Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
edital nº 030, de 10 de junho de 2025
SELEÇÃO DE DOCENTES TUTORES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA PET-SAÚDE DIGITAL 2025-2027
A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROEG) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), torna público a abertura do processo de seleção de docentes tutores bolsitas e voluntários para o Programa PET SAÚDE Digital, que atuarão em Grupos de Aprendizagem Tutorial (GATs), no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde Digital, promovido em parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, em alinhamento com o Plano Nacional de Saúde Digital, no âmbito do projeto aprovado pelo Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS Nº 1/2025, intitulado: “Entre Redes e Rios: Saúde Digital e Formação Interprofissional para impulsionar o cuidado integral na Amazônia”, para o período de 2025 a 2027.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. Metas do projeto:
(1) Identificar fragilidades e oportunidades de melhoria nos processos das Redes de Atenção à Saúde em cinco UBS (quatro urbanas e uma rural), por meio de formulárioe análise participativa com profissionais da rede;
(2) Ofertar cursos de qualificação digital no cuidado em saúde, com adesão mínima de 400 profissionais da SEMSA, via Ambiente Virtual de Aprendizagem, com a mediação da UFAM;
(3) Desenvolver, testar e implementar um software/aplicativo para apoio à elaboração, monitoramento e execução do Projeto TerapêuticoSingular (PTS) em equipes multiprofissionais da APS e de unidades como CAPS e maternidades(follow-up de crianças de alto risco);
(4) Capacitar profissionais dessas equipes quanto ao uso do software por meio de atividades de educação permanente nos próprios serviços;
(5) Mapear os sistemas de informação utilizados pela SEMSA (funcionalidades, arquitetura e desempenho) por meio de formulários, entrevistas e análise técnica; (6) Executar um piloto de interoperabilidade entre ao menos dois sistemas prioritários da SEMSA, avaliando seu impacto sobre tempo de acesso, qualidade dos dados e satisfação dos usuários;
(6) Potencializar as atividades do “Núcleo de Saúde Digital, Tecnologia & Inovação (NSDTI, HUGV-UFAM-Ebserh)” já certificado pelo CNPq;
(7) Publicar um relatório técnico com diretrizes para a interoperabilidade e sua inclusão no planejamento estratégico da SEMSA;
2. OBJETIVO
Fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade por meio da formação interprofissional e do uso de tecnologias digitais no SUS, com ênfase na Atenção Primária à Saúde e nas diretrizes do Plano Nacional de Saúde Digital (PNSD) e da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020–2028.
3. METODOLOGIA
A metodologia adotada prevê a constituição de 16 Grupos de Aprendizagem Tutorial (GATs), compostos por:
- 11 estudantes de graduação,
- 2 docentes tutores da UFAM (um da área da saúde e um da área tecnológica ou correlata),
- 2 preceptores vinculados ao SUS,
- 1 orientador de serviço vinculado ao SUS,
- 1 coordenador institucional.
4. DAS VAGAS E ELEGIBILIDADE
Serão ofertadas 32 vagas para tutores docentes bolsistas (2 por GAT), sendo:
- 16 vagas para docentes de cursos da área da saúde (Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia);
- 16 vagas para docentes das áreas tecnológicas ou correlatas (Design, Administração, Serviço Social, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação).
Tutores voluntários: até 2 por grupo, mediante comprovação de participação mínima de 6 meses, sem direito à bolsa, com certificação ao final do período.
Não poderá haver acúmulo com o recebimento de qualquer outro tipo de bolsa PET Saúde e ou de qualquer balsa que tenha como atividade a monitoria/orientação/supervisão estudantil na graduação, conforme disposto no item 6.3 do Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS nº 1/2025
5. ATRIBUIÇÕES DOS TUTORES
Compete aos tutores:
1. Planejar, acompanhar e orientar as atividades dos estudantes nos campos de prática do SUS;
2. Participar da elaboração coletiva do plano de atividades dos GATs;
3. Compartilhar com preceptores e orientadores a responsabilidade pela execução e registro das ações;
4. Supervisionar a frequência e desempenho dos membros do grupo;
5. Realizar supervisão docente-assistencial em campo;
6. Preencher e encaminhar relatórios e formulários ao coordenador institucional e ao Ministério da Saúde;
7. Assegurar a participação em reuniões, oficinas e seminários do projeto.
Parágrafo único: Os tutores voluntários deverão cumprir as atribuições 5 a 7, com participação efetiva e ininterrupta.
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente online.
I - Período de inscrição: 15/06 a 22/06/2025;
II Preencher o formulário eletrônico no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVKyLWa_StkeHg3GfZ8xlT4-R6hdQ1OX7uJtR3P-Qr1PcSVg/viewform ou QRCode:
III - Enviar E-mail: petsaudedigital@ufam.edu.br;
IV - Assunto: “INSCRIÇÃO: nome completo”, um único arquivo em PDF contendo todos os documentos exigidos no item V.
Atenção: A ausência de qualquer uma das duas etapas invalida a inscrição.
7. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO
- Carta de Intenção (vide critérios no Anexo I);
- Currículo Lattes atualizado;
- Comprovante de vínculo ativo com a UFAM (SIAPE);
- Disponibilidade de Horários (Anexo II).
Após aprovação, será solicitada apresentação do Anexo IV e outros documentos para efetivação no sistema de gestão do projeto (Portal PET Saúde), conforme o Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS Nº 1/2025.
8. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
ATIVIDADE |
DATA/HORA/LOCAL |
Período de Inscrições |
15 a 22/06/2025 |
Análise do Currículo da plataforma Lattes |
23 a 25/06/2025 pela Comissão de seleção. |
Divulgação do Resultado Parcial |
26/06/2025-na página da PROEG |
Prazo para Recursos |
26 a 27/06/2025 email- petsaudedigital@ufam.edu.br |
Divulgação do Resultado Final |
30/06/2025-na página da PROEG |
9. BOLSAS E VIGÊNCIA
O valor da bolsa para tutores docentes será de R$ 2.000,00 mensais, conforme estabelecido pela Portaria Interministerial MEC/MS.
Duração máxima de até 24 meses, com início previsto em julho de 2025,podendo ser canceladas ou prorrogadas, mediante justificativa.
Forma de pagamento: repasse direto do Ministério da Saúde (via SIAFI).
10. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A avaliação se dará por pontuação de currículo (vide critérios de avaliação Anexo II) e análise da carta de intenção (Anexo III). Em caso de empate, os critérios de desempate serão:
1. Maior idade;
2. Maior pontuação na carta de intenção;
3. Maior número de ações comprovadas em saúde digital ou integração ensino-serviço.
11. GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO
A UFAM, por meio da coordenação institucional do projeto e com o apoio da PROEG, garantirá o acompanhamento pedagógico e administrativo dos GATs, conforme previsto no Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS nº 1/2025. A supervisão envolverá reuniões periódicas com os tutores, controle de frequência dos participantes, acompanhamento dos relatórios mensais e avaliação das ações desenvolvidas.
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
- A inscrição implica ciência e aceitação das normas deste edital.
- Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
- Não será fornecido documento de aprovação ou classificação, além da lista publicada.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, em Manaus, 10 de junho de 2025.
DAVID LOPES NETO
Pró-Reitor de Ensino de Graduação
ANEXO I
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO
A carta de intenção deverá conter, de forma objetiva e com até 2.000 caracteres (com espaços), as motivações do(a) candidato(a) para integrar o Projeto PET-Saúde Digital 2025–2027, contemplando os seguintes aspectos:
a) Experiência no Sistema Único de Saúde (SUS):
Descrever vivências acadêmicas e/ou profissionais no SUS, incluindo atividades desenvolvidas, vínculos institucionais, participação em programas como PET-Saúde, residência, extensão universitária, monitorias, estágios ou projetos vinculados ao serviço público de saúde.
b) Experiências com Educação em Saúde e Metodologias Ativas:
Apontar experiências relevantes em práticas pedagógicas inovadoras, educação interprofissional, educação permanente em saúde, tutoria, docência na graduação ou outras ações de formação em saúde, inclusive em comunidades ou em contextos de integração ensino-serviço.
c) Envolvimento com a temática da Saúde Digital:
Descrever experiências e conhecimentos relacionados à saúde digital, como uso de tecnologias da informação e comunicação na saúde, telemedicina, prontuário eletrônico, letramento digital, ou participação em cursos, projetos ou eventos com esta abordagem.
d) Alinhamento com os objetivos do projeto:
Demonstrar compreensão e engajamento com os propósitos do PET-Saúde Digital 2025–2027, valorizando a formação interprofissional, a equidade no SUS e a inovação digital como ferramentas de qualificação do cuidado.
A comissão de seleção atribuirá nota de 0 a 10 para cada item (a, b, c e d), considerando a profundidade, coerência e relevância das informações apresentadas. A média aritmética simples dessas quatro notas comporá a pontuação final da carta de intenção.
Observação:
A carta deverá ser objetiva e cronologicamente organizada, com referência às ações, instituições e aprendizados decorrentes das experiências descritas. Recomenda-se linguagem clara, sem uso de abreviações ou siglas não explicitadas. A pontuação final da carta será calculada pela média aritmética simples das três dimensões (A + B + C ÷ 3), resultando em nota final entre 0 e 10 pontos.
ANEXO II
DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS
Assinale com um X na tabela abaixo seus horários disponíveis (mínimo 8h semanais):
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2a feira |
3a feira |
4a feira |
5a feira |
6a feira |
SÁBADO |
Manhã 8h às 12h |
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Tarde 14h às 18h |
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Noite 18h às 20h |
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Assinatura eletrônica do candidato
ANEXO III
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURRICULAR
Item Avaliado |
Critério de Pontuação |
Pontuação Máxima |
Carta de intenção e disponibilidade de carga horária |
Análise da disponibilidade |
20,0 pontos |
Participação em edições anteriores do PET-Saúde |
5,0 pontos por semestre de atuação |
10,0 pontos |
Experiência em tutoria, preceptoria ou supervisão no SUS |
2,0 pontos por atividade comprovada |
10,0 pontos |
Cursos realizados em metodologias ativas e/ou educação em saúde |
2,5 pontos por curso (mínimo 10h) |
15,0 pontos |
Participação em eventos (oficinas, seminários, congressos) sobre SUS, PET-Saúde ou Saúde Digital |
2,0 pontos por evento |
10,0 pontos |
Participação comprovada em projetos ou programas em Saúde Digital |
5,0 pontos por projeto ou programa |
15,0 pontos |
Participação na redação do projeto PET-Saúde Digital submetido e aprovado |
Participação identificada na submissão |
20,0 pontos |
Total Geral de Pontos |
100,0 pontos |
ANEXO IV
MODELO DE DECLARAÇÃO DE CARGA HORÁRIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
NOME DO DEPARTAMENTO/COORDENAÇÃO DE CURSO DECLARAÇÃO DE CARGA HORÁRIA
Declaro para todos os fins de direito que Prof.(a) _______________________________, Matrícula SIAPE __________________,possuic arga horária de _____________ horas registradas para o desenvolvimento de atividades no PROJETO PET- SAÚDE DIGITAL, conforme Plano Acadêmico de distribuição de carga horária semanal docente e anuência desta coordenação/departamento.
Manaus, ........de junho de 2025.
Coordenação/Chefe de Departamento
Assinatura eletrônica
| Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Pró-Reitor, em 10/06/2025, às 11:02, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2633088 e o código CRC FE68C2E5. |
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Referência: Processo nº 23105.014402/2025-85 |
SEI nº 2633088 |