Boletim de Serviço Eletrônico em 07/12/2023

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

Resolução nº 004-RETIFICADA, de 02 de março de 2020

 

REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas FA05 (Diurno) e FA06 (Noturno) - Versão 2020/1, vinculado à Faculdade de Estudos Sociais.

 

A PRESIDENTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO as disposições contidas no Artigo 2º, do Regimento Interno dos Colegiados Deliberativos da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO a Lei Federal n° 9.795/99, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória  no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE), e dá outras providências, que regulamenta o funcionamento das Unidades Acadêmicas localizadas fora da sede e dá outras providências;

CONSIDERANDO o Decreto nº 5.625, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art. 18 da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;

CONSIDERANDO a Resolução nº 01, do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO (CNE/CP), de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e, em especial, por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores;

CONSIDERANDO a Resolução do nº 2 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (CNE/CES), de 18 de junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelado, na modalidade presencial;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2007, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Resolução nº 01 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO (CNE/CP), de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

CONSIDERANDO a Resolução nº 02 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO (CNE/CP), de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 1999;

CONSIDERANDO o Parecer CNE/CES nº 95/2007, de 29 de março de 2007, que altera o Parecer CNE/CES nº 380/2005 e da Resolução CNE/CES nº 7/2006, relativos às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Econômicas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 004/CONSEPE, de 29 de fevereiro de 2000, que estabelece normas para os estágios da Universidade do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 018/2007/CEG/CONSEPE, de 01 de agosto de 2007, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução 037/2011 CEG/CONSEPE, de 04 de julho de 2011, que estabelece integralização dos tempos máximos de duração dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 067/2011/CEG/CONSEPE, de 30 de novembro de 2011, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 031/2015, de 29 de outubro de 2015 que regulamenta a entrega e revisão dos exercícios escolares e prova final no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO  a Resolução CONSEPE nº 020/2019, de 16 de dezembro de 2019, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior na Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Núcleo Docente do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, de 17 de julho de 2019, que propôs as mudanças ao Projeto Pedagógico do referido Curso;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Colegiado do Departamento de Economia e Análise, de 19 de julho de 2019, que aprovou a criação de novas disciplinas obrigatórias;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Extraordinária do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas, de 19 de julho de 2019, que aprovou as mudanças efetuadas no Projeto Pedagógico do referido Curso;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Extraordinária do Colegiado do Departamento de Economia e Análise, que aprovou a criação de novas disciplinas, em 29 de julho de 2019;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Extraordinária do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas, de 29 de julho de 2019, que aprovou a criação de disciplinas e de seus respectivos ementários;

CONSIDERANDO o Ofício nº 47/2019-DEA/FES, de 01 de agosto de 2019, que encaminha o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas para o Departamento de Apoio ao Ensino (DAE/PROEG);

CONSIDERANDO a Informação nº 010/2020-DAE/PROEG, de 27 de janeiro de 2020; 

CONSIDERANDO, a decisão da Câmara de Ensino de Graduação em reunião desta data; 

CONSIDERANDO, ainda, o Despacho DAE - PROEG (SEI nº 1784740), que solicita a republicação das Resoluções Nº 003, e Nº 004 de 02 de março de 2020,

 

R E S O L V E :

 

Art. 1º  REGULAMENTAR o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas FA05 (Diurno) e FA06 (Noturno) - Versão 2020/1.

Art. 2º  A integralização curricular do referido Curso, dar-se-á com a conclusão da carga horária total do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, correspondente a 3.000 (três mil) horas/aula, 184 (cento e oitenta e quatro) créditos, com a subdivisão que segue:

I - disciplinas obrigatórias, incluídas as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's); e 

II - disciplinas optativas.

Art. 3º  As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 2.520 (duas mil quinhentas e vinte) horas/aula, equivalentes a 168 (cento e sessenta e oito) créditos, a serem integralizados em, no mínimo, 4 (quatro) anos letivos, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que totaliza 300 (trezentas) horas/aula, equivalentes a 20 (vinte) créditos.

Art. 4º  As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's), constitui disciplina obrigatória e corresponde ao total de 240 (duzentas e quarenta) horas/aula, não possuindo créditos equivalentes.

Art. 5º  As disciplinas optativas correspondem ao total de 240 (duzentas e quarenta) horas/aula, equivalentes a 16 (dezesseis) créditos.

Art. 6º  O curso será ministrado em regime presencial, de crédito semestral em, no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) períodos letivos, com máximo de 32 (trinta e dois) créditos por período.

Art. 7º  As disciplinas do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas FA05 (Diurno) e FA06 (Noturno) -  Versão 2020/1, organizadas por Componentes Curriculares estão contidas no Anexo I, desta Resolução.

Art. 8º  Em cada período letivo será permitida a matrícula em disciplinas correspondentes a, no mínimo 20 (vinte) e, no máximo 32 (trinta e dois) créditos.

Art. 9º  A distribuição das disciplinas do currículo pleno do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, por período letivo, far-se-á segundo o que estabelece a periodização contida no Anexo II desta Resolução.

Art. 10.  O ementário das disciplinas do currículo pleno do Curso compõe o Anexo III desta Resolução.

Art. 11.  As normas regulamentares do Trabalho de Conclusão de Curso estão estabelecidas nos Anexos IV desta Resolução.

Art. 12.  As normas regulamentares das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais estão estabelecidas no Anexo V.

Art. 13.  Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos que ingressarem no curso a partir do semestre letivo 2020/1.

Art. 14.  Esta Resolução entra em vigor nesta data.

 

VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA

Presidenta da CEG/CONSEPE, em exercício.

 

 

 

Anexo 01

  1. Componentes Curriculares – Núcleo de Formação Geral, equivalente a 24 (vinte e quatro) créditos e 360 (trezentas e sessenta) horas, constantes do quadro abaixo:

Campo de Formação

Disciplina

Carga horária

Participação % em relação ao total do Curso

Formação Geral (Mínimo 10%)

Introdução à Economia A

60

2%

Economia, Pensamento Crítico e Humanidades

60

2%

Introdução às Ciências Sociais

60

2%

Administração

60

2%

Instituições de Direito Público e Privado

60

2%

Elementos de Contabilidade

60

2%

TOTAL

360

12%

 

  1. Componentes Curriculares – Núcleo de Formação Teórico-Prática, equivalente a 24 (vinte e quatro) créditos e 360 (trezentas e sessenta) horas, constantes do quadro abaixo:

Campo de Formação

Disciplina

Carga horária

Participação % em relação ao total do Curso

Conteúdos
Teórico-Práticos
(Mínimo 10%)

Técnicas de Pesquisa em Economia A

60

2%

Trabalho de Conclusão de Curso I

60

2%

Trabalho de Conclusão de Curso II

240

8%

TOTAL

360

12%

 

  1. Componentes Curriculares – Núcleo de Formação Histórica, equivalente a 28 (vinte e oito) créditos e 420 (quatrocentas e vinte) horas, constantes do quadro abaixo:

Campo de Formação

Disciplina

Carga horária

Participação % em relação ao total do Curso

Formação
Histórica
(Mínimo 10%)

História do Pensamento Econômico I

60

2%

História do Pensamento Econômico II

60

2%

História Econômica Geral I

60

2%

História Econômica Geral II

60

2%

Formação Econômica do Brasil

60

2%

Economia Brasileira Contemporânea A

60

2%

Economia Amazônica

60

2%

TOTAL

420

14%

 

  1. Componentes Curriculares – Núcleo de Formação Teórico-Quantitativa, equivalente a 92 (noventa e dois) créditos e 1.380 (mil trezentas e oitenta) horas, constantes do quadro abaixo:

Campo de Formação

Disciplina

Carga horária

Participação % em relação ao total do Curso

Formação
Teórico-Quantitativa (Mínimo 20%)

Matemática Básica

60

2%

Cálculo Diferencial e Integral I

60

2%

Cálculo Diferencial e Integral II

60

2%

Matemática Financeira

60

2%

Estatística Aplicada à Economia I

60

2%

Estatística Aplicada à Economia II

60

2%

Econometria I

60

2%

Contabilidade Social A

60

2%

Teoria Macroeconômica I

60

2%

Teoria Macroeconômica II

60

2%

Teoria Macroeconômica III

60

2%

Teoria Microeconômica I

60

2%

Teoria Microeconômica II

60

2%

 

Campo de Formação

Disciplina

Carga horária

Participação % em relação ao total do Curso

 

Teoria Microeconômica III

60

2%

Economia Internacional A

60

2%

Economia Política

60

2%

Economia do Setor Público A

60

2%

Economia de Empresas A

60

2%

Economia Monetária A

60

2%

Desenvolvimento Socioeconômico A

60

2%

Economia do Meio Ambiente

60

2%

Economia Regional e Urbana A

60

2%

Elaboração e Análise de Projetos A

60

2%

TOTAL

1.380

46%

 

  1. Disciplinas Optativas, com carga horária total de 240 (duzentas e quarenta) horas, correspondentes a 16 (dezesseis) créditos.

Áreas de ênfase

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

Economia para o Setor Público

FAE188

Economia da Educação

---

4.4.0

60

FAE171

Política e Planejamento Econômico  A

FAE 112

4.4.0

60

FAE208

Política e Desenvolvimento Regional

FAE 173

4.4.0

60

FAE207

Federalismo no Brasil

FAE 133

4.4.0

60

FAC007

Orçamento Público

FAE 133

4.4.0

60

Economia para o Setor Privado

FAE193

Métodos de Análise de Custos

FAE 122

4.4.0

60

FAE192

Métodos de Análise Financeira

FAE 122

4.4.0

60

FAE206

Empreendedorismo

---

4.4.0

60

FAA094

Administração Mercadológica I

FAA057

4.4.0

60

Núcleo Comum

FEN024

Libras

---

4.4.0

60

FAE191

Economia Industrial A

FAE 122

4.4.0

60

FAE181

Economia da População

FAE 173

4.4.0

60

FAE183

Economia do Trabalho

FAE 111

4.4.0

60

FAE196

Comércio Exterior

FAE 132

4.4.0

60

FAE102

Tópicos Especiais de Economia

---

4.4.0

60

FAE110

Tópicos Especiais de Economia II

---

4.4.0

60

FAE104

Tópicos Especiais de Economia III

---

4.4.0

60

FAE204

Econometria II

FAE 174

4.4.0

60

FAE114

Economia Agrícola e Agroindustrial

FAE 122

4.4.0

60

FAE189

Economia da Tecnologia

---

4.4.0

60

 

Áreas de ênfase

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

Núcleo Comum

FAA098

Desenvolvimento e Gestão de Projetos

FAA057

4.4.0

60

FAC051

Controladoria

FAE 193

4.4.0

60

IHS037

Ciência Política

IHS020

4.4.0

60

IEM141

Equações Diferenciais Ordinárias

IEM076

4.4.0

60

IEM106

Introdução à Análise

IEM076

4.4.0

60

IEM045

Álgebra Linear Aplicada

---

4.4.0

60

f) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, equivalentes à carga horária mínima de 240 (duzentas e quarenta) horas, com base nos critérios definidos pela Resolução CEG/CONSEPE nº 018/2007.

 

 

 

Anexo 02

PERIODIZAÇÃO

  1. Disciplinas Obrigatórias

 

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

FAE101

Introdução à Economia A

---

4.4.0

60

FAC044

Elementos de Contabilidade

---

4.4.0

60

IHS020

Introdução às Ciências Sociais

---

4.4.0

60

FAE002

Economia, Pensamento Crítico e Humanidades

---

4.4.0

60

IEM772

Matemática Básica

---

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

FAE121

Teoria Microeconômica I

FAE101

4.4.0

60

FAE131

Contabilidade Social A

FAE101

4.4.0

60

FAA057

Administração

---

4.4.0

60

FAE151

História do Pensamento Econômico I

---

4.4.0

60

IEM075

Cálculo Diferencial e Integral I

IEM772

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

FAE122

Teoria Microeconômica II

FAE121

4.4.0

60

FAE111

Teoria Macroeconômica I

FAE131

4.4.0

60

FAE175

Matemática Financeira

---

4.4.0

60

FAE152

Historia do Pensamento Econômico II

FAE151

4.4.0

60

IEM076

Cálculo Diferencial e Integral II

IEM075

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

FAE123

Teoria Microeconômica III

FAE122

4.4.0

60

FAE112

Teoria Macroeconômica II

FAE111

4.4.0

60

FAE003

Estatística Aplicada à Economia I

---

4.4.0

60

FAE141

História Econômica Geral I

---

4.4.0

60

FAE153

Economia Política

---

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

FAE113

Teoria Macroeconômica III

FAE112

4.4.0

60

FAE143

Formação Econômica do Brasil

---

4.4.0

60

FAE142

Historia Econômica Geral II

FAE141

4.4.0

60

FAE133

Economia do Setor Público A

FAE123

4.4.0

60

FAE004

Estatística Aplicada à Economia II

FAE003

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

FAE132

Economia Internacional A

FAE123

4.4.0

60

FAE144

Economia Brasileira Contemporânea A

FAE112

4.4.0

60

FAE134

Economia Monetária A

FAE111

4.4.0

60

FAE161

Técnicas de Pesquisa em Economia A

FAE004

4.4.0

60

FAE174

Econometria I

FAE004

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

 

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

FAE106

Economia do Meio Ambiente

FAE122

4.4.0

60

FAE135

Desenvolvimento Socioeconômico A

FAE113

4.4.0

60

FAE107

Trabalho de Conclusão de Curso I

FAE161, FAE111,
FAE121 e IEM772

4.4.0

60

FAE173

Economia Regional e Urbana A

---

4.4.0

60

FAE195

Economia de Empresas A

FAE123

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20

300

FAE109

Economia Amazônica

---

4.4.0

60

FAE172

Elaboração e Análise de Projetos A

FAE175

4.4.0

60

FDU002

Instituição de Direito Público e Privado

---

4.4.0

60

FAE108

Trabalho de Conclusão de Curso II

FAE107

16.16.0

240

SUB-TOTAL

28

420

TOTAL

168

2.520

 

OBSERVAÇÃO:

Para compor as 3.000 horas da carga horária total do curso, o discente deverá integralizar 240 horas em atividades acadêmico-científico-culturais ao longo do curso.

 

RESUMO

CARGA HORÁRIA (TOTAIS)

CARGA HORÁRIA TOTAL:

3.000

CARGA HORÁRIA DE OBRIGATÓRIAS:

2.520

CARGA HORÁRIA DE OPTATIVAS:

240

CARGA HORÁRIA DE AACC:

240

CARGA HORÁRIA (TOTAIS)

TOTAL DE CRÉDITOS:

184

CRÉDITOS DE OBRIGATÓRIAS:

168

CRÉDITOS DE OPTATIVAS:

16

CRÉDITOS DE AACC:

 -

PERÍODOS (TOTAIS)

MÍNIMO DE PERÍODOS:

08

MÁXIMO DE PERÍODOS:

12

MÍNIMO DE CRÉDITOS:

20

MÁXIMO DE CRÉDITOS:

32

 

(*) As horas e os créditos de Trabalho de Conclusão de Curso estão incluídas em Disciplinas Obrigatórias.

 

 

Anexo 03

EMENTÁRIO

  1. Disciplinas Obrigatórias

FAE101 Introdução à Economia A

Fundamentos básicos: Oferta, Demanda, Elasticidade. Teoria da firma: custos de produção; Estruturas de Mercado; A mensuração da atividade econômica; A moeda e o sistema financeiro; Inflação e Índices de Preços; Balanço de Pagamentos.

FAC044 Elementos de Contabilidade

Objetivos e características da informação contábil-financeira; Demonstrações Contábeis; Estoques; Provisões; Redução ao valor recuperável de ativos; Operações financeiras; Investimentos; Imobilizado; Ativo Intangível.

IHS020 Introdução às Ciências Sociais

As Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) e o mundo moderno. Cultura, poder e sociedade. Globalização. As Ciências Sociais e a Economia.

FAE002 Economia, Pensamento Crítico e Humanidades

Natureza da Filosofia. As três fontes fundamentais do conhecimento e da sabedoria. A importância da Filosofia no cenário atual de grandes perplexidades. A evolução da civilização e do pensamento humano: principais filósofos e correntes filosóficas. O Iluminismo e a valorização da Razão. O pensamento crítico como recurso. Humanidades no Século XXI. A filosofia e as vertentes sociológicas básicas da integração e do conflito e seus desdobramentos no pensamento socioeconômico: as escolas do pensamento econômico. Paradigmas científicos e Visões de Mundo: as concepções Mecanicista, Sistêmica e Integral. Breve abordagem sobre contribuições universalistas: repensando o sentido de ser humano numa era de alta tecnologia.

IEM772 Matemática Básica

Produtos  Notáveis e Fatoração  de Polinômios. Estudo dos  sinais das  Funções de 1º e 2º graus e Modulares com gráficos. Funções Trigonométricas. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Álgebra Matricial e Sistemas de Equações Lineares. Sequências de Números Reais.

FAE121 Teoria Microeconômica I

Teoria do consumidor: a restrição orçamentária; preferência do consumidor e utilidade; escolha; classificação dos bens; a equação de Slutsky; a demanda. Preferência revelada; escolha intertemporal; mercado de ativos; incerteza; ativos de risco; excedente do consumidor; demanda de mercado; Equilíbrio.

FAE131 Contabilidade Social A

Contabilidade Social e Teoria Macroeconômica. Evolução da Contabilidade Social. Conceitos Introdutórios básicos. Identidades contábeis. O Sistema de Contas Nacionais: as Contas Econômicas Integradas e as Tabelas de Recursos e Usos. Balanço de Pagamentos. Contabilidade Social a preços correntes e a preços constantes: índices de preços e quantidades. Contabilidade Social e Indicadores Sociais (Índice de Gini e Índice de desenvolvimento Humano).

FAA057 Administração

Introdução à Administração. Funções básicas da administração (Planejamento; Organização; Direção; Controle). Principais correntes do pensamento administrativo: 1) As ideias de Taylor e os fundamentos da Administração Científica; 2) A Ciência da Administração de Fayol; 3) Abordagem humanística; 4) Teoria da Burocracia; 5) Abordagem Neoclássica; 6) Abordagem Sistêmica.

FAE151 História do Pensamento Econômico I

Motivar a leitura dos grandes mestres da Economia até o século XIX, principalmente os autores da Economia Política Clássica. Interpretar o significado de cada contribuição à luz do respectivo ambiente histórico-cultural. Também se procura relacionar as formulações teóricas com os preceitos filosóficos subjacentes. Serão contemplados os autores que teceram pensamento de natureza econômica na Antiguidade, na Idade Média e no Mercantilismo. Depois, seguem Adam Smith e os três principais integrantes da Economia Clássica: Malthus, Ricardo e Mill. O curso termina com o estudo da obra de Karl Marx.

IEM075 Cálculo Diferencial e Integral I

Limite e Continuidade: definições e propriedades básicas. A Derivada. A Regra da Cadeia. O Teorema do Valor Médio. Funções Inversas. Integração. Teorema. Fundamental do Cálculo. Integrais Impróprias. Técnicas de Integração. Aplicação de Integrais.

FAE122 Teoria Microeconômica II

Teoria da firma: Tecnologia; minimização dos custos e maximização de lucros; demandas de insumos, custos e oferta da firma; Oferta de curto e longo prazo. Teoria do mercado em concorrência perfeita. Poder de Mercado; Monopólios, Monopsônios.

FAE111 Teoria Macroeconômica I

A Economia como um Sistema Complexo Dinâmico Adaptativo. A interação real   e monetária entre os agentes econômicos. Objeto da Macroeconomia. Noções   básicas  sobre os agregados macroeconômicos e suas correspondências sistêmicas. A economia de dois, três e quatro setores. O mercado de bens e serviços e o modelo keynesiano simples de determinação da renda. Os mercados de ativos e a determinação da taxa de juros. O modelo IS-LM – Introdução à análise de políticas macroeconômicas: política fiscal, política monetária e combinações de ambas. A  determinação   da  renda e do emprego em Kalecki.

FAE175 Matemática Financeira

Regimes de capitalização: definições de juros, taxa de juros, valor presente e valor futuro; capitalização simples, composta e contínua; equivalência de capitais e equivalência de taxas. Capitalização simples: montante e valor atual; classificação das taxas de juros (real, efetiva, diferentes moedas). Operação de Desconto: desconto simples; desconto composto; taxas de desconto x taxas de juros. Séries de pagamento uniformes: capitalização composta e contínua: equivalência de capitais: valor presente e valor futuro; termos antecipados, entrada, carência; séries com variação uniforme: aritméticas e geométricas. Fluxos de caixa genéricos: valor presente e valor futuro; taxa interna de retorno. Sistemas de Amortização: sistema price; sistema de amortização constante; sistema misto.

FAE152 História do Pensamento Econômico II

Motivar a leitura dos grandes mestres da Economia dos séculos XIX e XX (excluindo-se os autores da Economia Política Clássica já estudados em HPEI). Interpretar o significado de cada contribuição à luz do respectivo ambiente histórico-cultural. Também se procura relacionar as formulações teóricas com os preceitos filosóficos subjacentes. Serão contemplados os economistas “pós-clássicos”, notadamente, os três integrantes da Revolução Marginalista (Jevons, Walras e Menger), Marshall e Keynes.

IEM076 Cálculo Diferencial e Integral II

Derivação de Vetores. Regra da Cadeia. Funções de Várias Variáveis. Derivada Parcial. Derivada de Ordem Superior. Máximos e Mínimos. Funções Potenciais e Integrais de Linha. Integrais Múltiplas. Mudança de Variável na Integral. Teorema de Green.

FAE123 Teoria Microeconômica III

Oligopólios; Oligopsônio. Interação estratégica; Teoria dos Jogos: Estratégias dominantes, Equilíbrio de Nash; Jogos dinâmicos; Economia Comportamental; Trocas; Bem-estar; Externalidades; Bens Públicos; Tecnologia da Informação; Assimetria de Informação: seleção adversa, risco moral.

FAE112 Teoria Macroeconômica II

Refinamentos do modelo IS-LM: taxa de juros nominais e reais; expectativas nas decisões de consumo e de investimento; expectativas e políticas fiscal e monetária. Noções básicas de macroeconomia aberta: balanço de pagamentos; taxas de câmbio nominal e real; regimes cambiais fixo e flexível; o modelo de determinação da renda numa economia aberta; o modelo Mundell-Fleming; o lado da oferta: mercado de trabalho, determinação dos salários e dos preços e a taxa natural de desemprego; o modelo de oferta e demanda agregadas; as  várias  versões  da  Curva de Phillips; inflação e desemprego; o orçamento do governo e a dívida pública.

FAE003 Estatística Aplicada à Economia I

Análise Descritiva, Noções de Probabilidade, Variáveis Aleatórias, Principais Distribuições e Números Índices.

FAE141 História Econômica Geral I

Transição do Feudalismo para o Capitalismo. Industrialização: A Primeira Revolução Industrial. A Segunda Revolução Industrial. O Predomínio Inglês até a Primeira Grande Guerra.

FAE153 Economia Política

Origem e a formulação do valor e sua distribuição, os papeis do Estado e do mercado. Compreensão do Capitalismo enquanto sistema de produção, a constituição do mundo do trabalho e a acumulação do capital. A Economia Política das Escolas clássica, neoclássica e estruturalista. As implicações da economia de mercado com o Estado, o capitalismo com o Estado e implicações relacionadas à questão de uma economia política democrática. Economia Política Contemporânea.

FAE113 Teoria Macroeconômica III

Conceitos básicos e fatos estilizados. O Modelo Macroeconômico Geral. Teorias neoclássicas das flutuações e do crescimento: a síntese neoclássica;  os  monetaristas;  os novos-clássicos  e  os  modelos  de  ciclo monetário e real; os novos-keynesianos e as hipóteses de rigidez nominal e real. Teorias neoclássicas do crescimento econômico: o modelo de Solow; a nova teoria do crescimento. Teorias keynesianas das flutuações e do crescimento: o modelo Harrod-Domar; o modelo de Kaldor. Os possíveis impactos macroeconômicos da emergência da Quarta Revolução Industrial e do concomitante advento da Economia Digital.

FAE143 Formação Econômica do Brasil

Economia Colonial. Economia Escravista Mercantil. A Independência e a Economia Mercantil Escravista Nacional. A Economia Cafeeira e o surgimento do Capital Comercial Nacional. Nascimento e Consolidação da Indústria. A Crise de 29. As transformações nos anos 30.

FAE142 História Econômica Geral II

A Economia Capitalista até a Segunda Guerra Mundial. A Reorganização do mundo econômico no Pós-Guerra. A Guerra Fria. A Crise do Capitalismo nos anos 70. A Queda do Muro de Berlim em 1989. A Emergência da Globalização e a Terceira Revolução Industrial.

FAE133 Economia do Setor Público

O Setor Público em Economias de Mercado. Funções Econômicas do Governo. Falhas de Mercado. Falhas de Governo. Escolha pública. Teoria da Regulação. Gasto público. Modelos de análise do crescimento do gasto público. Financiamento do gasto público. Princípios teóricos de tributação. Planejamento e política orçamentária no Brasil. Controle orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal. Déficit e Dívida Pública. Avaliação de resultado: eficiência do gasto público.

FAE004 Estatística Aplicada à Economia II

Introdução à inferência estatística. Estimação. Testes de Hipótese. Noções básicas de amostragem. Regressão Linear Simples.

FAE132 Economia Internacional A

Mercantilismo, teoria das vantagens absolutas e teoria das vantagens comparativas. Teoria das vantagens comparativas: modelo ricardiano. Modelo dos fatores específicos. A teoria das vantagens comparativas pelo modelo de dotação relativa dos fatores (Hecksher-Ohlin). Modelo geral do comércio. Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio exterior. Movimentos internacionais dos fatores de produção e suas implicações. Política comercial e política industrial.

FAE144 Economia Brasileira Contemporânea A

Primeiro Governo Vargas (1930-1937): a substituição de importações e o impulso industrial.

O Governo Dutra (1946-1950). Segundo Governo Vargas: ação estatal e a nova expansão industrial. O Interregno Café Filho (1954-1955). A industrialização pesada na era Kubitschek e o Plano de Metas. A desaceleração econômica dos anos 1960 e o Plano Trienal. O Golpe militar e a modernização conservadora: as reformas institucionais, o PAEG e o milagre econômico. O Governo Geisel e o II PND. Os planos de mudança estrutural: do crescimento inflacionário para a estagnação inflacionária. Os planos de estabilização do final dos anos oitenta e início dos noventa: Plano Cruzado, Plano Bresser, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II e Plano Real. A economia brasileira na década 1990 até os dias atuais.

FAE134 Economia Monetária

Origens e funções da moeda; A moeda e o sistema monetário; A Teoria Quantitativa da moeda antes de Friedman; A demanda por moeda, a escolha de ativos e a preferência pela liquidez em Keynes; Modelos neoclássicos keynesianos de demanda por moeda; A demanda por moeda no modelo monetarista: a nova teoria quantitativa da moeda; O Banco Central e o Sistema Monetário; Operacionalidade da Política Monetária (objetivos e instrumentos); Operacionalidade da Política Monetária (formação da taxa de juros); A teoria da política monetária nos modelos: keynesiano, monetarista, novo-clássico.

FAE161 Técnicas de Pesquisa em Economia A

Epistemologia da pesquisa científica nas ciências sociais aplicadas, pesquisa econômica. Monografia, Dissertação e Tese: Conceitos e estrutura. Artigo Científico e Ensaio: Elementos obrigatórios. A lógica dos trabalhos acadêmicos: Objeto de pesquisa, problema, hipótese, objetivos geral e específicos. Método e Metodologia. Estratégias de pesquisa: amostragem, parâmetros e estatísticas. Tabulação dos dados: tabelas e gráficos, descrição e análise quantitativa. Normalização de trabalhos acadêmicos.

FAE174 Econometria I

Definição, objetivos e objeto da econometria; Correlação; Modelo de Regressão Linear Simples; Modelo de Regressão Linear Múltipla; Estimação, Inferência e Especificação; Modelo de Regressão Linear com Variáveis Explicativas Qualitativas; Problemas Econométricos (Multicolinearidade, Heterocedasticidade e Autocorrelação); e Análise da Especificação do Modelo.

FAE106 Economia do Meio Ambiente

Teorias e Ferramentas. Introdução às Ciências da Terra e à compreensão do Planeta como um Sistema Complexo Dinâmico Adaptativo. As interações do Sistema Econômico Global e o Meio Ambiente. As principais contribuições da Economia do Meio Ambiente: Economia Ambiental e Economia Ecológica. Recursos Não-renováveis e Poluição. A natureza multidimensional complexa da Poluição de fluxo e de estoque. Recursos Renováveis. A Valoração dos Custos e Benefícios Ambientais. O Ambiente e o Crescimento Econômico nos Países em Desenvolvimento e Desenvolvidos. Economia Linear, Economia Circular e Sustentabilidade. A importância da Educação Ambiental.

FAE135 Desenvolvimento Socioeconômico  A

Desenvolvimento Econômico: Introdução e o Longo Prazo no Pensamento Econômico; Modelos de Crescimento de Inspiração Keynesiana e Neoclássicos; Do Surgimento das Teorias; Abordagens e Estratégias do Desenvolvimento na Era de Ouro do Capitalismo; Da Contrarrevolução Neoclássica aos Novos Conceitos e Enfoques (Estruturalismo Latino-Americano, Abordagem Evolucionária-Neoschumpeteriana, Instituições, Capacitações e Complexidade) ; Panorama dos Modelos de Crescimento desde o Modelo de Solow Ampliado;. Contribuições e Implicações para Políticas de Desenvolvimento no Contexto Vigente.

FAE107 Trabalho de Conclusão de Curso I

Definição e delimitação do tema da pesquisa de um fato econômico. Início da elaboração de artigo científico sobre um fato econômico: contextualização da problemática sobre o tema da pesquisa; justificativa da relevância da pesquisa; formulação do problema econômico; formulação da hipótese; formulação do objetivo geral e objetivos específicos. Revisão da bibliografia sobre o tema da pesquisa. Caracterização da metodologia a ser empregada na pesquisa. Início da coleta, análise e interpretação dos dados da pesquisa.

FAE173 Economia Regional e Urbana

Conceitos: Economia regional, espaço e regiões; a questão urbana e o mundo globalizado. Os modelos clássicos de localização das atividades econômicas. Teorias do desenvolvimento regional desigual. Teorias do desenvolvimento regional de inspiração keynesiana. As políticas de desenvolvimento industrial. As novas teorias sobre o Desenvolvimento Regional: modelos de desenvolvimento endógenos; desenvolvimento local; a nova geografia econômica. Cadeias produtivas. Política de desenvolvimento regional no Brasil. As cidades. Traços recentes da economia amazônica. Métodos e técnicas de análise regional.

FAE195 Economia de Empresas A

A empresa na perspectiva da Teoria Neoclássica; A empresa na perspectiva dos custos de transação; A empresa e o problema de agência; A empresa e os problemas de recursos; Decisões sobre demanda, preço e produção; Políticas de preços e incertezas. Administração de receitas e das incertezas. Custos de mudança e políticas de preços; Estratégias de negócios baseadas em plataforma.

FAE109 Economia Amazônica

A Política de Valorização da Amazônia: a SPVEA. A Operação Amazônia: a SUDAM,  o BASA e a SUFRAMA. A Política de Integração Nacional e a Expansão Rodoviária. O POLOAMAZÔNIA e os Grandes Projetos. A Expansão da Fronteira Agrícola: a Pecuária, o Desmatamento, as Migrações, os Posseiros, os índios, os problemas fundiários e o Movimento Ecológico. A Zona Franca de Manaus: o Surgimento, a Expansão do Comércio, a Industrialização, o Contingenciamento das Importações. A Nova Política Industrial e seu desdobramento na Amazônia. A Amazônia presente e a ausência de políticas de desenvolvimento regional. Perspectivas para a Amazônia.

FAE172 Elaboração e Análise de Projetos A

Conceitos básicos de projetos de investimento. Estrutura e elementos de projetos de investimento. Conceitos básicos de avaliação de projetos de investimento. Técnicas de elaboração, análise e avaliação econômico-financeira de projetos de investimento. Análise de risco, custo, benefícios e comparação de projetos de investimento. Fontes de financiamento público e privado nacionais e internacionais de projetos de investimento. Estudos de caso e exercício de elaboração, análise e avaliação de projetos de investimento.

FDU002 Instituição de Direito Público e Privado

Noções básicas de Direito; Direito Constitucional (Garantias Individuais). Direito Tributário (Tributação e Orçamento, de ordem Econômica e Financeira). Direito administrativo. (Fiscalização contábil, Financeira e orçamentária, Serviço Público). Direito Penal (Crimes Contra a Ordem Econômica) Direito Civil (responsabilidade civil e contratos). Direito do Trabalho (empregado x empregador). Direito Empresarial (recuperação da empresa). ÉTICA Profissional.

FAE108 Trabalho de Conclusão de Curso II

Conclusão da coleta de dados iniciada em Monografia I. Análise e interpretação dos dados. Conclusão do artigo científico sobre um fato econômico. Submissão do artigo a uma publicação indexada (ISSN ou ISBN). Submissão do artigo à Comissão de Avaliação Final (CAF) do curso de Ciências Econômicas.

 

  1. Disciplinas Optativas

Economia para o Setor Público

FAE188 Economia da Educação

Os conceitos de educação e de desenvolvimento. Política econômica e o planejamento da educação. Educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento. Os impactos da emergente Indústria 4.0 sobre o Mercado de Trabalho, os novos perfis de conhecimento e habilidades e a reconfiguração dos currículos escolares. Educação, ciência e tecnologia no Brasil do século XXI.

FAE171 Política e Planejamento Econômico A

Conotações gerais dos procedimentos utilizados na política e planejamento econômico e na análise de seus procedimentos primários. Estudo e aplicabilidade dos instrumentos de ação da política econômica. Técnicas de projeções dos principais agregados econômicos. Modelos simplificados de crescimento. Construção de quadros de insumo-produto e sua utilidade no planejamento econômico.

FAE208 Política e Desenvolvimento Regional

Ressurgimento da Questão Regional no após II Guerra; Principais marcos teóricos: neoclássicos, marxistas, keynesianos e cepalinos. A Questão Regional no Brasil: a) da Colônia à Crise de 1929; b) da industrialização à crise da dívida (1930-1989); c) o período recente. Origens históricas, formação do mercado nacional, concentração e desconcentração industrial e questão regional em tempos de crise. A urbanização brasileira.

FAE207 Federalismo no Brasil

Federalismo e Federação: um balanço das principais interpretações. A federação brasileira e sua base institucional: a distribuição constitucional de competências entre os entes federados. A redemocratização e o revigoramento do federalismo no Brasil nos anos 80. A reforma do estado, as transformações no cenário internacional e a crise da Federação nos anos noventa. Federalismo Fiscal. Dívida Pública e Federalismo Fiscal. Federalismo e Políticas Públicas.

FAC007 Orçamento Público

Noções Preliminares. Conceito. Evolução do Orçamento. Princípios Orçamentários. O processo ou Ciclo Orçamentário. Classificação da Despesa e Receita Pública de acordo com o MCASP.

 

Economia para o Setor Privado

FAE193 Métodos de Análise de Custos

Definição de custos. A contabilidade de Custos. Classificações de Custos. Custos de Produtos e Serviços. Custos dos Produtos Vendidos. Sistemas de Custos. Métodos de Custeio. Custos Indiretos e Diretos. Margem de Contribuição. Critérios de Rateio. Custeio Por Absorção. Custeio Variável. Custeio Padrão.

FAE192 Métodos de Análise Financeira

Introdução à administração financeira. Ambiente econômico e de negócios. Os sistemas financeiros no contexto das organizações. A função e o planejamento financeiro.  Demonstrativos financeiros. Gestão do fluxo de caixa. Gestão do capital de giro. Critérios econômicos de análise de investimentos. Indicadores econômico-financeiros. Analise de risco. Fontes de financiamento. Mercado financeiro. Mercado de capitais. Estrutura e custo de capital.

FAE206 Empreendedorismo

Características e perfil do empreendedor.  A importância socioeconômica do empreendedorismo. Fatores que influenciam o empreendedorismo. Elaboração de Plano de negócios. Empresas de pequeno, médio e grande porte. Ciclo de vida das organizações. Empreendedorismo governamental.

FAA094 Administração Mercadológica I

Surgimento e evolução do marketing. As orientações do Marketing. O conceito de Marketing, tipos de marketing, valor, benefício, atributos, necessidades e desejos, demanda. Marketing como filosofia empresarial. Fatores de influência no marketing. Papeis do consumidor. Composto mercadológico.  Administração da Força de Venda. Imagem corporativa. Customer Relationship Management. Lógica dominante do serviço (LDS).

 

Núcleo Comum

FEN024 Libras

Histórias de surdos; noções de língua portuguesa e lingüística; parâmetros em libras; noções lingüísticas de libras; sistema de transcrição; tipos de frases em libras; incorporação de negação; conteúdos básicos de libras; expressão corporal e facial; alfabeto manual; gramática de libras; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; localização de nomes; percepção visual; profissões; funções e cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicação; família; árvore genealógica; vestuário; alimentação; objetos; valores monetários; compras; vendas; medidas, meios de transporte, estados do Brasil e suas culturas; diálogos.

FAE191 Economia Industrial A

Introdução: objeto, abordagens e evolução da Economia Industrial. Modelos tradicionais de concorrência. Empresa, indústria e mercados – aspectos conceituais e analíticos. Economias de escala e de escopo. Concentração industrial, diferenciação de produtos e barreiras à entrada. Estruturas de mercado e inovação. Modelos de oligopólio. Prevenção estratégica à entrada. A grande empresa contemporânea: teoria dos custos de transação e competências. Concorrência evolucionista/(neo)schumpeteriana.

FAE181 Economia da População

Introdução aos estudos populacionais: conceitos básicos. Teorias de população: de Malthus à teoria da transição demográfica. Fontes de dados demográficos. Estrutura etária. Componentes da dinâmica demográfica: Fecundidade, Mortalidade e Migração. Mobilidade espacial da população. Técnicas de análise. População e Economia: Questões atuais.

FAE183 Economia do Trabalho

A demanda e a oferta de trabalho. Equilíbrio no Mercado de Trabalho. Teoria do Capital Humano: Educação, Treinamento e Diferenciais de Ganhos. Sindicatos e Negociações Coletivas. Teoria dos Contratos: Mobilidade do Trabalho e Incentivos ao Trabalho. Enfoque Macroeconômico do Mercado de Trabalho. Mercado de Trabalho No Brasil.

FAE196 Comércio Exterior

Conceitos e Composição do Comércio Exterior. Política do Comércio Exterior Brasileiro. Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. Tributação no Comércio Exterior. Transporte Internacional. Barreiras técnicas, barreiras não tarifárias, barreiras tarifárias. Regimes Cambiais.

FAE102 Tópicos Especiais em Economia

Análise de campos emergentes ou avançados do conhecimento científico com interface com a ciência econômica. Caracterização do objeto de estudo. Análise das correntes interpretativas. Identificação dos métodos e técnicas aplicáveis ao aprofundamento dos temas abordados na disciplina.

FAE110 Tópicos Especiais em Economia II

Análise de campos emergentes ou avançados do conhecimento científico com interface com a ciência econômica. Caracterização do objeto de estudo. Análise das correntes interpretativas. Identificação dos métodos e técnicas aplicáveis ao aprofundamento dos temas abordados na disciplina.

FAE104 Tópicos Especiais em Economia III

Análise de campos emergentes ou avançados do conhecimento científico com interface com a ciência econômica. Caracterização do objeto de estudo. Análise das correntes interpretativas. Identificação dos métodos e técnicas aplicáveis ao aprofundamento dos temas abordados na disciplina.

FAE204 Econometria II

Modelos de regressão de respostas qualitativas; Regressão com dados em Painel; Econometria de Séries Temporais.

FAE114 Economia Agrícola e Agroindustrial

As transformações ocorridas no setor agrícola brasileiro, com ênfase no período pós-50: modernização agrícola e suas consequências socioeconômicas, produção capitalista, pequena produção e agroindústria. Segurança Alimentar. Urbanização e pobreza no campo. Política Agrícola no Brasil. Sistemas Agroindustriais (SAGs): definições e correntes metodológicas. Organização industrial no agribusiness: coordenação e gerenciamento dos SAGs. Estratégias Empresariais: organização das firmas, contratos e custos de transação, estratégias de crescimento das firmas, parcerias e alianças estratégicas. Comercialização de produtos agroindustriais. A globalização e o Impacto para os agronegócios.

FAE189 Economia da Tecnologia

A discussão do progresso tecnológico nas diversas abordagens da teoria econômica. Análise das fontes e dos determinantes do progresso tecnológico. A contribuição da ciência para a economia. Sistema Nacional de Inovação. A relação entre o processo de inovação e o crescimento econômico.

FAA098 Desenvolvimento e Gestão de Projetos

Conceito de projeto. Ciclo de Vida do Projeto. Gerenciamento de Projeto: O PMBOK e Gestão Ágil. Planejamento do Projeto. O Gerente de projetos. O termo de abertura e a definição de escopo. Análise das necessidades dos clientes do projeto. Análise de requisitos. Execução do Projeto. Ferramentas de Gestão e Controle. Gestão de Equipes. Gestão dos Custos. Gestão do Cronograma. Fechamento do Projeto. Gestão de Portfólio.

FAC051 Controladoria

1. Planejamento Estratégico; 2. O controle nas organizações; 3. O papel do controller nas organizações; 4. Diferentes metodologias de custeio e impacto sobre o controle; 5. Controle orçamentário no acompanhamento dos negócios; 6. Sistemas de informações gerenciais e a Controladoria; 7. Decisões sobre terceirização de atividades; 8. Programas de qualidade e implicações com controle; 9. Estrutura divisionalizada; 10. Preços de transferência; 11. Controle gerencial nas empresas multinacionais; 12. Questões comportamentais no controle empresarial; 13. A ética na gestão de negócios; 14. Teoria das Restrições.

IHS037 Ciência Política

O objeto da Ciência Política. A questão do poder. Ideias e ideologias políticas. Abordagens da Ciência Política: movimento comportamentalista, institucionalismo e neoinstitucionalismo, escolha racional, teoria dos jogos, escolha pública e cultura política.

IEM141 Equações Diferenciais Ordinárias

Equações  Diferenciais  de  Primeira  Ordem.  Equações  Diferenciais Ordinárias. Lineares e de Ordem maior que 1. Coeficientes a Determinar e Variação  de  Parâmetros.  Sistema  de  Equações  Diferenciais  Lineares com Coeficientes Constantes. Transformada de Laplace: Aplicações à Resolução de Equações  e  Sistemas. Solução em Série e Potências. Métodos Numéricos.

IEM106 Introdução à Análise

Números Reais. Sequências e séries de números reais. Noções de Topologia da Reta. Funções Contínuas. Derivada. Integral de Riemann.

IEM045 Álgebra Linear Aplicada

Espaços Vetoriais. Matrizes e Transformações Lineares. Norma de vetores. Norma  de  matriz. Número de condição. Métodos diretos para resolução de sistemas  lineares: Fatoração LU; Fatoração Cholesky; Fatorações ortogonais: Transformações de Householder. Métodos iterativos para solução de equações lineares. Análise de convergência. Resolução de sistemas não lineares: método de  Newton e método de Newton modificado. Cálculo de autovalores  e autovetores para matrizes simétricas.

 

 

Anexo 04

Sobre as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II no curso de Ciências Econômicas da UFAM

I - Pré-requisitos para matrícula:

Art. 1º. Para a matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá ter obtido aprovação nas disciplinas Matemática Básica, Teoria Macroeconômica I, Teoria Microeconômica I e Técnicas de Pesquisa em Economia. É recomendável que o discente tenha integralizado um mínimo de 120 créditos em disciplinas obrigatórias, não sendo esta, entretanto uma condição que impeça a matrícula na disciplina.

Art. 2º. Já a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II tem com pré-requisito para a matrícula a aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, sendo recomendável que o discente tenha integralizado um mínimo de 140 créditos em disciplinas obrigatórias.

 

II - A carga horária do Trabalho de Conclusão de Curso:

Art. 3º. A carga horária da atividade curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de 300 (trezentas) horas, correspondendo a 20 (vinte) créditos, e deverá ser cursada em dois períodos: Trabalho de Conclusão de Curso I (60 horas) e Trabalho de Conclusão de Curso II (240 horas).

 

III - Requisitos quanto ao formato e quanto ao conteúdo

Art. 4º. A versão final do TCC pode ser apresentada no formato de Artigo Científico ou de Monografia, cabendo esta decisão ao orientador, em conjunto com o discente.

Art. 5º. No caso de Artigo:

  1. A submissão a um periódico científico indexado ou congresso acadêmico é obrigatória. Neste caso as normas técnicas a serem observadas serão aquelas adotadas pelo veículo de divulgação;

  2. Somente serão aceitos artigos submetidos na forma de trabalho completo, seja no periódico, seja nos anais do evento.

  3. Os alunos que optarem pela submissão de artigos e que já receberam o aceite para publicação estão dispensados da apresentação junto a Comissão de Avaliação Final.

 

Art. 6º. São os seguintes requisitos da Monografia, quanto ao conteúdo:

  1. No que diz respeito ao conteúdo, o TCC deve apresentar o resultado de um sólido esforço de leitura e de pesquisa, com caráter teórico e/ou empírico, sobre temas das Ciências Econômicas, seja histórico, teórico ou de análise empírica de questões amazônicas, brasileiras ou internacionais.

 

IV - Da comissão de coordenação de TCC

Art. 7º. A Comissão de Coordenação de TCC – é formada pelo Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, pelo Chefe do Departamento de Economia e Análise e pelo Coordenador de TCC, que será um professor designado pelo Colegiado do Curso para tal função.

Art. 8º. Compete à Comissão de Coordenação de TCC:

  1. Disponibilizar, periodicamente, as áreas de especialização dos professores do curso.

  2. Receber e encaminhar à Biblioteca Central da UFAM as versões finais dos trabalhos monográficos defendidos e aprovados em cada semestre letivo;

  3. Manter atualizado o cadastro de monografias aprovadas, montando um banco de dados, e disponibilizá-lo por meio eletrônico, conforme for definido pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas;

  4. Elaborar a Ata de Defesa de TCC, conforme o Modelo de Ata de Defesa de TCC,  detalhado no Apêndice II

  5. Manter em arquivo o comprovante de submissão ou de aceite de artigo científico por periódico ou congresso acadêmico.

V - Das etapas de realização e avaliação do trabalho de conclusão de curso

Art. 9º. A elaboração do TCC compreende um processo de pesquisa que será desenvolvido nos dois períodos letivos em que o discente estiver matriculado nas disciplinas.

  1. Na disciplina TCC I, o discente elaborará um projeto de pesquisa voltado para o estudo de um fato econômico, utilizando o referencial proporcionado pela teoria econômica e pelos instrumentais históricos, qualitativos e/ou quantitativos. Este projeto será desenvolvido durante a integralização da disciplina TCC II, ao final da qual será apresentado o Artigo Científico ou a Monografia, elaborada individualmente pelo discente, sob a orientação de um professor do Departamento de Economia e Análise.

  2. Não será permitido dispensa de pré-requisito para nenhuma destas disciplinas.

Art. 10. Para o desenvolvimento das atividades e a atribuição de notas nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II devem ser observados os seguintes aspectos:

  1. A disciplina TCC I será ministrada num regime de 60 horas/aula, tendo como responsável um professor orientador, definido durante o período institucional de matrícula, no respectivo semestre letivo. Haverá a possibilidade do discente ter um coorientador, caso o orientador entenda ser necessário.

  2. Na primeira parte da disciplina – aproximadamente 30 horas/aula – o discente deverá cumprir, no mínimo, as seguintes atividades:

  1. Definir e delimitar o tema do trabalho;

  2. Definir o problema a ser estudado;

  3. Definir os objetivos da pesquisa, tanto em termos gerais como específicos;

  4. Apresentar os principais tópicos da Revisão de Literatura ou do Referencial Teórico sobre o tema a ser pesquisado;

  5. Especificar da metodologia a ser empregada na análise, detalhando-se a forma como o problema será estudado e os instrumentos que serão utilizados para este fim;

  6. Elaborar um projeto de pesquisa, seguindo-se as normas técnicas da ABNT e as normas da UFAM.

Art. 11. A carga horária restante da disciplina deverá ser dedicada à construção da Revisão de Literatura ou do Referencial Teórico, conforme definido entre orientador e o discente.

Parágrafo Único - O professor orientador definirá, no Plano de Ensino da disciplina, a forma como as notas dos exercícios escolares serão atribuídas durante o semestre.

Art. 12. Na disciplina TCC II o discente deverá executar o projeto de pesquisa elaborado na disciplina TCC I, preferencialmente sob a orientação do mesmo professor.

Art. 13. Nesta etapa, o aluno deverá:

  1. Coletar e analisar os dados;

  2. Discutir os resultados obtidos com o estudo;

  3. Apresentar as conclusões obtidas;

  4. Elaborar a versão final do trabalho, seguindo as normas técnicas adequadas ao formato de trabalho escolhido (Artigo ou Monografia).

  1. A Monografia deverá conter entre 30 e 50 páginas de elementos textuais.

  2. O Artigo obedecerá as normas do periódico ou congresso para o qual for submetido.

  1. Apresentar o TCC para a comissão de avaliação final nas seguintes situações:

  1. Quando se tratar de Monografia; ou

  2. Quando se tratar de Artigo Científico que tenha sido submetido a periódico científico ou congresso acadêmico, porém ainda não aceito para publicação.

Art. 14. A disciplina TCC II terá três notas de exercícios escolares, nos quais serão avaliadas as etapas de desenvolvimento do trabalho, sendo distribuídas da seguinte forma:

  1. A primeira e a segunda notas serão atribuídas pelo Professor Orientador, com peso 1 (um). A composição de cada uma destas notas será definida pelo professor, devendo constar no Plano de Ensino da disciplina;

  2. A terceira nota será decorrente da apresentação do trabalho junto à Comissão de Avaliação Final (CAF), e atribuída por esta, com peso 6 (seis).  Esta apresentação será detalhada na seção 8

  3. O aluno será automaticamente reprovado se a nota da CAF for menor que 5,0.

  4. Caso a média parcial seja maior ou igual a 5,0 a nota final será atribuída pelo professor orientador após a revisão das recomendações sugeridas pela CAF.

Parágrafo Único - Caso o aluno seja dispensado da apresentação por conta do aceite para publicação do artigo a nota correspondente a avaliação da CAF será atribuída pelo Professor Orientador.

VI - Das normas e deveres do discente

Art. 15. A todos os alunos é garantida orientação, para o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso, a cargo de um professor do Departamento de Economia e Análise.

Art. 16. Em casos excepcionais, a critério do Colegiado de Curso, o professor orientador pode ser de outro Departamento.

Art. 17. Para que o professor possa atribuir a nota ao aluno este terá que lhe entregar as avaliações intermediárias, pelo menos, cinco dias antes do dia da entrega da avaliação à Comissão de Coordenação de TCC.

Art. 18. O aluno deverá entregar à Comissão de Coordenação de TCC as avaliações intermediárias com os formulários devidamente preenchidos e assinados pelo professor orientador. O modelo do formulário está disponível no Apêndice III.

Art. 19. O aluno deverá comparecer a todas as reuniões de Monografia previamente programadas no Calendário de Monografia.

Art. 20. A mudança de professor orientador com o semestre em andamento só será possível mediante avaliação e encaminhamento da Comissão de Coordenação de TCC.

Art. 21. O aluno é obrigado a comparecer à sessão de apresentação da monografia para fins de aprovação na disciplina.

Art. 22. O aluno deverá entregar uma cópia da versão final do trabalho em arquivo eletrônico, cujo formato será recomendado pela Comissão de Coordenação de TCC, devidamente acompanhado do Encaminhamento para Defesa assinado pelo orientador (conforme modelo apresentado no Apêndice III). A Comissão distribuirá os exemplares ao professor orientador e a cada professor CAF com a devida antecedência, conforme estipulado no Calendário de Monografia.

Art. 23. Quando o TCC for Monografia, o aluno deverá respeitar as normas especificadas pelo Guia de Normalização de Trabalhos Científicos da UFAM vigente e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Art. 24. O aluno terá até 20 (vinte) minutos para fazer a apresentação oral de seu trabalho perante a banca examinadora que disporá de até 30 (trinta) minutos para arguição e comentários.

Art. 25. Na apresentação, o aluno deverá expor os seguintes itens:

  1. Tema

  2. Problema da Pesquisa

  3. Objetivos

  4. Revisão da Literatura (Principais autores)

  5. Metodologia

  6. Resultados e discussão

  7. Conclusão

Art. 26. Entregar à Comissão de Coordenação de TCC, após a defesa e aprovação do trabalho monográfico, com as devidas correções que porventura venham a ser sugeridas pelos membros da banca, em meio digital.

Art. 27. O aluno terá um prazo de 15 dias a contar da data da apresentação do trabalho para entregar a versão final, sob pena de não lançamento da nota da CAF e da Nota Final.

Art. 28. É dever o aluno:

  1. Apresentar trabalho de sua autoria, com atenção às normas éticas e morais de um trabalho científico evitando, sobretudo, a ocorrência de plágio;

  2. Entregar a monografia nos prazos estabelecidos pela Coordenação de TCC;

  3. Comparecer em dia, hora e local marcados pela Comissão, para apresentar e defender a versão final de sua Monografia;

VII - Das normas e deveres para o professor orientador

Art. 29. O professor deverá estabelecer um Cronograma de Atendimento ao Aluno. O dia e horário ficam a critério do professor em comum acordo com o orientando.

Art. 30. Cada professor orientador deverá:

  1. Fixar no mínimo 1 (uma) hora semanal para cada discente na orientação dos trabalhos referentes ao TCC;

  2. Estar disponível para orientar até seis alunos de TCC por semestre (distribuídos entre TCC I e II)

  3. O professor que, por motivos legais, ficar impedido de prosseguir na orientação de seus alunos deverá comunicar, por escrito, à Comissão de Coordenação de TCC e esta, de comum acordo com aluno, definirá um novo orientador.

Art. 31. A frequência dos alunos será registrada nos diários de classe nos dias estabelecidos no Cronograma de Atendimento ao aluno.

Art. 32. Para cada orientando, o professor terá contada carga horária semanal de 1 (uma) hora.

Art. 33. Cabe ao professor atribuir tarefas e notas referentes ao primeiro e ao segundo trabalhos intermediários dos orientandos, bem como a nota final, de forma a garantir que o trabalho seja realizado pelo próprio aluno, dentro do prazo e com a qualidade adequada.

Art. 34. O professor terá que devolver aos alunos as avaliações com as devidas notas até a data da realização das reuniões de TCC (último dia para entrega das avaliações) previamente estabelecidas no Calendário de Atividades.

VIII - Quanto aos aspectos operacionais da disciplina

Art. 35. O conteúdo teórico ou técnico do TCC é de inteira responsabilidade do professor orientador e de seu orientando.

Art. 36. O professor orientador presidirá a sessão de apresentação de TCC do seu orientando (Comissão de Avaliação Final) e sua ausência injustificada às sessões de apresentação das monografias deverá ser notificada à chefia do departamento para que tome as devidas providências administrativas.

Art. 37. O professor orientador só deverá atender aos alunos devidamente matriculados na disciplina.

Art. 38. O professor orientador será responsável pelo acompanhamento da reformulação do TCC de seu orientando, quando couber.

Art. 39. O lançamento das notas da disciplina será de inteira responsabilidade do professor orientador.

IX - Dos critérios para avaliação final do TCC (Sessões de Apresentação)

Art. 40. A defesa do TCC é aberta ao público.

Art. 41. A versão final do TCC será apresentada e defendida oralmente pelo aluno perante uma banca examinadora.  

Art. 42. Após o recebimento dos TCCs, a Coordenação de TCC divulgará a composição das Comissões de Avaliação Final (CAF), o horário e o local de defesa.

Cada CAF terá prazo mínimo de dez dias para proceder a leitura e a avaliação do TCC.

Art. 43. A CAF será composta por 3 (três) professores: o professor-orientador e dois indicados pela Comissão de Coordenação de TCC nomeados previamente por portaria, sendo o professor orientador o presidente.

Art. 44. Cada componente da CAF terá até 10 (dez) minutos para a sua arguição ao aluno, incluindo, neste tempo, o direito de resposta.

Art. 45. Excepcionalmente, poderão fazer parte da CAF professores e pesquisadores de  outros Departamentos da UFAM ou de outras instituições de ensino e pesquisa com interesse na área de abrangência do TCC ou entre profissionais de áreas afins.

Art. 46. Os professores do Departamento de Economia e Análise deverão estar disponíveis para participar de CAFs conforme a designação da Comissão de Coordenação de TCC.

Art. 47. Após a sua apresentação, a versão final do TCC - incorporando todas as correções necessárias - deverá ser revisada pelo professor orientador. Posteriormente, deverá ser entregue à Comissão de Coordenação de TCC, em meio eletrônico, contendo todo o trabalho, inclusive o resumo.

Art. 48. A nota da CAF só será lançada após o aluno atender às recomendações feitas durante a apresentação do TCC e acatadas pelo orientador.

X - Das normas da coordenação de TCC

Art. 49. São atribuições do Coordenador:

  1. Elaborar o Cronograma das Atividades de TCC no início de cada período letivo;

  2. Organizar e realizar, pelo menos, duas reuniões de TCC no período para dar orientações sobre as normas, avaliações e cumprimento da programação da atividade, bem como auxiliar na solução de problemas que estejam dificultando o bom andamento do trabalho;

  3. Colocar à disposição dos alunos todos os formulários de avaliação, o guia de normalização de trabalhos científicos vigente e outras informações gerais necessárias à elaboração do TCC;

  4. Elaborar, em conjunto com os demais membros da Comissão de Coordenação de TCC, as Portarias divulgando a composição das CAFs, o local e o horário em que ocorrerá a apresentação e defesa oral de cada monografia e apresentá-la com pelo menos cinco dias antes da data da apresentação;

  5. Atuar, em conjunto com os demais membros da Comissão de Coordenação de TCC, na logística de disponibilização dos equipamentos da FES para apresentação dos trabalhos;

  6. A carga horária do Coordenador será definida conforme a resolução vigente que regulamenta o regime de trabalho docente.

XI - Dos trabalhos intermediários em TCC II

Art. 50. A Comissão de Coordenação de TCC deverá estabelecer no início de cada período letivo um Cronograma para apresentação das avaliações intermediárias, de Trabalhos Intermediários a serem apresentadas pelos alunos matriculados na disciplina TCC II.

Art. 51. Os alunos deverão entregar ao professor orientador ao longo do cronograma proposto o total de 2 (dois) trabalhos intermediários digitados,  contendo os seguintes conteúdos:

  1. Revisão de Literatura e Metodologia da pesquisa;

  2. Tratamento e análise dos dados e Versão preliminar do TCC.

Art. 52. Serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez) nas duas avaliações intermediárias da disciplina TCC II.

Art. 53. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Comissão de Coordenação de TCC, consultando, quando necessário, o Colegiado do Curso de Ciências Econômicas da UFAM.

 

 

 

Anexo 05

Normatização das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC

As Atividades Complementares permitem o enriquecimento das temáticas discutidas no curso e seguem as diretrizes curriculares no âmbito do Parecer 095/2007 Conselho Nacional de Educação, Resolução 04/2007 CNE/CES e Resolução 018/2007 da Câmara de Ensino de Graduação – CEG/PROEG.

 

Quadro 18 Relação de atividades complementares por categoria

ENSINO – AACC01

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Participação em curso de extensão como ministrante ou debatedor em mesa redonda

20

Certificado

Participação em atividade de monitoria desenvolvida em relação às disciplinas oferecidas na área e conhecimento;

60

Certificado

Participação em Semana de Curso;

20

Certificado

Participação em Programa Especial de Treinamento – PET

60

Declaração

Participação em estágios não obrigatórios, vinculados ao Ensino de Graduação e à matriz curricular do Curso em que o aluno se encontra matriculado

60 por semestre

Certificado

Carga horária optativa excedente; outras atividades de Ensino a critério da coordenação do curso

60 por disciplina

Histórico Escolar

 

PESQUISA – AACC02

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Participação em projetos de pesquisa aprovados e concluídos com bolsas do PIBIC

240

Certificado

Participação em projetos de pesquisa aprovados em outros programas

240

Certificado

Autoria ou co-autoria de capítulo de livro

240

Cópia do artigo + comprovante de comissão editorial

Autor ou co-autor de artigo científico completo publicado em periódico com comissão editorial

240

Cópia do artigo + comprovante de comissão editorial

Premiação em trabalho acadêmico

240

Certificado

Apresentação de trabalho científico em eventos de âmbito regional, nacional ou internacional, como autor

240

Certificado de apresentação

Outras atividades de Pesquisa a critério da coordenação do curso

60

Certificado

EXTENSÃO – AACC03

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

As atividades desenvolvidas sob a forma de congressos, seminários, simpósios, conferências, palestras, fóruns, apresentações de painéis ou outras similares, como ouvinte ou participante direto

60

Certificado

As atividades desenvolvidas sob a forma de curso de extensão

60

Certificado

Participação como membro de comissão organizadora de eventos científicos

60

Certificado

Representação discente comprovada

60

Certificado

Outras atividades de Extensão a critério da Comissão de Avaliação das Atividades Complementares do curso de Economia

60

Certificado

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 07/12/2023, às 01:22, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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