Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Portaria nº 39, de 04 de abril de 2022
O DIRETOR DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, usando das atribuições legais, e:
CONSIDERANDO a Lei Nº 10.861, de 14/04/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES);
CONSIDERANDO a Portaria MEC Nº 220, de 03/11/2017, que institui o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Pesquisa do Brasil e dispõe sobre as diretrizes gerais do Programa;
CONSIDERANDO a Portaria MEC Nº 92, de 31/01/2014, que estabelece os instrumentos de Avaliação Externa das IES brasileiras;
CONSIDERANDO a Portaria MEC Nº 2.051, de 09/07/2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº 10.86 1, de 14 de abril de 2004;
CONSIDERANDO a Nota Técnica (CGACGIES/DAES/INEP/MEC) Nº 14, de 07/02/2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que uniformiza o entendimento sobre os Indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa, publicado no D.O.U, de 4 de fevereiro de 2014, por meio da Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014, no âmbito das instâncias que compõem o processo de avaliação do SINAES;
CONSIDERANDO as Diretrizes Estratégicas e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFAM 2016-2025, aprovado pelo CONSUNI em 23/11/2015, que estimula a internacionalização da UFAM por de ações nos vetores de Ensino de Graduação; Pesquisa e Pós-graduação; Extensão; e Inovação.
CONSIDERANDO o OFÍCIO Nº 23105.012526/2022-83/2022/DEQ/UFAM, de 01 de abril de 2022, consoante ao Processo SEI nº 23105.012526/2022-83, que trata da proposta de criação da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Tecnologia;
CONSIDERANDO a Decisão de Plenário do Colegiado do Departamento de Engenharia Mecânica, consoante ao Processo SEI supracitado, com a indicação do professor Paulo Roberto Oliveira Martins para compor a Comissão, em virtude do afastamento do professor Gino José Andrade de Andrade, para cursar doutorado no período de 30/05/2022 à 30/05/2026;
R E S O L V E:
Art. 1º - CONSTITUIR a Comissão de Internacionalização da Faculdade de Tecnologia com os seguintes servidores docentes:
I - PRESIDENTE:
Ocileide Custódio da Silva (Departamento de Engenharia Química).
II - MEMBROS:
Jean Carlos Silva Andrade (Departamento de Engenharia de Materiais);
Paulo Roberto Oliveira Martins (Departamento de Engenharia Mecânica);
Raimundo Kennedy Vieira (Departamento de Engenharia Civil);
Joemes de Lima Simas (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás);
Helder Cruz da Silva (Departamento de Eletricidade);
Sheila Cordeiro Mota (Departamento de Design);
Caren Michels (Departamento de Arquitetura e Urbanismo); e
Jonas Gomes da Silva (Departamento de Engenharia de Produção).
Art. 2º - São atribuições da Comissão de Internacionalização da Faculdade de Tecnologia:
1. Induzir e consolidar a internacionalização na Faculdade de Tecnologia, como estratégia de crescimento e de qualificação das atividades acadêmicas;
2. Assessorar os cursos da Faculdade de Tecnologia na implementação da cooperação internacional;
3. Apoiar o aumento de oportunidades de mobilidade à comunidade da Faculdade de Tecnologia;
4. Fomentar a implementação de acordos para realização de atividades técnico-científicas em colaboração com instituições estrangeiras; e
5. Promover ativamente ações com o objetivo de dar maior visibilidade à Faculdade de Tecnologia no cenário internacional.
Art. 3º - DETERMINAR período de vigência de 24 (vinte e quatro) meses, com carga horária de 1hora semanal.
Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
| Documento assinado eletronicamente por João Caldas do Lago Neto, Diretor, em 06/04/2022, às 19:45, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0932733 e o código CRC DC5E0213. |