Boletim de Serviço Eletrônico em 25/04/2024

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

RESOLUÇÃO Nº 026, DE 25 DE ABRIL DE 2024

ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Eletrônica (FT02-E), bacharelado, presencial, turno diurno, versão curricular 2004/1, vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias; 

CONSIDERANDO o art. 19, §1º, inciso II, alínea 'e', da Resolução Nº 020, de 16 de dezembro de 2019, do CONSEPE (https://conselhos.ufam.edu.br/images/deliberacoes/res0202019sepcompressed.pdf), que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM; 

CONSIDERANDO a Resolução Nº 029/2004 CEG/CONSEPE (https://drive.google.com/file/d/1YFlMA_GWMDHGWS4vF2DFswnMaLIFsNV1/view), que aprova e regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e cria as habilitações em Telecomunicações, Eletrônica e Eletrotécnica 

CONSIDERANDO a Ata da  Reunião Extraordinária conjunta do NDE dos cursos de Engenharia Elétrica – Eletrônica e Engenharia Elétrica – Telecomunicações (1965564);

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Extraordinária Conjunta do Colegiado dos Cursos de Engenharia Elétrica - Eletrônica e Engenharia Elétrica – Telecomunicações (1965566);

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Departamento de Física de Materiais - DFMAT (1972344);

CONSIDERANDO o PPC do curso de Elétrica – Eletrônica (1965562);

CONSIDERANDO o Ofício Nº 003/2024/CCENGE-ELET/UFAM, da Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica - Eletrônica (1965571);

CONSIDERANDO a análise constante na Informação Nº 15/2024/DAE - PROEG/PROEG/UFAM (1986972);

CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2021980) do plenário em reunião ordinária realizada em 18 de abril de 2024

 

R E S O L V E: 

 

Art. 1º  ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em (FT02-E) Engenharia Elétrica – Eletrônica, bacharelado, presencial, turno diurno, versão curricular 2004/1, vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

§ 1º  A alteração constante no art. 1º se refere a criação de disciplinas optativas:

I - IET001 Fundamentos de Mecânica, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;

II - IET002 Física Experimental I, com a composição de créditos 1.0.1, sendo 1 (um) crédito prático, equivalendo a 30 (trinta) horas e nenhum crédito teórico, totalizando 30 (trinta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;

III - IET021 Eletricidade e Magnetismo, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;

IV - IET022 Física Experimental III, com a composição de créditos 1.0.1, sendo 1 (um) crédito prático, equivalendo a 30 (trinta) horas e nenhum crédito teórico, totalizando 30 (trinta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;

V - IET011 Ondas, Fluídos e Calor, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;

VI - IET012 Física Experimental II, com a composição de créditos 1.0.1, sendo 1 (um) crédito prático, equivalendo a 30 (trinta) horas e nenhum crédito teórico, totalizando 30 (trinta) horas. A disciplina não possui pré-requisito.

§ 2º  A estrutura das disciplinas está discriminada no Anexo Único desta Resolução.

 

Art.  2º Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos matriculados no curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Eletrônica (FT02-E), bacharelado, presencial, turno diurno, versão curricular 2004/1, vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Art. 3º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

PLENÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS em Manaus, 25 de abril de 2024.

 

 

VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA

Presidente, em exercício

 

 

ANEXO ÚNICO

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

IET001

Fundamentos de Mecânica

4.4.0

60

-

EMENTA

Medição; Movimento retilíneo; Vetores; Movimento em duas e três dimensões; Força e movimento; Energia cinética e trabalho; Energia potencial e conservação da energia; Centro de massa e momento linear; Rotação; Torque e momento angular.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos os conceitos introdutórios de Física e, em particular, da Mecânica incluindo cinemática e dinâmica, além de conceitos de estatística básica e análise de dados.

Objetivos Específicos:

Compreender as leis de Newton e as leis de conservação, reconhecendo onde e quando aplicá-las;

Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física;

Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.

 

REFERÊNCIAS

Referências Básicas:

HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física I:

Mecânica 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016.

ALONSO, M.; FINN, E.J., Física Vol. I, Ed. Edgard Blucher, 2014.

 

Referências Complementares:

WALKER, J., o Circo Voador da Física, Ed. LTC, 2007.

KELLER, F. J., GETTYS, W.E.; SKROVE, M.J., Física Vol. I, Ed. Makron Books, 1998.

KNIGHT, R. D., Física: Uma Abordagem Estratégica: Volume 1 - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas, 2009.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Volume 1: Mecânica. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013

JEWETT Jr, J. W.; SERWAY, R. A. Princípios de Física. Vol. 1, Thomson Pioneira,  2008.

 

 

 

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

IET002

Física Experimental I

1.0.1

30

-

EMENTA

Instrumentos de medidas; Construção de Tabelas e Gráficos; Leis de Newton; Conservação de Energia Mecânica; Conservação de Momento Linear; Colisões; Torque; Momento angular.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Compreender o método experimental e a obtenção de grandezas físicas importantes da mecânica.

 

Objetivos Específicos:

Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas;

Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas;

Introduzir conceitos básicos da teoria de Erros e do Método dos Mínimos Quadrados;

Realizar de experimentos básicos de mecânica;

Aprender a elaborar relatórios;

Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física;

Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.

 

REFERÊNCIAS

Referências Básicas:

BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, Jr., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório: Manual de Física I. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013.

VUOLO, J. H. Fundamentos da Teoria de Erros, 2. ed., Edgard Blucher, 1996.

CAMPOS, A. A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.

 

Referências Complementares:

PIACENTINI, J. J.; GRANDI, B. C. S.; HOFMANN, M. P.; LIMA, F. R. R.;

ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UF SC (2008).

SANTORO, A.; MAHON, J. R.; OLIVEIRA, J. U. C. L.; MUNDIM Filho, L.M.;

GURI, V.; SILVA, W. L. P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005.

HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física I:

Mecânica 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016.

CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.

 

 

 

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

IET021

Eletricidade e Magnetismo

4.4.0

60

-

EMENTA

Cargas elétricas; Campos elétricos; Lei de Gauss; Potencial elétrico; Capacitância; Corrente e resistência; Circuitos; Campos magnéticos produzidos por correntes; Indução e indutância; Oscilações eletromagnéticas e corrente alternada; Equações de Maxwell; Magnetismo da matéria.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Apresentar aos estudantes os conceitos básicos do eletromagnetismo mostrando suas aplicações a vários dispositivos e configurações.

 

Objetivos Específicos:

Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas;

Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas;

Introduzir conceitos básicos da teoria de Erros e do Método dos Mínimos Quadrados;

Realizar de experimentos básicos de mecânica;

Aprender a elaborar relatórios;

Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física;

Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.

 

REFERÊNCIAS

Referências Básicas:

HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 3: Eletromagnetismo 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física 3:

Eletromagnetismo 14. ed São Paulo: Pearson, 2016.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 2: Eletricidade e Magnetismo. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

 

Referências Complementares:

SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 3: Eletricidade e Magnetismo. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 3: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

LUIZ, A. M. Física 3 - Eletromagnetismo, Teoria e Problemas Resolvidos. Vol. 3, Livraria da Física, 2009.

CHAVES, A. Física Básica: Eletromagnetismo. LTC, Rio de Janeiro, 2007.

PURCELL, E. M. ; MORIN, D. J. Electricity and magnetism 3rd. ed. Cambridge University Press, Cambridge, England, 2013.

 

 

 

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

IET022

Física Experimental III

1.0.1

30

-

EMENTA

Eletrificação e indução elétrica; Voltímetros, Amperímetros e Ohmímetros; Lei de Ohm e Resistividade elétrica; Leis de Kirchhoff; Lei de Ampère; Lei de Lenz e Faraday; Capacitores; Diodos.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Reproduzir experimentos de eletromagnetismo de forma controlada, que possibilite aos discentes a observação dos fenômenos elétricos e magnéticos e a análise quantitativa dos mesmos.

 

Objetivos Específicos:

Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas mecânicas;

Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas;

Introduzir conceitos básicos da teoria de Erros e do Método dos Mínimos Quadrados;

Realizar de experimentos básicos de mecânica;

Aprender a elaborar relatórios;

Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física;

Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.

 

REFERÊNCIAS

Referências Básicas:

BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, JR., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório:

Manual de Física III. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013.

VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.

CAMPOS, A.A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.

 

Referências Complementares:

PIACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R. e

ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UFSC, 2008. SANTORO, A.; MAHON, J.R.; OLIVEIRA, J.U.C.L.; MUNDIM FILHO, L.M.;

OGURI, V. e SILVA, W.L.P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 3:

Eletromagnetismo 14. ed São Paulo: Pearson, 2016.

HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em Física experimental, 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981.

JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Introdução ao laboratório de Fisica experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais 1. ed. Londrina Eduel, 2007.

CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.

 

 

 

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

IET011

Ondas, Fluídos e Calor

4.4.0

60

-

EMENTA

Equilíbrio e elasticidade; Gravitação; Fluidos; Oscilações; Ondas; Temperatura, Calor; Teoria cinética dos gases; Leis da termodinâmica.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Introduzir os conhecimentos básicos sobre gravitação, mecânica dos fluídos, oscilações e ondas mecânicas e as leis da termodinâmica.

 

Objetivos Específicos:

Compreender os conceitos de força, equilíbrio e momentos em sistemas físicos;

Explorar a lei da gravitação universal de Newton e suas aplicações;

Investigar as propriedades dos fluidos, incluindo pressão, densidade e princípios da hidrostática;

Analisar sistemas oscilatórios, como pêndulos e sistemas massa-mola;

Compreender os conceitos de temperatura e calor e suas diferenças;

Entender a aplicação das leis da termodinâmica em processos de transferência de energia e transformações termodinâmicas;

Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos estudados para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física;

Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.

 

REFERÊNCIAS

Referências Básicas:

HALLIDAY, D.; RESNICK. R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Vol. 2: Gravitação, Ondas e Termodinâmica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica 2:

Termodinâmica e Ondas 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. Vol. 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

 

Referências Complementares:

SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Física para cientistas e engenheiros. Volume 2: Oscilações, Ondas e Termodinâmica. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, Vol. 2: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

ALONSO, M. e FINN, E.J., Física Vol. II, Ed. Edgard Blucher, 2014.

KELLER, F. J., GETTYS, W. E.; SKROVE, M. J., Física Vol. II, Ed. Makron Books, 1998.

KNIGHT, R. D., Física: Uma Abordagem Estratégica: Vol. 2 - Mecânica Newtoniana, Gravitação, Oscilações e Ondas, 2009.

 

 

 

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

IET012

Física Experimental II

1.0.1

30

-

EMENTA

Princípio de Arquimedes; Princípio de Stevin; Princípio de Pascal; Sistema massa-mola Lei de Hooke; Pêndulo simples; Interferência e propagação de ondas mecânicas; Dilatação linear; Transferência de calor.

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Verificar os fenômenos referentes às leis físicas fundamentais da mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor.

 

Objetivos Específicos:

Familiarizar o aluno com a utilização de instrumentos de medidas de pressão e temperatura;

Elaborar tabelas e gráficos com escalas lineares e logarítmicas;

Elaborar relatórios;

Elaborar experimentos básicos de mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor;

Desenvolver materiais de ensino (maker) que incorporem os conceitos de mecânica dos fluídos, oscilações, temperatura e calor para serem utilizados nas atividades de extensão desenvolvidas no Programa de Extensão Estação e Centro de Ensino de Ciências - Casa da Física;

Utilizar as metodologias ativas de ensino, como estudos de caso, projetos práticos e trabalhos em grupo, para engajar os estudantes na integração dos conceitos de extensão.

 

REFERÊNCIAS

Referências Básicas:

BESSA, H.; OLIVEIRA, G.; CASTRO, JR., W.; MACHADO, W.; FREITAS, M.; GUSMÃO, M.; GUERREIRO, H.; BRITO, M.; SEIXAS, S. Manual de Laboratório:

Manual de Física II. 3. ed. Manaus: UFAM, 2013.

VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.

CAMPOS, A.A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física Experimental Básica na Universidade. Editora da UFMG, 2007.

 

Referências Complementares:

PIACENTINI, J.J.; GRANDI, B.C.S.; HOFMANN, M.P.; LIMA, F.R.R. e

ZIMMERMANN, E. Introdução ao Laboratório de Física. 3a ed. Editora da UFSC, 2008. SANTORO, A.; MAHON, J.R.; OLIVEIRA, J.U.C.L.; MUNDIM FILHO, L.M.;

OGURI, V. e SILVA, W.L.P. Estimativas e Erros em Experimentos de Física. 1a. ed. Editora da UERJ, 2005.

YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física 2:

Termodinâmica e Ondas 14. ed. São Paulo: Pearson, 2016.

HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em Física experimental, 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1981.

JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Introdução ao laboratório de Fisica experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais 1. ed. Londrina Eduel, 2007.

CIDEPE- Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa. Roteiros experimentais que acompanham os produtos CIDEPE.

 


 

 


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 25/04/2024, às 15:55, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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