Boletim de Serviço Eletrônico em 27/02/2023

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

RESOLUÇÃO Nº 007, DE  25 DE FEVEREIRO DE 2023

 

CRIA a disciplina optativa IHH108 – História do Caribe: História, Pensamento e Cultura, para os cursos de História (IH08; IH20), vinculada ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), versão 2019/1.

 

O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇAO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Resolução nº 020, de 16 de dezembro de 2019, do CONSEPE, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos da UFAM;

CONSIDERANDO o Despacho DH, de 10 de novembro de 2022, encaminhado ao Departamento de Apoio ao Ensino – DAE, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG);

CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de História, realizada no dia 5 de outubro de 2022;

CONSIDERANDO a Ata da reunião extraordinária do Colegiado dos Cursos de História, realizada no dia 10 de outubro de 2022 e

CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), em reunião nesta data,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º CRIAR a disciplina optativa IHH108 – História do Caribe: História, Pensamento e Cultura, para os cursos de História (IH08; IH20), vinculada ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), versão 2019/1.

Art. 2º A disciplina citada no Art. 1o., será ofertada com 4.4.0 créditos teóricos,  totalizando 60 (sessenta) horas-aulas, sem pré-requisito e será ofertada aos cursos IH08 e IH20.

Art. 3º O ementário da disciplina está contido no Anexo I desta Resolução.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Anexo I

Ementário da disciplina

Sigla

Disciplina

Crédito

CH 

PR

IHH108

História do Caribe: História, Pensamento e Cultura

4.4.0

60h

-

Ofertante: Departamento de História do ICHL. 

EMENTA

O curso pretende fazer discussões a partir dos processos de formação dos estados nacionais no Caribe analisando a formação das identidades nesses estados, o impacto das plantações, das migrações e afro antilhanismos em suas culturas. Para esse estudo recorreremos à historiografia, à literatura e ao cinema como possibilidades de análise sobre essas questões.

 OBJETIVO GERAL

  • Conhecer os processos políticos, econômicos, sociais e culturais desta região.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer as conexões históricas entre o Caribe e os países da América do Sul, especialmente os que tem sua costa voltada para o Caribe;

- Analisar a partir da historiografia as relações entre plantações, migrações e africanidade no Caribe;

- Analisar os processos de formação das identidades na região a partir da contribuição das culturas africanas e afrodiaspóricas aportadas na região.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS: 

CLACSO FIGUEROA, Aurora Vergara; PUNTIEL, Cármen Luz Cosme. Demando mi libertad: mujeres negras y sus estratégias de resiténcia em la Nueva Granada, Venezuela y Cuba (1700-1800)

CATELLI, Laura; Lucero, Maria Elena. Términos claves de la teoria pós-colonial latino-americana: despliegues, matices, definiciones. VITIER, Cintio. Resistencia y Libertad.

ORTIZ, Fernando. Contrapunteo del tabaco y el azúcar. CHARLES, Gerard Pierre. Pese a todo la utopia.
PONS, Frank Maya. História del Caribe: azúcar y plantaciones en el mundo atlântico.

 

COMPLEMENTARES:

ARISTIDE, Jean Bertrand. La Revolución haitiana – Toussand Louverture.

BUCK-MORSS, Susan. Hegel, Haití y la historia universal. México: FCE, 2013. CASIMIR, Jean. Haití de mis amores. Isla Negra: Ambos Editores, 2012.

CASTILLO, Daisy Rubiera. Reyita, sencillamente.

CASTOR, Susy. La ocupación norteamericana de Haití y sus consecuencias, 1915-1934. Santo Domingo, R.D.: Ediciones Fundación Juan Bosch, 2016. Selección de páginas: Cap. III, pp. 61-77; Cap. IV, pp. 83-88; Cap. VII, pp. 139-145.

DANTICAT, Edwidge. “Hijos del mar”. En Cric? Crac!, Bogotá: Norma, 1999,pp.11-29.

DI TELLA, Torquato. La rebelión de esclavos de Haiti

CARPENTIER, Alejo. Los passos perdidos FIRMIN, Antenor. Igualdad de las razas humanas. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, 2013. Selección de páginas: Prefacio, pp. 1-9; Cap. XV, pp. 443-468

GARCIA, Féliz Valdés. Leer a Fanon, médio siglo Después. Ensayo introductorio, cronologia y selección de Félix Valdés Garcia.

JAMES, C.L.R. Los jacobinos negros. Toussaint L’Overture y la revolución de Haití. (1938). México: FCE, 2001.

LAFERRIÈRE, Dany. El enigma del regreso. Madrid: Alianza Editorial, 2012, selección de páginas.

ROBAINA, Tomás Fernandéz. El negro em Cuba 1902-1950. Apuntes para la historia de la lucha contra la discriminación racial.

SILVA, Maria Aparecida de Moraes, VERÇOZA, Lúcio Vasconcelos de. (Orgs). Vidas tejidas al reverso de la história. Estudios sobre el trabajo em los cañaverales y los campos de flores en Brasil.

TROUILLOT, Michel-Rolph. “Una historia impensable. La Revolución Haitiana como un no-acontecimiento”. En Silenciando el pasado. El poder y la producción de la Historia. Granada: Comares, 2017, pp. 59-91.

 

DAVID LOPES NETO

Presidente da CEG/CONSEPE

 


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Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Presidente, em 25/02/2023, às 15:54, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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