Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
Resolução nº 024, de 25 de ABRIL de 2024
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso FT02-ET Engenharia Elétrica - Eletrotécnica, bacharelado, diurno, versão 2021/1, vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). |
A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
CONSIDERANDO a Lei n° 9.795/99, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que trata do Plano Nacional de Educação (PNE), e dá outras providências, que regulamenta o funcionamento das Unidades Acadêmicas localizadas fora da sede e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Lei nº 13.425, de 30 de maço de 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nºs 8.078, de 11 de setembro de 1990, e 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil; e dá outras providências.;
CONSIDERANDO o Decreto nº 5.625, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art. 18 da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP n° 01, de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e CulturaAfro-Brasileira e Africana;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1, de 26 de março de 2021, que Altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo., e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP nº 01 , de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CP nº 02, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 1999;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 02, de 18 de junho de 2007, que que institui a duração e a carga horária do curso de bacharelado, na modalidade presencial;
CONSIDERANDO a Resolução CONFEA nº 1.010, de 22 de agosto de 2005, que dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional;
CONSIDERANDO a Resolução nº 004, de 29 de fevereiro de 2000, do CONSEPE, que estabelece normas para os estágios da Universidade do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 018, de 01 de agosto de 2007, da CEG/CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 37, de 04 de julho de 2011, da CEG/CONSEPE, que adota procedimentos de padronização para mensuração do tempo máximo dos cursos de graduação presenciais;
CONSIDERANDO a Resolução nº 067, de 30 de novembro de 2011, da CEG/CONSEPE, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios da Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução n. 031, de 29 de outubro de 2015, da CEG/CONSEPE, que regulamenta a entrega e revisão dos exercícios escolares e prova final no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a Resolução n. 087, de 20 de setembro de 2018, da CEG/CONSEPE, que trata da avaliação da aprendizagem em cursos de Educação a Distância (EaD);
CONSIDERANDO a Resolução nº 39, de 22 de novembro de 2019, da CEG/CONSEPE, que altera a Resolução nº 067/2011/CEG/CONSEPE, que disciplina os estágios obrigatórios e não obrigatórios na Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 20, de 16 de dezembro de 2019, do CONSEPE, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos; e regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a Portaria Nº 57, de 27 de agosto de 2019, que regulamenta as atividades práticas no âmbito dos cursos superiores da UFAM;
CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharel em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica – FT02-ET, realizada no dia 13 de março de 2024, onde se propôs a alteração do Projeto Pedagógico do referido Curso (1981565);
CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica - Eletrotécnica – FT02-ET, realizada no dia 14 de março de 2024, onde se aprovou a alteração do Projeto Pedagógico do referido Curso (1983276);
CONSIDERANDO a ata da reunião ordinária do Departamento de Física de Materiais, realizada no dia 13 de março de 2024, onde se aprovou a oferta de disciplinas optativas, objeto da alteração do Projeto Pedagógico do referido Curso (1981563);
CONSIDERANDO o OFÍCIO Nº 03/2021/CCENGE-ELETRO/UFAM (1995399), de 08 de abril de 2024, que encaminhou ao Departamento de Apoio ao Ensino - DAE, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica – FT02-ET (1995284), para apreciação e deliberação da Câmara de Ensino de Graduação ;
CONSIDERANDO a Informação nº 17/2024/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, de 05 de abril de 2024 (1993237);
CONSIDERANDO finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2021935) do plenário em reunião ordinária, de 18 de abril de 2024,
R E S O L V E :
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica - FT02-ET, bacharelado, diurno, versão 2021/1, vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Parágrafo Único. Esta alteração se refere a inserção de disciplinas optativas no Quadro de Disciplinas Optativas do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica – FT02-ET, bacharelado, diurno, versão 2021/1, conforme detalhadas no quadro do Anexo I desta resolução.
Art. 2º Os ementários das disciplinas optativas inseridas no Quadro de Disciplinas Optativas do Curso, encontram-se no Anexo II desta resolução.
Art. 3º A oferta das disciplinas optativas inseridas no Quadro de Disciplinas Optativas do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica – FT02-ET, bacharelado, diurno, versão 2021/1, será realizada pelo Departamento de Física de Materiais, nos semestres letivos 2024/1 e 2024/2.
Art. 4º Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos matriculados no curso de Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrotécnica – FT02-ET, bacharelado, diurno, versão 2021/1, vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA da CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em Manaus, 25 de abril de 2024.
VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA
Presidente, em exercício
ANEXO I
QUADRO DO DETALHAMENTO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS INSERIDAS NO QUADRO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - ELETROTÉCNICA – FT02-ET, BACHARELADO, DIURNO, VERSÃO 2021/1:
Período de Oferta |
Sigla |
Nome da Disciplina |
Composição de créditos |
CH - Teórica |
CH - Prática |
CH - Total |
Pré-requisito |
1º |
IET001 |
Fundamentos de Mecânica |
4.4.0 |
60h |
0h |
60h |
- |
1º |
IET002 |
Física Experimental I |
1.0.1 |
0h |
30h |
30h |
- |
3º |
IET011 |
Ondas, Fluídos e Calor |
4.4.0 |
60h |
0h |
60h |
- |
3º |
IET012 |
Física Experimental II |
1.0.1 |
0h |
30h |
30h |
- |
2º |
IET021 |
Eletricidade e Magnetismo |
4.4.0 |
60h |
0h |
60h |
- |
3º |
IET022 |
Física Experimental III |
1.0.1 |
0h |
30h |
30h |
- |
ANEXO II
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS INSERIDAS NO QUADRO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - ELETROTÉCNICA – FT02-ET, BACHARELADO, DIURNO, VERSÃO 2021/1:
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IET001 |
Fundamentos de Mecânica |
4.4.0 |
60h |
- |
Departamento ofertante: Física de Materiais (DFMat) |
||||
EMENTA |
||||
Medição; Movimento retilíneo; Vetores; Movimento em duas e três dimensões; Força e movimento; Energia cinética e trabalho; Energia potencial e conservação da energia; Centro de massa e momento linear; Rotação; Torque e momento angular.
|
||||
OBJETIVO GERAL |
||||
Apresentar aos alunos os conceitos introdutórios de Física e, em particular, da Mecânica incluindo cinemática e dinâmica, além de conceitos de estatística básica e análise de dados. De modo específico pretende-se: - Compreender as leis de Newton e as leis de conservação, reconhecendo onde e quando aplicá-las. - Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física. - Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
|
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.;ZEMANSKY, M. W. Física I: Mecânica 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. ALONSO, M.; FINN, E.J., Física Vol. I, Ed. Edgard Blucher, 2014.
COMPLEMENTARES: PIACENTINI, J. J.; GRANDI, B. C. S.; HOFMANN, M. P.; LIMA, F. R. R.; ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UF SC (2008). SANTORO, A.; MAHON, J. R.; OLIVEIRA, J. U. C. L.; MUNDIM Filho, L.M.; OGURI, V.; SILVA, W. L. P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005. HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Fisica. Vol. 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016 YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física I: Mecânica 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.
|
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IET002 |
Física Experimental I |
1.0.1 |
30h |
- |
Departamento ofertante: Física de Materiais (DFMat) |
||||
EMENTA |
||||
Instrumentos de medidas; Construção de Tabelas e Gráficos; Leis de Newton; Conservação de Energia Mecânica; Conservação de Momento Linear; Colisões; Torque; Momento angular.
|
||||
OBJETIVO GERAL |
||||
Compreender o método experimental e a obtenção de grandezas físicas importantes da mecânica.
De modo específico pretende-se: - Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas. - Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas. - Introduzir conceitos básicos da teoria de erros e do Método dos Mínimos Quadrados. - Realizar de experimentos básicos de mecânica - Aprender a elaborar relatórios. - Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física. - Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão
|
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, Jr., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física I. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013 VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros, 2. ed., Edgard Blucher, 1996. CAMPOS, A. A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.
COMPLEMENTARES: WALKER, J., o Circo Voador da Física, Ed. LTC, 2007. KELLER, F. J., GETTYS, W.E.; SKROVE, M.J., Física Vol. I, Ed. Makron Books, 1998. KNIGHT, R. D., Física: Uma Abordagem Estratégica: Volume 1 - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas, 2009. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Volume 1: Mecânica. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. JEWETT Jr, J. W.; SERWAY, R. A. Princípios de Física. Vol. 1, Thomson Pioneira, 2008.
|
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IET021 |
Eletricidade e Magnetismo |
4.4.0 |
60h |
- |
Departamento ofertante: Física de Materiais (DFMat) |
||||
EMENTA |
||||
Cargas elétricas; Campos elétricos; Lei de Gauss; Potencial elétrico; Capacitância; Corrente e resistência; Circuitos; Campos magnéticos produzidos por correntes; Indução e indutância; Oscilações eletromagnéticas e corrente alternada; Equações de Maxwell; Magnetismo da matéria
|
||||
OBJETIVO GERAL |
||||
Apresentar aos estudantes os conceitos básicos do eletromagnetismo mostrando suas aplicações a vários dispositivos e configurações.
De modo específico pretende-se: - Entender a relação entre campos magnéticos e elétricos e como gerar corrente elétrica a partir de um campo magnético através da indução. - Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos eletricidade e magnetismo para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física. - Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.
|
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 3: Eletromagnetismo 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 3: Eletromagnetismo 14. ed São Paulo: Pearson, 2016. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 2: Eletricidade e Magnetismo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
COMPLEMENTARES: SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 3: Eletricidade e Magnetismo. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014 NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 3: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. LUIZ, A. M. Física 3 - Eletromagnetismo, Teoria e Problemas Resolvidos.Vol. 3, Livraria da Física, 2009. CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC, Rio de Janeiro, 2007. PURCELL, E. M. ; MORIN, D. J. Electricity and magnetism 3rd. ed. Cambridge University Press, Cambridge, England, 2013.
|
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IET022 |
Física Experimental III |
1.0.1 |
30h |
- |
Departamento ofertante: Física de Materiais (DFMat) |
||||
EMENTA |
||||
Eletrificação e indução elétrica; Voltímetros, Amperímetros e Ohmímetros; Lei de Ohm e Resistividade elétrica; Leis de Kirchhoff; Lei de Ampère; Lei de Lenz e Faraday; Capacitores; Diodos.
|
||||
OBJETIVO GERAL |
||||
Reproduzir experimentos de eletromagnetismo de forma controlada, que possibilite aos discentes a observação dos fenômenos elétricos e magnéticos e a análise quantitativa dos mesmos De modo específico pretende-se: - Desenvolver habilidades no manuseio de Voltímetros, Amperímetros e Ohmímetros. - Construir circuitos resistivos simples de corrente contínua. - Medir a corrente elétrica e a tensão num circuito elétrico. - Aprender a elaborar relatórios. - Desenvolver experimentos básicos de eletricidade e magnetismo - Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos eletricidade e magnetismo para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física. - Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, JR., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física III. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013. VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 1996. CAMPOS, A.A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.
COMPLEMENTARES: PIACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R. e ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UFSC, 2008. SANTORO, A.; MAHON, J.R.; OLIVEIRA, J.U.C.L.; MUNDIM FILHO, L.M.; OGURI, V. e SILVA, W.L.P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 3: Eletromagnetismo 14. ed São Paulo: Pearson, 2016 HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em Física experimental, 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981 JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Introdução ao laboratório de Fisica experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais 1. ed. Londrina Eduel, 2007 CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.
|
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IET011 |
Ondas, Fluído e Calor |
4.4.0 |
60h |
- |
Departamento ofertante: Física de Materiais (DFMat) |
||||
EMENTA |
||||
Equilíbrio e elasticidade; Gravitação; Fluidos; Oscilações; Ondas; Temperatura, calor; Teoria cinética dos gases; Leis da termodinâmica.
|
||||
OBJETIVO GERAL |
||||
Introduzir os conhecimentos básicos sobre gravitação, mecânica dos fluídos, oscilações e ondas mecânicas e as leis da termodinâmica
De modo específico pretende-se: - Compreender os conceitos de força, equilíbrio e momentos em sistemas físicos. - Explorar a lei da gravitação universal de Newton e suas aplicações. - Investigar as propriedades dos fluidos, incluindo pressão, densidade e princípios da hidrostática. - Analisar sistemas oscilatórios, como pêndulos e sistemas massa-mola. - Compreender os conceitos de temperatura e calor e suas diferenças. - Entender a aplicação das leis da termodinâmica em processos de transferência de energia e transformações termodinâmicas. - Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos estudados para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física. - Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 2: Termodinâmica e Ondas 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012
COMPLEMENTARES: SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Física para cientistas e engenheiros. Volume 2: Oscilações, Ondas e Termodinâmica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014 NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. ALONSO, M. e FINN, E.J., Física Vol. II, Ed. Edgard Blucher, 2014. KELLER, F. J., GETTYS, W. E.; SKROVE, M. J., Física Vol. II, Ed. Makron Books, 1998. KNIGHT, R. D., Física: Uma Abordagem Estratégica: Vol. 2 - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas, 2009.
|
Sigla |
Disciplina |
Crédito |
CH |
PR |
IET012 |
Física Experimental II |
1.0.1 |
30h |
- |
Departamento ofertante: Física de Materiais (DFMat) |
||||
EMENTA |
||||
Princípio de Arquimedes; Princípio de Stevin; Princípio de Pascal; Sistema massa-mola – Lei de Hooke; Pêndulo simples; Interferência e propagação de ondas mecânicas; Dilatação linear; Transferência de calor.
|
||||
OBJETIVO GERAL |
||||
Verificar os fenômenos referentes às leis físicas fundamentais da mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor.
De modo específico pretende-se: - Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas de pressão e temperatura. - Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas. - Elaborar relatórios. - Elaborar experimentos básicos de mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor - Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física. - Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão
|
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, JR., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física II. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013. VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 1996. CAMPOS, A.A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.
COMPLEMENTARES: PIACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R. e ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UFSC, 2008. SANTORO, A.; MAHON, J.R.; OLIVEIRA, J.U.C.L.; MUNDIM FILHO, L.M.; OGURI, V. e SILVA, W.L.P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 2: Termodinâmica e Ondas 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016. HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em Física experimental, 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981. JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Introdução ao laboratório de Fisica experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais 1. ed. Londrina Eduel, 2007. CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.
|
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 25/04/2024, às 15:46, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2022459 e o código CRC 0D6476D0. |
Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br
Referência: Processo nº 23105.011828/2024-04 |
SEI nº 2022459 |