Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
Resolução nº 022, de 24 de maio de 2021
REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC, versão 2021/2.
A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), no uso de suas atribuições estatutárias,
CONSIDERANDO a Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO o art. 11 da Lei Federal nº 9.795/99, de 27 de abril de 1999, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental, sendo obrigatória a inserção desta temática em todos os currículos de cursos ofertados no país;
CONSIDERANDO o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art.18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;
CONSIDERANDO o Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, que dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB;
CONSIDERANDO o Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001 (0457072), que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia;
CONSIDERANDO o Parecer CNE/CES nº 1.363/2001, que retifica o Parecer CNE/CES n.º 492/2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 19/2002 (0457068), que estabelece diretrizes para os Cursos de Biblioteconomia;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1, de 13 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1/2016 (0461761), que Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância;
CONSIDERANDO o que dispõe o artigo 54, § 1° do Regimento Geral acerca da criação de cursos de graduação na Universidade do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 010/2004 CONSUNI (0470696), que aprova o Programa de Educação a Distância/EaD, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, nos termos propostos pela Faculdade de Educação;
CONSIDERANDO a Resolução nº 008/2006 CONSAD (0457128), que aprova a criação do Centro de Educação a Distância, como órgão suplementar na estrutura da UFAM;
CONSIDERANDO a Resolução nº 018/2007-CEG/CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 037/2011-CEG/CONSEPE, que estabelece integralização dos tempos máximos de duração dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 059/2018-CEG/CONSEPE (0470893), que cria Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC;
CONSIDERANDO a Resolução nº 020/2019-CONSEPE (0292343), que aprova as normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;
CONSIDERANDO a Ata do Colegiado do Curso de Biblioteconomia (0470769), realizada em 05 de julho de 2017, que aprova a oferta do Curso de Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância – EaD;
CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Núcleo Docente do Curso de Biblioteconomia - EaD (0469113), realizada em 05 de julho de 2017, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância – EaD;
CONSIDERANDO a Ata do Colegiado do Curso de Biblioteconomia, realizada em 20 de março de 2018 (0470777), que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância – EaD;
CONSIDERANDO o Ofício nº 008/2021 CBIBLIO-FIC/UFAM (0455190), no qual encaminha o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia – EAD, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC;
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 007/2021-DAE/PROEG, que trata da aprovação e regulamentação do Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia – EAD, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC;
CONSIDERANDO a necessidade de implantar o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia – EAD, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC; e
CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data,
R E S O L V E:
Art. 1º REGULAMENTAR o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC.
Art. 2º A integralização curricular do referido Curso, dar-se-á com a conclusão da carga horária total do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, correspondente a 2.895 (dois mil oitocentos e noventa e cinco) horas/aula, equivalentes a 178 (cento e setenta e oito) créditos, com a subdivisão que segue:
I - disciplinas obrigatórias, incluídas as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's); e
II - disciplinas optativas.
Art. 3º As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 2.595 (dois mil quinhentos e noventa e cinco) horas/aula, equivalentes a 160 (cento e sessenta) créditos, a serem integralizados em, no mínimo, 04 (quatro) anos letivos e incluem:
I - Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV, totalizado 240 (duzentas e quarenta) horas/aula, equivalentes a 08 (oito) créditos; e
II - Trabalho de Conclusão de Curso I e II, totalizado 120 (cento e vinte) horas/aula, equivalentes a 08 (oito) créditos.
Art. 6º O curso será na Modalidade de Ensino à Distância, de crédito semestral, em no mínimo 08 (oito), e no máximo 12 (doze) períodos letivos, respeitando o limite máximo de 28 (vinte e oito) créditos por período.
Art. 7º São os seguintes núcleos de desdobramento curricular e suas respectivas disciplinas, que compõem a matriz curricular do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância.
Eixo 0 – Módulo Básico
Trata dos conteúdos introdutórios que, embora não circunscritos à especialidade da Biblioteconomia, têm um caráter introdutório que propiciará ao discente o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos acerca dos conteúdos específicos que serão abordados a partir dos demais eixos temáticos para contemplar a formação básica necessária. Introdução à Filosofia. Estatística. Sociologia Geral. Inglês Instrumental. Introdução à Educação a Distância. Libras. Língua Portuguesa.
Eixo 1 - Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação
Voltado para a história social do conhecimento, das bibliotecas e da Biblioteconomia. Produção e circulação social dos registros do conhecimento. Biblioteconomia, cultura e sociedade. Memória e patrimônio. Biblioteconomia e interdisciplinaridade. Conceitos e relações históricas da Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia e o campo científico da Ciência da Informação. Informação e comunicação. O ciclo informacional. O estatuto do documento. Mediação da informação. Ambientes, serviços e sistemas informacionais. Formação, bases legais e éticas da profissão de bibliotecário. Comunicação do conhecimento científico. Cultura e memória social.
Eixo 2 - Organização e Representação da Informação
Este eixo é responsável pela parte técnica do curso, envolvendo as teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e representação descritiva e temática da informação em distintos contextos informacionais. Compreende os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação da informação. Políticas de organização da informação. Geração e organização de instrumentos de recuperação da informação. Análise e representação da informação (classificação, catalogação, indexação e resumos). Linguagens naturais e documentárias (sistemas de classificação, esquemas de metadados, linguagens de marcação, tesauros, ontologias). Códigos, normas e formatos tradicionais e eletrônicos nacionais e internacionais. Normalização documental. Elementos lógicos e linguísticos na organização e representação da informação. Análise de imagem.
Eixo 3 - Recursos e Serviços de Informação
Este eixo destina-se ao estudo dos fundamentos, princípios, processos e instrumentos de serviços de referência e informação. Fontes de informação impressas, eletrônicas e digitais: conceitos, tipologia, acesso, utilização e avaliação. Estudo de usos, usuários e comunidades. Formação de leitores. Competência em informação (educação do usuário, treinamento). A indústria da informação: geração, produção e comercialização de documentos, fontes e serviços de informação. Serviços de recuperação e disseminação da informação. Serviços de provisão e acesso. Serviços de extensão e ação cultural. Informação em mídias digitais. Leitura e literatura infantil e juvenil.
Eixo 4 - Políticas e Gestão de Ambientes de Informação
Voltado para os princípios e evolução da administração e da teoria organizacional. Funções da administração: planejamento, organização, controle e avaliação. Dinâmica da informação em distintos contextos organizacionais. Áreas funcionais dos ambientes de informação: atividades meio e atividades fim. Gestão de recursos humanos, financeiros, físicos, materiais e informacionais. Formação, desenvolvimento, avaliação e preservação de coleções. Marketing de recursos, produtos e serviços. Gestão pela qualidade. Estudos métricos aplicados à gestão. Estudos informacionais relacionados à cultura, comunicação e aprendizagem. Prospecção, monitoramento, gestão da informação e inteligência competitiva. Estudos dos comportamentos informacionais (fatores cognitivos, emocionais e situacionais). Redes de relacionamento. Economia da informação. Conservação, preservação e restauro. Propriedade intelectual.
Eixo 5 - Tecnologias de Informação e de Comunicação
Por meio deste, os discentes estudarão acerca das tecnologias de informação e de comunicação aplicadas em contextos informacionais distintos. Arquitetura de bibliotecas, web design, bases de dados, repositórios, portais e outros recursos eletrônicos e digitais. Análise e avaliação de plataformas, redes, sistemas e software. Plataformas, redes, sistemas e recursos tecnológicos aplicados a distintos contextos informacionais. Automação de ambientes de informação. Tecnologias de informação livre. Publicações eletrônicas e digitais.
Eixo 6 - Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Tratam-se dos fundamentos teóricos e metodológicos para a construção do trabalho final, estando, portanto, destinado à pesquisa da área no contexto nacional e internacional demonstrando tendências, correntes teóricas e produção científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Instrumentos de coleta e análise de dados. Etapas e fases para a elaboração de projeto de pesquisa.
Eixo 7 - Estágios e Atividades Complementares
Eixo voltado para ações práticas e complementares, isto é, para o estágio supervisionado deve contemplar distintas tipologias de ambientes informacionais (físicos, eletrônicos e/ou digitais): biblioteca escolar, biblioteca pública, biblioteca universitária, biblioteca especializada, entre outros espaços. Os seminários acadêmicos-científicos enfatizam as especificidades regionais e/ou temas emergentes.
EIXO 0 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Complemento de Matemática e Estatística |
45h |
Inglês Instrumental |
30h |
Introdução à Educação a Distância |
30h |
Introdução à Filosofia I |
30h |
Língua Portuguesa |
30h |
Sociologia Geral |
30h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Língua Brasileira de Sinais - Libras |
30h |
EIXO 1 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais |
60h |
Bibliotecário: formação e campo de atuação profissional |
60h |
Biblioteconomia e Interdisciplinaridade |
30h |
Biblioteconomia e Sociedade |
60h |
Informação, Comunicação e Documento |
60h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Comunicação do Conhecimento Científico |
30h |
Cultura e Memória Social |
30h |
EIXO 2 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Análise da Informação I |
30h |
Instrumentos de Representação Descritiva da Informação |
60h |
Instrumentos de Representação Temática da Informação I |
60h |
Instrumentos de Representação Temática da Informação II |
60h |
Normalização Documental |
60h |
Organização do Conhecimento e da Informação |
30h |
Políticas de Organização e Representação da Informação |
30h |
Processos e Produtos de Representação Descritiva da Informação |
60h |
Processos e Produtos de Representação Temática da Informação |
60h |
Recuperação da Informação |
30h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Análise de Imagens |
30h |
Elementos Lógicos e Linguísticos na Organização e Representação da Informação |
30h |
EIXO 3 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Educação de Usuários |
60h |
Fontes de Informação I |
60h |
Fontes de Informação II |
60h |
Leitura e Ação Cultural |
60h |
Serviço de Referência e Informação |
60h |
Serviços de Informação em Rede |
45h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Informação em Mídias Digitais |
30h |
Literatura e Leitura Infantil e Juvenil |
30h |
EIXO 4 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Bases Teóricas da Administração de Ambientes de Informação |
30h |
Dinâmica Organizacional |
30h |
Formação e Desenvolvimento de Coleções |
60h |
Gestão da Informação e do Conhecimento |
45h |
Marketing em Ambientes de Informação |
30h |
Organização, Sistemas e Métodos Aplicados a Ambientes de Informação |
60h |
Planejamento de Ambientes de Informação |
60h |
Políticas de Informação |
30h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Conservação, Preservação e Restauro |
30h |
Economia da Informação |
30h |
EIXO 5 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Bibliotecas Digitais |
60h |
Editoração Eletrônica |
60h |
Informatização de Ambientes de Informação |
45h |
Introdução às Tecnologias de Informação e de Comunicação |
60h |
Planejamento e Elaboração de Bases de Dados |
30h |
Redes de Computadores |
45h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Publicações Digitais |
30h |
Tecnologias de Informação Livres |
30h |
EIXO 6 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Metodologia da Pesquisa Científica I |
60h |
Metodologia da Pesquisa Científica II |
60h |
Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa |
60h |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I |
60h |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II |
60h |
Disciplinas Optativas |
Carga Horária |
Propriedade Intelectual |
30h |
EIXO 7 |
|
Disciplinas Obrigatórias |
Carga Horária |
Estágio Supervisionado I |
60h |
Estágio Supervisionado II |
60h |
Estágio Supervisionado III |
60h |
Estágio Supervisionado IV |
60h |
Seminário Temático I |
60h |
Seminário Temático II |
60h |
Atividades Complementares |
120h |
Art. 8º Em cada período letivo será permitida a matrícula em disciplinas correspondentes a, no mínimo, 17 (dezessete), e, no máximo, 28 (vinte e oito) créditos.
Art. 9º A distribuição das disciplinas do currículo do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia - EaD, por período letivo, far-se-á segundo o que estabelece a periodização contida no Anexo I desta Resolução.
Art. 10. O quadro sinóptico da composição curricular e o quadro geral da integralização do Curso compõem o Anexo II desta Resolução.
Art. 11. O ementário das disciplinas do currículo do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia – EaD compõe o Anexo III desta Resolução.
Art. 12. As normas regulamentares do Estágio Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso, estão estabelecidas nos Anexos IV e V desta Resolução, respectivamente.
Art. 13. As normas regulamentares das AACC's estão estabelecidas no Anexo VI desta Resolução.
Art. 14. Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes que ingressarem no curso a partir do semestre letivo 2021/2.
Art. 15. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Anexo I
Quadro de Periodização
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
|
1º |
IHB120 |
Biblioteconomia e Interdisciplinaridade |
- |
2.2.0 |
30 |
IHB121 |
Biblioteconomia e Sociedade |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB185 |
- |
2.2.0 |
30 |
||
IHB181 |
Introdução à Filosofia I |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB122 |
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação |
- |
3.2.1 |
60 |
|
IHB179 |
Língua Portuguesa |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB180 |
Sociologia Geral |
- |
2.2.0 |
30 |
|
SUBTOTAL |
17 |
270 |
|||
2º |
IHB123 |
Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais |
- |
4.4.0 |
60 |
IHB124 |
Fontes de Informação I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB125 |
Informação, Comunicação e Documento |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB182 |
- |
2.2.0 |
30 |
||
IHB126 |
Instrumentos de Representação Descritiva da Informação |
- |
3.2.1 |
60 |
|
IHB127 |
Organização do Conhecimento e da Informação |
- |
2.2.0 |
30 |
|
SUBTOTAL |
19 |
300 |
|||
IHB186 |
Análise da Informação I |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB128 |
Bases Teóricas da Administração de Ambientes de Informação |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB129 |
Editoração Eletrônica |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB130 |
Fontes de Informação II |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB131 |
Instrumentos de Representação Temática da Informação I |
- |
3.2.1 |
60 |
|
IHB132 |
Normalização Documental |
- |
4.4.0 |
60 |
|
SUBTOTAL |
19 |
300 |
|||
4º |
IHB133 |
Dinâmica Organizacional |
- |
2.2.0 |
30 |
IHB183 |
Complemento de Matemática e Estatística |
- |
3.3.0 |
45 |
|
IHB135 |
Instrumentos de Representação Temática da Informação II |
IHB131 |
3.2.1 |
60 |
|
IHB136 |
Formação e Desenvolvimento de Coleções |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB137 |
Organização, Sistemas e Métodos Aplicados a Ambientes de Informação |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB139 |
Processos e Produtos de Representação Descritiva da Informação |
|
4.4.0 |
60 |
|
SUBTOTAL |
20 |
315 |
|||
5º |
IHB140 |
Educação de Usuários |
- |
4.4.0 |
60 |
IHB141 |
Metodologia da Pesquisa Científica I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB142 |
Planejamento de Ambientes de Informação |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB143 |
Processos e Produtos de Representação Temática da Informação |
- |
3.2.1 |
60 |
|
IHB144 |
Serviço de Referência e Informação |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB146 |
Estágio Supervisionado I |
- |
2.0.2 |
60 |
|
SUBTOTAL |
21 |
360 |
|||
6º |
IHB148 |
Informatização de Ambientes de Informação |
- |
3.3.0 |
45 |
IHB149 |
Marketing em Ambientes de Informação |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB150 |
Metodologia da Pesquisa Científica II |
IHB141 |
4.4.0 |
60 |
|
IHB151 |
Políticas de Informação |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB152 |
Políticas de Organização e Representação da Informação |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB153 |
Recuperação da Informação |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB154 |
Redes de Computadores |
- |
3.3.0 |
45 |
|
IHB155 |
Estágio Supervisionado II |
- |
2.0.2 |
60 |
|
SUBTOTAL |
20 |
330 |
|||
7º |
IHB156 |
Bibliotecas Digitais |
- |
4.4.0 |
60 |
IHB157 |
Leitura e Ação Cultural |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB158 |
Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB159 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB160 |
Seminário Temático I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB161 |
Estágio Supervisionado III |
- |
2.0.2 |
60 |
|
SUBTOTAL |
22 |
360 |
|||
8º |
IHB164 |
Bibliotecário: formação e campo de atuação profissional |
- |
4.4.0 |
60 |
IHB166 |
Gestão da Informação e do Conhecimento |
- |
3.3.0 |
45 |
|
IHB167 |
Planejamento e Elaboração de Bases de Dados |
- |
2.2.0 |
30 |
|
IHB171 |
Serviços de Informação em Rede |
- |
3.3.0 |
45 |
|
IHB174 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB175 |
Seminário Temático II |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB178 |
Estágio Supervisionado IV |
- |
2.0.2 |
60 |
|
SUBTOTAL |
22 |
360 |
|||
|
160 |
2.595 |
Anexo II
Quadro Sinóptico da Composição Curricular
CH |
R |
|
Disciplinas Obrigatórias |
2595 |
160 |
Disciplinas Optativas |
180 |
18 |
Estágio Curricular Supervisionado – ECS |
240 |
08 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
120 |
08 |
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC |
120 |
- |
Total |
2.895 |
178 |
Quadro Geral da Integralização do Curso
Número de Períodos |
Créditos por Período |
Créditos Exigidos |
Carga Horária Exigida |
||||
Máximo |
Mínimo |
Máximo |
Mínimo |
Créd. Obrig. |
Créd. Opt. |
CH Obrig. |
CH Opt. |
12 |
08 |
28 |
17 |
160 |
18 |
2595 |
180 |
Anexo III
Ementário das Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Disciplina: Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais (60h)
Ementa: Tipos, características e missão dos diversos tipos de ambientes informacionais: bibliotecas públicas, escolares, especializadas, universitárias, digitais, virtuais, centros de documentação e informação. Serviços de informação. Redes e sistemas de informação.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos relacionados a sistemas de informação, bem como sua relevância, junto ao ambiente organizacional, permitindo ao discente a compreensão dos diferentes tipos de sistemas informacionais, os quais se encontram relacionados ao processo de desenvolvimento de sistemas de informação.
Disciplina: Análise da Informação I (30h)
Ementa: Leitura e identificação de conteúdos temáticos e descritivos em suportes de informação. A contribuição da Lógica, da Linguística, da Terminologia e da Diplomática.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-práticos que lhes permitam compreender, aplicar e contextualizar a indexação da informação dentro do processo de recuperação da informação.
Disciplina: Bases Teóricas da Administração de Ambientes de Informação (30h)
Ementa: Fundamentos da Administração. Escolas e Abordagens da Administração. Modelos Contemporâneos de Gestão voltados aos ambientes de informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos que os habilitem a dimensionar os elementos da administração nas bibliotecas.
Disciplina: Bibliotecário: formação e campo de atuação profissional (60h)
Ementa: Atos históricos da profissão do bibliotecário. Órgãos representativos e movimento associativo: Sistema CFB/CRB; FEBAB, IFLA etc. Papel e responsabilidade social do bibliotecário. O bibliotecário e a mediação da informação. Mercado de trabalho, formação, bases legais e éticas da profissão de bibliotecário. Educação ambiental.
Objetivo: Propiciar aos discentes os referenciais histórico-conceituais que caracterizam a Biblioteconomia como campo de estudo e prática sociocultural, destacando sua natureza, seu objeto de trabalho, seu relacionamento com outras disciplinas, em especial a Documentação e a Ciência da Informação, e os aspectos legais, éticos e técnicos vinculados ao exercício da profissão de Bibliotecário.
Disciplina: Bibliotecas Digitais (60h)
Ementa: Desenvolvimento, adaptação e implementação, em formato digital, de diversificados serviços e produtos de informação, incluindo diferentes aplicações relativas à gestão, organização, armazenamento, segurança e recuperação da informação. Gestão integrada de conteúdos e aplicações digitais.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a compreensão acerca da noção de biblioteca digital em sua dimensão técnica, social e cultural.
Disciplina: Biblioteconomia e Interdisciplinaridade (30h)
Ementa: Conceitos e relações históricas da Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia e o campo científico da Ciência da Informação. Ethos científicos do compartilhamento e do corte epistêmico na construção das fronteiras disciplinares da Ciência.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a compreensão acerca da interdisciplinaridade da Biblioteconomia, por meio da sua historicidade e relação com os campos da Arquivologia, Museologia e Documentação na construção das fronteiras disciplinares da Ciência.
Disciplina: Biblioteconomia e Sociedade (60h)
Ementa: História social do conhecimento, das bibliotecas e da Biblioteconomia. Produção e circulação social dos registros do conhecimento. Cultura e sociedade. Memória e patrimônio. Políticas de informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção de referenciais históricos que lhes permitam compreender o contexto sociocultural do processo do desenvolvimento dos registros da informação, de seus suportes e das unidades de informação, a partir do resgate da política de informação, da memória e patrimônio.
Disciplina: Dinâmica Organizacional (30h)
Ementa: Cultura, comunicação e comportamento informacional. Gestão de competências. Empreendedorismo.
Objetivo: Possibilitar aos discentes o referencial teórico necessário ao desenvolvimento da sua capacidade empreendedora, estimulando e dando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de uma empresa, tomando por base o processo de cultura e gestão de competências.
Disciplina: Editoração Eletrônica (60h)
Ementa: Editoração eletrônica de textos e outros formatos eletrônicos e digitais. Conceitos, métodos, técnicas e processos de produção de diversificados conteúdos digitais. Criar, avaliar e aplicar ferramentas para a editoração de livros, periódicos, eventos, sites, portais e repositórios eletrônicos/digitais.
Objetivo: Propiciar aos discentes a obtenção de conhecimentos sobre as normas e padrões do planejamento editorial, das técnicas e procedimentos de editoração eletrônica e digitais, bem como da legislação que lhe é pertinente.
Disciplina: Educação de Usuários (60h)
Ementa: Treinamento de usuários, educação de usuários e competência em informação: conceitos e desenvolvimento. Planejamento, implementação e avaliação de programas de educação de usuário. Educação de usuários remotos e as tecnologias da informação e da comunicação.
Objetivo: Apresentar aos discentes os referenciais teórico-metodológicos dos estudos de educação e treinamento de usuários, tendo em vista a capacitação junto a aplicabilidade de programas voltados para a educação de usuários.
Disciplina: Estágio Supervisionado I (60h)
Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a complementação do ensino e da aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência da realidade cotidiana de unidades e serviços de informação do setor público.
Disciplina: Estágio Supervisionado II (60h)
Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a complementação do ensino e da aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência da realidade cotidiana de unidades e serviços de informação do setor privado.
Disciplina: Estágio Supervisionado III (60h)
Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a complementação do ensino e da aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência da realidade cotidiana de unidades e serviços de informação do terceiro setor.
Disciplina: Estágio Supervisionado IV (60h)
Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a oportunidade para o aprofundamento e a verticalização de aspectos teórico-práticos observados preliminarmente nos estágios anteriores, com vistas à elaboração dos seus projetos de pesquisa e de monografia.
Disciplina: Complemento de Matemática e Estatística (45h)
Ementa: Introdução a Estatística básica a partir da construção e análise de tabelas e gráficos, cálculo e interpretação das principais medidas de posição (média aritmética, moda e mediana) e dispersão (desvio padrão e variância); Introdução às técnicas de probabilidades bem como suas distribuições no caso discreto (Binomial e Poisson) e contínuo (Normal).
Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos acerca dos conceitos básicos de Estatística, apresentando-lhes as técnicas da Estatística Descritiva.
Disciplina: Fontes de Informação I (60h)
Ementa: Conceito, tipologia, estrutura e função das fontes gerais de informação. Geração, identificação, análise, uso e avaliação de fontes gerais de informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção de conteúdos teórico-práticos que lhes permitam a identificação, análise, elaboração, avaliação e o uso de fontes gerais de informação.
Disciplina: Fontes de Informação II (60h)
Ementa: Conceito, tipologia, estrutura e função das fontes especializadas de informação. Geração, identificação, análise, uso e avaliação de fontes especializadas de informação. Fontes de informação pessoais, institucionais e documentais. Usuário especializado.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção de conteúdos teórico-práticos que lhes permitam a identificação, análise, elaboração, avaliação e o uso de fontes especializadas de informação.
Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções (60h)
Ementa: Políticas, princípios, métodos, técnicas e instrumentos para formação, desenvolvimento, seleção, avaliação, preservação e descarte de coleções. Legislação e procedimentos de aquisição. Aquisição cooperativa e consorciada.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção dos conteúdos teórico-práticos que os habilitem à aplicação dos princípios e técnicas de seleção, aquisição e avaliação de recursos informacionais.
Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento (45h)
Ementa: Ambientes e fluxos de informação. Mapeamento informacional. Prospecção e monitoramento informacional. Auditoria informacional. Redes sociais. Métodos e técnicas aplicados à gestão da informação e do conhecimento. Inteligência organizacional.
Objetivo: Propiciar aos discentes o entendimento acerca dos principais conceitos ligados à informação e conhecimento, de modo a serem utilizados para operacionalizar modos de trabalho e formas de fazer da prática biblioteconômica.
Disciplina: Informação, Comunicação e Documento (60h)
Ementa: Conceitos de informação e comunicação. Relações entre informação e comunicação. Ciclo informacional. Barreiras na comunicação da informação. O estatuto do documento. Dimensões históricas e críticas do documento. Mediação. Processos de mediação da informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos acerca da relação entre informação, comunicação e documento, de modo a fazer uso destas variáveis, junto ao processo de mediação da informação.
Disciplina: Informatização de Ambientes de Informação (45h)
Ementa: Planejamento da informatização de ambientes de informação e seus processos documentários, envolvendo a avaliação de estratégias, metodologias, ferramentas e soluções tecnológicas. Iniciativas nacionais e internacionais de informatização de ambientes de informação. Elaboração de projetos de automação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para formação de habilidades e competências no contexto de informatização e automação em ambientes informacionais.
Disciplina: Inglês Instrumental (30h)
Ementa: Leitura e interpretação de textos e instrumentos no campo da Biblioteconomia.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a capacidade de compreender textos na língua inglesa, como meio de aperfeiçoamento e recurso de aprendizagem na área de "Information Technology", elevando o seu conhecimento no contexto profissional e técnico.
Disciplina: Instrumentos de Representação Descritiva da Informação (60h)
Ementa: Códigos, normas e formatos tradicionais e eletrônicos nacionais e internacionais de representação descritiva. Geração, utilização e avaliação de instrumentos de representação descritiva da informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conteúdos teórico-práticos que os habilitem à aplicação das regras catalográficas junto aos formatos tradicionais.
Disciplina: Instrumentos de Representação Temática da Informação I (60h)
Ementa: Geração, utilização e avaliação de sistemas de classificação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-práticos que os habilitem à aplicação e uso de cabeçalhos de assuntos tomando por base os sistemas de classificação.
Disciplina: Instrumentos de Representação Temática da Informação II (60h)
Ementa: Geração, utilização e avaliação de listas de cabeçalho de assunto, tesauros e ontologias.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-práticos que os habilitem à aplicação e uso de cabeçalhos de assunto, tesauros e ontologias.
Disciplina: Introdução a Filosofia I (30h)
Ementa: Conceitos fundamentais da Filosofia. Principais correntes filosóficas. Teoria do Conhecimento. Ética. Educação e direitos humanos.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a compreensão acerca da reflexão filosófica como forma de conhecimento, produção histórica do mundo ocidental em seus aspectos lógicos, ontológicos, antropológicos e críticos.
Disciplina: Introdução à Educação a Distância (30h)
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos da educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da educação a distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
Objetivo: Promover uma apropriação consciente dos recursos tecnológicos do Curso através da vivência em situações de aprendizagem na modalidade a distância.
Disciplina: Introdução as Tecnologias da Informação e Comunicação (60h)
Ementa: Aspectos históricos e epistemológicos das tecnologias da informação e comunicação. Noções básicas de sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, gestores de bases de dados, web design e outros recursos computacionais.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-prático-conceituais que lhes permitam avaliar o papel das tecnologias da informação e comunicação em unidades e serviços de informação.
Disciplina: Leitura e Ação Cultural (60h)
Ementa: História e promoção da leitura. Biblioterapia. O fazer biblioteconômico para a inclusão social do indivíduo.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-prático-conceituais que lhes permitam abordar acerca da leitura, enquanto agente cultural, bem como acerca do método biblioterapêutico e sua relação com a prática bibliotecária.
Disciplina: Língua Portuguesa (30h)
Ementa: Análise e aplicação dos aspectos gramaticais: acentuação, pontuação, concordância e regência.
Objetivo: Aprimorar o desempenho dos discentes no que diz respeito à produção escrita, atentando para a organização, a unidade, a coerência e a concisão.
Disciplina: Marketing em Ambientes de Informação (30h)
Ementa: Planejamento de Marketing. Métodos, técnicas e tipos de marketing aplicados a ambientes, sistemas, recursos, serviços e produtos informacionais. Relações públicas.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem à aplicação dos fundamentos e ferramentas do marketing em unidades e serviços de informação.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica I (60h)
Ementa: Tipos de conhecimento. Ciência: características e princípios. Correntes metodológicas no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. Pesquisa científica: tipos, níveis, métodos, técnicas, instrumentos, universo/amostra, procedimentos de coleta e análise dos dados.
Objetivo: Analisar os diferentes métodos de investigação e compreender a complexidade da pesquisa no contexto das Ciências Sociais Aplicadas, bem como sua relevância para o avanço científico e tecnológico.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica II (60h)
Ementa: Elaboração do projeto de pesquisa: definição do tema, problema, justificativa, objetivos; construção do referencial teórico; definição dos procedimentos metodológicos.
Objetivo: Apresentar aos discentes os referenciais teórico-práticos aplicáveis à elaboração do projeto de pesquisa, com vistas à confecção do Trabalho de Conclusão de Curso.
Disciplina: Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa (60h)
Ementa: Aplicação de elementos básicos para a realização de estudos quantitativos e/ou qualitativos no campo da Biblioteconomia e Documentação.
Objetivo: Apresentar aos discentes os referenciais teórico-práticos aplicáveis junto ao processo científico, tomando por base as tipologias de métodos quantitativos, qualitativos e mistos de pesquisa.
Disciplina: Normalização Documental (60h)
Ementa: Normalização de Documentos: aspectos teóricos, organismos internacionais, regionais e nacionais de normalização. Normas Técnicas: processo de produção e distribuição. Normatização de Documentos: aplicação de normas relativas à geração de documentos técnico-científicos.
Objetivo: Capacitar os discentes para a aplicação das normas técnicas de Trabalho Acadêmico a serem aplicadas em documentos técnico-científicos.
Disciplina: Organização do Conhecimento e da Informação (30h)
Ementa: Bases históricas e conceituais da organização do conhecimento em sua dimensão e seus impactos nos processos, produtos e instrumentos de organização da informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos acerca das bases teóricas e metodológicas sobre sistemas de organização do conhecimento e informação e suas aplicações junto ao processo de organização e recuperação da informação.
Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos Aplicados a Ambientes de Informação (60h)
Ementa: Organização e reorganização de ambientes de informação. Análise de estrutura e fluxos organizacionais. Normas e rotinas de trabalho: manual de serviço. Estudo de formulários. Espaço físico em ambientes de informação. Qualidade em ambientes de informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a avaliar as estruturas, atividades, rotinas e fluxos dos serviços das bibliotecas de modo a serem capazes de propor melhorias contínuas e qualitativas.
Disciplina: Planejamento de Ambientes de Informação (60h)
Ementa: Abordagem histórico conceitual do planejamento. Planejamento estratégico, tático e operacional. Instrumentos: políticas, programas, planos e projetos.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem à aplicação dos princípios e metodologias do planejamento nas bibliotecas.
Disciplina: Planejamento e Elaboração de Bases de Dados (30h)
Ementa: Caracterização de bases de dados. Conceitos, métodos e técnicas na elaboração de bases de dados. Estudos de viabilidade e implicações sobre o uso de bases de dados em redes. Planejamento, projeto e implementação de bases de dados. Usuário como fonte de requisitos para projetos de bases de dados.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os conceitos necessários para analisar, projetar, desenvolver e manter bases de dados de acordo com as normas técnicas e de negócios das organizações.
Disciplina: Políticas de Informação (30h)
Ementa: Programas, políticas e ações governamentais de informação. Agências de fomento. Elaboração de projetos para captação de recursos.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a elaborar projetos destinados à captação de recursos.
Disciplina: Políticas de Organização e Representação da Informação (30h)
Ementa: Planejamento, implementação e avaliação de políticas de organização e representação da informação. O contexto informacional e o usuário no universo da organização e representação da informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a desenvolver e utilizar políticas voltadas para a organização e representação da informação.
Disciplina: Processos e Produtos de Representação Descritiva da Informação (60h)
Ementa: O processo de catalogação em ambientes tradicionais e eletrônicos. Esquemas de metadados e linguagens de marcação. Produtos gerados a partir do processo de catalogação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conteúdo teórico-prático que os habilitem à aplicação das regras catalográficas em ambientes tradicionais e eletrônicos.
Disciplina: Processos e Produtos de Representação Temática da Informação (60h)
Ementa: Condensação e indexação. Resumos, notações e índices.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a colocar em práticas seus conhecimentos acerca do processo de indexação, resumo e demais instrumentos de recuperação da informação.
Disciplina: Recuperação da Informação (30h)
Ementa: Estratégias, ferramentas, modalidades e medidas de recuperação da informação em ambientes tradicionais e automatizados.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a fazer uso de estratégias e ferramentas voltadas para o processo de recuperação da informação.
Disciplina: Redes de Computadores (45h)
Ementa: Sistemas de informação cooperativos. Estruturas de redes de computadores. Infraestrutura e arquitetura de redes de comunicação de dados. Interfaces e protocolos de comunicação para transferência e intercâmbio de dados e de informação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-prático-conceituais que lhes permitam compreender como os computadores e as redes de computadores trabalham, de modo a utilizarem ferramentas de gerenciamento da informação, a partir da compreensão dos princípios das ferramentas de recuperação da informação e sua aplicação.
Disciplina: Seminário Temático I (60h)
Ementa: Estudo acerca de temas específicos e de interesse para o contexto biblioteconômico geral, com vistas às discussões focadas em soluções e melhorias da área, de modo a propiciar a integração horizontal de conhecimento e favorecer a interdisciplinaridade dos discentes.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a oportunidade de debater temas que contribuam para a sua formação profissional.
Disciplina: Seminário Temático II (60h)
Ementa: Estudo acerca de temas específicos e de interesse para o contexto biblioteconômico regional, com vistas às discussões focadas em soluções e melhorias da área, de modo a propiciar a integração horizontal de conhecimento e favorecer a interdisciplinaridade dos discentes.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a oportunidade de debater temas que contribuam para a sua formação profissional.
Disciplina: Serviço de Referência e Informação (60h)
Ementa: Mediação humana e tecnológica no atendimento ao usuário. Serviços de Atendimento aos Usuários: presencial e a distância. O Processo de Referência. Avaliação do Serviço de Referência e Informação. Acessibilidade.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção dos referenciais teórico-práticos que os habilitem à aplicação e uso dos procedimentos da disseminação da informação.
Disciplina: Serviços de Informação em Rede (45h)
Ementa: Sociedade da Informação e do Conhecimento. Impactos sociais e culturais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Serviços de provisão e acesso a textos integrais e a bases de dados. Redes de informação e comunicação: sociais, de cooperação, de compartilhamento, de comutação. Critérios para avaliação da informação em rede.
Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção dos referenciais teórico-práticos que os habilitem a compreender os impactos sociais e culturais das tecnologias da informação e comunicação e das redes de informação e comunicação na prática bibliotecária.
Disciplina: Sociologia Geral (30h)
Ementa: Correntes sociológicas. Organização social e dinâmica social (instituições sociais, interação e papéis sociais). A sociedade e os novos paradigmas profissionais.
Objetivo: Entender a relação homem/sociedade, a partir das correntes sociológicas e da organização e dinâmica social.
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I (60h)
Ementa: Elaboração do texto científico: características, recomendações, requisitos e princípios. Planejamento da redação científica: organização das ideias, desenvolvimento e revisão. Compreensão dos elementos básicos da linguagem científica: construção do argumento científico, características, normas de redação, estruturação, uso de citações e referências em publicação científica; levantamento bibliográfico em bancos de dados online. Ferramentas tecnológicas de apoio ao desenvolvimento do texto científico.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para o processo de estruturação do trabalho de conclusão de curso, bem como as ferramentas para apoio bibliográfico.
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II (60h)
Ementa: A comunicação científica. Apresentação e defesa do trabalho científico: introdução, problema, justificativa, objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise e apresentação dos resultados, considerações finais. Elaboração do material utilizado para a defesa do TCC. Ferramentas tecnológicas de apoio à apresentação do TCC.
Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para o processo de estruturação do trabalho de conclusão de curso, bem como as ferramentas para a apresentação do trabalho.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Disciplina: Análise de Imagens (30h)
Ementa: Elementos de Semiótica. Processos de análise, síntese e representação de imagens fixas e em movimento.
Objetivo: Proporcionar aos discentes elementos que permitam o processo de análise de imagens, a partir do percurso objetivo e subjetivo, tomando por base os elementos da semiótica.
Disciplina: Comunicação do Conhecimento Científico (30h)
Ementa: Processos de interlocução científica: história e evolução. Colégios invisíveis e canais de comunicação em Ciência. Ciclo da comunicação do conhecimento científico. Literatura científica: características e funções no processo de produção do conhecimento científico.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos teórico-prático acerca do processo de produção do conhecimento científico.
Disciplina: Conservação, Preservação e Restauro (30h)
Ementa: Conservação, preservação e restauro de suportes físicos, eletrônicos e digitais. Métodos e técnicas de preservação.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos teórico-práticos acerca dos métodos e técnicas de conservação, preservação e restauros de suportes físicos, eletrônicos e digitais.
Disciplina: Cultura e Memória Social (30h)
Ementa: História da cultura. Dispositivos culturais. Protagonismo e inclusão social. História e cultura afro-brasileira e indígena.
Objetivo: Problematizar as relações entre história e dispositivos culturais, estimulando a reflexão acerca dos processos de constituição de lugares de memória social, enfatizando a história e cultura afro-brasileira e indígena.
Disciplina: Economia da Informação (30h)
Ementa: Indústria da Informação. Cadeia produtiva da informação. Informação como mercadoria: valor versus custo. Acesso versus posse da informação. Comercialização da informação.
Objetivo: Apresentar instrumentos teóricos e metodológicos para a compreensão e análise dos paradoxos gerados em torno dos conceitos de indústria da informação, cadeia produtiva da informação e informação como mercadoria.
Disciplina: Elementos Lógicos e Linguísticos na Organização e Representação da Informação (30h)
Ementa: Lógica: caracterização, campos de aplicação. Pensamento intuitivo e pensamento lógico. Inferência Imediata e mediata. O Silogismo. Argumentos dedutivos e indutivos. Lógica e linguagem. Conceito e termo: características. Conceitos: formas de definição. Conceitos: percurso onomasiológico e semasiológico. Conceitos: relações lógico-semânticas. Sistemas conceituais e organização e representação de informação.
Objetivo: Introduzir o estudo da Lógica, promovendo o estudo, a compreensão e o exercício da lógica formal, inferência, silogismo e sistemas conceituais e organização e representação de informação.
Disciplina: Informação em Mídias Digitais (30h)
Ementa: Fontes de informação não convencionais em ambiente virtual: fotografia e vídeo digital; blog, fotoblog e videolog; Twitter; jornais e periódicos eletrônicos; e-books; webmuseus; videogames na educação e na saúde. Redes sociais e comunidades virtuais formadas em torno destas mídias. Avaliação da informação digital.
Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos teórico-prático acerca das fontes de informação não convencionais, enquanto instrumentos de recuperação da informação.
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - Libras (30h)
Ementa: Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos linguísticos da Libra.
Objetivo: Difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e de contato com a Comunidade Surda em contextos sociais e escolares, promovendo o reconhecimento da Língua de Sinais e do sujeito surdo, a partir da perspectiva sócio antropológica da surdez.
Disciplina: Literatura e Leitura Infantil e Juvenil (30h)
Ementa: Análise da produção literária infantil e juvenil de autores estrangeiros e brasileiros. Questões culturais e sociais e a leitura na infância e na adolescência. Técnicas de orientação de leituras para o usuário infantil e juvenil.
Objetivo: Apresentar aos discentes técnicas de orientação de leituras para o usuário infantil e juvenil.
Disciplina: Propriedade Intelectual (30h)
Ementa: Conhecimento científico e sua transferência para a sociedade. Propriedade intelectual: direitos autorais, direitos conexos, patentes, marcas, desenho industrial, programa de computador, indicações geográficas, concorrência desleal e cultivares. Prospecção tecnológica e transferência de tecnologia.
Objetivo: Possibilitar ao discente a compreensão dos preceitos da propriedade intelectual e sua interface com a Biblioteconomia.
Disciplina: Publicações Digitais (30h)
Ementa: Aplicação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) e ConneXions na publicação e gestão de periódicos, conferências e livros eletrônicos/digitais.
Objetivo: Apresentar aos discentes a aplicabilidade dos sistemas voltados para a publicação e gestão de periódicos, conferências e livros eletrônicos/digitais.
Disciplina: Tecnologias de Informação Livre (30h)
Ementa: Filosofia do software livre. Movimentos de acesso aberto. Relação entre segurança da informação e software livre. Projeto de recurso digital (biblioteca, repositório, publicação periódica, conferência etc.) com uso de software livre.
Objetivo: Apresentar aos discentes a aplicabilidade de softwares livres, a partir da sua relação com o processo de acesso livre da informação e sua segurança.
Anexo IV
Normatização de Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio Curricular do CB/UFAM constitui-se de um conjunto de atividades e disciplinas cujos conteúdos que têm natureza prática e poderá ser cumprido pelos alunos fora das salas de aula, concomitantemente com os conteúdos teóricos, cujo objetivo é oferecer-lhes conhecimentos sócio-profissionais e de cultura em situações reais de vida e trabalho e no campo social da Biblioteconomia. Pedagogicamente, a intenção é proporcionar aos alunos, além da complementação do processo de ensino-aprendizagem, ocorrido nas salas de aula, a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência das realidades cotidianas das unidades, sistemas e serviços de informação vinculados às instituições dos setores público, privado e do terceiro setor. Sua operacionalização dar-se-á segundo as normas do regimento apresentado integralmente a seguir:
REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONASO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS MODALIDADE EaD
DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art. 1º - No Brasil, os Estágios Supervisionados de discentes dos ensinos superior e profissionalizante de nível médio e supletivo estão regulamentados pela Lei n° 6.494, de 07/12/1977, e pelo Decreto nº 87.497, de 18/08/1982, que dispõem sobre essas práticas dentro das organizações de direito público e privado e dão outras providências.
Parágrafo Único - Essa legislação define Estágio Supervisionado como toda atividade de aprendizagem social, profissional e de cultura, proporcionada ao discente pela participação em situações reais de vida e trabalho, realizada na comunidade em geral ou junto às pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.
Art. 2º - Na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, as atividades de Estágio Supervisionado estão regulamentadas pela Resolução nº 004, de 29/02/2000, do Conselho de Ensino e Pesquisa - CONSEP, que as caracteriza como:
I - aplicação prática da teoria contribuindo para a formação do discente através de experiências técnico-científicas e de relacionamento humano;
II - atividade de campo onde ocorrerá uma relação de ensino-aprendizagem em que estarão interagindo um docente, um profissional da área e discentes;
III - inserção do discente, gradativamente, ao processo profissionalizante para minimizar o impacto entre as duas atividades;
IV - estímulo do desenvolvimento de atividades e posturas profissionais, com o objetivo de desenvolver o senso crítico e atitudes éticas;
V - instrumento de auxílio à avaliação dos cursos e à reformulação de currículos;
VI - oportunidade de integrar plenamente a pesquisa, extensão e ensino em benefício da sociedade, de acordo com a realidade local e nacional.
DA NATUREZA E ESTRUTURA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art. 3º - O Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, constitui-se de um grupo de disciplinas obrigatórias, cujos conteúdos programáticos compreendem ações de natureza prática, que serão realizadas fora das salas de aula, mas em tempo paralelo às apresentações e discussões dos conteúdos teóricos, com o fim de oferecer aos discentes conhecimentos sócio-profissionais e de cultura em situações reais de vida e trabalho, dentro e fora do campo social da Biblioteconomia.
Parágrafo 1º - Esse grupo de disciplinas está estruturado de modo a cumprir uma carga horária de 240 horas, as quais serão distribuídas entre as disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV, oferecidas a partir do 5º período.
§2º - As atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado do CB/EaD, em todas as suas etapas, devem ser compatíveis com os conteúdos das disciplinas que os discentes estiverem cursando nos respectivos períodos da estrutura curricular correspondente à sua habilitação.
Art. 4º - Para a implantação do seu sistema operacional, as autoridades administrativa e acadêmica do CB/EaD obedecerão a seguinte estruturação:
I - do 5º ao 7º período serão oferecidas as disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III, cujos campos de estágio serão, respectivamente, as unidades, sistemas e serviços de informação mantidos pelas organizações vinculadas aos setores públicos e privados e ao terceiro setor. Nessas fases, espera-se que as atividades desenvolvidas possibilitem aos discentes a complementação do processo de ensino-aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência de suas realidades cotidianas;
II - no 8º período será oferecida a disciplina Estágio Supervisionado IV e o discente poderá optar por qualquer unidade, sistema ou serviço de informação que já lhe tenha servido de campo de estágio, para aprofundamento e verticalização de estudos e pesquisas sobre aspectos teórico-práticos observados preliminarmente nos períodos anteriores, com vistas a apoiar a elaboração dos projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do curso.
III – nos 7º e 8º períodos serão oferecidas a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, quando o aluno deverá elaborar e defender a sua monografia de conclusão do curso e, se aprovado, ficar apto para colar grau como Bacharel em Biblioteconomia.
Parágrafo Único - Independentemente do aspecto profissionalizante dos estágios, suas atividades também poderão assumir a forma de extensão, mediante a participação do discente em projetos específicos, ouvido o Colegiado do Departamento e observadas as condições estabelecidas pela Resolução nº 025/2000 – CONSEP/UFAM.
Art. 5º - O Programa de Estágio do CB/EaD compreende as seguintes modalidades:
I - Estágio Supervisionado, caracterizado como disciplina obrigatória e, por isso, submetido a todas as normas do regime acadêmico-administrativo que regulamentam as atividades didático-pedagógicas da UFAM;
II – Estágio não-Supervisionado, caracterizado como atividade voluntária ou optativa, sujeita ou não ao pagamento de bolsa ou ajuda financeira, mas necessariamente submetida ao controle administrativo da Coordenação de Estágios do CB/EaD e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM.
DO OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art. 6º - O Estágio Supervisionado do CB/EaD tem por objetivo criar oportunidades para a complementação do processo de ensino-aprendizagem ocorrido nas salas de aula e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência das realidades cotidianas das unidades, sistemas e serviços de informação vinculados às organizações dos setores público e privado e do terceiro setor dos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia para melhor orientar o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes.
Parágrafo Único - O seu programa de ações também se volta para a obtenção de informações adicionais necessárias à elaboração dos projetos de pesquisas e de monografias de conclusão do curso, além de favorecer ao processo de avaliação do próprio Curso, sobretudo no aspecto didático-pedagógico.
DAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO-CAMPO DE ESTÁGIO
Art. 7º - Considera-se como unidades-campo de estágio do CB/EaD toda unidade, sistema ou serviço de informação mantido pelas organizações dos setores público e privado e do terceiro setor em funcionamento nos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, desde que suas estruturas física e de serviços apresentem-se em condições de oferecer o aprendizado projetado para cada fase do estágio e seus responsáveis técnicos comprovem estar legalmente habilitados para o exercício da profissão de Bibliotecário.
§1º - Para atendimento destas exigências, a Coordenação do Estágio Supervisionado do CB/EaD deverá organizar e manter atualizado um cadastro das suas unidades/campo de estágio.
§2º - As atividades do Estágio Supervisionado do CB/EaD somente serão realizadas em unidades, sistemas e serviços de informação cadastradas na Coordenação do Estágio, observadas as suas condições de infra-estruturas e outras estabelecidas pela Resolução 004/2000 – CONSEP/UFAM.
§3º - Em caráter excepcional, o Estágio Supervisionado do CB/EaD poderá ser realizado em unidades, sistemas ou serviços de informação que não cumpram todas as exigências citadas no parágrafo anterior, desde que a motivação não esteja relacionada a uma ilegalidade ética, a natureza das suas atividades justifique essa opção e o Colegiado de Biblioteconomia aprove tal decisão por unanimidade.
DAS ESTRUTURAS OPERACIONAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art. 8º - Para coordenar, orientar e supervisionar as atividades dos programas de Estágio Supervisionado e não- Supervisionado, o CB/EaD contará com a seguinte estrutura:
I - uma Coordenação de Estágio, exercida por um docente do seu quadro permanente da carreira do magistério, designado pela Coordenação Acadêmica do CB/EaD e aprovado pelo Colegiado de Biblioteconomia;
II – uma Orientação Acadêmica, exercida por docentes do seu quadro permanente da carreira do magistério, designados pela Coordenação Acadêmica do CB/EaD e aprovados pelo Colegiado de Biblioteconomia;
III - uma Supervisão Técnica, exercida por profissionais da área de Biblioteconomia, responsáveis pela gestão das unidades de informação-campo de estágio do CB/EaD, em gozo de seus direitos, ou por outros bibliotecários por eles indicados, desde que estes também estejam em pleno gozo de seus direitos.
Art. 9º - Ao Coordenador de Estágios do CB/EaD compete:
I - coordenar e superintender as atividades dos Programas de Estágio Supervisionado e não- Supervisionado do CB/EaD;
II - selecionar e credenciar as unidades-campo de estágio do CB/EaD;
III - elaborar e manter atualizados os cadastros das unidades-campo de estágio e de discentes do CB/EaD;
IV - selecionar os discentes do CB/EaD para encaminhá-los às unidades-campo de estágio, tomando como parâmetro os seus perfis e áreas de interesses;
V - elaborar e divulgar para discentes e docentes a Política de Estágio do CB/EaD;
VI - elaborar o Manual de Estágio e os formulários para planejamento, acompanhamento e avaliação do Programa de Estágio do CB/EaD;
VII - definir, com a Coordenação Acadêmica do CB/EaD o número de discentes por Professor Orientador, conforme as características das unidades-campo de estágio e do seu quadro de docentes;
VIII - encaminhar à Coordenação Geral de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, os nomes dos Orientadores Acadêmicos e dos Supervisores Técnicos, com a indicação das respectivas unidades-campo de estágio.
Art. 10 – Ao Orientador Acadêmico compete:
I - distribuir e encaminhar os discentes aos locais de estágio;
II - acompanhar e avaliar as atividades de estágio, juntamente com o Supervisor Técnico e o discente-estagiário;
III - elaborar, em colaboração com a Coordenação de Estágio do CB/EaD o plano de estágio;
IV - esclarecer ao discente-estagiário e ao Supervisor Técnico sobre o sistema de avaliação do estágio;
V - manter contatos permanentes com o Supervisor Técnico;
VI - providenciar reforço teórico para os discentes-estagiários, quando necessários;
VII - desenvolver outras atividades inerentes a sua função.
Art. 11 – Ao Supervisor Técnico compete:
I - participar do planejamento e da avaliação das atividades desenvolvidas pelo discente-estagiário;
II - informar ao estagiário as normas da empresa, instituição governamental ou não;
III - acompanhar e orientar o estagiário durante a realização de suas atividades;
IV - informar ao Orientador Acadêmico sobre a necessidade de reforço teórico, para elevar a qualidade do desempenho do estagiário;
V - preencher e encaminhar ao Orientador Acadêmico as Fichas de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho dos discentes-estagiários sob sua supervisão.
Art. 12 – No final de cada período acadêmico, a partir do 4º, a Coordenação Acadêmica do CB/EaD, em articulação com a Coordenação de Estágio, definirá a lista dos Orientadores Acadêmicos indicados para orientação de estágios e monografias, divididos pelos setores do mercado (público, privado e do terceiro setor).
§1º - Os Orientadores Acadêmicos acompanharão os seus discentes até a defesa da monografia de conclusão do Curso.
§2º - Excepcionalmente, o discente poderá mudar de Orientador Acadêmico por uma única vez. Para tanto, deverá apresentar requerimento específico à Coordenação de Estágio do CB/EaD onde apontará as justificativas que embasam o pedido, cabendo a esta decidir a questão.
DA ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Art. 13 – Ao Discente-Estagiário compete:
I - seguir as normas deste Regimento e aquelas estabelecidas pelas unidades-campo de estágio a que estiver vinculado;
II - definir com a Coordenação de Estágio do CB/EaD a sua unidade-campo de estágio;
III - se possível, participar de todas as atividades previstas no Programa de Estágio do CB/EaD e de outras propostas pelo seu Orientador Acadêmico;
IV - comparecer à sua unidade-campo de estágio assídua e pontualmente, nos dias e horas estipulados;
V - realizar, com presteza e correção, as tarefas que lhe forem determinadas, desde que sejam compatíveis com o plano de estágio aprovado pelo seu Orientador Acadêmico;
VI - zelar pela conservação do material da unidade-campo de estágio e prestar contas do que lhe foi entregue para a execução das atividades;
VII - durante o estágio, observar os princípios da urbanidade, relações humanas e ética profissional;
VIII - elaborar, preencher e entregar todos os relatórios e formulários relacionados com o processo de avaliação de desempenho nas atividades do Programa de Estágio do CB/EaD, segundo as normas estabelecidas pela Coordenação de Estágio e determinações do seu Orientador Acadêmico;
IX - participar de todas as atividades de avaliação previstas no Programa de Estágio do CB/EaD solicitando, se necessário, esclarecimentos sobre o seu desempenho;
X - solicitar orientações ao Supervisor Técnico e Orientador Acadêmico com o fim de superar as dificuldades encontradas no desempenho de suas atividades;
XI - sugerir alterações nas estruturas do Programa de Estágio do CB/EaD com o objetivo de torná-lo mais produtivo;
XII - solicitar mudança de unidade-campo de estágio, quando as normas estabelecidas e o planejamento do estágio não estiverem sendo seguidos;
XIII - preencher e entregar ao seu Orientador Acadêmico a Ficha de Registro de Atividades relativa ao seu desempenho;
XIVI - escolher uma das unidades-campo de estágio em que tenha estagiado nas três primeiras etapas, para aprofundamento de estudo e elaboração dos seus projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do curso;
XV - coletar, diariamente, dados visando a elaboração dos seus projetos de pesquisa e monografia de conclusão do curso;
XVI - entregar, devidamente preenchidos e assinados, os Termos de Compromisso e de Convênio ao Orientador Acadêmico.
DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Art. 14 – O Sistema de Avaliação do Programa de Estágio do CB/EaD consistirá das seguintes medidas de aferição:
I - nível de desempenho do discente-estagiário nas unidades-campo de estágio, encargos de responsabilidade do Orientador Acadêmico, Supervisor Técnico e do aluno (auto-avaliação), tendo como instrumento, respectivamente, os formulários: Ficha de Controle de Atividades; Ficha de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho e Ficha de Registro de Atividades;
II - controle de frequência do discente-estagiário nas unidades-campo de estágio, encargo de responsabilidade do Supervisor Técnico, tendo como instrumento formal a Ficha de Controle de Frequência;
III - elaboração de projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do Curso, encargos de responsabilidade do Orientador Acadêmico e do aluno, tendo como instrumento os modelos de estrutura indicados no artigo 19 deste Regimento e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR–14.724;
IV - participação em projetos de extensão, dentro e fora das áreas que constituem o campo da Biblioteconomia, encargo de responsabilidade do Orientador Acadêmico e do aluno-estagiário, tendo como instrumento de avaliação a apresentação de relatório técnico específico, conforme modelo recomendado pela ABNT NBR–10.719.
Parágrafo Único – Ao preencher a Ficha de Registro de Atividades, citada no inciso I deste artigo, o deverá analisar as atividades desenvolvidas e a sua atuação na unidade/campo de estágio e a relação destas com as teorias estudadas nas aulas e relevância das mesmas para o seu aprendizado e formação profissional.
Art. 15 - Para obter a aprovação no Programa de Estágio do CB/EaD o discente deverá atender as seguintes exigências:
I - ter freqüência mínima de 75% nas atividades das quais participe;
II - alcançar a nota 5 como média aritmética, computadas as notas atribuídas em todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado.
Art. 16 - O desempenho do discente será traduzido através de conceitos, atribuídos pelo seu Orientador Acadêmico e Supervisor Técnico, considerando a tabela de equivalência seguinte:
I - Excelente: 9,0 a 10,0;
II - Bom: 7,0 a 8,9;
III - Regular: 5,0 a 6,9;
IV - Insuficiente: 0,0 a 4,9.
Art. 17 - A avaliação dos projetos de pesquisa e relatórios técnicos relacionados com o Programa de Estágio do CB/EaD será processada tomando como parâmetro as orientações seguintes:
I - apresentação formal do documento e seu texto, baseado nas normas da ABNT NBR- 14.724, valendo 3,0 (três) pontos;
II - correção e clareza do texto apresentado, considerando as normas da ortografia oficial vigente e de redação técnica-científica, esta recomendada pela norma da ABNT NBR10.719, valendo 3,0 (três) pontos;
III - pertinência, atualização e adequação da literatura consultada e coerência das observações, conclusões e recomendações produzidas pelo aluno, considerando a natureza do tema e a gravidade dos problemas objeto dos projetos, valendo 4,0 (quatro) pontos.
Parágrafo 1º - Ao discente que não concluir o estágio, ou que obtiver conceito INSUFICIENTE, não lhe será atribuído os créditos correspondentes à disciplina.
§2º - Ao discente que não cumprir um mínimo de 2/3 (dois terços) do Programa de Estágio será atribuído o conceito INSUFICIENTE.
§3º - Ao discente reprovado nos projetos de pesquisa e de monografia de conclusão de Curso será dado um prazo de 1 (uma) semana para refazê-los e apresentá-los ao seu Orientador Acadêmico.
§4º Ao discente reprovado em qualquer das três primeiras fases do Programa de Estágio será permitido refazê-las no período seguinte ao da reprovação, mesmo que isso venha ocasionar uma sobrecarga de atividades.
Anexo V
Normatização De Trabalho De Conclusão De Curso
Ao cursar as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica I (60h), Metodologia da Pesquisa Científica II (60h), Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa (60h), o discente será introduzido, num total de 180 horas, a conteúdos programáticos necessários ao desenvolvimento de competências para a realização do trabalho de conclusão de curso, que se dará em duas etapas: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I (60h) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II (60h). Para normalizar tal atividade, conforme aprovada no Colegiado do Curso, será apresentado aos discentes o Regimento Interno de TCC.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º – Este Regimento reúne as normas que orientam a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
CAPÍTULO I
DA NATUREZA E OBJETIVOS
Art. 2º – O TCC consiste em uma atividade acadêmico-técnico-científica vinculada à disciplina obrigatória Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada individualmente sob a orientação de um docente do Curso de Biblioteconomia da UFAM, obedecendo aos princípios da produção científica, que se estrutura em torno de um objeto e um problema relacionado às Ciências Sociais Aplicadas, em especial à Biblioteconomia e à Ciência da Informação, podendo ter natureza tanto teórica, quanto prática.
Art. 3º – A elaboração do TCC poderá contemplar os seguintes núcleos ou eixos temáticos:
I. Informação, Cultura e Sociedade;
II. Tecnologia da Informação;
III. Gestão de serviços de bibliotecas;
IV. Processamento, recuperação e disseminação da informação;
V. Comunicação, divulgação e produção editorial;
VI. Políticas públicas de cultura, de educação e de bibliotecas e sua legislação;
VII. Formação profissional e mercado de trabalho;
VIII. Aspectos teórico-práticos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;
IX. Outros temas não listados acima.
Art. 4º – São objetivos do TCC:
Proporcionar aos discentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM as condições materiais e simbólicas necessárias à elaboração da monografia de final de Curso;
Produzir conhecimentos teórico-práticos sobre temas e problemas relacionados à formação acadêmica dos discentes e/ou ao exercício da profissão de Bibliotecário, de forma ética e focando, preferencialmente, para as realidades socioculturais da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas.
CAPÍTULO II
DA COORDENAÇÃO
Art. 5º – A coordenação de TCC será exercida por uma Comissão composta por 3 (três) docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM, escolhidos pelo seu Colegiado.
Parágrafo 1º – Os membros dessa Comissão terão mandato de 1 (um) ano, sendo permitida uma recondução por igual período.
§2º – A Coordenação da Comissão será escolhida diretamente pelos seus membros.
§3º – Aos membros da Comissão de TCC do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM serão atribuídas as cargas horárias fixadas na legislação específica da UFAM.
Art. 6º – Caberá à Comissão de TCC as seguintes atribuições:
Programar as atividades a serem desenvolvidas, por meio da elaboração e divulgação do calendário de trabalho das atividades a serem desenvolvidas pela disciplina TCC;
Esclarecer as dúvidas dos orientadores e orientandos acerca de aplicação dos dispositivos deste Regimento;
Divulgar, entre os discentes, a relação dos docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia que estarão disponíveis para orientação, juntamente com suas linhas de atuação;
Receber os formulários devidamente preenchidos, com a indicação de 3 (três) nomes de possíveis orientadores, bem como a proposta de trabalho impressa em 1 (uma) via, no prazo de até 15 dias após o término do período;
Encaminhar, aos orientadores indicados, as propostas de trabalhos;
Apreciar os pedidos de mudança de orientação, solicitados tanto pelos orientandos, quanto pelos orientadores;
Analisar as solicitações de prorrogação de defesa encaminhadas pelo orientador;
Coordenar a formação das bancas examinadoras, ouvindo os orientadores;
Homologar as bancas examinadoras dos TCCs;
Publicar, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, o edital contendo a composição das bancas examinadoras, bem como o local e horário para a defesa pública dos TCCs a serem defendidos;
Responsabilizar-se pelo controle de frequência dos discentes que assistirão as bancas, para computação das horas complementares dos mesmos;
Instruir os discentes sobre a obrigatoriedade de depositarem os seus TCCs no Repositório do Curso, uma vez que o lançamento correspondente à nota da Prova Final da disciplina estará condicionada a tal procedimento;
Divulgar entre os discentes e docentes do Curso, no início dos semestres nos quais estejam sendo ofertada a disciplina TCC, as temáticas já defendidas pelos, de modo a transformar o Repositório do Curso em mais uma fonte de informação;
Definir o critério de distribuição dos orientandos entre os docentes do Curso.
CAPÍTULO III
DA ORIENTAÇÃO
Art. 7º – Poderá exercer o papel de orientador docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia com titulação mínima de especialista.
Parágrafo 1º – Caso se faça necessário, juntamente com o orientador, o discente, durante o trabalho final, poderá receber a coorientação de um profissional, externo ou não ao Curso, capacitado na área de pesquisa definida na proposta de trabalho.
§2º – Ao coorientador será encaminhado o Formulário de Aceite, o qual deverá ser devolvido à Comissão de TCC, no prazo de 72 (setenta e duas) horas.
Art. 8º – Aos docentes do Curso, serão computadas 2 (duas) horas por orientando de TCC, ficando a seu critério a definição do número total de orientandos, não podendo a quantidade exceder ao máximo de 5 (cinco) discentes.
Art. 9º – Poderá haver recusa da orientação, por parte do orientador, quando houver incompatibilidade em relação ao(s) discente(s), devendo a decisão ser oficializada à Comissão de TCC do Curso no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar do início da disciplina TCC.
Art. 10 – Ao docente orientador caberá as seguintes atribuições:
Orientar os discentes na elaboração, desenvolvimento e redação dos TCCs;
Estabelecer, com os orientandos, o Cronograma das reuniões de orientação;
Indicar o coorientador, quando for o caso;
Encaminhar, à Comissão de TCC, a composição da banca examinadora dos TCCs, segundo o cronograma divulgado, para os procedimentos necessários;
Oficializar à Comissão de TCC as ocorrências relativas às atividades associadas ao programa estabelecido para os seus orientandos, que possam interferir negativamente na execução dos TCCs, bem como solicitar as providências pertinentes a cada caso;
Entregar à Comissão de TCC o Termo de Solicitação de Prorrogação de Defesa, com o visto do orientador, para análise e parecer;
Encaminhar à Comissão de TCC as atas das defesas dos TCCs que orientou, até 2 (dois) dias úteis após a sua realização;
Encaminhar à Comissão de TCC a versão final do TCC em PDF, juntamente com o Termo de Entrega, conforme modelo da BDTD da UFAM.
CAPÍTULO IV
DO ORIENTANDO
Art. 11 – Estará apto a se matricular na disciplina TCC, assumindo a categoria de orientando, o discente que foi aprovado em todas as disciplinas obrigatórias dos cursos.
Art. 12 – Enquanto orientando, o discente terá os seguintes direitos:
Ser orientado para realizar as atividades relativas ao TCC;
Ser informado com antecedência sobre dia, hora e local da apresentação e da defesa de seu TCC;
Entregar à Comissão de TCC o Termo de Solicitação de Prorrogação de Defesa (conforme modelo Anexo), com o visto do seu orientador, para análise e parecer;
Solicitar, por escrito, à Comissão de TCC, que seja postergada a liberação do seu TCC, no Repositório da Unidade Acadêmica, sempre que essa divulgação violar a Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004 (Lei de Inovação).
Art. 13 – São de responsabilidade do orientando:
Conhecer e cumprir as normas deste Regimento e da UFAM, relacionadas com a estruturação e execução do TCC;
Comparecer às reuniões de orientação nas datas e horários programados no Cronograma estabelecido pelo orientador, de modo a obter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de presença;
Observar e cumprir os prazos determinados pelo orientador e coorientador, caso este último exista;
Conhecer e obedecer as normas de funcionamento da instituição escolhida como campo de observação da pesquisa do seu TCC;
Comprometer-se a fazer uso das informações consultadas somente para fins acadêmicos, e com a devida autorização das instituições envolvidas;
Analisar os dados coletados de forma ética, respeitando o grau de sigilo e de confidencialidade daqueles que tiverem essas características, utilizando-se dos resultados somente para fins acadêmicos e, quando for pertinente, submeter a proposta da pesquisa à apreciação do Comitê de Ética da UFAM;
Conhecer e obedecer as normas dos direitos autorais, sobretudo aquelas que digam respeito ao uso de documentos que não sejam de sua autoria;
Observar e cumprir os prazos determinados pela Comissão de TCC, quanto entrega da versão final do TCC;
Elaborar e defender o seu TCC para uma Banca Examinadora constituída pelo seu orientador, que exercerá a sua presidência, e por mais 2 (dois) membros convidados, podendo um deles ser membro externo.
Art. 14 – O discente poderá recusar o orientador que lhe for indicado, devendo oficializar e justificar essa posição à Comissão de TCC do Curso no prazo de até 30 (trinta) dias, a contar do início da disciplina TCC.
CAPÍTULO V
DAS PARTES COMPONENTES DO TCC
Art. 15 – A configuração dos TCCs do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM terá a seguinte estrutura:
Introdução: texto inicial informativo que será formado pelos itens: justificativa, problema, questão orientadora, objetivos (geral e específicos), metodologia e informação sobre as partes do trabalho, que tem a finalidade de apresentar uma síntese explicativa da essência do TCC do discente;
Fundamentação teórica: texto discursivo com 15 a 20 folhas, elaborado com base em 10 obras, no mínimo, incluindo livros, periódicos e outras publicações técnico-científicas;
Análise e discussão dos resultados: texto analítico com 15 a 20 folhas;
Considerações finais: texto reflexivo-conclusivo no qual deverão ser destacados os resultados da pesquisa e relacionando-os, cada um deles, ao objetivo geral proposto, bem como apresentadas as recomendações, a critério do orientando.
CAPÍTULO VI
DA DEFESA DO TCC
Art. 16 – As defesas dos TCCs obedecerão aos seguintes procedimentos:
Apresentação oral, com duração entre 20 (vinte) e 30 (trinta) minutos;
Arguição dos membros da Banca Examinadora, realizada em tempo individual não superior a 20 (vinte) minutos;
Defesa e sustentação oral pelo discente, realizada em tempo não superior a 20 (vinte) minutos.
Art. 17 – As defesas dos TCCs serão abertas à comunidade acadêmica da FIC/UFAM e a sociedade em geral, e a participação dos discentes do Curso será transformada em Atividades Complementares, conforme disposto na legislação específica na UFAM.
Art. 18 – Os TCCs deverão ser elaborados de acordo com as normas dispostas no Manual de TCC do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM, as quais são baseadas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
CAPÍTULO VII
DA AVALIAÇÃO
Art. 19 – Para ser aprovado na disciplina TCC, o discente deverá ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e alcançar média final igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, conforme as normas de avaliação vigente na UFAM.
Parágrafo 1º – Cada membro da Banca Examinadora deverá atribuir nota de zero a dez, cujo instrumento de avaliação levará em consideração os seguintes itens:
O texto;
A apresentação oral e;
A sustentação oral às arguições da Banca.
§2º – A média aritmética da Defesa equivalerá à nota da Prova Final do discente na disciplina TCC.
Art. 20 – Caso o TCC seja aprovado, com ou sem recomendações de alteração, o discente deverá entregar a versão final à Comissão de TCC no prazo máximo de até 15 (quinze) dias, a contar da data da Defesa, acompanhado do Termo de Cessão de Uso, conforme modelo da BDTD da UFAM.
Parágrafo 1º – A versão final do TCC deverá ser entregue em 1 (uma) via, em mídia digital, na extensão PDF, acompanhada do Termo de Autorização para Publicação de Trabalhos Eletrônicas (TE/CB), de acordo com o padrão definido neste Regimento, conforme modelo da BDTD da UFAM.
CAPÍTULO VIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 21 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de TCC.
Art. 22 – Este Regimento entra em vigor a partir da data da sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia.
Anexo VI
Normatização das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC
Durante o curso de Biblioteconomia EaD, os discentes necessitarão cumprir 120 horas de atividades complementares. Para isso, a UFAM visará oferecer atividades que contemplem as especificidades/características regionais, ficando os discentes, também, livres para participarem de atividades que poderão ser pontuadas como atividades complementares.
Para a atribuição dos pontos, enquanto atividades complementares, a coordenação do curso tomará como base a resolução própria da UFAM (Resolução Nº 018/2007 – CEG).
Quadro de Atividades complementares
ENSINO |
||
Atividade/Disciplina |
Carga Horária Máxima |
Documento Comprobatório |
Monitoria desenvolvida nas disciplinas do curso |
30h por disciplina |
Certificado de Monitoria |
Participação em Semana do Curso |
10h por evento |
Declaração de participação em Semana do Curso |
Carga horária optativa excedente |
10h por disciplina |
Histórico escolar |
Estágios não obrigatórios, vinculados ao curso |
30h por estágio |
Declaração de conclusão do Estágio |
Participação em Programa Especial de Treinamento – PET |
20h por projeto |
Certificado de participação no Programa |
PESQUISA |
||
Atividade/Disciplina |
Carga Horária Máxima |
Documento Comprobatório |
Participação em Projeto de pesquisa coordenado por docente da UFAM |
20h por projeto |
Certificado de participação no Projeto |
Autor ou co-autor de artigo científico completo publicado |
30h por artigo |
Artigo científico |
Autor ou co-autor de capítulo de livro |
20h por capítulo |
Capítulo do livro |
Autor ou co-autor de Resumo em Anais |
20h por resumo |
Anais |
EXTENSÃO |
||
Atividade/Disciplina |
Carga Horária Máxima |
Documento Comprobatório |
Participação como membro de comissão organizadora de eventos científicos |
30h por evento |
Certificado de participação na comissão organizadora |
Representação discente comprovada |
10h por representação |
Declaração de representação discente |
Participação em Projeto de extensão coordenado por docente da UFAM |
20h por projeto |
Certificado de participação em Projeto de Extensão |
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e atividades afins relacionadas com os objetivos do curso |
10h por evento |
Certificado ou Declaração de participação em eventos |
Apresentação/exposição de trabalhos em eventos de âmbito regional, nacional ou internacional, como autor. |
20h por evento |
Anais do evento |
Programa Bibliojovem |
30h por instituição |
Certificado ou Declaração no Programa |
ATIVIDADES DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Biblioteconomia EaD da UFAM contarão com o suporte dos Grupos de Pesquisa existentes no Colegiado de Biblioteconomia, bem como do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação – NEPCI.
Neste sentido, busca-se viabilizar pesquisas a partir de atividades que envolvam a iniciação científica, a participação em projetos de extensão, a produção de trabalhos monográficos e as atividades de estágio que procurem associar o interesse da formação acadêmica com a ação em campo.
Espera-se que sejam consolidados, nos discentes, valores e posturas pessoais que lhes permitam o sentimento de saber conhecer, proporcionando-lhes a segurança necessária para propor e tomar decisões, que sobretudo estejam alinhadas à formação do corpo docente do curso, no sentido de auxiliar aos alunos no processo de atividades de pesquisa e produção científica. No que tange à produção científica, os resultados das pesquisas devem ser priorizados sua publicação em periódicos com Qualis CAPES, na área de Informação e Comunicação.
As atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Biblioteconomia EaD da UFAM serão realizadas durante os módulos, uma vez que, pela natureza do curso, durante o decorrer do curso os docentes irão estabelecer ações, de modo a vincular o ensino, a pesquisa e a extensão, apontando para a formação contextualizada às questões da sociedade contemporânea, como parte da essência do processo formativo do discente, mostrando que o princípio ensino-pesquisa-extensão além de ser indissociável, deve ser considerado expediente vital ao processo de formação integral de cada discente. Além disso, os discentes poderão realizar: cursos de educação continuada, eventos técnico-científicos, eventos artístico-culturais, prestação de serviços à sociedade, publicações e produtos acadêmicos.
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 24/05/2021, às 22:44, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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