Boletim de Serviço Eletrônico em 29/10/2024

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

RESOLUÇÃO Nº 047, DE 29 DE outubro DE 2024

ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03), versão curricular 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Criação de disciplinas optativas, atualização de redação e de bibliografias básicas e complementares.

A PRESIDENTA, EM EXERCÍCIO, DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias; 

CONSIDERANDO a  Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 095, de 13 de dezembro de 2018, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação - FACED;

CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 096, de 13 de dezembro de 2018, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação (FACED);

CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 020, de 16 de dezembro de 2019, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura, da Faculdade de Educação (FACED) (2266272), realizada em 19 de setembro de 2024;

CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Colegiado do Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura, da Faculdade de Educação (FACED) (2267168), realizada em 26 de setembro de 2024;

CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico de Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura, da Faculdade de Educação (FACED) atualizado (2267176);

CONSIDERANDO o Ofício Nº 167/2024/CCP - M/UFAM, da Coordenação do Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura da Faculdade de Educação (FACED) (2267190);

CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 37/2024 DAE/PROEG (2269483), que trata da alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03), Licenciatura, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED/UFAM);

CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2299701), proferida em reunião realizada em 23 de outubro de 2024,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02 e FE03), licenciatura, presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

§ 1º  A alteração de que trata o caput se refere:

I - Atualização da redação dos itens:

a) Centro de Formação Continuada e Núcleos que passa a vigorar conforme Anexo I desta Resolução;

b) Corpo Docente e Técnicos Administrativos em Educação que passa a vigorar conforme Anexo II desta Resolução;

c) Instalações e Equipamentos que passa a vigorar conforme Anexo III desta Resolução.

II - Atualização de referências básicas e complementares das disciplinas FET058 - Fundamentos da Educação Infantil e FET059 - A criança e a linguagem oral e escrita constantes no Anexo IV desta Resolução; 

III - Criação das disciplinas optativas:

a) FEN038 - Escrita Acadêmica,  com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito;

b) FEN042 - Conceitos Freireanos de Educação, com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito;

c) FEN043 - Pedagogia Freireana I,  com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito;

d) FEN044 - Pedagogia Freireana II,  com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito.

 

Art. 2º A estrutura curricular das disciplinas optativas consta no Anexo V desta Resolução.

 

Art. 3º As alterações supramencionadas não geram nova versão curricular.

 

Art. 4º  Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1. 

 

Art. 5º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

PLENÁRIA da CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEG/CONSEPE) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) em Manaus, 29 de outubro de 2024.

 

VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA

Presidenta, em exercício.

 

 

 

ANEXO I

ATUALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO ITEM CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E NÚCLEOS

 

Os Núcleos foram criados com a finalidade de articular docentes, discentes e técnicos interessados em realizar conjuntamente atividades de pesquisa e extensão. Todos os núcleos possuem uma estrutura composta por uma coordenação, vice-coordenação ou liderança de pesquisa, e um número de membros determinado pelo grupo que compõe o Núcleo. São eles: NEPPD – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial; NEPE – Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais; EDUCOTEC – Educação, Comunicação e Tecnologia; NTED – Núcleo Trabalho, Educação e Diversidade; NEPEI – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infâncias; NEPEPAM – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia.

 

 

 

ANEXO II

ATUALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO ITEM CORPO DOCENTE E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

 

QUADRO DE PROFESSORES(AS) DO CURSO DE PEDAGOGIA

NOME

TITULAÇÃO

DEPARTAMENTO

REGIME DE

TRABALHO

ADAN RENÊ PEREIRA DA SILVA

Doutorado

DTF

DE

ADEMAR VIEIRA DOS SANTOS

Mestrado

DTF

DE

ADINETE SOUSA DA COSTA MEZZALIRA

Doutorado

DTF

DE

ALDERI ALVES DE OLIVEIRA

Mestrado

DTF

DE

ANA DE OLIVEIRA CASTRO

Doutorado

DMT

DE

ANTÔNIA MARA RAPOSO DIÓGENES

Doutorado

DAPLAN

DE

CAMILA FERREIRA DA SILVA LOPES

Doutorado

DMT

DE

CARLOS HUMBERTO ALVES CORRÊA

Doutorado

DMT

DE

CARLOS RUBENS DE SOUZA COSTA

Doutorado

DMT

DE

CLÁUDIA GUERRA MONTEIRO

Doutorado

DMT

DE

CLAUDIO GOMES DA VICTÓRIA

Doutorado

DAPLAN

DE

CLOTILDE TINOCO SALES

Doutorado

DMT

DE

DAYSE DA SILVA ALBUQUERQUE

Doutorado

DTF

DE

DARIANNY ARAÚJO DOS REIS

Doutorado

DMT

DE

DENILSON DINIZ PEREIRA

Doutorado

DMT

DE

EDLA CRISTINA RODRIGUES CALDAS

Doutorado

DAPLAN

DE

EULINA MARIA LEITE NOGUEIRA

Doutorado

DTF

DE

EVANDRO LUIZ GHEDIN

Doutorado

DTF

DE

FABIANE MAIA GARCIA

Doutorado

DAPLAN

DE

FÁBIO SOUZA CORRÊA LIMA

Doutorado

DTF

DE

FELIPE DA COSTA NEGRÃO

Mestrado

DMT

DE

FLÁVIO PAES BARRETO DE CARVALHO

Mestrado

DAPLAN

DE

FRANCISCA MARIA COELHO CAVALCANTI

Doutorado

DTF

DE

FRANCISCO JACOB PAIVA DA SILVA

Mestrado

DMT

DE

GISELE CARDOSO COSTA

Doutorado

DAPLAN

DE

GUILHERME PEREIRA LIMA FILHO

Mestrado

DMT

DE

HARALD SÁ PEIXOTO PINHEIRO

Doutorado

DTF

DE

HELOISA DA SILVA BORGES

Doutorado

DAPLAN

DE

ILAINE INÊS BOTH

Doutorado

DMT

DE

IRACI CARVALHO UCHOA

Doutorado

DAPLAN

DE

JEANNE MARIEL BRITO DE MOURA MACIEL

Doutorado

DAPLAN

DE

JOCÉLIA BARBOSA NOGUEIRA

Doutorado

DAPLAN

DE

JOELISE MASCARELLO DE ANDRADE

Mestrado

DMT

DE

JONATHA DANIEL DOS SANTOS

Doutorado

DMT

DE

JOSÉ RONAIPE DAS NEVES MACHADO

Doutorado

DTF

DE

JUCIMARA CANTO GOMES

Doutorado

DMT

DE

KARINA DE ARAÚJO DIAS

Doutorado

DMT

DE

LUCAS ANTUNES FURTADO

Doutorado

DTF

DE

LUIZ CARLOS CERQUINHO DE BRITO

Doutorado

DMT

DE

MÁRCIO JESUS VIEIRA BERNARDO

Doutorado

DMT

DE

MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART

Doutorado

DTF

DE

MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS

Doutorado

DTF

DE

MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO FERREIRA

Mestrado

DAPLAN

DE

MARIA DE JESUS CAMPOS DE SOUZA BELÉM

Doutorado

DMT

DE

MARIA DE NAZARÉ DE LIMA RAMOS

Mestrado

DMT

DE

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DUARTE MARQUES

Doutorado

DMT

DE

MARIA NILVANE FERNANDES

Doutorado

DTF

DE

MARIA RITA SANTOS DA SILVA

Doutorado

DMT

DE

MARIA SÔNIA SOUZA DE OLIVEIRA

Doutorado

DTF

DE

MARINÊS VIANA DE SOUZA

Doutorado

DAPLAN

DE

MICHELLE DE FREITAS BISSOLI

Doutorado

DMT

DE

NADIA MACIEL FALCÃO

Doutorado

DAPLAN

DE

NARA MACIEL FALCÃO LIMA

Doutorado

DTF

DE

PAULO RICARDO FREIRE DE SOUZA

Doutorado

DTF

DE

PÉRSIDA DA SILVA RIBEIRO MIKI

Doutorado

DMT

DE

RAIOLANDA M. PEREIRA DE CAMARGO

Doutorado

DMT

DE

RONNEY DA SILVA FEITOZA

Doutorado

DAPLAN

DE

ROSÂNGELA CASTILHO BARBOSA

Mestrado

DMT

DE

ROSEJANE DA MOTA FARIAS

Doutorado

DMT

DE

ROZANE ALONSO ALVES

Doutorado

DMT

DE

ROSENIR DE SOUZA LIRA

Doutorado

DAPLAN

DE

SILVANA BARBOSA PINTO

Mestrado

DMT

DE

SILVIA CRISTINA CONDE NOGUEIRA

Doutorado

DAPLAN

DE

THAIANY GUEDES DA SILVA

Doutorado

DMT

DE

WALDEMIR RODRIGUES COSTA JÚNIOR

Doutorado

DMT

DE

VANESSA MIRANDA

Doutorado

DTF

DE

WAGNER PAIVA DE ARAÚJO

Doutorado

DTF

DE

WÂNIA RIBEIRO FERNANDES

Doutorado

DTF

DE

ZILMAR DA CUNHA GALDINO

Mestrado

DAPLAN

DE

 

 

QUADRO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

NOME

TITULAÇÃO

CARGO

ALLAN DOS SANTOS PINTO

Graduação

Técnico Administrativo em Educação

BRENNA PAULA  BOAVENTURA CORREA CAVALCANTI

Mestrado

Técnico Administrativo em Educação

CARLOS AUGUSTO GOMES DE ALMEIDA

Doutorado

Técnico Administrativo em Educação

FRANCISCO ROGERIO DE CARVALHO

Mestrado

Técnico Administrativo em Educação

IVO RODRIGO CAMPINAS DE SOUZA

Especialização

Técnico Administrativo em Educação

JORGE LUIZ CONCEIÇÃO RIBEIRO

Ensino Médio

Técnico Administrativo em Educação

LUAN LUIS PEREIRA BATISTA

Mestrado

Técnico Administrativo em Educação

NELSON BENJAMIN DA SILVA

Ensino Médio

Técnico Administrativo em Educação

NELSON VICTOR GUEDES PEIXOTO

Graduação

Técnico Administrativo em Educação

PAULO RICARDO BARROSO BRITO DE LIMA

Especialização

Técnico Administrativo em Educação

SAMUEL GUIMARAES DA SILVA

Especialização

Técnico Administrativo em Educação

 

 

 

 

ANEXO III

ATUALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO ITEM INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

 

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas funciona em prédios próprios situados no Setor Norte do Campus Universitário, instalada em três pavilhões destinados para o trabalho administrativo e pedagógico: o Pavilhão Rio Juruá (piso térreo e superior), o Pavilhão Rio Coari (piso térreo e superior) e o Pavilhão Rio Uatumã (piso térreo). Além desses, possui mais dois pavilhões contíguos destinados para as salas de aula: o Pavilhão Prof. Orlando Falcone e o Pavilhão Cônego Walter Gonçalves Nogueira. Sua infraestrutura comporta os seguintes espaços:

a) Salas de aula: No Pavilhão Prof. Orlando Falcone há 07 salas de aulas (20 a 26), e no Pavilhão Cônego Walter Gonçalves Nogueira há 06 salas (27 a 32). Ao todo, a Faculdade de Educação possui 13 salas de aula, com rampas nos corredores de acesso às mesmas;

b) Sala do Centro Acadêmico de Pedagogia Profa. Dra. Ágida Maria Cavalcante dos Santos, localizada no Pavilhão Cônego Walter Gonçalves Nogueira;

c) Auditórios: A Faculdade de Educação tem sob sua responsabilidade administrativa 02 (dois) auditórios, localizados em espaço contíguo aos seus pavilhões: o Auditório Rio Alalaú (anfiteatro), com 112 lugares, 02 camarins com banheiros e coxias; e o Auditório Rio Jatapú, com 86 lugares. Ambos são climatizados e equipados com recursos tecnológicos, iluminação, mesas de som e caixas amplificadas. Entre os dois auditórios há uma cabine de luz que controla a iluminação dos dois espaços;

d) Banheiros: No Pavilhão Rio Juruá há 04 banheiros (02 masculinos e 02 femininos), sendo que em 02 há acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência com baixa mobilidade. No Pavilhão Rio Coari também há 04 banheiros (02 masculinos e 02 femininos), sendo que em 02 há acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência com baixa mobilidade. No Pavilhão Rio Uatumã há 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino), e mais 01 banheiro (PNE) individual para cadeirantes e pessoas com deficiência com baixa mobilidade. No corredor de acesso às salas de aula da Faced há mais 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino), equipados com fraldários e banheiros com acessibilidade. No corredor de acesso aos auditórios da Faced há mais 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino). Além desses, há outros banheiros para uso dos(as) alunos(as), localizados em diferentes espaços do Campus Universitário;

e) Salas para o trabalho administrativo e pedagógico

No piso térreo do Pavilhão Rio Coari encontram-se a sala das Coordenações de Cursos, que dividem um espaço de trabalho conjugado contendo os seguintes ambientes: 01 antessala para pequenas reuniões; 02 salas para as Coordenações do Curso de Licenciatura em Pedagogia (matutino e vespertino), sendo uma delas destinada para o trabalho técnico-administrativo; 01 sala para a Coordenação do Curso Formação de Professores Indígenas. No mesmo pavilhão localiza-se o espaço conjugado para o trabalho administrativo contendo 07 salas: 01 Secretaria Geral da Faced; 01 sala da Direção, 01 sala da Vice-direção; salas destinadas para as chefias e vice-chefias dos Departamentos Acadêmicos: 01 sala para o Departamento de Métodos e Técnicas; 01 sala para o Departamento de Educação Escolar Indígena; 01 sala para o Departamento de Administração e Planejamento e 01 sala para o Departamento de Teoria e Fundamentos. No mesmo piso também há 01 Copa. Os corredores do Pavilhão Rio Coari (térreo e superior) possuem piso tátil;

O piso térreo do Pavilhão Rio Uatumã corresponde o espaço do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE contento os seguintes espaços: 01 Sala para a Secretaria da pós-graduação (subdividida em 4 salas conjugadas, Secretaria, Coordenação, Vice- Coordenação e Mini Sala de Reunião); 01 Sala para a Revista Amazônida; 01 Sala de Reunião; 01 Sala para a Linha de Pesquisa 1; 01 Sala para a Linha de Pesquisa 2; 01 Sala para a Linha de Pesquisa 3; 01 Sala para o pólo do PPG Educanorte; 01 Laboratório para Estudantes; 01 Miniauditório. O corredor do Pavilhão Rio Uatumã possui piso tátil;

f) Espaço de trabalho para docentes: No piso superior do Pavilhão Rio Coari estão localizados 36 gabinetes para os(as) docentes, dos quais 30 são projetados para o uso de dois docentes, e 06 para quatro docentes. Os gabinetes são climatizados, equipados com mesas, cadeiras e armários, com acesso à internet (wifi e cabo) e contendo banheiros e bebedouro no andar. Além dos gabinetes, também há uma sala coletiva para docentes. Ao todo, o espaço de trabalho compreende uma área com capacidade para atender em tempo integral 85 docentes.

g) Salas localizadas no Pavilhão Rio Juruá

h) Biblioteca: O acervo bibliográfico da Faculdade de Educação está na Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN) da Ufam;

i) Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão: No piso térreo do Pavilhão Rio Coari estão localizados os Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão, que têm por objetivo promover a articulação entre a formação teórica e prática dos(as) estudantes dos cursos em funcionamento na Faculdade de Educação, por meio de atividades relacionadas aos fundamentos teóricos e metodológicos dos seus currículos. São eles: o Laboratório de Alfabetização e Letramento, a Brinquedoteca, o Laboratório de Ciências e Matemática e o Laboratório de Informática.

 

 

 

ANEXO IV

NOVA ESTRUTURA CURRICULAR DE DISCIPLINAS DO CURSO

Sigla

Disciplina

CR

 

CH

 

PR

T

P

EXT

 FET058

Fundamentos da Educação Infantil

4.4.0.0

60

0

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:  Depto. de Métodos e Técnicas

 

 

 

 

 

 

EMENTA

Concepções sobre crianças e infâncias ao longo da história e o reflexo no processo de organização de práticas pedagógicas na Educação Infantil. A educação Infantil no Brasil e sua representação nas políticas públicas e na legislação educacional. Os sentidos sócio históricos de cuidar e educar em creches e pré-escolas. As especificidades dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos de idade. As singularidades do ser criança e viver a infância na Amazônia. As peculiaridades do trabalho docente em creches e pré-escolas. A organização de tempos, espaços e relações sociais em creches e pré-escolas. O currículo e a organização pedagógica em creches e pré-escolas: planejamento, sistemática de trabalho e avaliação.

OBJETIVO GERAL

Analisar os conceitos de crianças e infâncias construídos ao longo da história e compreender as singularidades dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade e as especificidades da atuação docente e da organização pedagógica em creches e pré- escolas

REFERÊNCIAS

Básicas:

1. BONDIOLI, Anna (Org.). O projeto pedagógico da creche e sua avaliação: a qualidade negociada. 2. ed. 3 rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

2. KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 140 p. (Biblioteca da educação. Série 1-Escola; v. 3).

3. MELLO, A. M. (Org.). O dia a dia das creches e pré-escolas: crônicas brasileiras. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Complementares:

1. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ; Zahar: LTC, 1981.

2. BECCHI, Egle; BONDIOLI, Anna (Org.). Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 140 p.

3. CAMPOS, Maria Machado Malta; ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel Mendes. Creches e pré-escolas no Brasil. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez: Fundação Carlos Chagas, 2001. 134 p.

4. KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica.6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. 191 p.

5. MOURÃO, Arminda Rachel Botelho, et al. (Org.). Desafios amazônicos: educação infantil em Manaus. Manaus, AM: Ed. da Universidade Federal do Amazonas, 2013.

 

 

Sigla

Disciplina

CR

 

CH

 

PR

T

P

EXT

 FET059

A criança e a Linguagem Oral e Escrita

3.2.1.0

30

30

0

FET058

Departamento ou Coordenação ofertante:  Depto. de Métodos e Técnicas

 

 

 

 

 

 

EMENTA

Gênese da linguagem oral e da linguagem escrita. As singularidades dos processos de apropriação e desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita nos primeiros seis anos de vida. Conceitos e práticas de oralidade e de escrita. As atribuições das creches e pré-escolas nos processos de apropriação da linguagem oral e da linguagem escrita. As interações e as brincadeiras e suas relações com as linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas. O papel das creches e pré-escolas no processo de formação da cultura do leitor e escritor na infância. Perspectivas metodológicas com diferentes gêneros e suportes textuais na Educação Infantil. Organização curricular e pedagógica propulsoras dos processos de apropriação e desenvolvimento das múltiplas linguagens em creches e pré-escolas: Planejamento, organização dos ambientes educativos, documentação pedagógica e avaliação.

OBJETIVO GERAL

Compreender a gênese e o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita de crianças de 0 a 5 anos de idade e as especificidades da organização pedagógica em creches e pré-escolas para impulsionar a apropriação da cultura oral e escrita no contexto das múltiplas linguagens da Educação Infantil.

REFERÊNCIAS

Básicas:

1. EDWARDS, C. P.; GANDINI, L.; FORMAN, G. E. As cem linguagens da criança. Porto Alegre, RS: Penso, 2016.

2. FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (Org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura.2. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

3. VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 15. ed. São Paulo, SP: Ícone, 2017.

 

Complementares:

1. BAJARD, E. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2014.

2. FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (Org). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

3. IAVELBERG, R. O Desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.

4. JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Volume 1. Porto Alegre: Artes Médicas-SP, 1994.

5. SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 6. Ed. Campinas: Cortez, 1988

 

 

 

 

ANEXO V

ESTRUTURA CURRICULAR DE DISCIPLINAS OPTATIVAS A SEREM CRIADAS

Sigla

Disciplina

CR

 

CH

 

PR

T

P

EXT

 FEN038

Escrita Acadêmica

4.4.0.0

60

0

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:  Coord. do Curso de Pedagogia

 

 

 

 

 

 

EMENTA

Produção textual acadêmica. Resenha. Artigo Acadêmico. Resumo acadêmico. Publicação acadêmica. Ética na produção acadêmica

OBJETIVO GERAL

Conhecer os principais gêneros acadêmicos e o processo de produção textual no campo acadêmico-científico.

 

REFERÊNCIAS

Básicas:

1. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo, SP: Parábola, 2010.

2. SENA, Odenildo Teixeira. A engenharia do texto: um caminho rumo à prática da boa redação. 2. ed. Manaus, AM: EDUA, 2005.

3. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 27. ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Perspectiva, 2019.

 

Complementares:

1. DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora: sobre pesquisa e escrita acadêmica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.

2. LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo, SP: Parábola 2020.

3. MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

4. MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Redação de Artigos Científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação. São Paulo: Atlas, 2015.

5. SPECTOR, Nelson. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2002. São Paulo: Atlas, 2019.

 

 

Sigla

Disciplina

CR

 

CH

 

PR

T

P

EXT

FEN042

Conceitos Freireanos em Educação

4.4.0.0

60

0

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:  Coord. do Curso de Pedagogia

 

 

 

 

 

 

EMENTA

Estudo de conceitos e princípios presentes na obra de Paulo Freire e suas contribuições para o campo educacional.

OBJETIVO GERAL

Conhecer os principais conceitos e princípios presentes na obra de Paulo Freire e suas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem.

 

REFERÊNCIAS

Básicas:

1. Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.  

2. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

3. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra: 1975.

 

Complementares:

1. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

2. FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1993.

3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: editora Unesp, 2000.

4. STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

5. FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

 

 

Sigla

Disciplina

CR

 

CH

 

PR

T

P

EXT

FEN043

Pedagogia Freireana I

4.4.0.0

60

0

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:  Coord. do Curso de Pedagogia

 

 

 

 

 

 

EMENTA

Biografia de Paulo Freire. Estudo comparado das obras a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança.

OBJETIVO GERAL

Fazer o estudo em perspectiva comparada das obras de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança.

REFERÊNCIAS

Básicas:

1. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.  

2. Freire, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

3. GADOTTI, Moacir (Org.) PAULO FREIRE: Uma biobibliografia. São Paulo, Centro de Referência Paulo Freire, 1996.

 

Complementares:

1. FREIRE e SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

2. FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

3. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 1995.

4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: editora Unesp, 2000.

5. FREIRE, Ana Maria (org). Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018

 

 

Sigla

Disciplina

CR

 

CH

 

PR

T

P

EXT

FEN044

Pedagogia Freireana II

4.4.0.0

60

0

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:  Coord. do Curso de Pedagogia

 

 

 

 

 

 

EMENTA

Biografia de Paulo Freire. Estudo das obras a Pedagogia da Autonomia e Ação Cultural para a liberdade e outros escritos.

OBJETIVOS

Fazer o estudo em perspectiva comparada das obras de Paulo Freire a Pedagogia da Autonomia e Ação Cultural para a liberdade e outros escritos.

REFERÊNCIAS

Básicas:

1. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

2. FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

3. FREIRE, Paulo. Política e Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

 

Complementares:

1. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra: 1975.

2. FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

3. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

4. GADOTTI, Moacir (Org.) PAULO FREIRE: Uma biobibliografia. São Paulo, Centro de Referência Paulo Freire, 1996.

5. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: editora Unesp, 2000.

 

 

 


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