Boletim de Serviço Eletrônico em 01/08/2024

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

RESOLUÇÃO Nº 034, DE 01 DE AGOSTO DE 2024

ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (IA04), licenciatura, presencial, turno diurno, versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A PRESIDENTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Resolução nº 033, de 05 de abril de 2018, CEG/CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (IA04), licenciatura, presencial, turno diurno, versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA);

CONSIDERANDO a Resolução nº 034, de 05 de abril de 2018, CEG/CONSEPE, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (IA04), licenciatura, presencial, turno diurno, versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA);

CONSIDERANDO a Resolução nº 020, de 16 de dezembro de 2019, CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia (IA04), realizada em 17 de junho de 2024, (SEI nº 2105270);

CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia (IA04), realizada em 17 de junho de 2024, (SEI nº 2105274);

CONSIDERANDO o Ofício nº 013/2024/CCPEDAG - IEAA/UFAM, de 17 de junho de 2024, (SEI nº 2098406 );

CONSIDERANDO a Informação nº 24/2024/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, (SEI nº 2132166), que trata da análise do processo de inclusão de disciplina optativa no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (IA04);

CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2161298), do plenário em reunião ordinária realizada em 18 de julho de 2024,

 

R E S O L V E :

 

Art. 1º  ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (IA04), licenciatura, presencial, turno diurno, versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Parágrafo único.  A alteração de que trata o caput se refere a inclusão na estrutura de optativas da matriz curricular do Curso de Graduação em Pedagogia (IA04), licenciatura, presencial, turno diurno, versão 2014/2, da disciplina IAP107 - Seminários para o ENADE, com 4.4.0 créditos, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalentes a 60 (sessenta) horas-aula.

Art. 2º  O Programa de Ensino, com as informações sobre a disciplina, encontra-se no Anexo Único desta Resolução.

Art. 3º  Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos matriculados no Curso de Graduação em Pedagogia (IA04), licenciatura, presencial, turno diurno, versão 2014/2, vinculado ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Art. 4º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

PLENÁRIA da CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS em Manaus, 01 de agosto de 2024.

 

 

VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA

Presidenta, em exercício.

 

 

 

ANEXO ÚNICO

PROGRAMA DE ENSINO

DISCIPLINA

SIGLA

IAP107

NOME

SEMINÁRIOS PARA O ENADE

CR

4.4.0

NATUREZA

Optativa

CH

60

PERÍODO

OBJETIVOS

GERAL

Orientar os concluintes de Pedagogia para o processo de avaliação do ENADE.

 

ESPECÍFICOS

Compreender a relevância do ENADE na formação Pedagógica e profissional.

Revisar os Fundamentos e diferentes concepções da educação.

Rever questões teórico metodológicas da Pedagogia.

Aprofundar questões relacionadas à Educação inclusiva e diversidade.

Produzir textos a partir de temas contemporâneos.

EMENTA

Orientações sobre o ENADE. Fundamentos e diferentes concepções da educação. Questões teórico metodológicas da Pedagogia. Educação inclusiva e diversidade. Formação geral sobre produção textual.

 

REFERÊNCIAS

 BÁSICA

1. CAMPOS, Magna. Questões no estilo ENADE: Tudo que você precisa saber para incrementar esse estilo em suas avaliações. Labrador, 2020.

2. KOCH, I & TRAVAGLIA, L. C. A Coerência Textual. São Paulo: Contexto, 2004.

3. NICOLINI, Alexandre Mendes. ANDRADE, Rui Otavio Bernardes de. Padrão ENADE: Análise, reflexões e proposições à luz da taxonomia de Bloom. Editora Saude, Atlas, 2015.

 

COMPLEMENTAR

1. BRASIL, LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

2. BRASIL. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENAE. Disponivel em:  https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

3. DURKHEIM, Emile. As Regras do Método Sociológico. SP: C.E.N, 1985.

4. PIMENTA, Selma G. (Coord.) Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez. Editora, 1997.

5. TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Tradução Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 01/08/2024, às 10:58, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2167212 e o código CRC 38FF24E6.



 

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br​


Referência: Processo nº 23105.026287/2024-19

SEI nº 2167212