamentos e materiais.

  31. As salas de aula atendem às necessidades institucionais e do curso, apresentando manutenção periódica, conforto, disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, flexibilidade relacionada às configurações espaciais, oportunizando distintas situações de ensino-aprendizagem, e possuem outros recursos cuja utilização é comprovadamente exitosa.

  32. O laboratório de informática, ou outro meio de acesso a equipamentos de informática pelos discentes, atende às necessidades institucionais e do curso em relação à disponibilidade de equipamentos, ao conforto, à estabilidade e velocidade de acesso à internet, à rede sem fio e à adequação do espaço físico, possui hardware software atualizados e passa por avaliação periódica de sua adequação, qualidade e pertinência.

  33. O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES.

  34. O acervo da bibliografia básica é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC. Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo. nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.

  35. O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas UC. O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.

  36. O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES.

  37. O acervo da bibliografia complementar é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC. Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia complementar da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
    nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.

  38. O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que complementam o conteúdo administrado nas UC. O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.

  39. Os laboratórios didáticos atendem às necessidades do curso, de acordo com o PPC e com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança, apresentam conforto, manutenção periódica, serviços de apoio técnico e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, e possuem quantidade de insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas, havendo, ainda, avaliação periódica quanto às demandas, aos serviços prestados e à qualidade dos laboratórios, sendo os resultados utilizados pela gestão acadêmica para planejar o incremento da qualidade do atendimento, da demanda existente e futura e das aulas ministradas.

  40. Os laboratórios didáticos atendem às necessidades do curso, de acordo com o PPC e com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança, apresentam conforto, manutenção periódica, serviços de apoio técnico e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas, e possuem quantidade d insumos, materiais e equipamentos condizentes com os espaços físicos e o número de vagas, havendo, ainda, avaliação periódica quanto às demandas,

  41. aos serviços prestados e à qualidade dos laboratórios, sendo os resultados utilizados pela gestão acadêmica para planejar o incremento da qualidade do atendimento, da demanda existente e futura e das aulas ministradas.

  42. Há laboratórios específicos e multidisciplinares, em conformidade com as DCN, que permitem a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das ciências da vida, atendem ao PPC, possuem recursos e insumos necessários para atender à demanda discente e apresentam recursos tecnológicos comprovadamente inovadores.

  43. O processo de controle de produção ou distribuição de material didático está formalizado, atende à demanda e possui plano de contingência para a garantia de continuidade de funcionamento e dispõe de um sistema informatizado de acompanhamento para gerenciamento dos processos, com uso de indicadores bem definidos.

  44. O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) está homologado pela CONEP, pertence à própria instituição e presta atendimento a instituições parceiras.

  45. O Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA) está homologado pela CONEP, pertence à própria instituição e presta atendimento a instituições parceiras.

  46. Os ambientes profissionais estão articulados com a sede ou com os polos onde há oferta do curso e atendem aos objetivos constantes no PPC, considerando a função de espaços complementares para práticas laboratoriais e/ou profissionais que possibilitam experiências diferenciadas de aprendizagem, as quais passam por avaliações periódicas devidamente documentadas, que resultam em ações de melhoria contínua.

 

Anexo V

 

Normatização das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC

 

Durante o curso, os discentes necessitarão cumprir 250 horas de atividades complementares. Para isso, a UFAM visará oferecer atividades que contemplem as especificidades/características regionais, ficando os discentes, também, livres para participarem de atividades que poderão ser pontuadas como atividades complementares.

As atividades complementares estão institucionalizadas e consideram a carga horária, a diversidade de atividades e de formas de aproveitamento, a aderência à formação geral e específica do discente, constante no PPC, e a existência de mecanismos comprovadamente exitosos ou inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento.

Para a atribuição dos pontos, enquanto atividades complementares, a coordenação do curso tomará como base a resolução própria da UFAM (Resolução Nº 018/2007 – CEG).

 

Quadro de Atividades complementares

 

ENSINO

Atividade/disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Monitoria desenvolvida nas disciplinas do curso

30h por disciplina

Certificado de Monitoria

 

Participação em Semana do Curso

 

10h por evento

Declaração de participação em Semana do Curso

Carga horária optativa excedente

10h por disciplina

Histórico escolar

Estágios não obrigatórios, vinculados ao curso

 

30h por estágio

Declaração de conclusão do Estágio

Participação em Programa Especial de Treinamento – PET

 

20h por projeto

Certificado de participação no Programa

 

PESQUISA

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Participação em Projeto de pesquisa coordenado por docente da UFAM

 

20h por projeto

Certificado de participação no Projeto

Autor ou co-autor de artigo científico completo publicado

30h por artigo

Artigo científico

Autor ou co-autor de capítulo de livro

20h por capítulo

Capítulo do livro

Autor ou co-autor de Resumo em Anais

20h por resumo

Anais

 

 

EXTENSÃO

Atividade/Disciplina

Carga Horária

Máxima

Documento

Comprobatório

Participação como membro de comissão organizadora de eventos científicos

30h por evento

Certificado de participação na comissão organizadora

Representação discente comprovada

10h por representação

Declaração de representação discente

Participação em Projeto de extensão coordenado por docente da UFAM

20h por projeto

Certificado de participação em Projeto de Extensão

Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e atividades afins relacionadas com os objetivos do curso

10h por evento

Certificado ou Declaração de participação em eventos

Apresentação/exposição de trabalhos em eventos de âmbito regional, nacional ou internacional, como autor.

20h por evento

Anais do evento

Programa Bibliojovem

30h por instituição

Certificado ou Declaração no Programa

 

ATIVIDADES DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias EaD da UFAM contarão com o suporte dos Grupos de Pesquisa existentes na FCA – Faculdade de Ciências Agrárias.

Neste sentido, busca-se viabilizar pesquisas a partir de atividades que envolvam a iniciação científica, a participação em projetos de extensão, a produção de trabalhos monográficos e as atividades de estágio que procurem associar o interesse da formação acadêmica com a ação em campo.

Espera-se que sejam consolidados, nos discentes, valores e posturas pessoais que lhes permitam o sentimento de saber conhecer, proporcionando-lhes a segurança necessária para propor e tomar decisões, que sobretudo estejam alinhadas à formação do corpo docente do curso, no sentido de auxiliar aos alunos no processo de atividades de pesquisa e produção científica. No que tange à produção científica, os resultados das pesquisas devem ser priorizados sua publicação em periódicos com Qualis CAPES, na área de Informação e Comunicação.

 

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

 

As atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias EaD da UFAM serão realizadas durante os módulos, uma vez que, pela natureza do curso, durante o decorrer do curso os docentes irão estabelecer ações, de modo a vincular o ensino, a pesquisa e a extensão, apontando para a formação contextualizada às questões da sociedade contemporânea, como parte da essência do processo formativo do discente, mostrando que o princípio ensino-pesquisa-extensão além de ser indissociável, deve ser considerado expediente vital ao processo de formação integral de cada discente. Além disso, os discentes poderão realizar: cursos de educação continuada, eventos técnico-científicos, eventos artístico-culturais, prestação de serviços à sociedade, publicações e produtos acadêmicos.


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