Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO DE Nº 63, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2023
ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física (IE19), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas – ICE, versão 2024/1. |
A PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO o que dispõe o artigo 54, § 1° do Regimento Geral acerca da criação de cursos de graduação na Universidade do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 020/2019 CEG/CONSEPE (0292343), que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;
CONSIDERANDO a Resolução nº 044/2023 CEG/CONSEPE (1775512), que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas – ICE, versão 2024/1;
CONSIDERANDO a Resolução nº 045/2023 CEG/CONSEPE (1775527), que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas – ICE, versão 2024/1;
CONSIDERANDO a Decisão do Departamento de Ciências Sociais (1704293), vinculado ao Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS;
CONSIDERANDO o Parecer do Departamento de Ciências Sociais (1704290), vinculado ao Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS;
CONSIDERANDO a Decisão do Colegiado do Curso de Ciências Sociais (1736457), vinculado ao Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS;
CONSIDERANDO a Decisão Ad referendum Icomp (1687305), no qual é favorável a troca de periodização da disciplina ICC901 - Introdução à Programação de Computadores;
CONSIDERANDO o Ofício nº S/N/2023/DFMAT/UFAM (1686091), no qual solicita a alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas – ICE, versão 2024/1;
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 041/2023 DAE/PROEG (1775435), que trata da alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Física, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas – ICE, versão 2024/1;
CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data.
RESOLVE:
Art. 1º APROVAR a alteração do Projeto Pedagógico do Curso IE19 Engenharia Física, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas – ICE, versão 2024/1.
Art. 2º Alterar a periodização da disciplina ICC901 - Introdução à Programação de Computadores, retirando do 1º (primeiro) período para o 2º (segundo) período.
Art. 3º Atualizar o ementário da disciplina IHS026 - Sociologia do Trabalho e Ética.
Art. 4º Inserir no rol de optativas a disciplina IHS116 - Sociologia da Ciência.
Art. 5º As ementas das disciplinas estão inseridas no Anexo Único desta Resolução.
Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA
Presidenta da CEG/CONSEPE, em exercício.
ANEXO ÚNICO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IHS026 |
Sociologia do Trabalho e Ética |
4 |
60 |
|
EMENTA |
||||
Trabalho como categoria sociológica. Relações de produção e processo de trabalho (do taylorismo à acumulação flexível). Divisão do trabalho: da internacionalização à globalização do capitalismo. Trabalho e dominação: classe, gênero, etnia e raça. Ética e política nas relações de trabalho. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Promover a compreensão de processos, relações e estruturas sociais características do “mundo do trabalho” na sociedade capitalista contemporânea, a partir de uma perspectiva histórico-sociológica.
ESPECÍFICO: Situar a centralidade do trabalho na ontologia social e na teoria sociológica; Compreender os processos de produção e de trabalho como momentos da dinâmica da sociedade capitalista; Analisar as formas dominação social implicadas nas relações de trabalho; Refletir sobre os desafios políticos e éticos postos pelas relações de trabalho atualmente. |
||||
REFERENCIAS |
||||
BÁSICAS GORZ, André. Crítica da divisão do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 2021. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16ª Ed. São Paulo: Cortez Ed., 2018. ENGELS, Friedrich. “O papel do trabalho na transformação do macaco em Homem”. In: Trabalho necessário. Niterói: Universidade Federal Fluminense, Ano 4, número 4, 2006.
COMPLEMENTARES: ANTUNES, Ricardo Org.). Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2023. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobreas origens da mudança cultural. 25ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1992. HIRATA, Helena. Gênero, patriarcado, trabalho e classe. Revista Trabalho Necessário - www.uff.br/revistatrabalhonecessario. Ano 16, n. 29, 2018. SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999. VALLE, Maria Izabel de M. Globalização e reestruturação produtiva: estudo sobre a produção offshore em Manaus. Manaus: EDUA, 2007.
|
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IHS116 |
Sociologia da Ciência |
4 |
60 |
|
EMENTA |
||||
Relações Ciência e Sociedade na Sociologia Clássica e Contemporânea. Relação Filosofia e Sociologia da ciência. O espaço social da ciência. Sociologia e a Antropologia do conhecimento e dos fatos científicos. A origem social das descobertas científicas. A produção social do conhecimento científico e os determinantes sociais dos saberes. Estratégias de legitimação do conhecimento científico. Sociedade do conhecimento e sociedade do saber. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Despertar o interesse dos estudantes de ciências sociais pelo estudo da instituição social da ciência
ESPECÍFICO: Compreender as relações entre ciência e sociedade na sociologia; Entender os aspectos sociais da produção científica; Avaliar as dimensões da sociedade do conhecimento e sociedade do saber.
|
||||
REFERENCIAS |
||||
BÁSICAS ADORNO, T.W. Introdução à Sociologia. São Paulo, Editora da UNESP, 2008. BARNES BARRY; SHAPIN STEVENS. (ed). Natural Orders: Historical Studies of Scientific Culture. Londres, Sage, 1979. CALVINO, Italo. Por Que Ler os Clássicos. Companhia das Letras, São Paulo, 1991.
COMPLEMENTARES: DURAND, G. Les Structures Anthroplogiques de L’ Imaginaire. 11ª édition. (1ª edition à 1969). Paris, Dunod, 1992. GRAS, A.; YOTTE,Y. Sociologie- Ethnologie. Auteurs et textes fondateurs. Paris, Publications de la Sorbonne, 2003. LANA, F.; LANA. L. Antes o mundo não existia. Amazonas,UNIRT/FOIRM, 1995. LATOUR, Bruno; WOOLGAR Steve. La vie de laboratoire. Paris, La Découverte, 1988. LEPENIES, Wolf. Las Três Culturas - la sociologia entre la literatura y la ciencia. México, Fondo de Cultura Económica, 1994.
|
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 01/12/2023, às 15:04, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1799976 e o código CRC A6081744. |
Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br
Referência: Processo nº 23105.040197/2023-41 |
SEI nº 1799976 |