Boletim de Serviço Eletrônico em 18/02/2025

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

 

 

RESOLUÇÃO Nº 022, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2025

 

ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias;

CONSIDERANDO a Resolução nº 43, de 26 de novembro de 2008, CEG/CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC);

CONSIDERANDO a Resolução nº 44, de 26 de novembro de 2008, CEG/CONSEPER, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC);

CONSIDERANDO a Resolução nº 020, de 16 de dezembro de 2019, CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO a ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia (IH01), realizada em 13/11/2024, (SEI Nº 2408192);

CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Biblioteconomia (IH01), realizada em 03/12/2024, (SEI Nº 2416864);

CONSIDERANDO o Despacho Cbiblio-FIC, (SEI Nº 2414457);

CONSIDERANDO a Informação nº 3/2025/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, (SEI Nº 2417450), que trata da análise do processo de alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia (IH01);

CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (2459044), do plenário em reunião ordinária realizada em 13 de fevereiro de 2025,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Parágrafo único. A alteração de que trata o caput se refere a: 

I - mudança no período de oferta das disciplinas obrigatórias abaixo relacionadas:

a) a disciplina IHB197 - Normalização Documentária, do 2º para o  3º período;  

b) a disciplina IHB199 - Análise da Informação, do 3º para o 4º período; e 

c) a disciplina HB004 - História dos Registros do Conhecimento, do 4º para o 2º período. 

II - atualização do ementário da Disciplina IHP123 - Língua Brasileira de Sinais B.

Art. 2º A matriz curricular do curso de graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, fica definida conforme consta do Anexo I desta Resolução.

Art. 3º O ementário atualizado da Disciplina IHP123 - Língua Brasileira de Sinais B consta do Anexo II desta Resolução.

Art. 4º Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos matriculados no Curso de Graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

ANEXO I

MATRIZ CURRICULAR 

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB001

Introdução à Biblioteconomia

-

4.4.0

60

IHB229

Metodologia do Trabalho Acadêmico

-

4.4.0

60

IHP184

Língua Portuguesa I

-

4.4.0

60

IHS011

Sociologia I

-

4.4.0

60

IHF001

Introdução à Filosofia

-

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20.20.0

300

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB196

Introdução a Comunicação

-

4.4.0

60

IHB198

Bibliotecas Pública e Comunitária

IHB001

3.3.0

45

IHF045

Lógica I

-

4.4.0

60

FEF023

Psicologia Social

-

4.4.0

60

IHB004

História dos Registros do Conhecimento

IHB001

4.4.0

60

SUB-TOTAL

19.19.0

285

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB008

Representação Descritiva de Documentos I

-

5.4.1

90

IHB197

Normalização Documentária

IHB229

4.4.0

60

IHB200

Administração de Bibliotecas

-

3.3.0

45

ICC903

Geração e Uso de Banco de Dados

-

3.3.0

45

IHB201

Bibliotecas Escolar e Universitária

IHB001

3.3.0

45

SUB-TOTAL

18.17.1

285

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

 

IHB202

Biblioteca Especializada e Centro de Documentação

IHB001

3.3.0

45

IHB203

Representação Descritiva de Documentos II

IHB008

5.4.1

90

IHB204

Organização, Sistemas e  Métodos

IHB200

4.4.0

60

IHB199

Análise da Informação

IHB197

3.2.1

60

IHE130

Inglês Instrumental I

-

4.4.0

60

SUB-TOTAL

19.17.2

315

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB003

Informação e Cidadania

-

3.3.0

45

IHB205

Representação Temática I

IHB199

IHE130

 

5.4.1

 

90

IHB206

Planejamento de Bibliotecas

IHB204

3.3.0

45

IHB085

Tecnologias da Informação

ICC903

3.2.1

60

IHB207

Estudos de Uso e Usuários de Informação

-

4.4.0

60

SUB-TOTAL

18.16.2

300

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB208

Gestão de Repositórios Digitais

IHB200

4.4.0

60

IEE011

Introdução à Estatística

-

4.4.0

60

IHB092

Metodologia da Pesquisa I

-

4.4.0

60

IHB209

Fontes de Informação I

-

3.2.1

60

IHB210

Representação Temática II

IHB205

5.4.1

90

SUB-TOTAL

20.18.2

330

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

IHB211

Formação e Desenvolvimento de Coleções em Bibliotecas

IHB207

4.4.0

60

IHB212

Serviço de Referência e Informação

IHB209

4.3.1

75

IHB213

Marketing em Bibliotecas

IHB206

4.4.0

60

IHB230

Metodologia da Pesquisa II

IHB092

4.4.0

60

IHB214

Fontes de Informação II

IHB209

4.4.0

60

SUB-TOTAL

20.19.1

315

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

CH

 

IHB224

 

Estágio Supervisionado

IHB203

IHB207

IHB210

IHB211

IHB212

IHB214

IHB230

8.0.8

240

IHB176

Trabalho de Conclusão de Curso

 

IHB203

IHB207

IHB210

IHB211

IHB212

IHB214

IHB230

 

3.0.3

90

SUB-TOTAL

11.0.11

330

 

ANEXO II 

EMENTÁRIO

Sigla

Disciplina

CR

CH

PR

T

P

EXT

IHP123

Língua Brasileira de Sinais B

4.4.0

4

0

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:

Coordenação Acadêmica da FLET

EMENTA

História, fundamentos e teorias da Educação de Surdos. Pedagogia Surda/Visual. Mitos sobre a surdez, pessoa surda e línguas de sinais. Noções de literatura surda. Cultura surda. Identidades surdas. As legislações e o Sujeito Surdo. Noções básicas de linguística da Libras. Conteúdos básicos de Libras: alfabeto manual, datilologia, números, saudações cotidianas e vocabulário para família, noções de tempo, cores, formas e tamanhos, saúde, meios de transporte e lugares geográficos (local e nacional).      

OBJETIVOS

GERAL

Construir conhecimento acerca da Língua Brasileira de Sinais, do ser surdos, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua Língua, da sua cultura, das suas Identidades e Pedagogias Surda/Visual.

 

ESPECÍFICOS

Compreender os aspectos históricos, legais, educacionais, pedagógicos, literários, culturais, identitárias da surdez e/ou pessoa surda;

Aprender noções básicas da linguística da Libras;

Adquirir vocabulário básico da Libras no contexto de língua adicional.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Brasil. Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Volume I: Sinais de A a L.

CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Volume II: Sinais de M a Z.

 

COMPLEMENTAR

FELIPE, Tania A.; Monteiro, Myma S. Libras em contexto: curso básico: livro do aluno. 5. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

GESSER, Audrei. Libras?: que ĺngua é essa? crenças e preconceitos em torno da lingua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Par bola Editoral, 2009.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Lingua brasileira de sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SÁ, Nidia Regina Limeira de. Educação de surdos: a caminho do bilinguismo. Niteri: EDUFF, 1999.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves, Presidenta em exercício, em 18/02/2025, às 09:16, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23105.054482/2024-21

SEI nº 2460025