Boletim de Serviço Eletrônico em 25/05/2021

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

Resolução nº 022, de 24 de maio de 2021

REGULAMENTA o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC, versão 2021/2.

 

A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), no uso de suas atribuições estatutárias,

 

CONSIDERANDO a Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO o art. 11 da Lei Federal nº 9.795/99, de 27 de abril de 1999, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental, sendo obrigatória a inserção desta temática em todos os currículos de cursos ofertados no país;

CONSIDERANDO Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e o art.18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, como disciplina curricular optativa nos demais curso de educação superior;

CONSIDERANDO o Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, que dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB;

CONSIDERANDO o Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001 (0457072), que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia;

CONSIDERANDO Parecer CNE/CES nº 1.363/2001, que retifica o Parecer CNE/CES n.º 492/2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 19/2002 (0457068), que estabelece diretrizes para os Cursos de Biblioteconomia;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1, de 13 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 1/2016 (0461761), que Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância;

CONSIDERANDO o que dispõe o artigo 54, § 1° do Regimento Geral acerca da criação de cursos de graduação na Universidade do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 010/2004 CONSUNI (0470696), que aprova o Programa de Educação a Distância/EaD, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, nos termos propostos pela Faculdade de Educação;

CONSIDERANDO a Resolução nº 008/2006 CONSAD (0457128), que aprova a criação do Centro de Educação a Distância, como órgão suplementar na estrutura da UFAM;

CONSIDERANDO a Resolução nº 018/2007-CEG/CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO Resolução nº 037/2011-CEG/CONSEPE, que estabelece integralização dos tempos máximos de duração dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Amazonas;

CONSIDERANDO a Resolução nº 059/2018-CEG/CONSEPE (0470893), que cria Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC;

CONSIDERANDO a Resolução nº 020/2019-CONSEPE (0292343), que aprova as normas para Elaboração e Reformulação de Currículo da UFAM;

CONSIDERANDO a Ata do Colegiado do Curso de Biblioteconomia (0470769), realizada em 05 de julho de 2017, que aprova a oferta do Curso de Graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância – EaD;

CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Núcleo Docente do Curso de Biblioteconomia - EaD (0469113), realizada em 05 de julho de 2017, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância – EaD;

CONSIDERANDO a Ata do Colegiado do Curso de Biblioteconomia, realizada em 20 de março de 2018 (0470777), que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia na modalidade a distância – EaD;

CONSIDERANDO o Ofício nº 008/2021 CBIBLIO-FIC/UFAM (0455190), no qual encaminha o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia – EAD, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC;

CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 007/2021-DAE/PROEG, que trata da aprovação e regulamentação do Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia – EAD, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC;

CONSIDERANDO a necessidade de implantar o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia – EAD, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC; e

CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º  REGULAMENTAR o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância, vinculada à Faculdade de Informação e Comunicação/FIC.

Art. 2º  A integralização curricular do referido Curso, dar-se-á com a conclusão da carga horária total do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distânciacorrespondente a 2.895 (dois mil oitocentos e noventa e cinco) horas/aula, equivalentes a 178 (cento e setenta e oito) créditos, com a subdivisão que segue:

I - disciplinas obrigatórias, incluídas as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's); e 

II - disciplinas optativas.

Art. 3º  As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 2.595 (dois mil quinhentos e noventa e cinco) horas/aula, equivalentes a 160 (cento e sessenta) créditos, a serem integralizados em, no mínimo, 04 (quatro) anos letivos e incluem:

I - Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV, totalizado 240 (duzentas e quarenta) horas/aula, equivalentes a 08 (oito) créditos; e

II - Trabalho de Conclusão de Curso I e II, totalizado 120 (cento e vinte) horas/aula, equivalentes a 08 (oito) créditos.

Art. 4º  As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's), constituem disciplina obrigatória e corresponde ao total de 120 (cento e vinte) horas/aula, não possuindo créditos equivalentes.

Art. 5º  As disciplinas optativas correspondem ao total de 180 (cento e oitenta) horas/aula, equivalentes a 18 (dezoito) créditos.

Art. 6º  O curso será na Modalidade de Ensino à Distância, de crédito semestral, em no mínimo 08 (oito), e no máximo 12 (doze) períodos letivos, respeitando o limite máximo de 28 (vinte e oito) créditos por período.

Art. 7º  São os seguintes núcleos de desdobramento curricular e suas respectivas disciplinas, que compõem a matriz curricular do Curso de Biblioteconomia, Bacharelado, Modalidade de Ensino à Distância.

Eixo 0 – Módulo Básico

Trata dos conteúdos introdutórios que, embora não circunscritos à especialidade da Biblioteconomia, têm um caráter introdutório que propiciará ao discente o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos acerca dos conteúdos específicos que serão abordados a partir dos demais eixos temáticos para contemplar a formação básica necessária. Introdução à Filosofia. Estatística. Sociologia Geral. Inglês Instrumental. Introdução à Educação a Distância. Libras. Língua Portuguesa.

Eixo 1 - Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação

Voltado para a história social do conhecimento, das bibliotecas e da Biblioteconomia. Produção e circulação social dos registros do conhecimento. Biblioteconomia, cultura e sociedade. Memória e patrimônio. Biblioteconomia e interdisciplinaridade. Conceitos e relações históricas da Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia e o campo científico da Ciência da Informação. Informação e comunicação. O ciclo informacional. O estatuto do documento. Mediação da informação. Ambientes, serviços e sistemas informacionais. Formação, bases legais e éticas da profissão de bibliotecário. Comunicação do conhecimento científico. Cultura e memória social.

Eixo 2 - Organização e Representação da Informação

Este eixo é responsável pela parte técnica do curso, envolvendo as teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e representação descritiva e temática da informação em distintos contextos informacionais. Compreende os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação da informação. Políticas de organização da informação. Geração e organização de instrumentos de recuperação da informação. Análise e representação da informação (classificação, catalogação, indexação e resumos). Linguagens naturais e documentárias (sistemas de classificação, esquemas de metadados, linguagens de marcação, tesauros, ontologias). Códigos, normas e formatos tradicionais e eletrônicos nacionais e internacionais. Normalização documental. Elementos lógicos e linguísticos na organização e representação da informação. Análise de imagem.

Eixo 3 - Recursos e Serviços de Informação

Este eixo destina-se ao estudo dos fundamentos, princípios, processos e instrumentos de serviços de referência e informação. Fontes de informação impressas, eletrônicas e digitais: conceitos, tipologia, acesso, utilização e avaliação. Estudo de usos, usuários e comunidades. Formação de leitores. Competência em informação (educação do usuário, treinamento). A indústria da informação: geração, produção e comercialização de documentos, fontes e serviços de informação. Serviços de recuperação e disseminação da informação. Serviços de provisão e acesso. Serviços de extensão e ação cultural. Informação em mídias digitais. Leitura e literatura infantil e juvenil.

Eixo 4 - Políticas e Gestão de Ambientes de Informação

Voltado para os princípios e evolução da administração e da teoria organizacional. Funções da administração: planejamento, organização, controle e avaliação. Dinâmica da informação em distintos contextos organizacionais. Áreas funcionais dos ambientes de informação: atividades meio e atividades fim. Gestão de recursos humanos, financeiros, físicos, materiais e informacionais. Formação, desenvolvimento, avaliação e preservação de coleções. Marketing de recursos, produtos e serviços. Gestão pela qualidade. Estudos métricos aplicados à gestão. Estudos informacionais relacionados à cultura, comunicação e aprendizagem. Prospecção, monitoramento, gestão da informação e inteligência competitiva. Estudos dos comportamentos informacionais (fatores cognitivos, emocionais e situacionais). Redes de relacionamento. Economia da informação. Conservação, preservação e restauro. Propriedade intelectual.

Eixo 5 - Tecnologias de Informação e de Comunicação

Por meio deste, os discentes estudarão acerca das tecnologias de informação e de comunicação aplicadas em contextos informacionais distintos.  Arquitetura de bibliotecas, web design, bases de dados, repositórios, portais e outros recursos eletrônicos e digitais. Análise e avaliação de plataformas, redes, sistemas e software. Plataformas, redes, sistemas e recursos tecnológicos aplicados a distintos contextos informacionais. Automação de ambientes de informação. Tecnologias de informação livre. Publicações eletrônicas e digitais.

Eixo 6 - Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Tratam-se dos fundamentos teóricos e metodológicos para a construção do trabalho final, estando, portanto, destinado à pesquisa da área no contexto nacional e internacional demonstrando tendências, correntes teóricas e produção científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Instrumentos de coleta e análise de dados. Etapas e fases para a elaboração de projeto de pesquisa.

Eixo 7 - Estágios e Atividades Complementares

Eixo voltado para ações práticas e complementares, isto é, para o estágio supervisionado deve contemplar distintas tipologias de ambientes informacionais (físicos, eletrônicos e/ou digitais): biblioteca escolar, biblioteca pública, biblioteca universitária, biblioteca especializada, entre outros espaços. Os seminários acadêmicos-científicos enfatizam as especificidades regionais e/ou temas emergentes.

 

EIXO 0

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Complemento de Matemática e Estatística

45h

Inglês Instrumental

30h

Introdução à Educação a Distância

30h

Introdução à Filosofia I

30h

Língua Portuguesa

30h

Sociologia Geral

30h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Língua Brasileira de Sinais - Libras

30h

 

EIXO 1

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais

60h

Bibliotecário: formação e campo de atuação profissional

60h

Biblioteconomia e Interdisciplinaridade

30h

Biblioteconomia e Sociedade

60h

Informação, Comunicação e Documento

60h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Comunicação do Conhecimento Científico

30h

Cultura e Memória Social

30h

 

EIXO 2

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Análise da Informação I

30h

Instrumentos de Representação Descritiva da Informação

60h

Instrumentos de Representação Temática da Informação I

60h

Instrumentos de Representação Temática da Informação II

60h

Normalização Documental

60h

Organização do Conhecimento e da Informação

30h

Políticas de Organização e Representação da Informação

30h

Processos e Produtos de Representação Descritiva da Informação

60h

Processos e Produtos de Representação Temática da Informação

60h

Recuperação da Informação

30h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Análise de Imagens

30h

Elementos Lógicos e Linguísticos na Organização e Representação da Informação

30h

 

EIXO 3

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Educação de Usuários

60h

Fontes de Informação I

60h

Fontes de Informação II

60h

Leitura e Ação Cultural

60h

Serviço de Referência e Informação

60h

Serviços de Informação em Rede

45h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Informação em Mídias Digitais

30h

Literatura e Leitura Infantil e Juvenil

30h

 

EIXO 4

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Bases Teóricas da Administração de Ambientes de Informação

30h

Dinâmica Organizacional

30h

Formação e Desenvolvimento de Coleções

60h

Gestão da Informação e do Conhecimento

45h

Marketing em Ambientes de Informação

30h

Organização, Sistemas e Métodos Aplicados a Ambientes de Informação

60h

Planejamento de Ambientes de Informação

60h

Políticas de Informação

30h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Conservação, Preservação e Restauro

30h

Economia da Informação

30h

 

EIXO 5

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Bibliotecas Digitais

60h

Editoração Eletrônica

60h

Informatização de Ambientes de Informação

45h

Introdução às Tecnologias de Informação e de Comunicação

60h

Planejamento e Elaboração de Bases de Dados

30h

Redes de Computadores

45h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Publicações Digitais

30h

Tecnologias de Informação Livres

30h

 

EIXO 6

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Metodologia da Pesquisa Científica I

60h

Metodologia da Pesquisa Científica II

60h

Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa

60h

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I

60h

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II

60h

Disciplinas Optativas

Carga Horária

Propriedade Intelectual

30h

 

EIXO 7

Disciplinas Obrigatórias

Carga Horária

Estágio Supervisionado I

60h

Estágio Supervisionado II

60h

Estágio Supervisionado III

60h

Estágio Supervisionado IV

60h

Seminário Temático I

60h

Seminário Temático II

60h

Atividades Complementares

120h

Art. 8º  Em cada período letivo será permitida a matrícula em disciplinas correspondentes a, no mínimo, 17 (dezessete), e, no máximo, 28 (vinte e oito) créditos.

Art. 9º  A distribuição das disciplinas do currículo do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia - EaD, por período letivo, far-se-á segundo o que estabelece a periodização contida no Anexo I desta Resolução.

Art. 10.  O quadro sinóptico da composição curricular e o quadro geral da integralização do Curso compõem o Anexo II desta Resolução.

Art. 11.  O ementário das disciplinas do currículo do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia – EaD compõe o Anexo III desta Resolução.

Art. 12.  As normas regulamentares do Estágio Curricular Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso, estão estabelecidas nos Anexos IV e V desta Resolução, respectivamente.

Art. 13.  As normas regulamentares das AACC's estão estabelecidas no Anexo VI desta Resolução.

Art. 14.  Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes que ingressarem no curso a partir do semestre letivo 2021/2.

Art.  15.  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Anexo I 

Quadro de Periodização

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB120

Biblioteconomia e Interdisciplinaridade

-

2.2.0

30

IHB121

Biblioteconomia e Sociedade

-

4.4.0

60

IHB185

Introdução à Educação a Distância

-

2.2.0

30

IHB181

Introdução à Filosofia I

-

2.2.0

30

IHB122

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação

-

3.2.1

60

IHB179

Língua Portuguesa

-

2.2.0

30

IHB180

Sociologia Geral

-

2.2.0

30

SUBTOTAL

17

270

IHB123

Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais

-

4.4.0

60

IHB124

Fontes de Informação I

-

4.4.0

60

IHB125

Informação, Comunicação e Documento

-

4.4.0

60

IHB182

Inglês Instrumental

-

2.2.0

30

IHB126

Instrumentos de Representação Descritiva da Informação

-

3.2.1

60

IHB127

Organização do Conhecimento e da Informação

-

2.2.0

30

SUBTOTAL

19

300

IHB186

Análise da Informação I

-

2.2.0

30

IHB128

Bases Teóricas da Administração de Ambientes de Informação

-

2.2.0

30

IHB129

Editoração Eletrônica

-

4.4.0

60

IHB130

Fontes de Informação II

-

4.4.0

60

IHB131

Instrumentos de Representação Temática da Informação I

-

3.2.1

60

IHB132

Normalização Documental

-

4.4.0

60

SUBTOTAL

19

300

IHB133

Dinâmica Organizacional

-

2.2.0

30

IHB183

Complemento de Matemática e Estatística

-

3.3.0

45

IHB135

Instrumentos de Representação Temática da Informação II

IHB131

3.2.1

60

IHB136

Formação e Desenvolvimento de Coleções

-

4.4.0

60

IHB137

Organização, Sistemas e Métodos Aplicados a Ambientes de Informação

-

4.4.0

60

IHB139

Processos e Produtos de Representação Descritiva da Informação

 

4.4.0

60

SUBTOTAL

20

315

IHB140

Educação de Usuários

-

4.4.0

60

IHB141

Metodologia da Pesquisa Científica I

-

4.4.0

60

IHB142

Planejamento de Ambientes de Informação

-

4.4.0

60

IHB143

Processos e Produtos de Representação Temática da Informação

-

3.2.1

60

IHB144

Serviço de Referência e Informação

-

4.4.0

60

IHB146

Estágio Supervisionado I

-

2.0.2

60

SUBTOTAL

21

360

IHB148

Informatização de Ambientes de Informação

-

3.3.0

45

IHB149

Marketing em Ambientes de Informação

-

2.2.0

30

IHB150

Metodologia da Pesquisa Científica II

IHB141

4.4.0

60

IHB151

Políticas de Informação

-

2.2.0

30

IHB152

Políticas de Organização e Representação da Informação

-

2.2.0

30

IHB153

Recuperação da Informação

-

2.2.0

30

IHB154

Redes de Computadores

-

3.3.0

45

IHB155

Estágio Supervisionado II

-

2.0.2

60

SUBTOTAL

20

330

IHB156

Bibliotecas Digitais

-

4.4.0

60

IHB157

Leitura e Ação Cultural

-

4.4.0

60

IHB158

Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa

-

4.4.0

60

IHB159

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I

-

4.4.0

60

IHB160

Seminário Temático I

-

4.4.0

60

IHB161

Estágio Supervisionado III

-

2.0.2

60

SUBTOTAL

22

360

IHB164

Bibliotecário: formação e campo de atuação profissional

-

4.4.0

60

IHB166

Gestão da Informação e do Conhecimento

-

3.3.0

45

IHB167

Planejamento e Elaboração de Bases de Dados

-

2.2.0

30

IHB171

Serviços de Informação em Rede

-

3.3.0

45

IHB174

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II

-

4.4.0

60

IHB175

Seminário Temático II

-

4.4.0

60

IHB178

Estágio Supervisionado IV

-

2.0.2

60

SUBTOTAL

22

360

 

160

2.595

Anexo II

Quadro Sinóptico da Composição Curricular

QUADRO SINÓPTICO DA MATRIZ CURRICULAR

CH

R

Disciplinas Obrigatórias

2595

160

Disciplinas Optativas

180

18

Estágio Curricular Supervisionado – ECS

240

08

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

120

08

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC

120

-

Total

2.895

178

 

Quadro Geral da Integralização do Curso

Número de Períodos

Créditos por Período

Créditos Exigidos

Carga Horária Exigida

Máximo

Mínimo

Máximo

Mínimo

Créd. Obrig.

Créd. Opt.

CH Obrig.

CH Opt.

12

08

28

17

160

18

2595

180

Anexo III

Ementário das Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Disciplina: Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais (60h)

Ementa: Tipos, características e missão dos diversos tipos de ambientes informacionais: bibliotecas públicas, escolares, especializadas, universitárias, digitais, virtuais, centros de documentação e informação. Serviços de informação. Redes e sistemas de informação.

Objetivo: Apresentar os principais conceitos relacionados a sistemas de informação, bem como sua relevância, junto ao ambiente organizacional, permitindo ao discente a compreensão dos diferentes tipos de sistemas informacionais, os quais se encontram relacionados ao processo de desenvolvimento de sistemas de informação.

Disciplina: Análise da Informação I (30h)

Ementa: Leitura e identificação de conteúdos temáticos e descritivos em suportes de informação. A contribuição da Lógica, da Linguística, da Terminologia e da Diplomática.

Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-práticos que lhes permitam compreender, aplicar e contextualizar a indexação da informação dentro do processo de recuperação da informação.

Disciplina: Bases Teóricas da Administração de Ambientes de Informação (30h)

Ementa: Fundamentos da Administração. Escolas e Abordagens da Administração. Modelos Contemporâneos de Gestão voltados aos ambientes de informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos que os habilitem a dimensionar os elementos da administração nas bibliotecas.

Disciplina: Bibliotecário: formação e campo de atuação profissional (60h)

Ementa: Atos históricos da profissão do bibliotecário. Órgãos representativos e movimento associativo: Sistema CFB/CRB; FEBAB, IFLA etc. Papel e responsabilidade social do bibliotecário. O bibliotecário e a mediação da informação. Mercado de trabalho, formação, bases legais e éticas da profissão de bibliotecário. Educação ambiental.

Objetivo: Propiciar aos discentes os referenciais histórico-conceituais que caracterizam a Biblioteconomia como campo de estudo e prática sociocultural, destacando sua natureza, seu objeto de trabalho, seu relacionamento com outras disciplinas, em especial a Documentação e a Ciência da Informação, e os aspectos legais, éticos e técnicos vinculados ao exercício da profissão de Bibliotecário.

Disciplina: Bibliotecas Digitais (60h)

Ementa: Desenvolvimento, adaptação e implementação, em formato digital, de diversificados serviços e produtos de informação, incluindo diferentes aplicações relativas à gestão, organização, armazenamento, segurança e recuperação da informação. Gestão integrada de conteúdos e aplicações digitais.

Objetivo:  Proporcionar aos discentes a compreensão acerca da noção de biblioteca digital em sua dimensão técnica, social e cultural.

Disciplina: Biblioteconomia e Interdisciplinaridade (30h)

Ementa: Conceitos e relações históricas da Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia e o campo científico da Ciência da Informação. Ethos científicos do compartilhamento e do corte epistêmico na construção das fronteiras disciplinares da Ciência.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a compreensão acerca da interdisciplinaridade da Biblioteconomia, por meio da sua historicidade e relação com os campos da Arquivologia, Museologia e Documentação na construção das fronteiras disciplinares da Ciência.

Disciplina: Biblioteconomia e Sociedade (60h)

Ementa: História social do conhecimento, das bibliotecas e da Biblioteconomia. Produção e circulação social dos registros do conhecimento. Cultura e sociedade. Memória e patrimônio. Políticas de informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção de referenciais históricos que lhes permitam compreender o contexto sociocultural do processo do desenvolvimento dos registros da informação, de seus suportes e das unidades de informação, a partir do resgate da política de informação, da memória e patrimônio.

Disciplina: Dinâmica Organizacional (30h)

Ementa: Cultura, comunicação e comportamento informacional. Gestão de competências. Empreendedorismo.

Objetivo: Possibilitar aos discentes o referencial teórico necessário ao desenvolvimento da sua capacidade empreendedora, estimulando e dando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver direcionada à criação de uma empresa, tomando por base o processo de cultura e gestão de competências.

Disciplina: Editoração Eletrônica (60h)

Ementa: Editoração eletrônica de textos e outros formatos eletrônicos e digitais. Conceitos, métodos, técnicas e processos de produção de diversificados conteúdos digitais. Criar, avaliar e aplicar ferramentas para a editoração de livros, periódicos, eventos, sites, portais e repositórios eletrônicos/digitais.

Objetivo: Propiciar aos discentes a obtenção de conhecimentos sobre as normas e padrões do planejamento editorial, das técnicas e procedimentos de editoração eletrônica e digitais, bem como da legislação que lhe é pertinente.

Disciplina: Educação de Usuários (60h)

Ementa: Treinamento de usuários, educação de usuários e competência em informação: conceitos e desenvolvimento. Planejamento, implementação e avaliação de programas de educação de usuário. Educação de usuários remotos e as tecnologias da informação e da comunicação.

Objetivo: Apresentar aos discentes os referenciais teórico-metodológicos dos estudos de educação e treinamento de usuários, tendo em vista a capacitação junto a aplicabilidade de programas voltados para a educação de usuários.

Disciplina: Estágio Supervisionado I (60h)

Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a complementação do ensino e da aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência da realidade cotidiana de unidades e serviços de informação do setor público.

Disciplina: Estágio Supervisionado II (60h)

Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a complementação do ensino e da aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência da realidade cotidiana de unidades e serviços de informação do setor privado.

Disciplina: Estágio Supervisionado III (60h)

Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a complementação do ensino e da aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência da realidade cotidiana de unidades e serviços de informação do terceiro setor.

Disciplina: Estágio Supervisionado IV (60h)

Ementa: Práticas supervisionadas para a experimentação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados no Curso. Vivências efetivas no mundo do trabalho em seus distintos ambientes profissionais. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a oportunidade para o aprofundamento e a verticalização de aspectos teórico-práticos observados preliminarmente nos estágios anteriores, com vistas à elaboração dos seus projetos de pesquisa e de monografia.

Disciplina: Complemento de Matemática e Estatística (45h)

Ementa: Introdução a Estatística básica a partir da construção e análise de tabelas e gráficos, cálculo e interpretação das principais medidas de posição (média aritmética, moda e mediana) e dispersão (desvio padrão e variância); Introdução às técnicas de probabilidades bem como suas distribuições no caso discreto (Binomial e Poisson) e contínuo (Normal).

Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos acerca dos conceitos básicos de Estatística, apresentando-lhes as técnicas da Estatística Descritiva.

Disciplina: Fontes de Informação I (60h)

Ementa: Conceito, tipologia, estrutura e função das fontes gerais de informação. Geração, identificação, análise, uso e avaliação de fontes gerais de informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção de conteúdos teórico-práticos que lhes permitam a identificação, análise, elaboração, avaliação e o uso de fontes gerais de informação.

Disciplina: Fontes de Informação II (60h)

Ementa: Conceito, tipologia, estrutura e função das fontes especializadas de informação. Geração, identificação, análise, uso e avaliação de fontes especializadas de informação. Fontes de informação pessoais, institucionais e documentais. Usuário especializado.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção de conteúdos teórico-práticos que lhes permitam a identificação, análise, elaboração, avaliação e o uso de fontes especializadas de informação.

Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções (60h)

Ementa: Políticas, princípios, métodos, técnicas e instrumentos para formação, desenvolvimento, seleção, avaliação, preservação e descarte de coleções. Legislação e procedimentos de aquisição. Aquisição cooperativa e consorciada.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção dos conteúdos teórico-práticos que os habilitem à aplicação dos princípios e técnicas de seleção, aquisição e avaliação de recursos informacionais.

Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento (45h)

Ementa: Ambientes e fluxos de informação. Mapeamento informacional. Prospecção e monitoramento informacional. Auditoria informacional. Redes sociais. Métodos e técnicas aplicados à gestão da informação e do conhecimento. Inteligência organizacional.

Objetivo: Propiciar aos discentes o entendimento acerca dos principais conceitos ligados à informação e conhecimento, de modo a serem utilizados para operacionalizar modos de trabalho e formas de fazer da prática biblioteconômica.

Disciplina: Informação, Comunicação e Documento (60h)

Ementa: Conceitos de informação e comunicação. Relações entre informação e comunicação. Ciclo informacional. Barreiras na comunicação da informação. O estatuto do documento. Dimensões históricas e críticas do documento. Mediação. Processos de mediação da informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos acerca da relação entre informação, comunicação e documento, de modo a fazer uso destas variáveis, junto ao processo de mediação da informação.

Disciplina: Informatização de Ambientes de Informação (45h)

Ementa: Planejamento da informatização de ambientes de informação e seus processos documentários, envolvendo a avaliação de estratégias, metodologias, ferramentas e soluções tecnológicas. Iniciativas nacionais e internacionais de informatização de ambientes de informação. Elaboração de projetos de automação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para formação de habilidades e competências no contexto de informatização e automação em ambientes informacionais.

Disciplina: Inglês Instrumental (30h)

Ementa: Leitura e interpretação de textos e instrumentos no campo da Biblioteconomia.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a capacidade de compreender textos na língua inglesa, como meio de aperfeiçoamento e recurso de aprendizagem na área de "Information Technology", elevando o seu conhecimento no contexto profissional e técnico.

Disciplina: Instrumentos de Representação Descritiva da Informação (60h)

Ementa: Códigos, normas e formatos tradicionais e eletrônicos nacionais e internacionais de representação descritiva. Geração, utilização e avaliação de instrumentos de representação descritiva da informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes conteúdos teórico-práticos que os habilitem à aplicação das regras catalográficas junto aos formatos tradicionais.

Disciplina: Instrumentos de Representação Temática da Informação I (60h)

Ementa: Geração, utilização e avaliação de sistemas de classificação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-práticos que os habilitem à aplicação e uso de cabeçalhos de assuntos tomando por base os sistemas de classificação.

Disciplina: Instrumentos de Representação Temática da Informação II (60h)

Ementa: Geração, utilização e avaliação de listas de cabeçalho de assunto, tesauros e ontologias.

Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-práticos que os habilitem à aplicação e uso de cabeçalhos de assunto, tesauros e ontologias.

Disciplina: Introdução a Filosofia I (30h)

Ementa: Conceitos fundamentais da Filosofia. Principais correntes filosóficas. Teoria do Conhecimento. Ética. Educação e direitos humanos.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a compreensão acerca da reflexão filosófica como forma de conhecimento, produção histórica do mundo ocidental em seus aspectos lógicos, ontológicos, antropológicos e críticos.

Disciplina: Introdução à Educação a Distância (30h)

Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos da educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da educação a distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

Objetivo: Promover uma apropriação consciente dos recursos tecnológicos do Curso através da vivência em situações de aprendizagem na modalidade a distância.

Disciplina: Introdução as Tecnologias da Informação e Comunicação (60h)

Ementa: Aspectos históricos e epistemológicos das tecnologias da informação e comunicação. Noções básicas de sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, gestores de bases de dados, web design e outros recursos computacionais.

Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-prático-conceituais que lhes permitam avaliar o papel das tecnologias da informação e comunicação em unidades e serviços de informação.

Disciplina: Leitura e Ação Cultural (60h)

Ementa: História e promoção da leitura. Biblioterapia. O fazer biblioteconômico para a inclusão social do indivíduo.

Objetivo: Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-prático-conceituais que lhes permitam abordar acerca da leitura, enquanto agente cultural, bem como acerca do método biblioterapêutico e sua relação com a prática bibliotecária.

Disciplina: Língua Portuguesa (30h)

Ementa: Análise e aplicação dos aspectos gramaticais: acentuação, pontuação, concordância e regência.

Objetivo: Aprimorar o desempenho dos discentes no que diz respeito à produção escrita, atentando para a organização, a unidade, a coerência e a concisão.

Disciplina: Marketing em Ambientes de Informação (30h)

Ementa: Planejamento de Marketing. Métodos, técnicas e tipos de marketing aplicados a ambientes, sistemas, recursos, serviços e produtos informacionais. Relações públicas.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem à aplicação dos fundamentos e ferramentas do marketing em unidades e serviços de informação.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica I (60h)

Ementa: Tipos de conhecimento. Ciência: características e princípios. Correntes metodológicas no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. Pesquisa científica: tipos, níveis, métodos, técnicas, instrumentos, universo/amostra, procedimentos de coleta e análise dos dados.

Objetivo: Analisar os diferentes métodos de investigação e compreender a complexidade da pesquisa no contexto das Ciências Sociais Aplicadas, bem como sua relevância para o avanço científico e tecnológico.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica II (60h)

Ementa: Elaboração do projeto de pesquisa: definição do tema, problema, justificativa, objetivos; construção do referencial teórico; definição dos procedimentos metodológicos.

Objetivo: Apresentar aos discentes os referenciais teórico-práticos aplicáveis à elaboração do projeto de pesquisa, com vistas à confecção do Trabalho de Conclusão de Curso.

Disciplina: Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa (60h)

Ementa: Aplicação de elementos básicos para a realização de estudos quantitativos e/ou qualitativos no campo da Biblioteconomia e Documentação.

Objetivo: Apresentar aos discentes os referenciais teórico-práticos aplicáveis junto ao processo científico, tomando por base as tipologias de métodos quantitativos, qualitativos e mistos de pesquisa.

Disciplina: Normalização Documental (60h)

Ementa: Normalização de Documentos: aspectos teóricos, organismos internacionais, regionais e nacionais de normalização. Normas Técnicas: processo de produção e distribuição.  Normatização de Documentos: aplicação de normas relativas à geração de documentos técnico-científicos.

Objetivo: Capacitar os discentes para a aplicação das normas técnicas de Trabalho Acadêmico a serem aplicadas em documentos técnico-científicos.

Disciplina: Organização do Conhecimento e da Informação (30h)

Ementa: Bases históricas e conceituais da organização do conhecimento em sua dimensão e seus impactos nos processos, produtos e instrumentos de organização da informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos acerca das bases teóricas e metodológicas sobre sistemas de organização do conhecimento e informação e suas aplicações junto ao processo de organização e recuperação da informação.

Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos Aplicados a Ambientes de Informação (60h)

Ementa: Organização e reorganização de ambientes de informação. Análise de estrutura e fluxos organizacionais. Normas e rotinas de trabalho: manual de serviço. Estudo de formulários. Espaço físico em ambientes de informação. Qualidade em ambientes de informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a avaliar as estruturas, atividades, rotinas e fluxos dos serviços das bibliotecas de modo a serem capazes de propor melhorias contínuas e qualitativas.

Disciplina: Planejamento de Ambientes de Informação (60h)

Ementa: Abordagem histórico conceitual do planejamento. Planejamento estratégico, tático e operacional. Instrumentos: políticas, programas, planos e projetos.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem à aplicação dos princípios e metodologias do planejamento nas bibliotecas.

Disciplina: Planejamento e Elaboração de Bases de Dados (30h)

Ementa: Caracterização de bases de dados. Conceitos, métodos e técnicas na elaboração de bases de dados. Estudos de viabilidade e implicações sobre o uso de bases de dados em redes. Planejamento, projeto e implementação de bases de dados. Usuário como fonte de requisitos para projetos de bases de dados.

Objetivo: Proporcionar aos discentes os conceitos necessários para analisar, projetar, desenvolver e manter bases de dados de acordo com as normas técnicas e de negócios das organizações.

Disciplina: Políticas de Informação (30h)

Ementa: Programas, políticas e ações governamentais de informação. Agências de fomento. Elaboração de projetos para captação de recursos.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a elaborar projetos destinados à captação de recursos.

Disciplina: Políticas de Organização e Representação da Informação (30h)

Ementa: Planejamento, implementação e avaliação de políticas de organização e representação da informação. O contexto informacional e o usuário no universo da organização e representação da informação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a desenvolver e utilizar políticas voltadas para a organização e representação da informação.

Disciplina: Processos e Produtos de Representação Descritiva da Informação (60h)

Ementa: O processo de catalogação em ambientes tradicionais e eletrônicos. Esquemas de metadados e linguagens de marcação. Produtos gerados a partir do processo de catalogação.

Objetivo: Proporcionar aos discentes conteúdo teórico-prático que os habilitem à aplicação das regras catalográficas em ambientes tradicionais e eletrônicos.

Disciplina: Processos e Produtos de Representação Temática da Informação (60h)

Ementa: Condensação e indexação. Resumos, notações e índices.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a colocar em práticas seus conhecimentos acerca do processo de indexação, resumo e demais instrumentos de recuperação da informação.

Disciplina: Recuperação da Informação (30h)

Ementa: Estratégias, ferramentas, modalidades e medidas de recuperação da informação em ambientes tradicionais e automatizados.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para a obtenção de conhecimentos teórico-práticos que os habilitem a fazer uso de estratégias e ferramentas voltadas para o processo de recuperação da informação.

Disciplina: Redes de Computadores (45h)

Ementa: Sistemas de informação cooperativos. Estruturas de redes de computadores. Infraestrutura e arquitetura de redes de comunicação de dados. Interfaces e protocolos de comunicação para transferência e intercâmbio de dados e de informação.

Objetivo:  Proporcionar aos discentes os referenciais teórico-prático-conceituais que lhes permitam compreender como os computadores e as redes de computadores trabalham, de modo a utilizarem ferramentas de gerenciamento da informação, a partir da compreensão dos princípios das ferramentas de recuperação da informação e sua aplicação.

Disciplina: Seminário Temático I (60h)

Ementa: Estudo acerca de temas específicos e de interesse para o contexto biblioteconômico geral, com vistas às discussões focadas em soluções e melhorias da área, de modo a propiciar a integração horizontal de conhecimento e favorecer a interdisciplinaridade dos discentes.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a oportunidade de debater temas que contribuam para a sua formação profissional.

Disciplina: Seminário Temático II (60h)

Ementa: Estudo acerca de temas específicos e de interesse para o contexto biblioteconômico regional, com vistas às discussões focadas em soluções e melhorias da área, de modo a propiciar a integração horizontal de conhecimento e favorecer a interdisciplinaridade dos discentes.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a oportunidade de debater temas que contribuam para a sua formação profissional.

Disciplina: Serviço de Referência e Informação (60h)

Ementa: Mediação humana e tecnológica no atendimento ao usuário. Serviços de Atendimento aos Usuários: presencial e a distância. O Processo de Referência. Avaliação do Serviço de Referência e Informação. Acessibilidade.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção dos referenciais teórico-práticos que os habilitem à aplicação e uso dos procedimentos da disseminação da informação.

Disciplina: Serviços de Informação em Rede (45h)

Ementa: Sociedade da Informação e do Conhecimento. Impactos sociais e culturais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Serviços de provisão e acesso a textos integrais e a bases de dados. Redes de informação e comunicação: sociais, de cooperação, de compartilhamento, de comutação. Critérios para avaliação da informação em rede.

Objetivo: Proporcionar aos discentes a obtenção dos referenciais teórico-práticos que os habilitem a compreender os impactos sociais e culturais das tecnologias da informação e comunicação e das redes de informação e comunicação na prática bibliotecária.

Disciplina: Sociologia Geral (30h)

Ementa: Correntes sociológicas. Organização social e dinâmica social (instituições sociais, interação e papéis sociais). A sociedade e os novos paradigmas profissionais.

Objetivo: Entender a relação homem/sociedade, a partir das correntes sociológicas e da organização e dinâmica social.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I (60h)

Ementa: Elaboração do texto científico: características, recomendações, requisitos e princípios. Planejamento da redação científica: organização das ideias, desenvolvimento e revisão. Compreensão dos elementos básicos da linguagem científica: construção do argumento científico, características, normas de redação, estruturação, uso de citações e referências em publicação científica; levantamento bibliográfico em bancos de dados online. Ferramentas tecnológicas de apoio ao desenvolvimento do texto científico.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para o processo de estruturação do trabalho de conclusão de curso, bem como as ferramentas para apoio bibliográfico.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II (60h)

Ementa: A comunicação científica. Apresentação e defesa do trabalho científico: introdução, problema, justificativa, objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise e apresentação dos resultados, considerações finais. Elaboração do material utilizado para a defesa do TCC. Ferramentas tecnológicas de apoio à apresentação do TCC.

Objetivo: Proporcionar aos discentes condições para o processo de estruturação do trabalho de conclusão de curso, bem como as ferramentas para a apresentação do trabalho.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Disciplina: Análise de Imagens (30h)

Ementa: Elementos de Semiótica. Processos de análise, síntese e representação de imagens fixas e em movimento.

Objetivo: Proporcionar aos discentes elementos que permitam o processo de análise de imagens, a partir do percurso objetivo e subjetivo, tomando por base os elementos da semiótica.

Disciplina: Comunicação do Conhecimento Científico (30h)

Ementa: Processos de interlocução científica: história e evolução. Colégios invisíveis e canais de comunicação em Ciência. Ciclo da comunicação do conhecimento científico. Literatura científica: características e funções no processo de produção do conhecimento científico.

Objetivo: Proporcionar aos discentes conhecimentos teórico-prático acerca do processo de produção do conhecimento científico.

Disciplina: Conservação, Preservação e Restauro (30h)

Ementa: Conservação, preservação e restauro de suportes físicos, eletrônicos e digitais. Métodos e técnicas de preservação.

Objetivo:  Proporcionar aos discentes conhecimentos teórico-práticos acerca dos métodos e técnicas de conservação, preservação e restauros de suportes físicos, eletrônicos e digitais.

Disciplina: Cultura e Memória Social (30h)

Ementa: História da cultura. Dispositivos culturais. Protagonismo e inclusão social.  História e cultura afro-brasileira e indígena.

Objetivo: Problematizar as relações entre história e dispositivos culturais, estimulando a reflexão acerca dos processos de constituição de lugares de memória social, enfatizando a história e cultura afro-brasileira e indígena.

Disciplina: Economia da Informação (30h)

Ementa: Indústria da Informação. Cadeia produtiva da informação. Informação como mercadoria: valor versus custo. Acesso versus posse da informação. Comercialização da informação.

Objetivo: Apresentar instrumentos teóricos e metodológicos para a compreensão e análise dos paradoxos gerados em torno dos conceitos de indústria da informação, cadeia produtiva da informação e informação como mercadoria.

Disciplina: Elementos Lógicos e Linguísticos na Organização e Representação da Informação (30h)

Ementa: Lógica: caracterização, campos de aplicação. Pensamento intuitivo e pensamento lógico. Inferência Imediata e mediata. O Silogismo. Argumentos dedutivos e indutivos. Lógica e linguagem. Conceito e termo: características. Conceitos: formas de definição. Conceitos: percurso onomasiológico e semasiológico. Conceitos: relações lógico-semânticas. Sistemas conceituais e organização e representação de informação.

Objetivo: Introduzir o estudo da Lógica, promovendo o estudo, a compreensão e o exercício da lógica formal, inferência, silogismo e sistemas conceituais e organização e representação de informação.

Disciplina: Informação em Mídias Digitais (30h)

Ementa: Fontes de informação não convencionais em ambiente virtual: fotografia e vídeo digital; blogfotoblog videologTwitter; jornais e periódicos eletrônicos; e-bookswebmuseus; videogames na educação e na saúde. Redes sociais e comunidades virtuais formadas em torno destas mídias. Avaliação da informação digital.

Objetivo:  Proporcionar aos discentes conhecimentos teórico-prático acerca das fontes de informação não convencionais, enquanto instrumentos de recuperação da informação.

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - Libras (30h)

Ementa: Conceito de Libras. Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos linguísticos da Libra.

Objetivo: Difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e de contato com a Comunidade Surda em contextos sociais e escolares, promovendo o reconhecimento da Língua de Sinais e do sujeito surdo, a partir da perspectiva sócio antropológica da surdez.

Disciplina: Literatura e Leitura Infantil e Juvenil (30h)

Ementa: Análise da produção literária infantil e juvenil de autores estrangeiros e brasileiros. Questões culturais e sociais e a leitura na infância e na adolescência. Técnicas de orientação de leituras para o usuário infantil e juvenil.

Objetivo: Apresentar aos discentes técnicas de orientação de leituras para o usuário infantil e juvenil.

Disciplina: Propriedade Intelectual (30h)

Ementa: Conhecimento científico e sua transferência para a sociedade. Propriedade intelectual: direitos autorais, direitos conexos, patentes, marcas, desenho industrial, programa de computador, indicações geográficas, concorrência desleal e cultivares. Prospecção tecnológica e transferência de tecnologia.

Objetivo: Possibilitar ao discente a compreensão dos preceitos da propriedade intelectual e sua interface com a Biblioteconomia.

Disciplina: Publicações Digitais (30h)

Ementa: Aplicação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) e ConneXions na publicação e gestão de periódicos, conferências e livros eletrônicos/digitais.

Objetivo: Apresentar aos discentes a aplicabilidade dos sistemas voltados para a publicação e gestão de periódicos, conferências e livros eletrônicos/digitais.

Disciplina: Tecnologias de Informação Livre (30h)

Ementa: Filosofia do software livre. Movimentos de acesso aberto. Relação entre segurança da informação e software livre. Projeto de recurso digital (biblioteca, repositório, publicação periódica, conferência etc.) com uso de software livre.

Objetivo: Apresentar aos discentes a aplicabilidade de softwares livres, a partir da sua relação com o processo de acesso livre da informação e sua segurança.

Anexo IV

Normatização de Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio Curricular do CB/UFAM constitui-se de um conjunto de atividades e disciplinas cujos conteúdos que têm natureza prática e poderá ser cumprido pelos alunos fora das salas de aula, concomitantemente com os conteúdos teóricos, cujo objetivo é oferecer-lhes conhecimentos sócio-profissionais e de cultura em situações reais de vida e trabalho e no campo social da Biblioteconomia.  Pedagogicamente, a intenção é proporcionar aos alunos, além da complementação do processo de ensino-aprendizagem, ocorrido nas salas de aula, a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência das realidades cotidianas das unidades, sistemas e serviços de informação vinculados às instituições dos setores público, privado e do terceiro setor. Sua operacionalização dar-se-á segundo as normas do regimento apresentado integralmente a seguir:

 

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONASO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS MODALIDADE EaD

DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 1º - No Brasil, os Estágios Supervisionados de discentes dos ensinos superior e profissionalizante de nível médio e supletivo estão regulamentados pela Lei n° 6.494, de 07/12/1977, e pelo Decreto nº 87.497, de 18/08/1982, que dispõem sobre essas práticas dentro das organizações de direito público e privado e dão outras providências.

Parágrafo Único - Essa legislação define Estágio Supervisionado como toda atividade de aprendizagem social, profissional e de cultura, proporcionada ao discente pela participação em situações reais de vida e trabalho, realizada na comunidade em geral ou junto às pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.   

Art. 2º - Na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, as atividades de Estágio Supervisionado estão regulamentadas pela Resolução nº 004, de 29/02/2000, do Conselho de Ensino e Pesquisa - CONSEP, que as caracteriza como:

 I - aplicação prática da teoria contribuindo para a formação do discente através de experiências técnico-científicas e de relacionamento humano;

II - atividade de campo onde ocorrerá uma relação de ensino-aprendizagem em que estarão interagindo um docente, um profissional da área e discentes;

III - inserção do discente, gradativamente, ao processo profissionalizante para minimizar o impacto entre as duas atividades;

IV - estímulo do desenvolvimento de atividades e posturas profissionais, com o objetivo de desenvolver o senso crítico e atitudes éticas;

V - instrumento de auxílio à avaliação dos cursos e à reformulação de currículos;

VI - oportunidade de integrar plenamente a pesquisa, extensão e ensino em benefício da sociedade, de acordo com a realidade local e nacional.

 

DA NATUREZA E ESTRUTURA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 3º - O Estágio Supervisionado do Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, constitui-se de um grupo de disciplinas obrigatórias, cujos conteúdos programáticos compreendem ações de natureza prática, que serão realizadas fora das salas de aula, mas em tempo paralelo às apresentações e discussões dos conteúdos teóricos, com o fim de oferecer aos discentes conhecimentos sócio-profissionais e de cultura em situações reais de vida e trabalho, dentro e fora do campo social da Biblioteconomia.

Parágrafo 1º - Esse grupo de disciplinas está estruturado de modo a cumprir uma carga horária de 240 horas, as quais serão distribuídas entre as disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV, oferecidas a partir do 5º período.

§2º - As atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado do CB/EaD, em todas as suas etapas, devem ser compatíveis com os conteúdos das disciplinas que os discentes estiverem cursando nos respectivos períodos da estrutura curricular correspondente à sua habilitação.

Art. 4º - Para a implantação do seu sistema operacional, as autoridades administrativa e acadêmica do CB/EaD obedecerão a seguinte estruturação:  

I - do 5º ao 7º período serão oferecidas as disciplinas Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II e Estágio Supervisionado III, cujos campos de estágio serão, respectivamente, as unidades, sistemas e serviços de informação mantidos pelas organizações vinculadas aos setores públicos e privados e ao terceiro setor. Nessas fases, espera-se que as atividades desenvolvidas possibilitem aos discentes a complementação do processo de ensino-aprendizagem e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência de suas realidades cotidianas;

II - no 8º período será oferecida a disciplina Estágio Supervisionado IV e o discente poderá optar por qualquer unidade, sistema ou serviço de informação que já lhe tenha servido de campo de estágio, para aprofundamento e verticalização de estudos e pesquisas sobre aspectos teórico-práticos observados preliminarmente nos períodos anteriores, com vistas a apoiar a elaboração dos projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do curso.

III – nos 7º e 8º períodos serão oferecidas a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, quando o aluno deverá elaborar e defender a sua monografia de conclusão do curso e, se aprovado, ficar apto para colar grau como Bacharel em Biblioteconomia.

Parágrafo Único - Independentemente do aspecto profissionalizante dos estágios, suas atividades também poderão assumir a forma de extensão, mediante a participação do discente em projetos específicos, ouvido o Colegiado do Departamento e observadas as condições estabelecidas pela Resolução nº 025/2000 – CONSEP/UFAM. 

Art. 5º - O Programa de Estágio do CB/EaD compreende as seguintes modalidades: 

I - Estágio Supervisionado, caracterizado como disciplina obrigatória e, por isso, submetido a todas as normas do regime acadêmico-administrativo que regulamentam as atividades didático-pedagógicas da UFAM;

II – Estágio não-Supervisionado, caracterizado como atividade voluntária ou optativa, sujeita ou não ao pagamento de bolsa ou ajuda financeira, mas necessariamente submetida ao controle administrativo da Coordenação de Estágios do CB/EaD e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFAM.   

 

DO OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 6º - O Estágio Supervisionado do CB/EaD tem por objetivo criar oportunidades para a complementação do processo de ensino-aprendizagem ocorrido nas salas de aula e a convivência simultânea entre teoria e prática, a partir da vivência das realidades cotidianas das unidades, sistemas e serviços de informação vinculados às organizações dos setores público e privado e do terceiro setor dos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia para melhor orientar o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes.

Parágrafo Único - O seu programa de ações também se volta para a obtenção de informações adicionais necessárias à elaboração dos projetos de pesquisas e de monografias de conclusão do curso, além de favorecer ao processo de avaliação do próprio Curso, sobretudo no aspecto didático-pedagógico.

 

DAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO-CAMPO DE ESTÁGIO

 

Art. 7º - Considera-se como unidades-campo de estágio do CB/EaD toda unidade, sistema ou serviço de informação mantido pelas organizações dos setores público e privado e do terceiro setor em funcionamento nos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, desde que suas estruturas física e de serviços apresentem-se em condições de oferecer o aprendizado projetado para cada fase do estágio e seus responsáveis técnicos comprovem estar legalmente habilitados para o exercício da profissão de Bibliotecário.   

§1º - Para atendimento destas exigências, a Coordenação do Estágio Supervisionado do CB/EaD deverá organizar e manter atualizado um cadastro das suas unidades/campo de estágio.

§2º - As atividades do Estágio Supervisionado do CB/EaD somente serão realizadas em unidades, sistemas e serviços de informação cadastradas na Coordenação do Estágio, observadas as suas condições de infra-estruturas e outras estabelecidas pela Resolução 004/2000 – CONSEP/UFAM.

§3º - Em caráter excepcional, o Estágio Supervisionado do CB/EaD poderá ser realizado em unidades, sistemas ou serviços de informação que não cumpram todas as exigências citadas no parágrafo anterior, desde que a motivação não esteja relacionada a uma ilegalidade ética, a natureza das suas atividades justifique essa opção e o Colegiado de Biblioteconomia aprove tal decisão por unanimidade.

 

DAS ESTRUTURAS OPERACIONAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Art. 8º - Para coordenar, orientar e supervisionar as atividades dos programas de Estágio Supervisionado e não- Supervisionado, o CB/EaD contará com a seguinte estrutura:

I - uma Coordenação de Estágio, exercida por um docente do seu quadro permanente da carreira do magistério, designado pela Coordenação Acadêmica do CB/EaD e aprovado pelo Colegiado de Biblioteconomia;

II – uma Orientação Acadêmica, exercida por docentes do seu quadro permanente da carreira do magistério, designados pela Coordenação Acadêmica do CB/EaD e aprovados pelo Colegiado de Biblioteconomia;

III - uma Supervisão Técnica, exercida por profissionais da área de Biblioteconomia, responsáveis pela gestão das unidades de informação-campo de estágio do CB/EaD, em gozo de seus direitos, ou por outros bibliotecários por eles indicados, desde que estes também estejam em pleno gozo de seus direitos.

Art. 9º - Ao Coordenador de Estágios do CB/EaD compete: 

I - coordenar e superintender as atividades dos Programas de Estágio Supervisionado e não- Supervisionado do CB/EaD;

II - selecionar e credenciar as unidades-campo de estágio do CB/EaD;

III - elaborar e manter atualizados os cadastros das unidades-campo de estágio e de discentes do CB/EaD;

IV - selecionar os discentes do CB/EaD para encaminhá-los às unidades-campo de estágio, tomando como parâmetro os seus perfis e áreas de interesses;

V - elaborar e divulgar para discentes e docentes a Política de Estágio do CB/EaD;

VI - elaborar o Manual de Estágio e os formulários para planejamento, acompanhamento e avaliação do Programa de Estágio do CB/EaD;

VII - definir, com a Coordenação Acadêmica do CB/EaD o número de discentes por Professor Orientador, conforme as características das unidades-campo de estágio e do seu quadro de docentes;

VIII - encaminhar à Coordenação Geral de Estágio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, os nomes dos Orientadores Acadêmicos e dos Supervisores Técnicos, com a indicação das respectivas unidades-campo de estágio.

Art. 10 – Ao Orientador Acadêmico compete: 

I - distribuir e encaminhar os discentes aos locais de estágio;

II - acompanhar e avaliar as atividades de estágio, juntamente com o Supervisor Técnico e o discente-estagiário;

III - elaborar, em colaboração com a Coordenação de Estágio do CB/EaD o plano de estágio;

IV - esclarecer ao discente-estagiário e ao Supervisor Técnico sobre o sistema de avaliação do estágio;

V - manter contatos permanentes com o Supervisor Técnico;

VI - providenciar reforço teórico para os discentes-estagiários, quando necessários;

 VII - desenvolver outras atividades inerentes a sua função.

Art. 11 – Ao Supervisor Técnico compete: 

I - participar do planejamento e da avaliação das atividades desenvolvidas pelo discente-estagiário;

II - informar ao estagiário as normas da empresa, instituição governamental ou não; 

III - acompanhar e orientar o estagiário durante a realização de suas atividades;

IV - informar ao Orientador Acadêmico sobre a necessidade de reforço teórico, para elevar a qualidade do desempenho do estagiário;

V - preencher e encaminhar ao Orientador Acadêmico as Fichas de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho dos discentes-estagiários sob sua supervisão.

 Art. 12 – No final de cada período acadêmico, a partir do 4º, a Coordenação Acadêmica do CB/EaD, em articulação com a Coordenação de Estágio, definirá a lista dos Orientadores Acadêmicos indicados para orientação de estágios e monografias, divididos pelos setores do mercado (público, privado e do terceiro setor).

§1º - Os Orientadores Acadêmicos acompanharão os seus discentes até a defesa da monografia de conclusão do Curso.

§2º - Excepcionalmente, o discente poderá mudar de Orientador Acadêmico por uma única vez. Para tanto, deverá apresentar requerimento específico à Coordenação de Estágio do CB/EaD onde apontará as justificativas que embasam o pedido, cabendo a esta decidir a questão.

 

DA ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

 

Art. 13 – Ao Discente-Estagiário compete:

I - seguir as normas deste Regimento e aquelas estabelecidas pelas unidades-campo de estágio a que estiver vinculado;

II - definir com a Coordenação de Estágio do CB/EaD a sua unidade-campo de estágio; 

III - se possível, participar de todas as atividades previstas no Programa de Estágio do CB/EaD e de outras propostas pelo seu Orientador Acadêmico;

IV - comparecer à sua unidade-campo de estágio assídua e pontualmente, nos dias e horas estipulados;

V - realizar, com presteza e correção, as tarefas que lhe forem determinadas, desde que sejam compatíveis com o plano de estágio aprovado pelo seu Orientador Acadêmico;  

VI - zelar pela conservação do material da unidade-campo de estágio e prestar contas do que lhe foi entregue para a execução das atividades;

VII - durante o estágio, observar os princípios da urbanidade, relações humanas e ética profissional;

VIII - elaborar, preencher e entregar todos os relatórios e formulários relacionados com o processo de avaliação de desempenho nas atividades do Programa de Estágio do CB/EaD, segundo as normas estabelecidas pela Coordenação de Estágio e determinações do seu Orientador Acadêmico;

IX - participar de todas as atividades de avaliação previstas no Programa de Estágio do CB/EaD solicitando, se necessário, esclarecimentos sobre o seu desempenho;

X - solicitar orientações ao Supervisor Técnico e Orientador Acadêmico com o fim de superar as dificuldades encontradas no desempenho de suas atividades;

XI - sugerir alterações nas estruturas do Programa de Estágio do CB/EaD com o objetivo de torná-lo mais produtivo;

XII - solicitar mudança de unidade-campo de estágio, quando as normas estabelecidas e o planejamento do estágio não estiverem sendo seguidos;

XIII - preencher e entregar ao seu Orientador Acadêmico a Ficha de Registro de Atividades relativa ao seu desempenho;

XIVI - escolher uma das unidades-campo de estágio em que tenha estagiado nas três primeiras etapas, para aprofundamento de estudo e elaboração dos seus projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do curso;

XV - coletar, diariamente, dados visando a elaboração dos seus projetos de pesquisa e monografia de conclusão do curso;

XVI - entregar, devidamente preenchidos e assinados, os Termos de Compromisso e de Convênio ao Orientador Acadêmico.

 

DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 14 – O Sistema de Avaliação do Programa de Estágio do CB/EaD consistirá das seguintes medidas de aferição: 

I - nível de desempenho do discente-estagiário nas unidades-campo de estágio, encargos de responsabilidade do Orientador Acadêmico, Supervisor Técnico e do aluno (auto-avaliação), tendo como instrumento, respectivamente, os formulários: Ficha de Controle de Atividades; Ficha de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho e Ficha de Registro de Atividades;

 II - controle de frequência do discente-estagiário nas unidades-campo de estágio, encargo de responsabilidade do Supervisor Técnico, tendo como instrumento formal a Ficha de Controle de Frequência; 

III - elaboração de projetos de pesquisa e de monografia de conclusão do Curso, encargos de responsabilidade do Orientador Acadêmico e do aluno, tendo como instrumento os modelos de estrutura indicados no artigo 19 deste Regimento e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR–14.724;

IV - participação em projetos de extensão, dentro e fora das áreas que constituem o campo da Biblioteconomia, encargo de responsabilidade do Orientador Acadêmico e do aluno-estagiário, tendo como instrumento de avaliação a apresentação de relatório técnico específico, conforme modelo recomendado pela ABNT NBR–10.719.

Parágrafo Único – Ao preencher a Ficha de Registro de Atividades, citada no inciso I deste artigo, o deverá analisar as atividades desenvolvidas e a sua atuação na unidade/campo de estágio e a relação destas com as teorias estudadas nas aulas e relevância das mesmas para o seu aprendizado e formação profissional. 

Art. 15 - Para obter a aprovação no Programa de Estágio do CB/EaD o discente deverá atender as seguintes exigências: 

I - ter freqüência mínima de 75% nas atividades das quais participe; 

II - alcançar a nota 5 como média aritmética, computadas as notas atribuídas em todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado. 

Art. 16 - O desempenho do discente será traduzido através de conceitos, atribuídos pelo seu Orientador Acadêmico e Supervisor Técnico, considerando a tabela de equivalência seguinte: 

I - Excelente:  9,0 a 10,0; 

II - Bom:  7,0 a 8,9; 

III - Regular:  5,0 a 6,9; 

IV - Insuficiente: 0,0 a 4,9.

Art. 17 - A avaliação dos projetos de pesquisa e relatórios técnicos relacionados com o Programa de Estágio do CB/EaD será processada tomando como parâmetro as orientações seguintes:

 I - apresentação formal do documento e seu texto, baseado nas normas da ABNT NBR- 14.724, valendo 3,0 (três) pontos;  

II - correção e clareza do texto apresentado, considerando as normas da ortografia oficial vigente e de redação técnica-científica, esta recomendada pela norma da ABNT NBR10.719, valendo 3,0 (três) pontos; 

III - pertinência, atualização e adequação da literatura consultada e coerência das observações, conclusões e recomendações produzidas pelo aluno, considerando a natureza do tema e a gravidade dos problemas objeto dos projetos, valendo 4,0 (quatro) pontos. 

Parágrafo 1º - Ao discente que não concluir o estágio, ou que obtiver conceito INSUFICIENTE, não lhe será atribuído os créditos correspondentes à disciplina. 

§2º - Ao discente que não cumprir um mínimo de 2/3 (dois terços) do Programa de Estágio será atribuído o conceito INSUFICIENTE.

§3º - Ao discente reprovado nos projetos de pesquisa e de monografia de conclusão de Curso será dado um prazo de 1 (uma) semana para refazê-los e apresentá-los ao seu Orientador Acadêmico.

§4º Ao discente reprovado em qualquer das três primeiras fases do Programa de Estágio será permitido refazê-las no período seguinte ao da reprovação, mesmo que isso venha ocasionar uma sobrecarga de atividades.    

 

Anexo V

Normatização De Trabalho De Conclusão De Curso

Ao cursar as disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica I (60h), Metodologia da Pesquisa Científica II (60h), Métodos Quantitativos, Qualitativos e Mistos de Pesquisa (60h), o discente será introduzido, num total de 180 horas, a conteúdos programáticos necessários ao desenvolvimento de competências para a realização do trabalho de conclusão de curso, que se dará em duas etapas: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I (60h) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II (60h). Para normalizar tal atividade, conforme aprovada no Colegiado do Curso, será apresentado aos discentes o Regimento Interno de TCC.

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – Este Regimento reúne as normas que orientam a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

CAPÍTULO I

DA NATUREZA E OBJETIVOS

 

Art. 2º – O TCC consiste em uma atividade acadêmico-técnico-científica vinculada à disciplina obrigatória Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada individualmente sob a orientação de um docente do Curso de Biblioteconomia da UFAM, obedecendo aos princípios da produção científica, que se estrutura em torno de um objeto e um problema relacionado às Ciências Sociais Aplicadas, em especial à Biblioteconomia e à Ciência da Informação, podendo ter natureza tanto teórica, quanto prática.

Art. 3º – A elaboração do TCC poderá contemplar os seguintes núcleos ou eixos temáticos:

I. Informação, Cultura e Sociedade;

II.  Tecnologia da Informação;

III. Gestão de serviços de bibliotecas;

IV. Processamento, recuperação e disseminação da informação;

V. Comunicação, divulgação e produção editorial;

VI. Políticas públicas de cultura, de educação e de bibliotecas e sua legislação;

VII. Formação profissional e mercado de trabalho;

VIII. Aspectos teórico-práticos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;

IX. Outros temas não listados acima.

Art. 4º – São objetivos do TCC:

  1. Proporcionar aos discentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM as condições materiais e simbólicas necessárias à elaboração da monografia de final de Curso;

  2. Produzir conhecimentos teórico-práticos sobre temas e problemas relacionados à formação acadêmica dos discentes e/ou ao exercício da profissão de Bibliotecário, de forma ética e focando, preferencialmente, para as realidades socioculturais da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas.

 

CAPÍTULO II

DA COORDENAÇÃO

Art. 5º – A coordenação de TCC será exercida por uma Comissão composta por 3 (três) docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM, escolhidos pelo seu Colegiado.

Parágrafo 1º – Os membros dessa Comissão terão mandato de 1 (um) ano, sendo permitida uma recondução por igual período.

§2º – A Coordenação da Comissão será escolhida diretamente pelos seus membros.

§3º – Aos membros da Comissão de TCC do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM serão atribuídas as cargas horárias fixadas na legislação específica da UFAM.

Art. 6º – Caberá à Comissão de TCC as seguintes atribuições:

  1. Programar as atividades a serem desenvolvidas, por meio da elaboração e divulgação do calendário de trabalho das atividades a serem desenvolvidas pela disciplina TCC;

  2. Esclarecer as dúvidas dos orientadores e orientandos acerca de aplicação dos dispositivos deste Regimento;

  3. Divulgar, entre os discentes, a relação dos docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia que estarão disponíveis para orientação, juntamente com suas linhas de atuação;

  4. Receber os formulários devidamente preenchidos, com a indicação de 3 (três) nomes de possíveis orientadores, bem como a proposta de trabalho impressa em 1 (uma) via, no prazo de até 15 dias após o término do período;

  5. Encaminhar, aos orientadores indicados, as propostas de trabalhos;

  6. Apreciar os pedidos de mudança de orientação, solicitados tanto pelos orientandos, quanto pelos orientadores;

  7. Analisar as solicitações de prorrogação de defesa encaminhadas pelo orientador;

  8. Coordenar a formação das bancas examinadoras, ouvindo os orientadores;

  9. Homologar as bancas examinadoras dos TCCs;

  10.     Publicar, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, o edital contendo a composição das bancas examinadoras, bem como o local e horário para a defesa pública dos TCCs a serem defendidos;

  11. Responsabilizar-se pelo controle de frequência dos discentes que assistirão as bancas, para computação das horas complementares dos mesmos;

  12. Instruir os discentes sobre a obrigatoriedade de depositarem os seus TCCs no Repositório do Curso, uma vez que o lançamento correspondente à nota da Prova Final da disciplina estará condicionada a tal procedimento;

  13. Divulgar entre os discentes e docentes do Curso, no início dos semestres nos quais estejam sendo ofertada a disciplina TCC, as temáticas já defendidas pelos, de modo a transformar o Repositório do Curso em mais uma fonte de informação;

  14. Definir o critério de distribuição dos orientandos entre os docentes do Curso.

 

CAPÍTULO III

DA ORIENTAÇÃO

Art. 7º – Poderá exercer o papel de orientador docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia com titulação mínima de especialista.

Parágrafo 1º – Caso se faça necessário, juntamente com o orientador, o discente, durante o trabalho final, poderá receber a coorientação de um profissional, externo ou não ao Curso, capacitado na área de pesquisa definida na proposta de trabalho.

§2º – Ao coorientador será encaminhado o Formulário de Aceite, o qual deverá ser devolvido à Comissão de TCC, no prazo de 72 (setenta e duas) horas.

Art. 8º – Aos docentes do Curso, serão computadas 2 (duas) horas por orientando de TCC, ficando a seu critério a definição do número total de orientandos, não podendo a quantidade exceder ao máximo de 5 (cinco) discentes.

Art. 9º – Poderá haver recusa da orientação, por parte do orientador, quando houver incompatibilidade em relação ao(s) discente(s), devendo a decisão ser oficializada à Comissão de TCC do Curso no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar do início da disciplina TCC.

Art. 10 – Ao docente orientador caberá as seguintes atribuições:

  1. Orientar os discentes na elaboração, desenvolvimento e redação dos TCCs;

  2. Estabelecer, com os orientandos, o Cronograma das reuniões de orientação;

  3. Indicar o coorientador, quando for o caso;

  4. Encaminhar, à Comissão de TCC, a composição da banca examinadora dos TCCs, segundo o cronograma divulgado, para os procedimentos necessários;

  5. Oficializar à Comissão de TCC as ocorrências relativas às atividades associadas ao programa estabelecido para os seus orientandos, que possam interferir negativamente na execução dos TCCs, bem como solicitar as providências pertinentes a cada caso;

  6.  Entregar à Comissão de TCC o Termo de Solicitação de Prorrogação de Defesa, com o visto do orientador, para análise e parecer;

  7. Encaminhar à Comissão de TCC as atas das defesas dos TCCs que orientou, até 2 (dois) dias úteis após a sua realização;

  8. Encaminhar à Comissão de TCC a versão final do TCC em PDF, juntamente com o Termo de Entrega, conforme modelo da BDTD da UFAM.

 

CAPÍTULO IV

DO ORIENTANDO

Art. 11 – Estará apto a se matricular na disciplina TCC, assumindo a categoria de orientando, o discente que foi aprovado em todas as disciplinas obrigatórias dos cursos.

Art. 12 – Enquanto orientando, o discente terá os seguintes direitos:

  1. Ser orientado para realizar as atividades relativas ao TCC;

  2. Ser informado com antecedência sobre dia, hora e local da apresentação e da defesa de seu TCC;

  3. Entregar à Comissão de TCC o Termo de Solicitação de Prorrogação de Defesa (conforme modelo Anexo), com o visto do seu orientador, para análise e parecer;

  4. Solicitar, por escrito, à Comissão de TCC, que seja postergada a liberação do seu TCC, no Repositório da Unidade Acadêmica, sempre que essa divulgação violar a Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004 (Lei de Inovação).

Art. 13 – São de responsabilidade do orientando:

  1. Conhecer e cumprir as normas deste Regimento e da UFAM, relacionadas com a estruturação e execução do TCC;

  2. Comparecer às reuniões de orientação nas datas e horários programados no Cronograma estabelecido pelo orientador, de modo a obter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de presença;

  3. Observar e cumprir os prazos determinados pelo orientador e coorientador, caso este último exista;

  4. Conhecer e obedecer as normas de funcionamento da instituição escolhida como campo de observação da pesquisa do seu TCC;

  5. Comprometer-se a fazer uso das informações consultadas somente para fins acadêmicos, e com a devida autorização das instituições envolvidas;

  6. Analisar os dados coletados de forma ética, respeitando o grau de sigilo e de confidencialidade daqueles que tiverem essas características, utilizando-se dos resultados somente para fins acadêmicos e, quando for pertinente, submeter a proposta da pesquisa à apreciação do Comitê de Ética da UFAM;

  7. Conhecer e obedecer as normas dos direitos autorais, sobretudo aquelas que digam respeito ao uso de documentos que não sejam de sua autoria;

  8. Observar e cumprir os prazos determinados pela Comissão de TCC, quanto entrega da versão final do TCC;

  9. Elaborar e defender o seu TCC para uma Banca Examinadora constituída pelo seu orientador, que exercerá a sua presidência, e por mais 2 (dois) membros convidados, podendo um deles ser membro externo.

Art. 14 – O discente poderá recusar o orientador que lhe for indicado, devendo oficializar e justificar essa posição à Comissão de TCC do Curso no prazo de até 30 (trinta) dias, a contar do início da disciplina TCC.

 

CAPÍTULO V

DAS PARTES COMPONENTES DO TCC

Art. 15 – A configuração dos TCCs do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM terá a seguinte estrutura:

  1. Introdução: texto inicial informativo que será formado pelos itens: justificativa, problema, questão orientadora, objetivos (geral e específicos), metodologia e informação sobre as partes do trabalho, que tem a finalidade de apresentar uma síntese explicativa da essência do TCC do discente;

  2. Fundamentação teórica: texto discursivo com 15 a 20 folhas, elaborado com base em 10 obras, no mínimo, incluindo livros, periódicos e outras publicações técnico-científicas;

  3. Análise e discussão dos resultados: texto analítico com 15 a 20 folhas;

  4. Considerações finais: texto reflexivo-conclusivo no qual deverão ser destacados os resultados da pesquisa e relacionando-os, cada um deles, ao objetivo geral proposto, bem como apresentadas as recomendações, a critério do orientando.

 

CAPÍTULO VI

DA DEFESA DO TCC

Art. 16 – As defesas dos TCCs obedecerão aos seguintes procedimentos:

  1. Apresentação oral, com duração entre 20 (vinte) e 30 (trinta) minutos;

  2. Arguição dos membros da Banca Examinadora, realizada em tempo individual não superior a 20 (vinte) minutos;

  3. Defesa e sustentação oral pelo discente, realizada em tempo não superior a 20 (vinte) minutos. 

Art. 17 – As defesas dos TCCs serão abertas à comunidade acadêmica da FIC/UFAM e a sociedade em geral, e a participação dos discentes do Curso será transformada em Atividades Complementares, conforme disposto na legislação específica na UFAM.        

Art. 18 – Os TCCs deverão ser elaborados de acordo com as normas dispostas no Manual de TCC do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da FIC/UFAM, as quais são baseadas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

CAPÍTULO VII

DA AVALIAÇÃO

Art. 19 – Para ser aprovado na disciplina TCC, o discente deverá ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e alcançar média final igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, conforme as normas de avaliação vigente na UFAM.

Parágrafo 1º – Cada membro da Banca Examinadora deverá atribuir nota de zero a dez, cujo instrumento de avaliação levará em consideração os seguintes itens:

  1. O texto;

  2. A apresentação oral e;

  3. A sustentação oral às arguições da Banca. 

§2º – A média aritmética da Defesa equivalerá à nota da Prova Final do discente na disciplina TCC.

Art. 20 – Caso o TCC seja aprovado, com ou sem recomendações de alteração, o discente deverá entregar a versão final à Comissão de TCC no prazo máximo de até 15 (quinze) dias, a contar da data da Defesa, acompanhado do Termo de Cessão de Uso, conforme modelo da BDTD da UFAM. 

Parágrafo 1º – A versão final do TCC deverá ser entregue em 1 (uma) via, em mídia digital, na extensão PDF, acompanhada do Termo de Autorização para Publicação de Trabalhos Eletrônicas (TE/CB), de acordo com o padrão definido neste Regimento, conforme modelo da BDTD da UFAM.

 

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 21 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de TCC.

Art. 22 – Este Regimento entra em vigor a partir da data da sua aprovação pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia.

 

Anexo VI

Normatização das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC

 

Durante o curso de Biblioteconomia EaD, os discentes necessitarão cumprir 120 horas de atividades complementares. Para isso, a UFAM visará oferecer atividades que contemplem as especificidades/características regionais, ficando os discentes, também, livres para participarem de atividades que poderão ser pontuadas como atividades complementares.

Para a atribuição dos pontos, enquanto atividades complementares, a coordenação do curso tomará como base a resolução própria da UFAM (Resolução Nº 018/2007 – CEG).

 

Quadro de Atividades complementares

ENSINO

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Monitoria desenvolvida nas disciplinas do curso

30h por disciplina

Certificado de Monitoria

Participação em Semana do Curso

10h por evento

Declaração de participação em Semana do Curso

Carga horária optativa excedente

10h por disciplina

Histórico escolar

Estágios não obrigatórios, vinculados ao curso

30h por estágio

Declaração de conclusão do Estágio

Participação em Programa Especial de Treinamento – PET

20h por projeto

Certificado de participação no Programa

 

PESQUISA

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Participação em Projeto de pesquisa coordenado por docente da UFAM

20h por projeto

Certificado de participação no Projeto

Autor ou co-autor de artigo científico completo publicado

30h por artigo

Artigo científico

Autor ou co-autor de capítulo de livro

20h por capítulo

Capítulo do livro

Autor ou co-autor de Resumo em Anais

20h por resumo

Anais

 

EXTENSÃO

Atividade/Disciplina

Carga Horária Máxima

Documento Comprobatório

Participação como membro de comissão organizadora de eventos científicos

30h por evento

Certificado de participação na comissão organizadora

Representação discente comprovada

10h por representação

Declaração de representação discente

Participação em Projeto de extensão coordenado por docente da UFAM

20h por projeto

Certificado de participação em Projeto de Extensão

Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e atividades afins relacionadas com os objetivos do curso

10h por evento

Certificado ou Declaração de participação em eventos

Apresentação/exposição de trabalhos em eventos de âmbito regional, nacional ou internacional, como autor.

20h por evento

Anais do evento

Programa Bibliojovem

30h por instituição

Certificado ou Declaração no Programa

 

ATIVIDADES DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Biblioteconomia EaD da UFAM contarão com o suporte dos Grupos de Pesquisa existentes no Colegiado de Biblioteconomia, bem como do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação – NEPCI.

Neste sentido, busca-se viabilizar pesquisas a partir de atividades que envolvam a iniciação científica, a participação em projetos de extensão, a produção de trabalhos monográficos e as atividades de estágio que procurem associar o interesse da formação acadêmica com a ação em campo.

Espera-se que sejam consolidados, nos discentes, valores e posturas pessoais que lhes permitam o sentimento de saber conhecer, proporcionando-lhes a segurança necessária para propor e tomar decisões, que sobretudo estejam alinhadas à formação do corpo docente do curso, no sentido de auxiliar aos alunos no processo de atividades de pesquisa e produção científica. No que tange à produção científica, os resultados das pesquisas devem ser priorizados sua publicação em periódicos com Qualis CAPES, na área de Informação e Comunicação.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

As atividades de extensão a serem desenvolvidas pelos docentes e discentes do curso de Biblioteconomia EaD da UFAM serão realizadas durante os módulos, uma vez que, pela natureza do curso, durante o decorrer do curso os docentes irão estabelecer ações, de modo a vincular o ensino, a pesquisa e a extensão, apontando para a formação contextualizada às questões da sociedade contemporânea, como parte da essência do processo formativo do discente, mostrando que o princípio ensino-pesquisa-extensão além de ser indissociável, deve ser considerado expediente vital ao processo de formação integral de cada discente. Além disso, os discentes poderão realizar: cursos de educação continuada, eventos técnico-científicos, eventos artístico-culturais, prestação de serviços à sociedade, publicações e produtos acadêmicos.

 


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