Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 030, DE 03 DE OUTUBRO DE 2022
CRIA a disciplina optativa IAP003 - Filosofia Ameríndia para o Curso de Pedagogia (IA04), versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá/UFAM.
A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO a Resolução nº 020/2019-CONSEPE (0292343), que aprova as normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;
CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia do IEAA/UFAM, realizada no dia 13 de setembro de 2022 (1169968);
CONSIDERANDO a Ata da Reunião Extraordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia do IEAA/UFAM, realizada no dia 13 de setembro de 2022 (1170009);
CONSIDERANDO o Ofício Nº 045/2022/CCPEDAG - IEAA/UFAM, 16 de setembro de 2022, a qual solicita criação de disciplina optativa (1167788);
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 82/2022-DAE/PROEG (1176522) que trata da criação da disciplina optativa IAP003 - Filosofia Ameríndia para o Curso de Pedagogia (IA04), versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá/UFAM;
CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data,
R E S O L V E:
Art. 1º CRIAR a disciplina optativa IAP003 - Filosofia Ameríndia para o Curso de Pedagogia (IA04), versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá/UFAM.
Art. 2º O ementário da disciplina optativa criadas se encontra no Anexo I desta Resolução.
Art. 3º A criação de disciplinas optativas não altera o tempo de integralização e nem a carga horária do curso.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, em Manaus, 03 de outubro de 2022.
VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA
Presidente, em exercício
Anexo I
Ementário
Curso de Pedagogia (IA04), versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá/UFAM.
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
||
T |
P |
PCC |
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IAP003 |
Filosofia Ameríndia (Optativa) |
4.4.0 |
4 |
0 |
0 |
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Departamento Ofertante: |
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EMENTA |
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Problematizar o pensamento e a cosmologia indígenas em suas dimensões do saber em vista de promover o encontro entre questões teóricas acadêmicas com as compreensões de mundo ameríndias, salientando a carência de debates sobre a filosofia indígena no currículo básico de ensino, descontruindo mitos sobre a produção do conhecimento filosófico e descolonizando o pensamento hegemônico da filosofia ocidental. |
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OBJETIVOS |
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GERAL: Compreender na perspectiva indígena o fazer filosofia como experiência de pensamento.
ESPECÍFICOS: Conhecer os aspectos fundamentais da filosofia ameríndia: corpo-território, noção de gente, perspectivismo, xamanismo, multinaturalismo, predação, cosmologia e mitologia, parentesco, hierarquia e aliança, corpo ter; Mostrar em que consiste o conceito de Bem Viver na cosmovisão de comunidades tradicionais que se organizam a partir do coletivo; Refletir sobre o conceito de ancestralidade; Discutir o conceito ocidental de arte através das artes indígenas; Propiciar aos estudantes de licenciatura o acesso ao filosofar ameríndio.
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICAS: (3 REGISTROS) DELEUZE, Gilles. Guatarri, Felix. O que é a filosofia? 3ed. São Paulo: 34, 2010. KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Org: Rita Carelli. 1ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Tradução de Tânia Pellegrini. Campinas, Papirus, 1997.
COMPLEMENTARES: (5 REGISTROS) ACOSTA, Alberto. O Bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Trad. Tadeu Breda. São Paulo: Editora Autonomia literária, 2016. GONZAGA, Álvaro de Azevedo. Decolonialismo indígena. São Paulo: Matrioska Editora, 2021. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido – Mitológicas I. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo, Cosac & Naify, 2004. |
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 03/10/2022, às 16:54, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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