Boletim de Serviço Eletrônico em 25/07/2023
DOU de 25/07/2023, Seção 2, Página 2

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

 RESOLUÇÃO Nº 031 DE 25 DE JULHO DE  2023

 

 

ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música - IH28, presencial, turno noturno, vinculado à Faculdade de Artes - FAARTES, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, versão 2019/1.

 

A PRESIDENTA EM EXERCÍCIO,  DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Resolução nº 015/2006 - CEG/CONSEPE (1519795), que Criar o Curso Graduação em Música, Modalidade Licenciatura,

CONSIDERANDO a Resolução nº 004/2014 - CEG/CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música - IH28, versão 2019/1;

CONSIDERANDO a Resolução nº 005/2014 - CEG/CONSEPE, que regulamentao Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música - IH28, versão 2019/1;

CONSIDERANDO a Resolução nº 020/2019 - CEG/CONSEPE (0292343), que aprova as normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM; 

CONSIDERANDO a Ata da Reunião do Colegiado do Curso de Música (1485154), realizado em 02 de maio de 2023, que aprovou por unanimidade as atualizações no Projeto Pedagógico do Curso de Música;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião do Colegiado do Curso de Música (1485155), realizado em 03 de maio de 2023, que aprovou por unanimidade as atualizações no Projeto Pedagógico do Curso de Música;

CONSIDERANDO o Ofício nº 18/2023/CCMUSIC - DIU (1485147), realizado em 03 de maio de 2023, solicitando ajustes dos PPCs dos Cursos de Música da FAARTES;

CONSIDERANDO o Ofício nº 19/2023/CCMUSIC - DIU (1502072), realizado em 15 de maio de 2023, solicitando ajustes dos PPCs dos Cursos de Música da FAARTES;

CONSIDERANDO a Informação nº 012/2023/DAE/PROEG (1528549), que trata da análise do processo de ajustes do PPC do Curso de Música, bacharelado da FAARTES;

CONSIDERANDO,  finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação em reunião desta data,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Música, licenciatura, presencial, turno noturno, vinculado à Faculdade de Artes - FAARTES, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, versão 2019/1.

Art. 2º Ajustar os seguintes pré-requisitos:

I - IHI136 - Análise e Estruturação Musical I incluir como pré-requisito a disciplina IHI288 - "Harmonia I

II - IHI223 - Tecnologia e Produção Sonora I - incluir como pré-requisito a disciplina IHI285 - "Prática Instrumental IV

III - IHI134 -  Prática de Conjunto Musical I - incluir como pré-requisito a disciplina IHI285 - "Prática Instrumental IV

Art. 3º Alterar a periodização das seguintes disciplinas:

de)

 

 

Sigla

Disciplina

Período

IHI049 

Tecnologia Educacional

IHI250 

Fundamentos do ensino da Arte

IHI003 

Tecnologia Educacional Aplicada a Música I

IHI223 

Tecnologia e Produção Sonora I 

IHP123

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

IHI323 

Educação Especial: Metodologia Aplicada ao Ensino da Música

 

para)

Sigla

Disciplina

Período

IHI049 

Tecnologia Educacional

IHI250 

Fundamentos do ensino da Arte

IHI003 

Tecnologia Educacional Aplicada a Música I

IHI223 

Tecnologia e Produção Sonora I 

IHP123

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

IHI323 

Educação Especial: Metodologia Aplicada ao Ensino da Música

 

 Art. 4º Incluir no rol de optativas as seguintes disciplinas

Art. 5º Alterar o ementário das disciplinas, contidas no Anexo único desta Resolução.

 

Sigla

Disciplina

IHI284

Contraponto I

IHI049

Tecnologia Educacional

IHI281 

Prática Instrumental I

IHI282

Prática Instrumental II

IHI283 

Prática Instrumental III

IHI285 

Prática Instrumental IV

IHI293 

Estágio Supervisionado II

IHI142 

Instrumento Musical Complementar I

IHI146

Instrumento Musical Complementar II

 

Art. 6º Alterar o item forma de acesso ao curso no Projeto Pedagógico do Curso:

Onde se lê: A Licenciatura em Música, como parte institucional da Universidade Federal do Amazonas, possui vários mecanismos de seleção dos candidatos ao ingresso no curso, quais sejam: Processo Seletivo (ENEM), Transferências, Portadores de Diploma de Curso Superior, Convênios, Alunos Cortesia (Programas MEC) e Processo Seletivo Contínuo (PSC). Leia-se: O acesso ao Curso de Licenciatura em Música ocorre por meio de aprovação em Processo Seletivo Simplificado. Prova de Conhecimentos gerais, Redação e Prova Específica, que é constituída de duas etapas obrigatórias e subsequentes, a saber: Prova de Conhecimentos Musicais e Prova Prática de Música.

Art. 7º Alterar o item dados do curso (número de vagas ofertadas) no Projeto Pedagógico do Curso:

Onde se lê: número de vagas ofertado anualmente 30. Leia-se: 34 (trinta e quatro) vagas para o turno noturno, sendo a entrada através do PSE Mus (Processo Seletivo Especial em Música).

Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA

Presidenta, em exercício.

 

ANEXO ÚNICO

 

Ementário das disciplinas

 

DISCIPLINA: TECNOLOGIA EDUCACIONAL SIGLA: IHI049 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 4.4.0 – CARGA HORÁRIA: 60h

 

 Ementa

 

Delimitar as diferentes formas de conceituar Tecnologia Educacional, estabelecendo seus limites e funções. Identificar e Analisar as potencialidades educativas de diferentes recursos didáticos interativos em formato digital, analógico e físico. Estruturar situações de aprendizagem musical mediada por recursos tecnológicos.

 

Objetivos

 

Geral

 

Conceituar Tecnologia Educacional, estabelecendo seus limites e funções, bem como analisar as possibilidades educativas de diferentes recursos didáticos interativos - RDI.

 

Específico

 

Conhecer as possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, especialmente no que diz respeito ao estudo das potencialidades comunicativas e de interatividade. Estruturar situações de aprendizagem mediada por recursos tecnológicos. Adquirir competência digital para a seleção, organização e avaliação dos recursos didáticos interativos.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

COLARES, J. S.; LOPES, F. P. Educação musical, tecnologia e interatividade: Curso Básico de Flauta Doce interactivo: exercícios graduados e repertório amazônico no contexto da Escola de Artes da UFAM. In: XIX Congresso Internacional EDUTEC, 2016, ALICANTE. Educación y Tecnología. Propuestas desde la investigación y la innovación educativa. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2016. v. 1. p. 58.

COLARES, J. S.; GAMA, A. M. S. Tecnologia Educacional, Produção Sonora e Recursos Didáticos Interativos. In: XIX Congresso Internacional EDUTEC, 2016, ALICANTE. Educación y Tecnología. Propuestas desde la investigación y la innovación educativa. Barcelona - Espanha: Editorial Octaedro, 2016. v. 1. p. 59- 60.

COLARES, J. S. BRANDÃO, R. PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INTERATIVOS: PROCESSOS E PROCEDIMENTOS PARA INTEGRAÇÃO DOS OBJETOS SONOROS. In: JACKSON COLARES, JESÚS SALINAS IBÁÑEZ, JULIO CABERO ALMENARA E FRANCISCO MARTINEZ SÁNCHEZ. (Org.). SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: SINERGIA CIENTÍFICA GERANDO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 1ed.Manaus: REGGO Edições, 2011, v. 1, p. 51-68.

FUERTES. C.R. Proyectos telemáticos y aprendizaje musical. In. Revista Electrónica de LEEME. Vol. 4, Núm. 21 (1997). Disponible em: https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/9688. Acesso em 30 de março de 2017.

 

Complementares

 

BELUCE, Andrea Carvalho; OLIVEIRA, Katya Luciane. Learning Strategies Mediated by Technologies: Use and Observation of Teachers. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 28, e2809, 2018 .

COLARES, J. La importância de la producción Del audio em los materiales multimedia para la enseñanaza. Comunicación presentada a Edutec, 99, Sevilla. ISBN: 84-89673, 1999.

COBERO, J. La organización de los médios em el sistema educativo y su impacto em las organizaciones educativas. Em Cabero, j. (Coord): Tecnologia educativa. Editora Síntesis, Madrid, 1999.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CARVALHO, Jaciara de Sá. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS. Educ. Soc., Campinas, 2018 .

MERZON, Elena E.; SENKO, Yury V.; SALIMULLINA, Elena V.. Festival of school teachers as a practice-oriented form of improving teachers’ skills. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 26, n. 99, p. 278-295, June 2018 .

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. Editora Campus, 6.ed, 2003

 

DISCIPLINA: PRÁTICA INSTRUMENTAL I SIGLA: IHI281 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 3.2.1 – CARGA HORÁRIA: 60h

 

Ementa

 

Fundamentos técnicos. Preparação e execução de estudos técnicos e de obras representativas, em níveis de dificuldade progressiva dos períodos da história da música. Execução em público.

 

Objetivos

 

Geral

 

Iniciação aos principais elementos de leitura e execução instrumental visando entender os limites e possibilidades do instrumento em seus aspectos rítmicos e melódicos.

 

Específico

 

Conhecimento dos recursos, possibilidades e funcionamento do instrumento. Execução de peças com grau de dificuldade compatível com os conhecimentos e experiência do aluno. Investigar as possibilidades de utilização de instrumentos no âmbito da educação musical.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

AGUIAR, Marcio Lima de. Violão PARFOR: experimento e experiência. Trabalho apresentado no VII encontro regional norte da ABEM.

BARBER, Barbara. Solos for Young Violinists. Selections from students repertoire. Volume 2,3,4 . Editora Alfred publishing.

BULL, Geroges. 25 Pequenos Estudos para Piano. Op. 90, Vol. I.

MÖNKEMEYER, Helmut. Método para flauta doce soprano. São Paulo: Ricordi, 1985.

Complementares

 

HANON.O Pianista Virtuiso. 60 exercícios com ampliações de A. Schott. Ricordi Brasileira. São Paulo, Brasil. 1984.

GRIGORIAN, A.G. Método para iniciantes.6ª edição. Moscou: Compositores soviéticos, 1974.

SOUZA, Jusamara; HENTSCHKE, Liane; BEINEKE, Viviane. A flauta doce no ensino de música nas escolas: análise e reflexões sobre uma experiência em construção. Em Pauta, Porto Alegre, v. 12/13, p. 63-78, nov. 1996 – abr.,1397.

TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de violão: proposta para disposição física dos estudantes em classe e atividades correlatas. Disponível em: http://www.artenaescola.com.br/. Acessado 10.08.2011

 

DISCIPLINA: PRÁTICA INSTRUMENTAL II SIGLA: IHI282 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 3.2.1 – CARGA HORÁRIA: 60h

 

Ementa

Fundamentos técnicos. Desenvolvimento e execução de obras em níveis de dificuldade progressiva. O instrumento e suas possibilidades solísticas e em grupo. Execução pública de obras aprendidas.

 

Objetivos

 

Geral

Introduzir os principais elementos que compõem a técnica do instrumento objetivando a sua utilização como veículo de expressão musical e recursos didáticos.

 

Específico

 

Obter domínio técnico básico do instrumento musical.

 

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies end techniques to enhance performance. Oxford: Oxford University Press, 2004.

FINK, Seymour. Mastering Piano Technique. A Guide For Students, Teachers, And Performance. Oregon: Amadeus Press, 1997.

MÖNKEMEYER, Helmut. Método para flauta doce soprano. São Paulo: Ricordi, 1 KAIZER, Otto. 36 Estudos (Elementar e progressivo) op.20. EditoraÇ Gingold Partitura.

Complementares

 

KOLHER, ERNESTO, STUDIES FOR FLUTE, OP33 N° 3. Editio Musica, Budapest, 1980.

HANON.O Pianista Virtuiso. 60 exercícios com ampliações de A. Schott. Ricordi Brasileira. São Paulo, Brasil. 1984.

ZIDAROV, Konstantin, ARNAUDOV, Petar. Pequeno violinista (volume 3), 7ª edição Sofia: Ciência e Arte.1974.

 

DISCIPLINA: PRÁTICA INSTRUMENTAL III SIGLA: IHI283 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 3.2.1 – CARGA HORÁRIA: 60h​

 

Ementa

 

Aprimoramento da técnica da performance do instrumento através do estudo e interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos; aprimoramento artístico para a interpretação do repertório específico desenvolvido em nível sequente a Prática Instrumental II. Execução pública de obras aprendidas.

 

Objetivos

 

Geral

Propiciar ao aluno o desenvolvimento prático e teórico no manuseio do instrumento solo e de conjunto possibilitando seu crescimento artístico.

 

Específico

 

Oportunizar ao aluno o conhecimento do instrumento bem como a litura de partitura. Realizar repertórios musicais para o instrumento solo e em duetos. Desenvolver repertórios de música de câmara.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

BULL, Geroges. 25 Pequenos Estudos para Piano. Op. 90, Vol. I. NICHOLSON, CHARLES., Preceptive Lessons for the Flute, London: Clementi & Co.,1821. QUANTZ, Johann Joachim : On Playing the Flute. London: Faber & Faber, 1985.

MILANOV, Trendafil. Escalas e estudos técnicos para violino. Sofia : Ciência e Arte.,1968.

MILLS. John. Guitar Music fromThe Students Repertorie. Musical new Services/ Wise Publications. 1995

Complementares

CRICKBOOM, Matheieu, Chants et morceaux por violion et piano. Volume 3, 4 e 5 Bruxelles/Paris: Schott Freres Editeurs.

HANON.O Pianista Virtuiso. 60 exercícios com ampliações de A. Schott. Ricordi Brasileira. São Paulo, Brasil. 1984.

RAUTA Marcelo. Obras para a juventude 20 pequenos estudos para violão. Marcelo Rauta. Rio de janeiro 2019. V

EILHAN, Jean Claude. The Baroque Recorder in 17th. And 18th. Century Performance Practice. Paris: Éditions Musicales Alphonse Leduc, 1980.

 

DISCIPLINA: CONTRAPONTO I SIGLA: IHI284 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 3.2.1 – CARGA HORÁRIA: 60h

 

Ementa

Estudo do Contraponto por espécies dentro do contexto tonal, modo maior à duas vozes e como essas espécies sintetizam os diversos momentos possíveis dentro de uma obra musical.

 

Objetivos

 

Geral

 

Desenvolver a capacidade de conceber a escrita de vozes concomitantes a partir do estudo do contraponto por espécies.

 

Específico

 

Estudar, compreender e praticar a escrita do contraponto por espécies (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª espécie);

Analisar repertório diverso para ampliar compreensão;

Escrever contraponto a partir de temas propostos.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Modal. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2000. 

SALZER, Felix e SCHACHTER, Carl. Counterpoint in Composition. New York: McGraw- Hill, 1969.

SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares de contraponto. São Paulo: Ed. Via Lactea, 1998.

 

Complementares

CARVALHO, Any Raquel. O Ensino de Contraponto nas Universidades Brasileiras. Porto Alegre: NEA/CPG-Música/UFRGS, 1995.

DUBOIS, Theódore. Trattato di contrappunto e fuga. Traduzione di Eugenio de’ Guarinoni. Italia: Ricordi, [s.d.].

FORNER, Johannes & JURGEN, Wilbrandt. Contrapunto creativo. Barcelona: Labor, 1993.

KOELLREUTTER, Hans J. Contraponto Modal do Século XVI. Musimed: Brasília, 1983. SILVA, José Paulo da. Curso de contraponto. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1962.

 

DISCIPLINA: PRÁTICA INSTRUMENTAL IV SIGLA: IHI285 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 3.2.1 – CARGA HORÁRIA: 60h

 

Ementa

Desenvolvimento de habilidades de expressão musical. Aprimoramento da técnica da performance do instrumento através do estudo e interpretação de obras de diferentes gêneros, estilos e períodos; aprimoramento artístico para a interpretação do repertório específico desenvolvido em nível sequente a Prática Instrumental III. Execução pública de obras aprendidas.

 

Objetivos

 

Geral

 

Aperfeiçoamento técnico objetivando a execução instrumental, individual e em pequenos grupos vocais e instrumentais.

 

Específico

 

Ampliar o conhecimento concernente à técnica do instrumento de acordo com o nível do aluno, desenvolvimento de habilidades no tocante a pratica individual e de conjunto;

 

Proporcionar ao aluno dificuldades técnicas compatíveis com sua habilidade instrumental através de repertorio erudito; Proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidade de acompanhamento e execução instrumental;

Instrumentalizar o aluno para a utilização do instrumento como recurso no processo de educação musical.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

BOEHM, THEOBALD, The Flute and the Flute Playing, in Acoustical, Technical and ArtisticAspects, New York: Dover Publications, Inc., 1964.

CAMERON, Pedro. Estudo Programado de Violão, vol. 1. São Paulo: Irmãos Vitale,1978.

BULL, Geroges. 25 Pequenos Estudos para Piano. Op. 90, Vol. I.

KREUTZER, Rodolphe, 42 Estudos e Caprichos. Editora G. Shirmer, Inc.

 

Complementares

BRAID, David. Play Classical Guitar. Backbeat Books,2001.

DENYER, Ralf. Toque, Curso Completo de Violão e Guitarra. Rio de Janeiro: Rio Gráfica e Editora LTDA, 1983.

HANON.O Pianista Virtuiso. 60 exercícios com ampliações de A. Schott. Ricordi Brasileira. São Paulo, Brasil. 1984.

TAFFANEL & GAUBERT, Complete Flute Method, Paris, Editions Musicales; 1923.

WOHLFANRT, Franz. 60 Estudos para violino, Op 45. Editora Alfred publishing.

 

DISCIPLINA: INTRUMENTO MUSICAL COMPLEMENTAR I SIGLA: IHI142 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 1.0.1 – CARGA HORÁRIA: 30h

 

Ementa

 

Preparação e execução de estudos técnicos e de obras representativas, em níveis de dificuldade progressiva dos períodos da história da música. Execução em público.

 

Objetivos

 

Geral

 

Oportunizar ao aluno o conhecimento dos instrumentos: flauta-doce, flauta transversal, piano e violão, bem como a leitura de partituras, possibilitando-lhes o manuseio e o domínio técnico no desenvolvimento do seu potencial artístico musical.

 

Específico

 

Desenvolver habilidades prática e teóricas a partir de exercícios com os instrumentos escolhidos pelo aluno;

Proporcionar o conhecimento da anatomia do instrumento;

Formar repertorio para a execução solo ou em conjunto.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

 

ATANASOV, Joachim. ATANASSOVA, Bistra. Escalas e arpejos. Volume 1,2 e 3 Sofia: Amus 1993.

BOEHM, THEOBALD, The Flute and the Flute Playing, in Acoustical, Technical and ArtisticAspects, New York: Dover Publications, Inc., 1964.

BULL, Geroges. 25 Pequenos Estudos para Piano. Op. 90, Vol. I.CZERNY, Barroso Neto. Op.599. CLEMENTI.

RAUTA. Marcelo. Obras para a juventude 20 pequenos estudos para violão. Marcelo Rauta. Rio de janeiro 2019.

 

Complementares

BARBER, Barbara. Solos for Young Violinists. Selections from students repertoire. Volume 2,3,4 . Editora Alfred publishing.

HANON.O Pianista Virtuiso. 60 exercícios com ampliações de A. Schott. Ricordi Brasileira. São Paulo, Brasil. 1984.

KOLHER, ERNESTO, STUDIES FOR FLUTE, OP33 N° 3. Editio Musica, Budapest, 1980.

MILLS. John. Guitar Music fromThe Students Repertorie. Musical new Services/ Wise Publications. 1995

 

DISCIPLINA: INTRUMENTO MUSICAL COMPLEMENTAR II SIGLA: IHI146 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 1.0.1 – CARGA HORÁRIA: 30h

 

Ementa

 

Aprofundamento dos fundamentos técnicos. Desenvolvimento e execução de obras em níveis de dificuldade progressiva. O instrumento e suas possibilidades solísticas e de acompanhamento. Execução pública de obras aprendidas.

 

Objetivos

 

Geral

 

Propiciar condições para que os alunos desenvolvam suas habilidades musicais através de embasamento técnico.

 

Específico

 

Proporcionar condições para que os alunos desenvolvam as bases técnicas para execução do instrumento;

Desenvolver postura correta posicionamento físico e respiratório;

Aperfeiçoar o conhecimento técnico de acordo com o nível do aluno dando-lhe subsídios para uma melhor habilidade na execução instrumental.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

ATANASOV, Joachim. ATANASSOVA, Bistra. Escalas e arpejos. Volume 1,2 e 3 Sofia: Amus 1993.

BOEHM, THEOBALD, The Flute and the Flute Playing, in Acoustical, Technical and ArtisticAspects, New York: Dover Publications, Inc., 1964.

BULL, Geroges. 25 Pequenos Estudos para Piano. Op. 90, Vol. I.CZERNY, Barroso Neto. Op.599. CLEMENTI.

RAUTA. Marcelo. Obras para a juventude 20 pequenos estudos para violão. Marcelo Rauta. Rio de janeiro 2019.

Complementares

BARBER, Barbara. Solos for Young Violinists. Selections from students repertoire. Volume 2,3,4 . Editora Alfred publishing.

HANON.O Pianista Virtuiso. 60 exercícios com ampliações de A. Schott. Ricordi Brasileira. São Paulo, Brasil. 1984.

KOLHER, ERNESTO, STUDIES FOR FLUTE, OP33 N° 3. Editio Musica, Budapest, 1980.

MILLS. John. Guitar Music fromThe Students Repertorie. Musical new Services/ Wise Publications. 1995.

 

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II SIGLA: IHI293 - COMPOSIÇÃO DE CRÉDITOS: 5.0.5 – CARGA HORÁRIA: 150h

Ementa

 

Teoria e prática da experiência docente no ensino da música: Projeto de música na educação básica e em espaços formais e não formais do ensino da música. Orientação da prática docente.

 

Objetivos

 

Geral

 

Vivenciar experiências a partir da prática docente na escola mediante os contextos reais deste espaço de ensino.

 

Específico

Aplicar, os diversos conhecimentos pedagógico-musicais requeridos, buscando integrar teoria e prática no incremento de tais habilidades, em função da formação do futuro professor.

 

REFERÊNCIAS

 

 Básicas

CARVALHO, Mark Clark Assn de. Práticas , rituais de avaliação e cultura da escola. Rio Branco: Edufac, 2010.

ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita. Música e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 4ª edição. Campinas, SP: Papirus, 2003. 

PENNA, Maura. Música (s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M., S. L. Estágio e Docência. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DEL BEM, L. (org). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. SP: Moderna, 2003.

 

Complementares

FAZENDA, Ivani. A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira. Abordagem Triangular no Ensino das Artes e 105 Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

____. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997b.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9.394 de dezembro de 1996. Brasília, MEC, 1996,

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Ensino de quinta a oitava série - Brasília: MEC/SEF. 1997a.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e Prática?. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2012.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 25/07/2023, às 16:17, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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