Boletim de Serviço Eletrônico em 22/12/2021

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

Resolução nº 058, de 22 de dezembro de 2021

 

CRIAR a disciplina optativa IAPXXX– O Pedagogo em Contextos Não-Formais, para o curso de Pedagogia (IA04), vinculada ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá, versão 2014/2.

 

O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇAO (CEG), DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Resolução nº 020, de 16 de dezembro de 2019, do CONSEPE, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos da UFAM;

CONSIDERANDO a Ata da reunião extraordinária do Colegiado de Pedagogia realizada, no dia 28 de setembro de 2021;

CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia realizada, no dia 28 de setembro de 2021;

CONSIDERANDO o Ofício nº 048/2021/CCPEDAG-IEAA/UFAM, encaminhado ao Departamento de Apoio ao Ensino – DAE, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), em 08 de outubro de 2021; e

CONSIDERANDO, finalmente, a aprovação pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), em reunião nesta data,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º CRIAR a disciplina optativa IAPXXX – O Pedagogo em Contextos Não-Formais, para o curso de Pedagogia (IA04), vinculada ao Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá, versão 2014/2.

Art. 2º A disciplina IAPXXX – O Pedagogo em Contextos Não-Formais é criada com a seguinte carga horária: (4.4.0), sendo 04 (quatro) créditos teóricos, totalizando 60 (sessenta horas-aula).

Art. 3º O ementário da disciplina está contido no Anexo Único desta Resolução.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Anexo Único

Ementário da disciplina

Sigla

Disciplina

Crédito

CH 

PR

IAPXXX

O Pedagogo em Contextos Não-Formais

4.4.0

60h

-

Departamento Ofertante: 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Social. A Pedagogia e a formação do Pedagogo. A profissão “Pedagogo” e os contextos não formais.

 OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver estudos e debates acerca da Pedagogia Social, da formação e da atuação do Pedagogo Social

De modo específico pretende-se:

  • Compreender aspectos epistemológicos, sociais, pedagógicos e culturais, em contextos educativos não escolares (família, rua, comunidade, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Centros de Referência (CRAS, CREAS), Hospitais, Prisões, Asilos, Fundações e instituições, entre outras).

  • Promover experiências visando ampliar o campo de conhecimento e de atuação do pedagogo.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS: 

  1. CANASTRA, F. O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social - Uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativo. Revista Iberoamericana de Educación, 2009.

  2. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

  3. MACHADO, E. Educação Social e relações com especificidades socioeducativas. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012.

COMPLEMENTARES:

  1. D’AROZ, M. S.; HIKMANN, A. A. “FORMAR-SE” PEDAGOGO(A): uma experiência profissional não forma. SISYPHUS JOURNAL OF EDUCATION. VOLUME 9, ISSUE 02, 2021, PP. 228-247 DOI: https://doi.org/10.25749/sis.21918 CC BY-NC 4.0l.

  2. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36e. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

  3. GOHN, Maria da Glória. Educação Não-formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Rev. Investigar em Educação, n. 1, 2014. Disponível em: <http://pages.ie. uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/4> .

  4. LANGNER, A, L.; BONETI, L.W.; ASINELLI-LUZ, A. Ambientes de aprendizagens: a interface do mundo da vida e a escola. In Espaços educativos como oportunidade de aprendizagem: a Pedagogia Social em diálogos. V. 3 Editora CRV, Curitiba, 2021.

  5. ROMANS, M.; PETRUS, A.; TRILLA, J. Profissão: educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Presidente, em 22/12/2021, às 11:49, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0809840 e o código CRC C7EE348F.



 

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@gmail.com​


Referência: Processo nº 23105.035702/2021-74

SEI nº 0809840