Boletim de Serviço Eletrônico em 30/09/2020

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

Resolução nº 014, de 29 de setembro de 2020

 

CRIA a disciplina FLI036 - Inglês para Fins Específicos I – Leitura, para o Curso de Licenciatura em Letras-Língua e Literatura Inglesa (IH15), vinculado a Faculdade de Letras – FLET/UFAM.

 

O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Resolução nº 020/CONSEPE, de 16 de dezembro de 2019 (0292343), que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;

CONSIDERANDO a Ata da  Reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa, de 09 de junho de 2020 (0247220), que aprovou a Criação e oferta da disciplina Inglês Para Fins Específicos I;

CONSIDERANDO a  Ata da reunião do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa, de 09 de junho de 2020 (0249355), que aprovou a Criação e oferta da disciplina Inglês Para Fins Específicos I;

CONSIDERANDO o Ofício nº 006 da Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Língua e Literatura Inglesa, de 15 de julho de 2020 (0247169), encaminhado ao Departamento de Apoio ao Ensino/DAE;

CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data,

 

R ES O L V E:

 

Art. 1º  CRIAR a disciplina FLI036 - Inglês para Fins Específicos I – Leitura, para o Curso de Licenciatura em Letras-Língua e Literatura Inglesa (IH15), vinculao a Faculdade de Letras – FLET/UFAM.

Art. 2º  OFERTAR a disciplina FLI036 - Inglês para Fins Específicos I – Leitura, com 04 (quatro) créditos teóricos (4.4.0), equivalentes a carga horária de 60 (sessenta) horas-aula.

Art. 3º  A disciplina FLI036 - Inglês para Fins Específicos I – Leitura, substituirá as disciplinas IHE130 - Inglês Instrumental I e IHE030 - Inglês Instrumental, ofertada aos demais Cursos de Graduação que estiverem passando por reformulação.

Art. 4º O ementário da disciplina FLI036 - Inglês para Fins Específicos I – Leitura, está contido no Anexo Único desta Resolução.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor nesta data.

 

 

ANEXO ÚNICO

EMENTÁRIO DA DISCIPLINA

Sigla

Disciplina

Crédito

CH

PR

FLI036

Inglês para Fins Específicos I – Leitura

4.4.0

60

-

EMENTA

Conscientização dos aspectos psicolinguísticos do processamento da leitura em língua materna e estrangeira. Níveis de compreensão de leitura. Técnicas e estratégias para a compreensão de textos de interesse geral e da área específica do curso. Itens mínimos do discurso e aspectos morfológicos, sintáticos e lexicais do inglês acadêmico-cientifico. Estudo da linguagem em gêneros textuais/discursivos autênticos, da esfera acadêmica. Leitura como prática social.

OBJETIVO

GERAL:

Capacitar os alunos a lerem textos acadêmicos em inglês.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conscientizar os alunos sobre os aspectos psicolinguísticos do processamento da leitura;

  • Conhecer a importância da ativação do conhecimento prévio na leitura;

  • Reconhecer a existência de diferentes níveis de compreensão de texto;

  • Identificar as diferentes técnicas e estratégias da leitura;

  • Ler um texto buscando informações gerais e específicas;

  • Utilizar as pistas para resolução de problemas de vocabulário a partir da descoberta da importância de palavras do texto;

  • Distinguir os diferentes gêneros textuais/discursivos da esfera acadêmica;

  • Identificar os diversos fatores que compõem a leitura como prática social;

  • Ler um texto para fazer julgamentos críticos;

  • Cultivar uma atitude confiante, ativa e positiva em relação à leitura de textos em inglês;

  • Conhecer os diferentes tipos de exames de proficiência em leitura de língua estrangeira.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS:

CIOCARI, R. M. Apostila de Inglês Instrumental. Instituto Federal Sul - Rio-Grandense - Universidade Aberta do Brasil - Programa de Fomento ao Uso das Tecnologias de Comunicação e Informação nos Cursos de Graduação – TICS, Pelotas: 2011.

MORAES, R. C. B. T. Ler para compreender textos em inglês: algumas estratégias. Coleção UAB-UFSCar - Universidade Federal de São Carlos: São   Carlos, SP, Brasil, 2014.

PENNA, L. Leitura em Língua Inglesa. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2012.

COMPLEMENTARES:

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1981.

FERREIRA, T. S. F. Inglês Instrumental. 1 ed. Campina Grande: EDUEPB, 2010. v. 1, 2010.

McCARTHY, M.; O’DELL, F.; Vocabulary in Use - Elementary. 3 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

MONTEIRO, M. F. C. et al. Material para aulas de Inglês para Fins Específicos – Leitura. mimeo, 1992/2020.

SOUZA, A. G. ET AL. Leitura Instrumental em Língua Inglesa. São Paulo: Disal Editora, 2010.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luiz Simão Botelho Neves, Presidente em exercício, em 30/09/2020, às 15:11, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0324844 e o código CRC CACE6158.



 

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@gmail.com​


Referência: Processo nº 23105.023727/2020-44

SEI nº 0324844