Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 047, DE 29 DE outubro DE 2024
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03), versão curricular 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Criação de disciplinas optativas, atualização de redação e de bibliografias básicas e complementares. |
A PRESIDENTA, EM EXERCÍCIO, DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 095, de 13 de dezembro de 2018, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação - FACED;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 096, de 13 de dezembro de 2018, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação (FACED);
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 020, de 16 de dezembro de 2019, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura, da Faculdade de Educação (FACED) (2266272), realizada em 19 de setembro de 2024;
CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Colegiado do Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura, da Faculdade de Educação (FACED) (2267168), realizada em 26 de setembro de 2024;
CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico de Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura, da Faculdade de Educação (FACED) atualizado (2267176);
CONSIDERANDO o Ofício Nº 167/2024/CCP - M/UFAM, da Coordenação do Curso de (FE02, FE03) Pedagogia, Licenciatura da Faculdade de Educação (FACED) (2267190);
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 37/2024 DAE/PROEG (2269483), que trata da alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03), Licenciatura, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED/UFAM);
CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2299701), proferida em reunião realizada em 23 de outubro de 2024,
RESOLVE:
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02 e FE03), licenciatura, presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
§ 1º A alteração de que trata o caput se refere:
I - Atualização da redação dos itens:
a) Centro de Formação Continuada e Núcleos que passa a vigorar conforme Anexo I desta Resolução;
b) Corpo Docente e Técnicos Administrativos em Educação que passa a vigorar conforme Anexo II desta Resolução;
c) Instalações e Equipamentos que passa a vigorar conforme Anexo III desta Resolução.
II - Atualização de referências básicas e complementares das disciplinas FET058 - Fundamentos da Educação Infantil e FET059 - A criança e a linguagem oral e escrita constantes no Anexo IV desta Resolução;
III - Criação das disciplinas optativas:
a) FEN038 - Escrita Acadêmica, com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito;
b) FEN042 - Conceitos Freireanos de Educação, com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito;
c) FEN043 - Pedagogia Freireana I, com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito;
d) FEN044 - Pedagogia Freireana II, com a composição de 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas totais. A disciplina não possui pré-requisito.
Art. 2º A estrutura curricular das disciplinas optativas consta no Anexo V desta Resolução.
Art. 3º As alterações supramencionadas não geram nova versão curricular.
Art. 4º Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA da CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEG/CONSEPE) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) em Manaus, 29 de outubro de 2024.
VANESSA KLISIA DE AGUIAR GONÇALVES FERREIRA
Presidenta, em exercício.
ANEXO I
ATUALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO ITEM CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E NÚCLEOS
Os Núcleos foram criados com a finalidade de articular docentes, discentes e técnicos interessados em realizar conjuntamente atividades de pesquisa e extensão. Todos os núcleos possuem uma estrutura composta por uma coordenação, vice-coordenação ou liderança de pesquisa, e um número de membros determinado pelo grupo que compõe o Núcleo. São eles: NEPPD – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial; NEPE – Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais; EDUCOTEC – Educação, Comunicação e Tecnologia; NTED – Núcleo Trabalho, Educação e Diversidade; NEPEI – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infâncias; NEPEPAM – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia.
ANEXO II
ATUALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO ITEM CORPO DOCENTE E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
QUADRO DE PROFESSORES(AS) DO CURSO DE PEDAGOGIA
NOME |
TITULAÇÃO |
DEPARTAMENTO |
REGIME DE TRABALHO |
ADAN RENÊ PEREIRA DA SILVA |
Doutorado |
DTF |
DE |
ADEMAR VIEIRA DOS SANTOS |
Mestrado |
DTF |
DE |
ADINETE SOUSA DA COSTA MEZZALIRA |
Doutorado |
DTF |
DE |
ALDERI ALVES DE OLIVEIRA |
Mestrado |
DTF |
DE |
ANA DE OLIVEIRA CASTRO |
Doutorado |
DMT |
DE |
ANTÔNIA MARA RAPOSO DIÓGENES |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
CAMILA FERREIRA DA SILVA LOPES |
Doutorado |
DMT |
DE |
CARLOS HUMBERTO ALVES CORRÊA |
Doutorado |
DMT |
DE |
CARLOS RUBENS DE SOUZA COSTA |
Doutorado |
DMT |
DE |
CLÁUDIA GUERRA MONTEIRO |
Doutorado |
DMT |
DE |
CLAUDIO GOMES DA VICTÓRIA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
CLOTILDE TINOCO SALES |
Doutorado |
DMT |
DE |
DAYSE DA SILVA ALBUQUERQUE |
Doutorado |
DTF |
DE |
DARIANNY ARAÚJO DOS REIS |
Doutorado |
DMT |
DE |
DENILSON DINIZ PEREIRA |
Doutorado |
DMT |
DE |
EDLA CRISTINA RODRIGUES CALDAS |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
EULINA MARIA LEITE NOGUEIRA |
Doutorado |
DTF |
DE |
EVANDRO LUIZ GHEDIN |
Doutorado |
DTF |
DE |
FABIANE MAIA GARCIA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
FÁBIO SOUZA CORRÊA LIMA |
Doutorado |
DTF |
DE |
FELIPE DA COSTA NEGRÃO |
Mestrado |
DMT |
DE |
FLÁVIO PAES BARRETO DE CARVALHO |
Mestrado |
DAPLAN |
DE |
FRANCISCA MARIA COELHO CAVALCANTI |
Doutorado |
DTF |
DE |
FRANCISCO JACOB PAIVA DA SILVA |
Mestrado |
DMT |
DE |
GISELE CARDOSO COSTA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
GUILHERME PEREIRA LIMA FILHO |
Mestrado |
DMT |
DE |
HARALD SÁ PEIXOTO PINHEIRO |
Doutorado |
DTF |
DE |
HELOISA DA SILVA BORGES |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
ILAINE INÊS BOTH |
Doutorado |
DMT |
DE |
IRACI CARVALHO UCHOA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
JEANNE MARIEL BRITO DE MOURA MACIEL |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
JOCÉLIA BARBOSA NOGUEIRA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
JOELISE MASCARELLO DE ANDRADE |
Mestrado |
DMT |
DE |
JONATHA DANIEL DOS SANTOS |
Doutorado |
DMT |
DE |
JOSÉ RONAIPE DAS NEVES MACHADO |
Doutorado |
DTF |
DE |
JUCIMARA CANTO GOMES |
Doutorado |
DMT |
DE |
KARINA DE ARAÚJO DIAS |
Doutorado |
DMT |
DE |
LUCAS ANTUNES FURTADO |
Doutorado |
DTF |
DE |
LUIZ CARLOS CERQUINHO DE BRITO |
Doutorado |
DMT |
DE |
MÁRCIO JESUS VIEIRA BERNARDO |
Doutorado |
DMT |
DE |
MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART |
Doutorado |
DTF |
DE |
MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS |
Doutorado |
DTF |
DE |
MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO FERREIRA |
Mestrado |
DAPLAN |
DE |
MARIA DE JESUS CAMPOS DE SOUZA BELÉM |
Doutorado |
DMT |
DE |
MARIA DE NAZARÉ DE LIMA RAMOS |
Mestrado |
DMT |
DE |
MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DUARTE MARQUES |
Doutorado |
DMT |
DE |
MARIA NILVANE FERNANDES |
Doutorado |
DTF |
DE |
MARIA RITA SANTOS DA SILVA |
Doutorado |
DMT |
DE |
MARIA SÔNIA SOUZA DE OLIVEIRA |
Doutorado |
DTF |
DE |
MARINÊS VIANA DE SOUZA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
MICHELLE DE FREITAS BISSOLI |
Doutorado |
DMT |
DE |
NADIA MACIEL FALCÃO |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
NARA MACIEL FALCÃO LIMA |
Doutorado |
DTF |
DE |
PAULO RICARDO FREIRE DE SOUZA |
Doutorado |
DTF |
DE |
PÉRSIDA DA SILVA RIBEIRO MIKI |
Doutorado |
DMT |
DE |
RAIOLANDA M. PEREIRA DE CAMARGO |
Doutorado |
DMT |
DE |
RONNEY DA SILVA FEITOZA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
ROSÂNGELA CASTILHO BARBOSA |
Mestrado |
DMT |
DE |
ROSEJANE DA MOTA FARIAS |
Doutorado |
DMT |
DE |
ROZANE ALONSO ALVES |
Doutorado |
DMT |
DE |
ROSENIR DE SOUZA LIRA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
SILVANA BARBOSA PINTO |
Mestrado |
DMT |
DE |
SILVIA CRISTINA CONDE NOGUEIRA |
Doutorado |
DAPLAN |
DE |
THAIANY GUEDES DA SILVA |
Doutorado |
DMT |
DE |
WALDEMIR RODRIGUES COSTA JÚNIOR |
Doutorado |
DMT |
DE |
VANESSA MIRANDA |
Doutorado |
DTF |
DE |
WAGNER PAIVA DE ARAÚJO |
Doutorado |
DTF |
DE |
WÂNIA RIBEIRO FERNANDES |
Doutorado |
DTF |
DE |
ZILMAR DA CUNHA GALDINO |
Mestrado |
DAPLAN |
DE |
QUADRO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
NOME |
TITULAÇÃO |
CARGO |
ALLAN DOS SANTOS PINTO |
Graduação |
Técnico Administrativo em Educação |
BRENNA PAULA BOAVENTURA CORREA CAVALCANTI |
Mestrado |
Técnico Administrativo em Educação |
CARLOS AUGUSTO GOMES DE ALMEIDA |
Doutorado |
Técnico Administrativo em Educação |
FRANCISCO ROGERIO DE CARVALHO |
Mestrado |
Técnico Administrativo em Educação |
IVO RODRIGO CAMPINAS DE SOUZA |
Especialização |
Técnico Administrativo em Educação |
JORGE LUIZ CONCEIÇÃO RIBEIRO |
Ensino Médio |
Técnico Administrativo em Educação |
LUAN LUIS PEREIRA BATISTA |
Mestrado |
Técnico Administrativo em Educação |
NELSON BENJAMIN DA SILVA |
Ensino Médio |
Técnico Administrativo em Educação |
NELSON VICTOR GUEDES PEIXOTO |
Graduação |
Técnico Administrativo em Educação |
PAULO RICARDO BARROSO BRITO DE LIMA |
Especialização |
Técnico Administrativo em Educação |
SAMUEL GUIMARAES DA SILVA |
Especialização |
Técnico Administrativo em Educação |
ANEXO III
ATUALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO ITEM INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas funciona em prédios próprios situados no Setor Norte do Campus Universitário, instalada em três pavilhões destinados para o trabalho administrativo e pedagógico: o Pavilhão Rio Juruá (piso térreo e superior), o Pavilhão Rio Coari (piso térreo e superior) e o Pavilhão Rio Uatumã (piso térreo). Além desses, possui mais dois pavilhões contíguos destinados para as salas de aula: o Pavilhão Prof. Orlando Falcone e o Pavilhão Cônego Walter Gonçalves Nogueira. Sua infraestrutura comporta os seguintes espaços:
a) Salas de aula: No Pavilhão Prof. Orlando Falcone há 07 salas de aulas (20 a 26), e no Pavilhão Cônego Walter Gonçalves Nogueira há 06 salas (27 a 32). Ao todo, a Faculdade de Educação possui 13 salas de aula, com rampas nos corredores de acesso às mesmas;
b) Sala do Centro Acadêmico de Pedagogia Profa. Dra. Ágida Maria Cavalcante dos Santos, localizada no Pavilhão Cônego Walter Gonçalves Nogueira;
c) Auditórios: A Faculdade de Educação tem sob sua responsabilidade administrativa 02 (dois) auditórios, localizados em espaço contíguo aos seus pavilhões: o Auditório Rio Alalaú (anfiteatro), com 112 lugares, 02 camarins com banheiros e coxias; e o Auditório Rio Jatapú, com 86 lugares. Ambos são climatizados e equipados com recursos tecnológicos, iluminação, mesas de som e caixas amplificadas. Entre os dois auditórios há uma cabine de luz que controla a iluminação dos dois espaços;
d) Banheiros: No Pavilhão Rio Juruá há 04 banheiros (02 masculinos e 02 femininos), sendo que em 02 há acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência com baixa mobilidade. No Pavilhão Rio Coari também há 04 banheiros (02 masculinos e 02 femininos), sendo que em 02 há acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência com baixa mobilidade. No Pavilhão Rio Uatumã há 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino), e mais 01 banheiro (PNE) individual para cadeirantes e pessoas com deficiência com baixa mobilidade. No corredor de acesso às salas de aula da Faced há mais 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino), equipados com fraldários e banheiros com acessibilidade. No corredor de acesso aos auditórios da Faced há mais 02 banheiros (01 masculino e 01 feminino). Além desses, há outros banheiros para uso dos(as) alunos(as), localizados em diferentes espaços do Campus Universitário;
e) Salas para o trabalho administrativo e pedagógico
No piso térreo do Pavilhão Rio Coari encontram-se a sala das Coordenações de Cursos, que dividem um espaço de trabalho conjugado contendo os seguintes ambientes: 01 antessala para pequenas reuniões; 02 salas para as Coordenações do Curso de Licenciatura em Pedagogia (matutino e vespertino), sendo uma delas destinada para o trabalho técnico-administrativo; 01 sala para a Coordenação do Curso Formação de Professores Indígenas. No mesmo pavilhão localiza-se o espaço conjugado para o trabalho administrativo contendo 07 salas: 01 Secretaria Geral da Faced; 01 sala da Direção, 01 sala da Vice-direção; salas destinadas para as chefias e vice-chefias dos Departamentos Acadêmicos: 01 sala para o Departamento de Métodos e Técnicas; 01 sala para o Departamento de Educação Escolar Indígena; 01 sala para o Departamento de Administração e Planejamento e 01 sala para o Departamento de Teoria e Fundamentos. No mesmo piso também há 01 Copa. Os corredores do Pavilhão Rio Coari (térreo e superior) possuem piso tátil;
O piso térreo do Pavilhão Rio Uatumã corresponde o espaço do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE contento os seguintes espaços: 01 Sala para a Secretaria da pós-graduação (subdividida em 4 salas conjugadas, Secretaria, Coordenação, Vice- Coordenação e Mini Sala de Reunião); 01 Sala para a Revista Amazônida; 01 Sala de Reunião; 01 Sala para a Linha de Pesquisa 1; 01 Sala para a Linha de Pesquisa 2; 01 Sala para a Linha de Pesquisa 3; 01 Sala para o pólo do PPG Educanorte; 01 Laboratório para Estudantes; 01 Miniauditório. O corredor do Pavilhão Rio Uatumã possui piso tátil;
f) Espaço de trabalho para docentes: No piso superior do Pavilhão Rio Coari estão localizados 36 gabinetes para os(as) docentes, dos quais 30 são projetados para o uso de dois docentes, e 06 para quatro docentes. Os gabinetes são climatizados, equipados com mesas, cadeiras e armários, com acesso à internet (wifi e cabo) e contendo banheiros e bebedouro no andar. Além dos gabinetes, também há uma sala coletiva para docentes. Ao todo, o espaço de trabalho compreende uma área com capacidade para atender em tempo integral 85 docentes.
g) Salas localizadas no Pavilhão Rio Juruá
No piso térreo do Pavilhão Rio Juruá estão localizadas em uma extremidade o espaço do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial – Neppd, e em outra o Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino – Cefort;
No piso superior do Pavilhão Rio Juruá estão localizados os seguintes espaços: 01 Almoxarifado; 01 Sala de Comitês e Projetos; 01 Sala para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor); 01 Sala de reuniões da Faced, Prof. Raymundo Abdon Said; 01 Sala do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infâncias - Nepei; 01 Sala do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais - Nepe; 01 Sala do Núcleo Educação, Comunicação e Tecnologia - Educotec; 01 espaço com salas conjugadas do Curso Formação de Professores Indígenas - FPI; 01 Sala do Núcleo Trabalho, Educação e Diversidade – Nted. Os espaços são climatizados, equipados com mesas, cadeiras e armários, com acesso à internet (wifi e cabo), contendo banheiros e bebedouro no andar e corredor com piso tátil;
h) Biblioteca: O acervo bibliográfico da Faculdade de Educação está na Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN) da Ufam;
i) Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão: No piso térreo do Pavilhão Rio Coari estão localizados os Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão, que têm por objetivo promover a articulação entre a formação teórica e prática dos(as) estudantes dos cursos em funcionamento na Faculdade de Educação, por meio de atividades relacionadas aos fundamentos teóricos e metodológicos dos seus currículos. São eles: o Laboratório de Alfabetização e Letramento, a Brinquedoteca, o Laboratório de Ciências e Matemática e o Laboratório de Informática.
Laboratório de Alfabetização e Letramento: destina-se ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação especializada dos(as) acadêmicos(as) dos Cursos da Faculdade de Educação e dos(as) professores(as) das redes públicas que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, favorecendo o diálogo entre os fundamentos teóricos e metodológicos pertinentes à área de alfabetização e de letramento, ampliando a didática alfabetizadora. Possui ambiente climatizado, com acesso a internet e equipado com mesas, cadeiras, armários e materiais pedagógicos;
Brinquedoteca: destina-se ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação especializada de professores(as), no domínio das mediações educativas no espaço da Brinquedoteca. São objetivos: I - Desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação especializada de professores(as), no domínio das mediações educativas no espaço da Brinquedoteca; II - Vivenciar aplicações pedagógicas pelos(as) estudantes no decorrer das aulas práticas de disciplinas, com atividades específicas do seu objeto de conhecimento, para fins de consolidação do ensino e aprendizagem; III - Experimentar atividades de extensão com a participação de crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino; IV - Fomentar pesquisas voltadas para os trabalhos finais de curso, e/ou de pesquisas advindas de parcerias com outros cursos integrantes da universidade, bem como de redes de ensino. Possui ambiente climatizado, com acesso a internet e equipado com mesas, cadeiras, armários e materiais pedagógicos;
Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática: visa estabelecer um ambiente de estudo, pesquisa e desenvolvimento de ações que contribuam com a formação dos(as) futuros(as) profissionais dos cursos oferecidos pela Faculdade de Educação, para atuarem com o Ensino de Ciências e Matemática, possibilitando condições para a produção e socialização de conhecimentos, com vistas à promoção da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagens nas escolas da Educação Básica. Possui ambiente climatizado, com acesso a internet e equipado com mesas, cadeiras, armários e materiais pedagógicos;
Laboratório de Informática: Possibilitar espaço para docentes, discentes e técnicos para desenvolver atividades científico-acadêmicas, com recursos tecnológicos e acesso à internet. Ambiente climatizado e equipado com 24 computadores com acesso a internet, instalados em baias.
ANEXO IV
NOVA ESTRUTURA CURRICULAR DE DISCIPLINAS DO CURSO
Disciplina |
CR |
|
CH |
|
PR |
||
T |
P |
EXT |
|||||
FET058 |
Fundamentos da Educação Infantil |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
- |
|
Departamento ou Coordenação ofertante: Depto. de Métodos e Técnicas |
|
|
|
|
|
|
|
EMENTA |
|||||||
Concepções sobre crianças e infâncias ao longo da história e o reflexo no processo de organização de práticas pedagógicas na Educação Infantil. A educação Infantil no Brasil e sua representação nas políticas públicas e na legislação educacional. Os sentidos sócio históricos de cuidar e educar em creches e pré-escolas. As especificidades dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos de idade. As singularidades do ser criança e viver a infância na Amazônia. As peculiaridades do trabalho docente em creches e pré-escolas. A organização de tempos, espaços e relações sociais em creches e pré-escolas. O currículo e a organização pedagógica em creches e pré-escolas: planejamento, sistemática de trabalho e avaliação. |
|||||||
OBJETIVO GERAL |
|||||||
Analisar os conceitos de crianças e infâncias construídos ao longo da história e compreender as singularidades dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade e as especificidades da atuação docente e da organização pedagógica em creches e pré- escolas |
|||||||
REFERÊNCIAS |
|||||||
Básicas: 1. BONDIOLI, Anna (Org.). O projeto pedagógico da creche e sua avaliação: a qualidade negociada. 2. ed. 3 rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. 2. KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 140 p. (Biblioteca da educação. Série 1-Escola; v. 3). 3. MELLO, A. M. (Org.). O dia a dia das creches e pré-escolas: crônicas brasileiras. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Complementares: 1. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ; Zahar: LTC, 1981. 2. BECCHI, Egle; BONDIOLI, Anna (Org.). Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 140 p. 3. CAMPOS, Maria Machado Malta; ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel Mendes. Creches e pré-escolas no Brasil. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez: Fundação Carlos Chagas, 2001. 134 p. 4. KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica.6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. 191 p. 5. MOURÃO, Arminda Rachel Botelho, et al. (Org.). Desafios amazônicos: educação infantil em Manaus. Manaus, AM: Ed. da Universidade Federal do Amazonas, 2013. |
Disciplina |
CR |
|
CH |
|
PR |
||
T |
P |
EXT |
|||||
FET059 |
A criança e a Linguagem Oral e Escrita |
3.2.1.0 |
30 |
30 |
0 |
FET058 |
|
Departamento ou Coordenação ofertante: Depto. de Métodos e Técnicas |
|
|
|
|
|
|
|
EMENTA |
|||||||
Gênese da linguagem oral e da linguagem escrita. As singularidades dos processos de apropriação e desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita nos primeiros seis anos de vida. Conceitos e práticas de oralidade e de escrita. As atribuições das creches e pré-escolas nos processos de apropriação da linguagem oral e da linguagem escrita. As interações e as brincadeiras e suas relações com as linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas. O papel das creches e pré-escolas no processo de formação da cultura do leitor e escritor na infância. Perspectivas metodológicas com diferentes gêneros e suportes textuais na Educação Infantil. Organização curricular e pedagógica propulsoras dos processos de apropriação e desenvolvimento das múltiplas linguagens em creches e pré-escolas: Planejamento, organização dos ambientes educativos, documentação pedagógica e avaliação. |
|||||||
OBJETIVO GERAL |
|||||||
Compreender a gênese e o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita de crianças de 0 a 5 anos de idade e as especificidades da organização pedagógica em creches e pré-escolas para impulsionar a apropriação da cultura oral e escrita no contexto das múltiplas linguagens da Educação Infantil. |
|||||||
REFERÊNCIAS |
|||||||
Básicas: 1. EDWARDS, C. P.; GANDINI, L.; FORMAN, G. E. As cem linguagens da criança. Porto Alegre, RS: Penso, 2016. 2. FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (Org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura.2. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. 3. VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 15. ed. São Paulo, SP: Ícone, 2017.
Complementares: 1. BAJARD, E. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2014. 2. FARIA, A. L. G. de; MELLO, S. A. (Org). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. 3. IAVELBERG, R. O Desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008. 4. JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras. Volume 1. Porto Alegre: Artes Médicas-SP, 1994. 5. SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 6. Ed. Campinas: Cortez, 1988 |
ANEXO V
ESTRUTURA CURRICULAR DE DISCIPLINAS OPTATIVAS A SEREM CRIADAS
Sigla |
Disciplina |
CR |
|
CH |
|
PR |
|
T |
P |
EXT |
|||||
FEN038 |
Escrita Acadêmica |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
- |
|
Departamento ou Coordenação ofertante: Coord. do Curso de Pedagogia |
|
|
|
|
|
|
|
EMENTA |
|||||||
Produção textual acadêmica. Resenha. Artigo Acadêmico. Resumo acadêmico. Publicação acadêmica. Ética na produção acadêmica |
|||||||
OBJETIVO GERAL |
|||||||
Conhecer os principais gêneros acadêmicos e o processo de produção textual no campo acadêmico-científico.
|
|||||||
REFERÊNCIAS |
|||||||
Básicas: 1. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo, SP: Parábola, 2010. 2. SENA, Odenildo Teixeira. A engenharia do texto: um caminho rumo à prática da boa redação. 2. ed. Manaus, AM: EDUA, 2005. 3. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 27. ed. rev. e atual. São Paulo, SP: Perspectiva, 2019.
Complementares: 1. DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora: sobre pesquisa e escrita acadêmica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024. 2. LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo, SP: Parábola 2020. 3. MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 4. MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Redação de Artigos Científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação. São Paulo: Atlas, 2015. 5. SPECTOR, Nelson. Manual para a redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2002. São Paulo: Atlas, 2019. |
Sigla |
Disciplina |
CR |
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CH |
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PR |
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T |
P |
EXT |
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FEN042 |
Conceitos Freireanos em Educação |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
- |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coord. do Curso de Pedagogia |
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EMENTA |
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Estudo de conceitos e princípios presentes na obra de Paulo Freire e suas contribuições para o campo educacional. |
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OBJETIVO GERAL |
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Conhecer os principais conceitos e princípios presentes na obra de Paulo Freire e suas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem.
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REFERÊNCIAS |
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Básicas: 1. Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 2. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 3. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra: 1975.
Complementares: 1. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. 2. FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1993. 3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: editora Unesp, 2000. 4. STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. 5. FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. |
Disciplina |
CR |
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CH |
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PR |
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T |
P |
EXT |
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FEN043 |
Pedagogia Freireana I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
- |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coord. do Curso de Pedagogia |
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EMENTA |
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Biografia de Paulo Freire. Estudo comparado das obras a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança. |
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OBJETIVO GERAL |
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Fazer o estudo em perspectiva comparada das obras de Paulo Freire a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança. |
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REFERÊNCIAS |
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1. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 2. Freire, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 3. GADOTTI, Moacir (Org.) PAULO FREIRE: Uma biobibliografia. São Paulo, Centro de Referência Paulo Freire, 1996.
Complementares: 1. FREIRE e SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. 2. FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 3. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 1995. 4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: editora Unesp, 2000. 5. FREIRE, Ana Maria (org). Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018 |
Sigla |
Disciplina |
CR |
|
CH |
|
PR |
|
T |
P |
EXT |
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FEN044 |
Pedagogia Freireana II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
- |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coord. do Curso de Pedagogia |
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EMENTA |
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Biografia de Paulo Freire. Estudo das obras a Pedagogia da Autonomia e Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. |
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OBJETIVOS |
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Fazer o estudo em perspectiva comparada das obras de Paulo Freire a Pedagogia da Autonomia e Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. |
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REFERÊNCIAS |
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Básicas: 1. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 2. FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. 3. FREIRE, Paulo. Política e Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
Complementares: 1. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra: 1975. 2. FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 3. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. 4. GADOTTI, Moacir (Org.) PAULO FREIRE: Uma biobibliografia. São Paulo, Centro de Referência Paulo Freire, 1996. 5. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: editora Unesp, 2000. |
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 29/10/2024, às 14:13, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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