Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO nº 012, de 27 de janeiro de 2025
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Software (IE17), Bacharelado, vespertino/noturno, versão curricular 2018/1, vinculado ao Instituto de Computação (ICOMP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). |
O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de bacharelado em Engenharia de Software;
CONSIDERANDO a Resolução CONSEPE nº 20, de 16 de dezembro de 2019, que referendou a Decisão Ad Referendum nº 003/2019, que aprova as Normas para Elaboração e Reformulação de Currículos;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 062, de 16 de outubro de 2017, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de bacharelado em Engenharia de Software, versão curricular 2018/1;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 063, de 16 de outubro de 2017, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de bacharelado em Engenharia de Software, versão curricular 2018/1;
CONSIDERANDO a ata reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante/NDE (SEI nº 2357835) do Curso de bacharelado em Engenharia de Software, realizada, em 02 de dezembro de 2024;
CONSIDERANDO a ata da reunião ordinária do Colegiado do Curso de bacharelado em Engenharia de Software (SEI nº 2357836), realizada em 03 de dezembro de 2024;
CONSIDERANDO o ofício Nº 006/2024/CCES/UFAM (SEI nº 2354193), encaminhado ao Departamento de Apoio ao Ensino/DAE, solicitando alterações no Projeto Pedagógico do Curso;
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 46/2024 DAE/PROEG (SEI nº 2384155), que trata da alteração do Projeto Pedagógico do Curso de de bacharelado em Engenharia de Software, vinculado ao Instituto da Computação - ICOMP;
CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (SEI nº 2423991), deliberada pela plenária em reunião realizada em 22 de janeiro de 2025.
R E S O L V E:
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de bacharelado em Engenharia de Software (IE17), versão curricular 2018/1, turno vespertino/noturno, vinculado ao Instituto da Computação (ICOMP), como segue:
§ 1º Inserir na matriz curricular as disciplinas eletivas, listadas a seguir:
ICC032 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROGRAMAÇÃO III, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC033 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROGRAMAÇÃO IV, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC034 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROGRAMAÇÃO V, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC035 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PROGRAMAÇÃO VI, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC130 - EXPERIÊNCIA CRIATIVA I, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula ;
ICC131 - EXPERIÊNCIA CRIATIVA II, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC111 - SEMINÁRIOS EM COMPUTAÇÃO, com 2.2.0 créditos, equivalentes a 30 horas-aula;
ICC316 - FUNDAMENTOS DE INTERNET DAS COISAS, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC317 - PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET DAS COISAS, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC503 - VERIFICAÇÃO FORMAL DE SOFTWARE E SISTEMAS, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC504 - TÉCNICAS PARA VERIFICAÇÃO, SÍNTESE E TESTE DE SOFTWARE, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC426 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE III, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC427 - TÓPICOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE III, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC428 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE IV, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC429 - TÓPICOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE IV, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC272 - TÓPICOS ESPECIAIS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
ICC273 - TÓPICOS AVANÇADOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula;
§ 2º Atualizar ementa da disciplina obrigatória ICC104 - INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE, com 2.2.0.0 créditos, equivalentes a 30 horas-aula, lotada no 5º período do curso;
§ 3º Atualizar ementas e excluir pré-requisitos das disciplinas eletivas: ICC270 - TÓPICOS ESPECIAIS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula; ICC271 - TÓPICOS AVANÇADOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, com 4.4.0.0 créditos, equivalentes a 60 horas-aula.
Art. 2º A alteração proposta não cria versão curricular, conforme Art. 19, § 1º, inciso II, alíneas a) e d) da Resolução Nº 020/2019 - CONSEPE.
Art. 3º O ementário das disciplinas obrigatória e eletivas criadas ou com conteúdos atualizados por esta Resolução, compõe o ANEXO I desta Resolução.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA da CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEG/CONSEPE) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) em Manaus, 22 de janeiro de 2025.
DAVID LOPES NETO
Presidente
ANEXO I
EMENTÁRIO
A) Disciplina Obrigatória
B) Disciplinas Eletivas
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
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T |
P |
EXT |
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ICC032 |
Tópicos Especiais em Programação III |
4.4.0.0 |
60 |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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Tópicos emergentes na área de programação de computadores, a critério do docente.
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Compreender os tópicos emergentes em programação e suas implicações éticas, sociais e ambientais. Aplicar técnicas e ferramentas avançadas para solucionar problemas contemporâneos de programação. Analisar as tendências atuais da área de programação, ambientes e processos de desenvolvimento, controle de versões e depuração. Avaliar questões éticas, sociais e ambientais relacionadas ao desenvolvimento e uso de novas tecnologias de programação.
ESPECÍFICOS: Explorar ferramentas e bibliotecas recentes que facilitam o desenvolvimento de software moderno. Desenvolver projetos práticos que utilizem técnicas de programação emergentes. Integrar boas práticas de programação com considerações éticas, sociais e ambientais em projetos de software. Debater implicações éticas relacionadas à automação, inteligência artificial e privacidade no contexto da programação. Comparar diferentes abordagens e tecnologias emergentes em termos de critérios tais como eficiência, segurança e sustentabilidade. Propor soluções inovadoras que utilizem novas tecnologias de programação para resolver problemas reais. Refletir sobre o impacto social e ambiental de soluções tecnológicas criadas a partir dos tópicos discutidos em aula.
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BÁSICAS: MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação para Iniciantes, 4 ed. Editora Novatec, 2024. ISBN 978-8575228869. MATTHES, Eric. Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação, 3 ed. Novatec Editora, 2023. ISBN 978-8575228432. DEITEL, Harvey M. e DEITEL, Paul J. Java: Como Programar, 10 ed. Editora Pearson, 2016. ISBN 978-8543004792.
COMPLEMENTARES: SILVA, Gabriel P.; BIANCHINI, Calebe P.; COSTA, Evaldo B. Programação Paralela e Distribuída: com MPI, OpenMP e OpenACC para computação de alto desempenho. Casa do Código, 2022. ISBN 978 8555193033. FORD, Neal; RICHARDS, Mark; SADALAGE, Pramod; DEHGHANI, Zhamak. Arquitetura de software: as partes difíceis: análises modernas de trade-off para arquiteturas distribuídas. Alta Books, 2024. ISBN 978-8550819846. NEWMAN, Sam. Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados, 2 ed. Novatec Editora, 2020. ISBN 978-6586057041. NEWMAN, Sam. Migrando Sistemas Monolíticos Para Microsserviços: Padrões Evolutivos Para Transformar seu Sistema Monolítico. Novatec Editora, 2022. ISBN ● FOKKINK, Wan. Distributed Algorithms: An Intuitive Approach, 2 ed. MIT Press, 2018. ISBN 978 0262037662. PINHEIRO, Francisco A. C. Elementos de programação em C. Porto Alegre: Bookman, 2012. ISBN 978-8540702028. |
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
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T |
P |
EXT |
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ICC033 |
Tópicos Especiais em Programação IV |
4.4.0.0 |
60 |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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Tópicos emergentes na área de programação de computadores, a critério do docente.
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Compreender os tópicos emergentes em programação e suas implicações éticas, sociais e ambientais. Aplicar técnicas e ferramentas avançadas para solucionar problemas contemporâneos de programação. Analisar as tendências atuais da área de programação, ambientes e processos de desenvolvimento, controle de versões e depuração. Avaliar questões éticas, sociais e ambientais relacionadas ao desenvolvimento e uso de novas tecnologias de programação.
Explorar ferramentas e bibliotecas recentes que facilitam o desenvolvimento de software moderno. Desenvolver projetos práticos que utilizem técnicas de programação emergentes. Integrar boas práticas de programação com considerações éticas, sociais e ambientais em projetos de software. Debater implicações éticas relacionadas à automação, inteligência artificial e privacidade no contexto da programação. Comparar diferentes abordagens e tecnologias emergentes em termos de critérios tais como eficiência, segurança e sustentabilidade. Propor soluções inovadoras que utilizem novas tecnologias de programação para resolver problemas reais. Refletir sobre o impacto social e ambiental de soluções tecnológicas criadas a partir dos tópicos discutidos em aula.
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BÁSICAS: MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação para Iniciantes, 4 ed. Editora Novatec, 2024. ISBN 978-8575228869. MATTHES, Eric. Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação, 3 ed. Novatec Editora, 2023. ISBN 978-8575228432. DEITEL, Harvey M. e DEITEL, Paul J. Java: Como Programar, 10 ed. Editora Pearson, 2016. ISBN 978-8543004792.
COMPLEMENTARES: SILVA, Gabriel P.; BIANCHINI, Calebe P.; COSTA, Evaldo B. Programação Paralela e Distribuída: com MPI, OpenMP e OpenACC para computação de alto desempenho. Casa do Código, 2022. ISBN 978 8555193033. FORD, Neal; RICHARDS, Mark; SADALAGE, Pramod; DEHGHANI, Zhamak. Arquitetura de software: as partes difíceis: análises modernas de trade-off para arquiteturas distribuídas. Alta Books, 2024. ISBN 978-8550819846. NEWMAN, Sam. Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados, 2 ed. Novatec Editora, 2020. ISBN 978-6586057041. NEWMAN, Sam. Migrando Sistemas Monolíticos Para Microsserviços: Padrões Evolutivos Para Transformar seu Sistema Monolítico. Novatec Editora, 2022. ISBN FOKKINK, Wan. Distributed Algorithms: An Intuitive Approach, 2 ed. MIT Press, 2018. ISBN 978 0262037662. PINHEIRO, Francisco A. C. Elementos de programação em C. Porto Alegre: Bookman, 2012. ISBN 978-8540702028. |
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
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T |
P |
EXT |
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ICC034 |
Tópicos Especiais em Programação V |
4.4.0.0 |
60 |
|
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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||||||
Tópicos emergentes na área de programação de computadores, a critério do docente.
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Compreender os tópicos emergentes em programação e suas implicações éticas, sociais e ambientais. Aplicar técnicas e ferramentas avançadas para solucionar problemas contemporâneos de programação. Analisar as tendências atuais da área de programação, ambientes e processos de desenvolvimento, controle de versões e depuração. Avaliar questões éticas, sociais e ambientais relacionadas ao desenvolvimento e uso de novas tecnologias de programação.
Explorar ferramentas e bibliotecas recentes que facilitam o desenvolvimento de software moderno. Desenvolver projetos práticos que utilizem técnicas de programação emergentes. Integrar boas práticas de programação com considerações éticas, sociais e ambientais em projetos de software. Debater implicações éticas relacionadas à automação, inteligência artificial e privacidade no contexto da programação. Comparar diferentes abordagens e tecnologias emergentes em termos de critérios tais como eficiência, segurança e sustentabilidade. Propor soluções inovadoras que utilizem novas tecnologias de programação para resolver problemas reais. Refletir sobre o impacto social e ambiental de soluções tecnológicas criadas a partir dos tópicos discutidos em aula.
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BÁSICAS: MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação para Iniciantes, 4 ed. Editora Novatec, 2024. ISBN 978-8575228869. MATTHES, Eric. Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação, 3 ed. Novatec Editora, 2023. ISBN 978-8575228432. DEITEL, Harvey M. e DEITEL, Paul J. Java: Como Programar, 10 ed. Editora Pearson, 2016. ISBN 978-8543004792.
COMPLEMENTARES: SILVA, Gabriel P.; BIANCHINI, Calebe P.; COSTA, Evaldo B. Programação Paralela e Distribuída: com MPI, OpenMP e OpenACC para computação de alto desempenho. Casa do Código, 2022. ISBN 978 8555193033. FORD, Neal; RICHARDS, Mark; SADALAGE, Pramod; DEHGHANI, Zhamak. Arquitetura de software: as partes difíceis: análises modernas de trade-off para arquiteturas distribuídas. Alta Books, 2024. ISBN 978-8550819846. NEWMAN, Sam. Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados, 2 ed. Novatec Editora, 2020. ISBN 978-6586057041. NEWMAN, Sam. Migrando Sistemas Monolíticos Para Microsserviços: Padrões Evolutivos Para Transformar seu Sistema Monolítico. Novatec Editora, 2022. ISBN FOKKINK, Wan. Distributed Algorithms: An Intuitive Approach, 2 ed. MIT Press, 2018. ISBN 978 0262037662. PINHEIRO, Francisco A. C. Elementos de programação em C. Porto Alegre: Bookman, 2012. ISBN 978-8540702028.
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Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
|||
T |
P |
EXT |
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ICC035 |
Tópicos Especiais em Programação VI |
4.4.0.0 |
60 |
|
|
|
|
Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
|
||||||
Tópicos emergentes na área de programação de computadores, a critério do docente.
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|||||||
Compreender os tópicos emergentes em programação e suas implicações éticas, sociais e ambientais. Aplicar técnicas e ferramentas avançadas para solucionar problemas contemporâneos de programação. Analisar as tendências atuais da área de programação, ambientes e processos de desenvolvimento, controle de versões e depuração. Avaliar questões éticas, sociais e ambientais relacionadas ao desenvolvimento e uso de novas tecnologias de programação.
Explorar ferramentas e bibliotecas recentes que facilitam o desenvolvimento de software moderno. Desenvolver projetos práticos que utilizem técnicas de programação emergentes. Integrar boas práticas de programação com considerações éticas, sociais e ambientais em projetos de software. Debater implicações éticas relacionadas à automação, inteligência artificial e privacidade no contexto da programação. Comparar diferentes abordagens e tecnologias emergentes em termos de critérios tais como eficiência, segurança e sustentabilidade. Propor soluções inovadoras que utilizem novas tecnologias de programação para resolver problemas reais. Refletir sobre o impacto social e ambiental de soluções tecnológicas criadas a partir dos tópicos discutidos em aula.
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BÁSICAS: MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação para Iniciantes, 4 ed. Editora Novatec, 2024. ISBN 978-8575228869. MATTHES, Eric. Curso Intensivo de Python: uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação, 3 ed. Novatec Editora, 2023. ISBN 978-8575228432. DEITEL, Harvey M. e DEITEL, Paul J. Java: Como Programar, 10 ed. Editora Pearson, 2016. ISBN 978-8543004792.
COMPLEMENTARES: SILVA, Gabriel P.; BIANCHINI, Calebe P.; COSTA, Evaldo B. Programação Paralela e Distribuída: com MPI, OpenMP e OpenACC para computação de alto desempenho. Casa do Código, 2022. ISBN 978 8555193033. FORD, Neal; RICHARDS, Mark; SADALAGE, Pramod; DEHGHANI, Zhamak. Arquitetura de software: as partes difíceis: análises modernas de trade-off para arquiteturas distribuídas. Alta Books, 2024. ISBN 978-8550819846. NEWMAN, Sam. Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados, 2 ed. Novatec Editora, 2020. ISBN 978-6586057041. NEWMAN, Sam. Migrando Sistemas Monolíticos Para Microsserviços: Padrões Evolutivos Para Transformar seu Sistema Monolítico. Novatec Editora, 2022. ISBN FOKKINK, Wan. Distributed Algorithms: An Intuitive Approach, 2 ed. MIT Press, 2018. ISBN 978 0262037662. PINHEIRO, Francisco A. C. Elementos de programação em C. Porto Alegre: Bookman, 2012. ISBN 978-8540702028.
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Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
|||
T |
P |
EXT |
|||||
ICC130 |
Experiência Criativa I |
4.4.0.0 |
60 |
|
|
|
|
Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
|
||||||
Competências transversais: gestão do tempo, aprendendo a aprender, pensamento crítico, pensamento sistêmico, trabalho em equipe, entre outras. Desenvolvimento de projetos: planejamento, cronograma, execução e testes. Apresentação dos resultados de um projeto.
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|||||||
Desenvolver e apresentar projeto de computação, integrando disciplinas e seus conteúdos, bem como desenvolvendo competências transversais.
ESPECÍFICOS: Planejar projetos considerando cronogramas, recursos disponíveis e impactos sociais e ambientais. Discutir soluções de computação que respondam a desafios relacionados à diversidade étnicoracial, direitos da população LGBTQIAPN+, mudanças climáticas e segurança alimentar. Avaliar projetos com base em critérios técnicos, éticos e sustentáveis. Trabalhar em equipe para resolver problemas de forma colaborativa e crítica. Apresentar resultados de projetos, comunicando-os de forma inclusiva e acessível a diferentes públicos.
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BÁSICAS: FEIJÓ, Bruno; CLUA, Esteban; SILVA, Flávio S. Corrêa. Introdução à ciência da computação com jogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. KINSLEY, Harrison; MCGUGAN, Will. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com Pygame. São Paulo: Novatec, 2015. MARCONDES, Guilherme Augusto Barucke. Matemática com Python: Um Guia Prático São Paulo: Novatec, 2015.
COMPLEMENTARES: FOROUZAN, Behrouz; MOSHARRAF, Firouz. Fundamentos da Ciência da Computação, tradução da 2ª edição internacional. Editora Cengage Learning, 2012. ● BROOKSHEAR, J. Glenn. Ciência da Computação: Uma Visão Abrangente, 11ª Edição. Editora: Bookman, 2013. ISBN: 9788582600306. Dale, N. B.; Lewis, J. Ciência da computação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. PERKOVIC, Ljubomir. Introdução à Computação Usando Python - um Foco no Desenvolvimento de Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2016. JAVED, Adeel. Criando Projetos com Arduino Para a Internet das Coisas: Experimentos com Aplicações do Mundo Real. São Paulo: Novatec, 2017 MONK, Simon. Programação com Arduino: Começando com Sketches, 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.
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Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
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T |
P |
EXT |
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ICC131 |
Experiência Criativa II |
4.4.0.0 |
60 |
|
|
|
|
Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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||||||
Competências transversais: gestão do tempo, aprendendo a aprender, pensamento crítico, pensamento sistêmico, trabalho em equipe, entre outras. Desenvolvimento de projetos: planejamento, cronograma, execução e testes. Apresentação dos resultados de um projeto.
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Desenvolver e apresentar projeto de computação, integrando disciplinas e seus conteúdos, bem como desenvolvendo competências transversais.
ESPECÍFICOS: Planejar projetos computacionais intermediários, organizando cronogramas e recursos. Desenvolver protótipos simples utilizando ferramentas básicas de computação. Testar e validar projetos, identificando melhorias a partir de feedbacks. Aplicar conceitos iniciais de diversidade, inclusão e sustentabilidade no desenvolvimento de projetos. Apresentar os resultados de projetos de forma clara, utilizando recursos visuais e comunicação eficaz.
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BÁSICAS: FEIJÓ, Bruno; CLUA, Esteban; SILVA, Flávio S. Corrêa. Introdução à ciência da computação com jogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. KINSLEY, Harrison; MCGUGAN, Will. Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Python com Pygame. São Paulo: Novatec, 2015. MARCONDES, Guilherme Augusto Barucke. Matemática com Python: Um Guia Prático São Paulo: Novatec, 2015.
COMPLEMENTARES: FOROUZAN, Behrouz; MOSHARRAF, Firouz. Fundamentos da Ciência da Computação, tradução da 2ª edição internacional. Editora Cengage Learning, 2012. ● BROOKSHEAR, J. Glenn. Ciência da Computação: Uma Visão Abrangente, 11ª Edição. Editora: Bookman, 2013. ISBN: 9788582600306. Dale, N. B.; Lewis, J. Ciência da computação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. PERKOVIC, Ljubomir. Introdução à Computação Usando Python - um Foco no Desenvolvimento de Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2016. JAVED, Adeel. Criando Projetos com Arduino Para a Internet das Coisas: Experimentos com Aplicações do Mundo Real. São Paulo: Novatec, 2017. MONK, Simon. Programação com Arduino: Começando com Sketches, 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2017. MONK, Simon. Programação com Arduino II: Passos Avançados com Sketches. Porto Alegre: Bookman, 2014. MONK, Simon. 30 Projetos com Arduino. Porto Alegre: Bookman, 2014. KLEIN, Philip N. Coding the Matrix: Linear Algebra Through Applications to Computer Science. Newtonian Press, 2013.
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Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
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T |
P |
EXT |
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ICC111 |
Seminários em Computação |
2.2.0.0 |
60 |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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Apresentação do curso de Ciência da Computação: Áreas de formação e de atuação. Desenvolvimento histórico da ciência da computação e suas consequências tecnológicas, sociais e econômicas. Descobertas e invenções que representaram saltos tecnológicos. Currículo e estruturas obrigatórias e opcionais do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Os temas serão desenvolvidos em seminários e/ou palestras.
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Ambientar o estudante com o curso de Bacharelado em Ciências da Computação. Proporcionar uma visão global dos conteúdos do currículo e suas relações com sua futura profissão e com o desenvolvimento histórico da Ciência da Computação.
Conhecer as áreas de formação e atuação profissional em Ciência da Computação, identificando oportunidades no mercado de trabalho e na pesquisa científica, além de compreender o desenvolvimento histórico da área. Nesse contexto, o estudante será incentivado a explorar a estrutura curricular do curso, compreendendo as disciplinas obrigatórias e opcionais e suas inter-relações, promovendo uma formação ampla e integrada. Refletir sobre o papel ético e sustentável do cientista da computação na sociedade, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico e social. Por meio da participação em seminários e palestras, o estudante será estimulado a participar ativamente do ambiente acadêmico e relacionar os conteúdos do curso às demandas do mercado e aos desafios globais, ampliando sua visão sobre o impacto da formação em Ciência da Computação.
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BÁSICAS: FOROUZAN, Behrouz; MOSHARRAF, Firouz. Fundamentos da Ciência da Computação, tradução da 2ª edição internacional. Editora Cengage Learning, 2012. ISBN 9788522110537. BROOKSHEAR, J. Glenn. Ciência da Computação: Uma Visão Abrangente, 11ª Edição. Editora: Bookman, 2013. ISBN: 9788582600306. Dale, N. B.; Lewis, J. Ciência da computação. Rio de Janeiro: LTC Ed., 2011. ISBN: 9788521617419.
COMPLEMENTARES: CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia, 14ª ed. São Paulo, SP: Ática, 2010. ISBN 9788508134694. FEDELI, Ricardo Daniel; POLLONI, Enrico Giulio Franco; PERES; Fernando Eduardo. Introdução à Ciência da Computação, 2ª edição. Editora Cengage Learning, 2010. ARAUJO, Antonio Marcos de Lima. Fundamentos da Computação para Ciência e Tecnologia - Do computável ao computador, das estratégias aos algoritmos. 1ª ed. Editora Ciência Moderna, 2014. ISBN: 9788539904068. Yoshihide Igarashi, Tom Altman, Mariko Funada, Barbara Kamiyama. Computing: A Historical and Technical Perspective. Chapman and Hall/CRC, 2014. ISBN 978-1-48-222741-3. WALKER, Henry M. The Tao of Computing, 2nd Edition. Chapman and Hall/CRC, 2013. ISBN 978 1-43-989251-0.
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Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
|||
T |
P |
EXT |
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ICC316 |
Fundamentos de Internet das Coisas |
4.4.0.0 |
60 |
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|
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|
Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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||||||
Definição, características e domínios. Projeto físico. Projeto lógico. Tecnologias de base. Padrões de comunicação sem fio. Protocolos. Níveis de sistemas IoT. Plataformas de desenvolvimento. Metodologia de desenvolvimento. Estudo de caso.
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Compreender os conceitos de Internet das Coisas e ser capaz de projetar, implementar, testar e utilizar sistemas de Internet das Coisas orientados especificamente para aplicações do mundo real. Explicar a definição e uso do termo Internet das Coisas em diferentes contextos. Distinguir os vários protocolos usados em IoT. Identificar as tecnologias-chave de comunicação sem fio usados em sistemas IoT. Entender o papel de big data, computação em nuvem, e data analytics em um sistema IoT típico e saber implementar uma coleção simples de dados baseada em nuvem e um sistema de análise.
Definir os principais conceitos e características da Internet das Coisas, destacando seus componentes básicos e funcionamento. Descrever os níveis de sistemas IoT, distinguindo entre os aspectos físicos (sensores, atuadores, dispositivos) e lógicos (protocolos, software). Identificar os principais padrões de comunicação sem fio utilizados em IoT, como ZigBee, LoRa, Bluetooth, e Wi-Fi, e seu impacto em diferentes aplicações. ● Explorar as tecnologias de base, como sensores, atuadores, e microcontroladores (por exemplo, Arduino, Raspberry Pi), que possibilitam o desenvolvimento de projetos IoT. Utilizar plataformas de desenvolvimento específicas de IoT (como AWS IoT, Google Cloud IoT ou Microsoft Azure IoT) para implementar soluções práticas. Projetar sistemas físicos e lógicos que integram sensores e atuadores com redes de comunicação para formar sistemas IoT completos.
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BÁSICAS: BAHGA, Arshdeep; MADISETTI, Vijay. Internet of Things: A hands-on approach. VPT, 2014. ISBN 978-0996025515. LEA, Perry. Internet of Things for Architects: Architecting IoT solutions by implementing sensors, communication infrastructure, edge computing, analytics, and security. Packt Publishing, 2018. ISBN 978-1788470599. OLIVEIRA, Sérgio. Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi, 2a. Novatec, 2021. ISBN 978-65-86057-35-5
COMPLEMENTARES: BUYYA, Rajkumar; DASTJERDI, Amir Vahid. Internet of Things: Principles and Paradigms. Elsevier, 2016. ISBN 978-0128053959. CIRANI, Simone; FERRARI, Gianluigi; PICONE, Marco; VELTRI, Luca. Internet of things: architectures, protocols and standards. John Wiley & Sons, 2018. ISBN 978-1119359678. GÉRON, Aurélien. Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & TensorFlow, 2a. Alta Books, 2021. ISBN 978-8550815480. LEA, Perry. IoT and Edge Computing for Architects: Implementing edge and IoT systems from sensors to clouds with communication systems, analytics, and security. Packt Publishing, 2020. ISBN 978-1839214806. RAO, Gunneswara. Design of Internet of Things. CRC Press, 2022. ISBN 978-1032300504. |
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
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T |
P |
EXT |
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ICC317 |
Programação para Internet das Coisas |
4.4.0.0 |
60 |
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Departamento ou Coordenação ofertante: Coordenação do Curso de Ciência da Computação |
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Ambiente de desenvolvimento. Sensores e protocolos. Programando SBC. Conexão com o mundo físico. Rede com MQTT. Conexão com a nuvem.
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Compreender os princípios fundamentais, técnicas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de sistemas orientados para a Internet das Coisas. Conhecer as plataformas de hardware e software utilizadas no desenvolvimento de aplicações para IoT. Conhecer os protocolos de comunicação comuns em projetos práticos de IoT. Saber integrar dispositivos IoT com serviços em nuvem. Saber projetar e implementar sistemas completos de IoT.
Identificar os principais componentes de um ambiente de desenvolvimento para IoT. Configurar e programar SBCs (Single Board Computers) como Raspberry Pi ou Arduino, interagindo com sensores e atuadores. Implementar conexões entre o mundo físico e dispositivos IoT, utilizando sensores e atuadores para capturar dados e realizar ações. Descrever os principais protocolos de comunicação IoT, como MQTT, explicando sua importância na conectividade entre dispositivos e sistemas. Estabelecer redes de comunicação para IoT, utilizando o protocolo MQTT para a troca de mensagens entre dispositivos em rede. Conectar dispositivos IoT com plataformas de nuvem para armazenar e processar dados, garantindo uma integração eficiente e segura.
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BÁSICAS: DONAT, Wolfram. Programação do Raspberry Pi com Python. Novatec, 2018. DOW, Colin. Internet of Things Programming Projects, 2nd. Birmingham: Packt Publishing, 2024. HILLAR, Gastón C. Internet of Things with Python. Birmingham: Packt Publishing, 2016.
COMPLEMENTARES: BELL, Charles. Beginning IoT Projects. Apress, 2021. BERTOLETI, Pedro. Projetos Com Esp32 e LoRa. Editora Clube de Autores, 2019. HILLAR, Gastón C. Hands-On MQTT Programming with Python: Work with the lightweight IoT protocol in Python. Packt Publishing, 2018. KING, Andy. Programming the Internet of Things. O'Reilly, 2021. ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana; OLIVEIRA, Cláudio Luís Vieira. Projetos com Python e Arduino: Como Desenvolver Projetos Práticos de Eletrônica, Automação e IoT. Editora Érica, 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Presidente, em 27/01/2025, às 12:50, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2424084 e o código CRC 7F281F43. |
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SEI nº 2424084 |