Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
Resolução nº 024, de 24 de maio de 2021
ALTERA referências nas ementas de disciplinas do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola (IN05), do Instituto de Natureza e Cultura (INC), versão 2013/2.
A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 24, de 22 de fevereiro de 2018, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola (0482119);
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 25, de 22 de fevereiro de 2018, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola (0482142);
CONSIDERANDO a Ata da Reunião Ordinária do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, de 18 de setembro de 2018, que propõe a alteração das referências nas ementas das disciplinas do curso (0474713);
CONSIDERANDO a Ata da Reunião Extraordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, de 05 de outubro de 2018, que aprovou a alteração das referências nas ementas das disciplinas do curso (0474723);
CONSIDERANDO a Resolução nº 20, de 16 de dezembro de 2019, do CONSEPE, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos (Resolução n. 20/CONSEPE/2019);
CONSIDERANDO o Ofício 03/2021/CCPORTESP-INC/UFAM, de 12 de março de 2021, que solicita a alteração de referências nas ementas de disciplinas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola (IN05) (0474546);
CONSIDERANDO a Informação nº 11/2021-DAE/PROEG, de 25 de março de 2021 (0522362);e
CONSIDERANDO, finalmente, a decisão da Câmara de Ensino de Graduação (CEG), em reunião nesta data,
R E S O L V E:
Art. 1º ALTERAR as referências das disciplinas do Curso Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, do Instituto de Natureza e Cultura (INC), versão 2013/2. As disciplinas seguem abaixo relacionadas com suas respectivas referências atualizadas:
I. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
a) INL014 – LÍNGUA ESPANHOLA I
Referência Básica:
BRISOLARA, Lucilene Bassols; SEMINO, María Josefina Israel. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercícios prácticos. Campinas, SP.: Pontes Editores, 2014.
MARTINS, Manoel Dias. Síntesis de fonética y fonología del español: para estudiantes brasileños. São Paulo: UNIBERO, 2000.
MASIP, Vicente. Gramática Española para Brasileños: fonología, ortografía y morfosintaxis. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Referência Complementar:
ÁLVAREZ, María Pilar Nuño; MARTÍNEZ, María Ángeles Álvarez. Fonética: el referente en pronunciación. Serie Anaya. Madrid: Universidad de Alcalá, 2008.
CHOZAS, D. DORNELES, F. Dificultades del español para brasileños. Madrid: SM, 2003.
DÍAZ, Rafael Fernández. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués: dificultades generales. Cuadernos de Prácticas de Español/LE. Madrid: Arco/Libros. S. L, 1999.
GONZÁLEZ HERMOSO, A.; ROMERO, C. Fonética, entonación y ortografía (CD's Pack 2). Madrid: Edelsa, 2006.
VIGUERA, Manuel Ariza. Sobre fonética histórica del español. Madrid: Arco/Libros, 1994.
b) INB002 – INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Referência Básica:
AQUINO, Tomás de. Verdade e conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (clássicos).
DESCARTES, René. Meditações metafísicas. Trad. de Homero Santiago e Maria Ermentina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Referência Complementar:
ESPINOSA, Baruch de. Ética. São Paulo: Autêntica Editora, 2007.
KANT, Immanuel. A crítica da razão pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introdução de notas de Alexandre Fradique Morujão. 3ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
_____________. A paz perpétua e outros opúsculos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2009.
LOCKE, J. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, Platão. Defesa de Sócrates/Platão. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates; Apologia de Sócrates/Xenofonte. As nuvens/Aristófanes. 4ª Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
_____________. A República. São Paulo: Martins Fontes, 2014. Wittgenstein, Ludwid. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. 5ª Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
c) INB020- METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Referência Básica:
BELL, Judith. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4ª Ed. Porto Alegre: Artemed, 2008.
MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico: Técnicas de redação e da pesquisa científica. 8. ed. Petrópolis, RJ:Vozes,2012.
Referência Complementar:
COSTA, Sérgio Francisco. Método científico: os caminhos da investigação. São Paulo: HARBRA, 2001.
GIL, Carlos Antonio. Métodos e Técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
MEDEIROS, João Bosco de. Redação científica: a prática de fichamento, resumos e resenhas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
d) INB013 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Referência Básica:
BOCK, A. B. M; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia.14ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CAMPOS, Dinah. Psicologia da Aprendizagem. 23ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
COLL, C.; PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Vol. 1: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: artes médicas, 2004.
Referência Complementar:
BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artemed, 1997.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia e Desenvolvimento Humano. Petrópolis: Vozes, 2004.
COLL, C.; PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Vol. 2: Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BORUNCHOVITCH, E.; BZONECK, J. A. Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto na escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
FERRERA, Carlos Alberto Matias. (Org.). Psicomotricidade: da educação infantil a gerontologia. São Paulo: Lovise, 2000.
e) INB021 – NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Referência Básica:
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.). Hipertexto e Gêneros Digitais. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
POCHO, Cláudio Lopes. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 3ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Referência Complementar:
ALVES, Lynn e NOVA, Cristiane (organizadoras). Educação e Tecnologia: trilhando caminhos, Salvador: Ed. UNEB, 2003.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009.
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, Litwin, Edith (org). Tecnologia Educacional: Política, história e proposta. Porto Alegre: Artmed, 1997.
SANCHO, Juana M. (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
f) INL025 – LÍNGUA ESPANHOLA II
Referência Básica:
DOLADER, Serrano David; ZORRAQUINO, María Antonia Martín; ÁLVARO, José Francisco Val. Morfología y español como lengua extranjera (E/LE). Zaragoza:Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2009.
MASIP, Vicente. Gramática Española para Brasileños: fonología, ortografía y morfosintaxis. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ORTEGA, Soledad Valera. Fundamentos de morfología. Madrid: Síntesis, 1992.
Referência Complementar:
ARTÉS, José. Siles; MAZA, Jesús Sánchez. Curso de lectura, conversación y redacción. Madrid: SGEL. 1997.
BRUNO, Fátima Cabral y MENDOZA, Ma Angélica. Hacia el Español: curso de lengua y cultura hispánica – nivel intermedio. Saraiva, São Paulo, 1999.
NAVARRO, Tomás. Manual de Pronunciación Española. 28 ed. Madrid: C.S.I.C., 1996.
MILANI, Esther Maria. Gramática de Espanhol para Brasileiros. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
SOUZA, Jair de Oliveira. Español para Brasileños. São Paulo FTD, 1997.
g) INL035 – TEORIA DA LITERATURA
Referência Básica:
ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A Poética Clássica. 6. Ed. São Paulo: Editora da USP/Cultrix, 1995.
MASSAUD, Moisés. A Criação Literária. Prosa I. 20 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
POUND, Ezra. ABC da literatura. Tradução de Augusto Campos e José Paulo Paes. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
Referência Complementar:
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
COUTINHO, Afrânio. Crítica e Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro Fortaleza: Universidade do Ceará, 1987.
GRAÇA, Antonio Paulo. A Poesia. Coleção como funciona. Manaus: Valer, 1999.
OLIVEIRA, Silvana. Teoria da Literatura III. Curitiba: IESDE, 2009.
PINTO, Zémaria. O texto Nu – Teoria da Literatura: Gênese, conceitos, aplicação. Manaus: Editora Valer: 2009.
h) INL017- FILOLOGIA ROMÂNICA
Referência Básica:
BRITO, Ana Maria et al. Gramática Comparativa Houais: quatro línguas românicas: português, espanhol, italiano, francês. São Paulo: Publifolha, 2013.
FARACO, Carlos Alberto. Linguística histórica. São Paulo: Ática, 1991.
ILARI, Rodolfo. Linguística românica. São Paulo: Ática, 1999.
Referência Complementar:
COUTINHO, Ismael. Gramática histórica. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011.
ELIA, Sílvio. Preparação à linguística românica. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1979.
FARACO, C. A. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história da língua. 2. Ed. São Paulo: Parábola, 2005.
NETTO, Serafim da Silva. História do Latim vulgar. Rio de Janeiro: Associação fluminense de educação, 1957.
POGGIO, Rosauta. Maria Galvão Fagundes. Processos de gramaticalização de preposições do latim ao português: uma abordagem funcionalista. Salvador: EDUFBA, 2002.
i) INB011 – DIDÁTICA GERAL
Referência Básica:
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 23ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 29ª impressão. São Paulo: Cortez, 2009.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2009.
Referência Complementar:
ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem. 5ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo, UNESP, 2003.
COMÊNIO, João Amos. Didática Magna. Traduzido por Joaquim Pereira Gomes. 4ª Ed. São Paulo: Fundação Calouste Gulbenkian, 1957.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Cotidiano Escolar, formação de professores e Currículo. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, Robert, J. et al. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre, ARTMED, 2008.
j) INL082 – LEGISLAÇÃO DO ENSINO BÁSICO
Referência Básica:
COLL, Cesar et al. Os Conteúdos na Reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos, atitudes. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
CURY, Carlos Roberto Jamie. Leis de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1996). 10ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SAVIANI, Demerval. A nova lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. 7ª Ed. Campinas – SP: Autores associados, 2008.
Referência Complementar:
FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A Escola como Organização Aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
FILHO, Geraldo Francisco. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
MARTINS, Marcos Francisco. Ensino Técnico e Globalização: cidadania ou submissão. Campinas: Autores Associados, 2000.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (Orgs.) Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades. São Paulo: Xamã, 2007.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
k) INL027 – LÍNGUA PORTUGUESA III – MORFOLOGIA
Referência Básica:
SILVA, M. C. F.; MEDEIROS, A. B. de. Para conhecer Morfologia. São Paulo: Contexto, 2016.
SAUTCHUK, I. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo) sintática. São Paulo: Ed. Manole, 2010.
ZANOTTO, N. Estrutura mórfica da língua portuguesa. 4. ed. Revista. Caxias do Sul, RS, 2001.
Referência Complementar:
ALMEIDA, N. M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. Atualizada conforme o Acordo, 46. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2016.
GONÇALVES, C. A. Atuais tendências em formação de palavras. São Paulo: Contexto, 2016.
GONÇALVES, C. A. Iniciação aos estudos morfológicos: flexão e derivação em português. São Paulo: ed. Contexto, 2011.
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 4ª Ed. São Paulo: Publifolha, 2018.
l) INL038 – LITERATURA ESPANHOLA I
Referência Básica:
AGUINAGA, Carlos Blanco. et al. Historia social de la literatura española. Volumen I Madrid: AKAL, 2000.
ALVAR, Carlos; MAINER, José Carlos; NAVARRO, Rosa. Breve historia de la literatura española. Madrid: Alianza, 2014.
ROVIRA, Juan Francisco Alcina et al. Historia de la Literatura Española. Volumen I. Madrid: Cátedra, 2007.
Referência Complementar:
MILLAN, Maria Clemente; MIRAMON, Ana Suarez. Introducción a la Literatura Española: guía práctica para el comentario del texto. Madrid: UNED, 2011.
MARCO, Sebastián Quesada. Historia del arte de España e Hispanoamérica. Madrid: Edelsa, 2004.
MARÍN, Juan María & HAZAS, Antonio Rey. Antología de la literatura española hasta el siglo XIX. Madrid: SGEL, 2000.
NAVES, María del Carmen Bobes. Realidad, literatura y conocimiento en la novela de Cervantes. Editorial: Arco Libros. Colección: Serie Perspectivas, 2012.
RÍO, Ángel del. Historia de la literatura española. Barcelona: Ed. B, 2011.
m) INL039- PRÁTICA CURRICULAR I
Referência Básica:
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
PALOMAS, Roza; BRAVIN, Angela Marina (Orgs.). Práticas de ensino em português. São Paulo: Contexto, 2016.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2010.
Referência Complementar:
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola. 2006.
FERRO, Jeferson; BERGMANN Juliana Cristina Faggion. Produção e Avaliação de Materiais Didáticos em Língua Materna e Estrangeira. Curitiba: IBPEX, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SELBACH, Simone. Língua Estrangeira e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.
n) INL018 – LINGUÍSTICA I – ESTRUTURALISMO E GERATIVISMO
Referência Básica:
BORBA, Francisco da Silva. Introdução aos Estudos Linguísticos. 16. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.
FIORIN, José Luiz (Org.). Novos Caminhos da Linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo, Cultrix, 2006.
Referência Complementar:
CARVALHO, Castelar. Para compreender Saussure. Fundamentos e visão crítica. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
FIORIN, José Luiz (Org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003.
LYONS, John. Lingua(gem) e Linguística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkler Averburg e Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1987.
MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2009.
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. V. 3. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
o) INL047- LÍNGUA PORTUGUESA IV – SINTAXE
Referência Básica:
FERRAREZI JÚNIOR, C. Sintaxe para a educação básica: com sugestões didáticas, exercícios e respostas. São Paulo: Contexto, 2012.
OTHERO, Gabriel de Ávila; KENEDY, Eduardo. Para Conhecer Sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018.
SAUTCHUK, I. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo)sintática. São Paulo: Manole, 2010.
Referência Complementar:
ALMEIDA, N. M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. Atualizada conforme o Acordo Ortográfico. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CEGALLA, D. P. Novíssima gramática da língua portuguesa. Com a nova ortografia da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
PERINI, M.Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2003.
SILVA, Maria Cristina Figueiredo; MEDEIROS, Alessandro Boechat de. (Coord.) Para conhecer Morfologia. São Paulo: Contexto, 2016.
SOUZA E SILVA, M. P. de; KOCH, I. G. V. Linguística Aplicada ao português: sintaxe 3. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
p) INL029- LITERATURA PORTUGUESA II
Referência Básica:
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.
NICOLA, José de. Literatura Portuguesa da Idade Média a Fernando Pessoa. São Paulo: Scipione, 1990.
SARAIVA, Antônio José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17ª Ed. Porto: Porto, 1996.
Referência Complementar:
AMORA, Antônio Soares. Presença de Literatura Portuguesa. vol. II. São Paulo: Cultrix, 1970.
____________________. Presença de Literatura Portuguesa. vol. III São Paulo: Cultrix, 1970.
PESSOA, Fernando. Antologia Poética: organização, apresentação e ensaios de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016.
QUEIRÓS, Eça de. O primo Basílio. São Paulo: Ática, 2000.
SARAMAGO, Ensaio Sobre a Cegueira. 21. ed. Porto: Porto editora, 2014.
q) INL056- LITERATURA ESPANHOLA II
Referência Básica:
JONES, R. O. Historia de la literatura española 2. Siglo de Oro: prosa y poesía. Trad. de Eduardo Vásquez. Barcelona: Editorial Ariel, 1998.
MONLEÓN, José B. Del franquismo a la posmodernidad: cultura española 1975- 1990. Madrid: Akal, 1996.
OCASAR, José Luis. Literatura española contemporánea. Madrid: Editorial Edinumen, 1997.
Referência Complementar:
AGUINAGA, Carlos Blanco et al. Historia social de la literatura española. Volumen II. Madrid: AKAL, 2000.
DÁVALOS, Alberto de Frutos. Breve Historia de la Literatura Española. Madrid: Ediciones Nowtilus, 2016.
ALVAR, Carlos et al. Breve Historia de la Literatura Española. Madrid: Alianza, 2014.
ROVIRA, Juan Francisco Alcina et al. Historia de la Literatura Española. Volumen II. Madrid: Cátedra, 1990.
SALINAS, Pedro. Literatura española – siglo XX. Madrid: Alianza, 2001.
r) INL057- PRÁTICA CURRICULAR II
Referência Básica:
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. 17ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
VINHAIS, I. Literatura, leitura e produção textual no Ensino Médio. Porto Alegre: Mediação, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: IBPEX, 2010.
Referência Complementar:
BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
CANDIDO, Antônio. O direito à Literatura e outros ensaios. Coimbra: Angelus Novus, 2004.
CEREJA, W. R. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Editora Atual, 2005.
ELIAS, Vanda Maria (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: Oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2013.
TEIXEIRA, Wagner Barros. Formação do leitor: a pré-leitura no ensino de Línguas. Manaus: EDUA, 2017.
s) INL040- LINGUÍSTICA II – INTERFACES
Referência Básica:
BENTES, Anna Christina & MUSSALIN, Fernanda (Orgs). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 1. Vol. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FIORIN, José Luiz (Org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002.
___________________. Introdução à Linguística: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.
Referência Complementar:
COELHO, Izete Lehmkuhl et Al. Para conhecer a Sociolinguística. São Paulo: Contexo, 2015.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de M. Bagno; M. M. P. Scherre; C. R. Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].
MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2009.
MOLLICA, M.C; BRAGA, M. L. (Orgs.) Introdução à sociolinguística variacionista: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003.
FIORIN, José Luiz (Org.). Novos Caminhos da Linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
t) INL066- LÍNGUA PORTUGUESA V – SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
Referência Básica:
FERRAREZI, Celso. Semântica e Semânticas. São Paulo: Contexto, 2013 GOMES, Ana Quadros;
MENDES, Luciana Sanchez Mendes. Para Conhecer Semântica. São Paulo: Contexto, 2018. MOURA, Heronildes;
MOURA, Maurílio de Melo. Significação e contexto: uma introdução a questões de semântica e pragmática. 3. Ed. Florianópolis: Insular, 2006.
Referência Complementar:
DUARTE, P. M. T. Introdução à semântica. Fortaleza: Ed. da UFC, 2003.
FIORIO, N. M. Semântica e estilística para universitários. Goiânia: Ed. da UCG, 2002.
FLORES, V. N. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Ed. Contexto, 2005.
ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
JESUS, Sérgio Nunes; SILVA, Sueli Maria Ramos da. (Orgs.) O discurso & outras materialidades. São Carlos: Pedro & João Editores: 2013.
u) INL060- LÍNGUA ESPANHOLA V
Referência Básica:
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARCHUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gênero e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquin. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Referência Complementar:
ARTÉS, José Siles y SÁNCHEZ, Jesús Maza. Curso de lectura, conversación y redacción. 2ª Ed. Editora: SGEL, 2002. Vol. 1
BUENO, Luzia; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. (organizadoras). Gêneros orais no ensino. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.
CASSANY, Daniel. La cocina de la escritura. Barcelona: Anagrama, 1998.
FERNANDES, Alessandra Coutinho; PAULA, Anna Beatriz. Compreensão e Produção de Textos em Língua Materna e Língua Estrangeira. Curitiba: Ibepex, 2008.
MENÉNDEZ, Alfredo Ignacio Álvarez. Escribir en español: la creación del texto escrito: composición y uso de modelos de textos. Oviedo: Nobel, 2005.
v) INL067- LITERATURA HISPANO-AMERICANA I
Referência Básica:
BELLINI, G. Nueva Historia de la Literatura Hispanoamericana. Madrid: Editorial Castalia, 1997.
MADRIGAL, Luis Iñigo (Coord.). Historia de la Literatura Hispanoamericana I. Madrid: Cátedra, 2008.
OVIEDO, José Miguel. Historia de la Literatura Hispanoamericana. V. 1 e 2. Alianza Editorial: Madrid, 2001.
Referência Complementar:
CHAPPINI, Ligia; DE AGUIAR, Falvio Wolf (Orgs.). Literatura e História na América Latina. EDUSP, 2001.
JOZEF, BELLA. Historia da Literatura Hispano-americana. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Ed UFRJ, 2005.
PARAQUETT. Marcia. Lectura y cultura hispanoamericana. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2006.
QUESADA, Sebastián. Imágenes de América Latina Manual de historia y cultura latino-americanas. Madrid: Edelsa, 2001.
RODRÍGUEZ, John O’Kuinghttons. Antología crítica de la Literatura Hispanoamericana. São Paulo: Letraviva, 2004.
w) INL046- METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
Referência Básica:
RAMOS, D. V.; ANDRADE, K. dos S.; PINHO, M. J. de. (Orgs.) Ensino de Língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.
SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias de Conhecimento Pedagógico. Curitiba: IBPEX, 2011.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (Orgs.) Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2009.
Referência Complementar:
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
CEREJA, W. R. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Ed. Atual, 2005.
LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro da (Orgs.). Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Ed. CRV, 2011.
SUASSUNA, L. Ensaios de pedagogia da língua portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
TEIXEIRA, Wagner Barros. Formação de Leitores: a pré-leitura no ensino de línguas. Manaus: EDUA, 2017.
x) INL059- LITERATURA BRASILEIRA II
Referência Básica:
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. São Paulo: Sul América, 1968.
MOISÉS, Maussaud. A Literatura Brasileira através dos textos: prosa. São Paulo Cultrix, 1974.
Referência Complementar:
ASSIS, Machado. Os Melhores contos de Machado de Assis. 16ª Ed. São Paulo: Editora Global, 2010.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1986. (Fundamentos, 1)
LISPECTOR, Clarice. A hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_________________. Todos os Contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.
SCHWARZ, Roberto. Um Mestre na Periferia do Capitalismo: Machado de Assis. 5ª Ed. São Paulo: Ed. 34, 2012.
y) INL079- LITERATURA HISPANO-AMERICANA II
Referência Básica:
OVIEDO, José Miguel. Historia de la Literatura Hispanoamericana. V. 3 e 4. Alianza Editorial: Madrid, 2001.
PARAQUETT. Marcia. Lectura y cultura hispanoamericana. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2006.
PLAJA, Guillermo Díaz . Antología Mayor de La Literatura Hispanoamericana Vol. 2. Editora Labor , 1969.
Referência Complementar:
BARRERA, Trinidad (Coord) Historia de la Literatura Hispanoamericana Tomo III Siglo XX. Madrid: Cátedra, 2008.
FERRER, José Luís Sánchez. El realismo mágico en la novela hispanoamericana. Madrid: Anaya, 1990.
MARTÍ, José. Nuestra América. Barcelona: Linkgua, 2005.
OVIEDO, José Miguel (Org.). Antología crítica del cuento hispanoamericano del siglo XX (1920-1980): Fundadores e innovadores. Madrid: Alianza Editorial, 2003.
SOMMER, Doris. Ficciones fundacionales: las novelas nacionales de América Latina. México: Fondo de Cultura Económico, 2009.
z) INL084- PRÁTICA CURRICULAR IV
Referência Básica:
ARTÉS, J. S. y SÁNCHEZ MAZA, J. Curso de lectura, conversación y redacción. 2 Ed. Editora: SGEL,2002. Vol.1
GELABERT, M. J. BUESO, I. BENÍTEZ, P. Producción de materiales para la enseñanza del español. Madrid: Arco, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Referência Complementar:
FERNANDES, Alessandra Coutinho; PAULA, Anna Beatriz. Compreensão e Produção de Textos em Língua materna e Língua Estrangeira. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.
FERRO, Jeferson; BERGMANN Juliana Cristina Faggion. Produção e Avaliação de Materiais Didáticos em Língua Materna e Estrangeira. Curitiba: IBPEX, 2008.
MOROSOV, Ivete; MARTINEZ, Juliana Zeggio. A Didática do Ensino e a Avaliação da Aprendizagem em Língua Estrangeira. Curitiba: IBPEX, 2008.
SELBACH, Simone. Língua Estrangeira e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
TEIXEIRA, Wagner Barros. Formação de Leitores: a pré-leitura no ensino de línguas. Manaus: EDUA, 2017.
aa) INL058- METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Referência Básica:
ALONSO, Encina. ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo?: principios y prácticas de la enseñanza del español como segunda lengua; libro de referencia para profesores y futuros profesores. Madrid: Edelsa, 2002.
LOBATO, Jesús Sánchez; GARGALLO, Isabel Santos. Vademécum para la formación de profesores. Madrid: SGEL, 2004.
RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
Referência Complementar:
ÁLVAREZ, Carmen Álvarez. Enseñanza y desarrollo profesional docente: Pensar y vivir la educación. Editorial: La Muralla S. A. 2013.
ARRARTE, Gerardo. Las tecnologías de la información en la enseñanza del español. Editorial: Arco Libros. Colección: Manuales formación profesores español 2/L, 2011.
GARGALLO, Isabel Santos. La lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Editorial: Arco Libros. Colección: Enseñanza de Lengua Extranjera, 1999.
LEFFA, Vilson José; IRALA, Valesca Brasil (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014.
RAMÍREZ, Salvador Fernández. La enseñanza de la gramática y la literatura. Editorial: Arco Libros. Colección: Bibliotheca Philologica, 2009.
ab) INL087- PRÁTICA CURRICULAR V
Referência Básica:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MASIP, Vicente. Gramática Española para Brasileños: fonología, ortografía y morfosintaxis. Parábola Editora. São Paulo, 2010.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquin. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Referência Complementar:
FERNANDES, Alessandra Coutinho; PAULA, Anna Beatriz. Compreensão e Produção de Textos em Língua materna e Língua Estrangeira. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.
GELABERT, M. J. BUESO, I. BENÍTEZ, P. Producción de materiales para la enseñanza del español. Madrid: Arco, 2002.
MOROSOV, Ivete; MARTINEZ, Juliana Zeggio. A Didática do Ensino e a Avaliação da Aprendizagem em Língua Estrangeira. Curitiba: IBPEX, 2008.
SELBACH, Simone. Língua Estrangeira e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
TEIXEIRA, Wagner Barros. Formação de Leitores: a pré-leitura no ensino de línguas. Manaus: EDUA, 2017.
ac) INL069- LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Referência Básica:
ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. 2.ed. São Paulo: Unesp, 2011.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 12ª Impressão. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. A Formação do Leitor Literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Ed. Global, 2010.
Referência Complementar:
CADEMARTORI, Lígia. O Porfessor e a Literatura: para pequenos, médios e grandes. 2ª Ed. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
COSTA, Marta Moraes da. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: InterSaberes, 2013.
DOHME, Vania D’Angelo. Técnicas de contar histórias: um guia prático para desenvolver as suas habilidades na apresentação de uma história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FRANTZ, M. H. Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.
MORAES, Fabiano. Contar Histórias: a arte de brincar com as palavras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ad) INL108- ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Referência Básica:
HAZZAN, S. Fundamentos de Matemática Elementar (Probabilidades). 5. Ed. São Paulo: Editora Atual, 2001.
LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. Ed. São Paulo: Harbra Editora, 1987.
MARTINS, G. de A.; DONAIRE, D. Princípios de Estatística. Atlas, 1990.
Referência Complementar:
CRESPO, A. A. Estatística Fácil. 19ª Ed. São Paulo: Saraiva.
GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J. R. Matemática completa. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2005.
SOARES, J. F.; CESAR, C. C. Introdução à Estatística. São Paulo: Guanabara Koogan, 1992.
SPIEGEL, M. R. Estatística. 2. Ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.
TRIOLA, m. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1999.
ae) INL085- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I
Referência Básica:
BARREIRO, Iraíde de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
PALOMAS, Roza; BRAVIN, Angela Marina (Orgs.). Práticas de ensino em português. São Paulo: Contexto, 2016.
SUASSUNA, Lívia. Ensaios de pedagogia da língua portuguesa. 2ª Ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009.
Referência Complementar:
FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. 3ª Ed. Campinas: Papirus, 2004.
GUEDES, Paulo Coimbra. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial: 2006.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU,1999.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2010.
af) INL109- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II
Referência Básica:
BERTHOLO, Stela. (Coord.) A Prática de ensino e o estágio supervisionado. 12ª Ed. Campinas: Papirus, 2006.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. 3ª Ed. Campinas: Papirus, 2004.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincadeiras para sala de aula. 3ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
Referência Complementar:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Orientações para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
ALMEIDA, Rita de Cássia Santos (Org.). Jogos nas aulas de português: linguagem, gramática e leitura. Petrópolis: Vozes, 2010.
SCARPATO, Marta. Os procedimentos de ensino que fazem a aula acontecer. 2ª Ed. São Paulo: Avercamp, 2013.
II. DISCIPLINAS OPTATIVAS:
a) INL113- LITERATURA UNIVERSAL
Referência Básica:
MOISÉS, Massaud. A Criação Literária. Poesia, 14ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2001.
_______________. A Criação Literária. Prosa, vol. I, 16ª Ed. São Paulo: Cultix, 1997.
________________. Literatura: Mundo e Forma. São Paulo: Cultrix, 1982.
Referência Complementar:
ALIGHIERI, Dante. A divina Comédia. Trad. José Pedro Xavier Pinheiro. São Paulo: Atena Editora, 2003.
BARBERÁ QUILES, M. Miguel de Cervantes - Don Quijote de la Mancha (Libro + CD). Adaptación didáctica, notas y actividades. Leer y aprender. São Paulo: Scipione, 2000.
GARCÍA MÁRQUEZ, G. Cien años de soledad. 29. ed. Madrid: SUDAMERICANA ARG BOL, 2014.
KAFKA, Franz. Metamorfose. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1977.
SARAMAGO. Ensaio Sobre a Cegueira. 21ª Ed. Porto Alegre: Porto Editora, 2014.
b) INL114- LITERATURA LATINA
Referência Básica:
CARDOSO, Zélia de Almeida. A literatura latina. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FURLAN, Oswaldo Antônio. Língua e Literatura latina e sua derivação portuguesa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MARTINS, Paulo. Literatura Latina. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009.
Referência Complementar:
FONTES, J. B. Hipólito e Fedra: três tragédias, Sêneca, Eurípedes e Racine. São Paulo: Iluminuras, 2007.
NOVAK, M. G.; NERI, M. L. (Orgs). Antologia de Poesia Lírica Latina. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
PLAUTO. Comédias, trad. Por Jaime Bruno, São Paulo: Cultrix, 1978.
SOUZA, Rômulo Augusto de. Manual de história da literatura latina. Belém: serv. Imprensa Univ., 1977.
VIRGÍLIO, Marco Públio. Eneida. Trad. De David Jardin Jr. Rio de Janeiro. Ediouro, s/d.
c) INL010- LITERATURA E MÍDIAS
Referência Básica:
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
DOMINGOS, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.
MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Pulus, 2007.
Referência Complementar:
FARIA, Maria Alice. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
HENRIQUES, Ana Lúcia de Souza. Metodologia do Ensino de Literatura. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
MARCONDES FILHO, C. (org.). Pensar-pulsar: cultura comunicacional, tecnologia, velocidades. São Paulo: Centro de estudos e pesquisas em Novas Tecnologias em Educação e Cultura, 1997.
NORIEGA, José Luis Sánches. De la literatura al cine: teoría y análisis de La adaptación. Barcelona: Paidós, 2000.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA; Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
d) INL007- INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA
Referência Básica:
FIORIN, José Luiz (Org). Introdução à linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003.
FIORIN, José Luiz (Org.). Novos Caminhos da Linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org). Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Referência Complementar:
CÂMARA, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
CHOMSKY, Noam. Linguagem e pensamento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1971.
COELHO, Izete Lehmkuhl et al. Para conhecer a Sociolinguística. Florianópolis: LLV/ CCE/ UFSC, 2010.
CRYSTAL, David. Que é linguística? Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1981.
LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
e) INL106- TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUÍSTICA
Referência Básica:
BORBA, Francisco da Silva. Introdução aos Estudos Linguísticos. 16. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.
FIORIN, José Luiz (Org.). Novos Caminhos da Linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo, Cultrix, 2006.
Referência Complementar:
CARVALHO, Castelar. Para compreender Saussure. Fundamentos e visão crítica. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
FIORIN, José Luiz (Org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003.
LYONS, John. Lingua(gem) e Linguística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkler Averburg e Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1987.
MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2009.
MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. V. 3. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
f) INL097- CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Referência Básica:
ARTÉS, José Siles. Curso de lectura, conversación y redacción. Madrid: SGEL. 1997
MENÉNDEZ, Alfredo Ignacio Álvarez. Hablar en español: la cortesía verbal, la pronunciación estándar del español. Oviedo: Nobel, 2005.
ROLLÁN, Marisol; GAUNA, María Ruiz de. Temas de español léxico: comunicando, comunicando – Funciones comunicativas en situaciones cotidianas. Madrid: Edinumen, 2020.
Referência Complementar:
BREMÓN, Ana. 15 minutos Espanhol. São Paulo. Publifolha. 2005.
ENCINAR, Felix Ángeles. Uso interactivo del vocabulario. 7ª. Reimpresión. Ed. Edelsa, Grupo Didascalia. Madrid, España: 2010.
ESPIUBA, Dolores Soler. Contenido culturales en la enseñanza del español. Editorial: Arco Libros. Colección: Manuales formación profesores español, 2006.
TOMÁS, Navarro Tomás. Manual de Pronunciación Española. 28 ed. Madrid: C.S.I.C., 1996.
WALD, Susana. Guia de conversação Espanhol para Leigos (For Dummies). Série Berlitz. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
g) INL004- LÍNGUA ESPANHOLA
Referência Básica:
BRUNO, Fátima Cabral. Hacia el español: curso de lengua y cultura hispánica – nivel intermedio. 6.ed-São Paulo: Saraiva, 2004
SOUZA, Jari de Oliveira. Español para brasileños. São Paulo: FTD, 2000.
VÁZQUEZ, Graciela (org). El discurso académico oral: guía didáctica para la comprensión auditiva y visual de clases magistrales. Madrid: Adieu, 2001.
Referência Complementar:
KINDERLEY, Dorling. 15 minutos de Espanhol: aprenda o idioma com apenas 15 minutos de prática diária. Ed. Publifolha, São Paulo, 2005.
KINDERLEY, Dorling. Espanhol: guia de conversação para viagens. 7ª Ed. Publifolha, São Paulo, 2015.
LAMAS, Óscar Loureda. Introducción a la tipología textual. Madrid: Arco Libros, S. L., 2003.
MARCHANTE, Pilar. Practica Tu español: Marcadores del discurso. Madrid, 2008.
SACRISTÁN, Mª Luisa Gómez. Practica tu español: Ejercicios de pronunciación. Madrid, 2008.
h) INL086- PRÁTICA ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA
Referência Básica:
MENÉNDEZ, Alfredo Ignacio Álvarez. Escribir en español: la creación del texto escrito: composición y uso de modelos de textos. Oviedo: Nobel, 2005.
CASSANY, Daniel. Construir la escritura. Barcelona: Paidós, 1999.
CHOZAS, Diego; DORNELES, Flavia. Dificultades del español para brasileños. Madrid: SM, 2003.
Referência Complementar:
ARTÉS, José Siles; SÁNCHEZ, Jesús Maza. Curso de lectura, conversación y redacción.2 Ed. Editora: SGEL, 2002. Vol. 2
CASSANY, Daniel. La cocina de la escritura. Barcelona: Anagrama, 1998.
COLOMER, Teresa. La enseñanza de la lectura; estado de la cuestión. Cuadernos de pedagogía monográfico: Leer y escribir n. 216, jul-ago, 1993. Barcelona: Fontalba.
HERMOSO, González Alfredo; DUEÑAS, Carlos Romero. Gramática del español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 2011.
LAMAS, Óscar Loureda. Introducción a la tipología textual. Madrid: Arco Libros, S. L., 2003.
i) INL002- REDAÇÃO CIENTÍFICA
Referência Básica:
MARCONI, Marian de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto acadêmico: técnicas de redação e pesquisa científica 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
Referência Complementar:
BELL, Judith. Projeto de Pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perespectiva, 2006.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 26. ed. São Paulo: Ática, 2006.
MARCONI, Marian de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
j) INL068- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
Referência Básica:
MEDINA, N. M.; SANTOS, E.C. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 2003.
SANTOS, Luiz Fernando de Souza. O Panóptico Verde: a invenção ambiental da Amazônia. Manaus: Vales e Fapeam, 2014.
TAGLIEBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. (orgs.). Pesquisa em educação ambiental: pensamentos e reflexões. Pelotas: Editora Universitária, 2004.
Referência Complementar:
BOTELHO, J. M. L. Educação ambiental e formação de professores. Ji-Paraná: Gráfica Líder, 2000.
CHASSOT, A.; OLIVEIRA, R. J. Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, E. UNISINOS, 1998.
DUARTE-JÚNIOR, J. F. Fundamentos estéticos da educação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. (orgs.). Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Editora, 2002.
VILELA, G. C.; RIEVERS, M. Direito e meio ambiente: reflexões atuais. Belo Horizonte: Ed. Fórum, 2009.
k) INL088- SEMINÁRIO DE CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS
Referência Básica:
MATTOS, Regiane Augusto. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2012.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 43 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Referência Complementar:
ALENCAR, José de. Ubirajara. São Paulo: 25. ed. Ática, 2000.
BENTO, Maria Aparecida S. Cidadania em preto e branco: discutindo relações raciais. São Paulo: Ática, 1998.
MURAT, Heitor Luiz. Morandúbetá: fábulas indígenas. 7. ed. Belo Horizonte: Lê, 1998.
ROCHA, Lauro Cornélio da. A questão etno-racial e a formação de educadores. São Carlos, 2000.
SILVA, Marilene Corrêa da. O Paiz do Amazonas. Manaus: Editora Valer/Governo do Estado do Amazonas/Uninorte, 2004.
l) INL008- INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO
Referência Básica:
MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In.: MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Anna Christina. (Orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras, v. 2. São Paulo: Cortez, 2004.
ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1993.
Referência Complementar:
BRANDÃO, Helena H. N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: UNICAMP, 2004.
MACHADO, Ieda Lúcia; SANTOS, João Bosco Cabral dos; JESUS, Sérgio Nunes de (Orgs.). Análise do Discurso: afinidades epistêmicas Franco-Brasileiras. Curitiba: CRV, 2016.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.
PINTO, Milton. Comunicação e discurso. Introdução à Análise do discurso. São Paulo: HACKER editores,1999.
POSSENTI, S. Teoria do Discurso: Um caso de múltiplas rupturas. In.: MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Anna Christina. (Orgs). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos, v.3. São Paulo: Cortez, 2004.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, Presidenta em exercício, em 24/05/2021, às 22:41, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0550109 e o código CRC F9120BE1. |
Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@gmail.com
Referência: Processo nº 23105.007694/2021-76 |
SEI nº 0550109 |