Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 022, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2025
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Resolução nº 43, de 26 de novembro de 2008, CEG/CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC);
CONSIDERANDO a Resolução nº 44, de 26 de novembro de 2008, CEG/CONSEPER, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC);
CONSIDERANDO a Resolução nº 020, de 16 de dezembro de 2019, CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia (IH01), realizada em 13/11/2024, (SEI Nº 2408192);
CONSIDERANDO a ata da reunião extraordinária do Colegiado do Curso de Biblioteconomia (IH01), realizada em 03/12/2024, (SEI Nº 2416864);
CONSIDERANDO o Despacho Cbiblio-FIC, (SEI Nº 2414457);
CONSIDERANDO a Informação nº 3/2025/DAE - PROEG/PROEG/UFAM, (SEI Nº 2417450), que trata da análise do processo de alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia (IH01);
CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão CEG (2459044), do plenário em reunião ordinária realizada em 13 de fevereiro de 2025,
R E S O L V E:
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Parágrafo único. A alteração de que trata o caput se refere a:
I - mudança no período de oferta das disciplinas obrigatórias abaixo relacionadas:
a) a disciplina IHB197 - Normalização Documentária, do 2º para o 3º período;
b) a disciplina IHB199 - Análise da Informação, do 3º para o 4º período; e
c) a disciplina HB004 - História dos Registros do Conhecimento, do 4º para o 2º período.
II - atualização do ementário da Disciplina IHP123 - Língua Brasileira de Sinais B.
Art. 2º A matriz curricular do curso de graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, fica definida conforme consta do Anexo I desta Resolução.
Art. 3º O ementário atualizado da Disciplina IHP123 - Língua Brasileira de Sinais B consta do Anexo II desta Resolução.
Art. 4º Aplicar-se-á esta Resolução aos alunos matriculados no Curso de Graduação em Biblioteconomia (IH01), presencial, bacharelado, turno matutino, versão 2009/2, vinculado a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
ANEXO I
MATRIZ CURRICULAR
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
1º |
IHB001 |
Introdução à Biblioteconomia |
- |
4.4.0 |
60 |
IHB229 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHP184 |
Língua Portuguesa I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHS011 |
Sociologia I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHF001 |
Introdução à Filosofia |
- |
4.4.0 |
60 |
|
SUB-TOTAL |
20.20.0 |
300 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
2º |
IHB196 |
Introdução a Comunicação |
- |
4.4.0 |
60 |
IHB198 |
Bibliotecas Pública e Comunitária |
IHB001 |
3.3.0 |
45 |
|
IHF045 |
Lógica I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
FEF023 |
Psicologia Social |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB004 |
História dos Registros do Conhecimento |
IHB001 |
4.4.0 |
60 |
|
SUB-TOTAL |
19.19.0 |
285 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
3º |
IHB008 |
Representação Descritiva de Documentos I |
- |
5.4.1 |
90 |
IHB197 |
Normalização Documentária |
IHB229 |
4.4.0 |
60 |
|
IHB200 |
Administração de Bibliotecas |
- |
3.3.0 |
45 |
|
ICC903 |
Geração e Uso de Banco de Dados |
- |
3.3.0 |
45 |
|
IHB201 |
Bibliotecas Escolar e Universitária |
IHB001 |
3.3.0 |
45 |
|
SUB-TOTAL |
18.17.1 |
285 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
4º |
IHB202 |
Biblioteca Especializada e Centro de Documentação |
IHB001 |
3.3.0 |
45 |
IHB203 |
Representação Descritiva de Documentos II |
IHB008 |
5.4.1 |
90 |
|
IHB204 |
Organização, Sistemas e Métodos |
IHB200 |
4.4.0 |
60 |
|
IHB199 |
Análise da Informação |
IHB197 |
3.2.1 |
60 |
|
IHE130 |
Inglês Instrumental I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
SUB-TOTAL |
19.17.2 |
315 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
5º |
IHB003 |
Informação e Cidadania |
- |
3.3.0 |
45 |
IHB205 |
Representação Temática I |
IHB199 IHE130 |
5.4.1 |
90 |
|
IHB206 |
Planejamento de Bibliotecas |
IHB204 |
3.3.0 |
45 |
|
IHB085 |
Tecnologias da Informação |
ICC903 |
3.2.1 |
60 |
|
IHB207 |
Estudos de Uso e Usuários de Informação |
- |
4.4.0 |
60 |
|
SUB-TOTAL |
18.16.2 |
300 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
6º |
IHB208 |
Gestão de Repositórios Digitais |
IHB200 |
4.4.0 |
60 |
IEE011 |
Introdução à Estatística |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB092 |
Metodologia da Pesquisa I |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IHB209 |
Fontes de Informação I |
- |
3.2.1 |
60 |
|
IHB210 |
Representação Temática II |
IHB205 |
5.4.1 |
90 |
|
SUB-TOTAL |
20.18.2 |
330 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
7º |
IHB211 |
Formação e Desenvolvimento de Coleções em Bibliotecas |
IHB207 |
4.4.0 |
60 |
IHB212 |
Serviço de Referência e Informação |
IHB209 |
4.3.1 |
75 |
|
IHB213 |
Marketing em Bibliotecas |
IHB206 |
4.4.0 |
60 |
|
IHB230 |
Metodologia da Pesquisa II |
IHB092 |
4.4.0 |
60 |
|
IHB214 |
Fontes de Informação II |
IHB209 |
4.4.0 |
60 |
|
SUB-TOTAL |
20.19.1 |
315 |
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
CH |
8º |
IHB224 |
Estágio Supervisionado |
IHB203 IHB207 IHB210 IHB211 IHB212 IHB214 IHB230 |
8.0.8 |
240 |
IHB176 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
IHB203 IHB207 IHB210 IHB211 IHB212 IHB214 IHB230
|
3.0.3 |
90 |
|
SUB-TOTAL |
11.0.11 |
330 |
ANEXO II
EMENTÁRIO
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|
T |
P |
EXT |
|||||
IHP123 |
Língua Brasileira de Sinais B |
4.4.0 |
4 |
0 |
0 |
- |
|
Coordenação Acadêmica da FLET |
|||||||
História, fundamentos e teorias da Educação de Surdos. Pedagogia Surda/Visual. Mitos sobre a surdez, pessoa surda e línguas de sinais. Noções de literatura surda. Cultura surda. Identidades surdas. As legislações e o Sujeito Surdo. Noções básicas de linguística da Libras. Conteúdos básicos de Libras: alfabeto manual, datilologia, números, saudações cotidianas e vocabulário para família, noções de tempo, cores, formas e tamanhos, saúde, meios de transporte e lugares geográficos (local e nacional). |
|||||||
GERAL Construir conhecimento acerca da Língua Brasileira de Sinais, do ser surdos, quebrando o estigma da deficiência, através do reconhecimento da sua Língua, da sua cultura, das suas Identidades e Pedagogias Surda/Visual.
ESPECÍFICOS Compreender os aspectos históricos, legais, educacionais, pedagógicos, literários, culturais, identitárias da surdez e/ou pessoa surda; Aprender noções básicas da linguística da Libras; Adquirir vocabulário básico da Libras no contexto de língua adicional. |
|||||||
BÁSICA BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Brasil. Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Volume I: Sinais de A a L. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Volume II: Sinais de M a Z.
COMPLEMENTAR FELIPE, Tania A.; Monteiro, Myma S. Libras em contexto: curso básico: livro do aluno. 5. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006. GESSER, Audrei. Libras?: que ĺngua é essa? crenças e preconceitos em torno da lingua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Par bola Editoral, 2009. QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Lingua brasileira de sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SÁ, Nidia Regina Limeira de. Educação de surdos: a caminho do bilinguismo. Niteri: EDUFF, 1999. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008. |
| Documento assinado eletronicamente por Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves, Presidenta em exercício, em 18/02/2025, às 09:16, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2460025 e o código CRC C1B34313. |
Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br
Referência: Processo nº 23105.054482/2024-21 |
SEI nº 2460025 |