Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 042, DE 30 DE JUNHO DE 2025
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (FA05 e FA06), bacharelado, presencial, turnos diurno e noturno, vinculado à Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criando a versão 2020/2.
O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES Nº 2, de 18 de junho de 2007, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES no 4, de 13 de julho de 2007, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Resolução Nº 018, de 01 de agosto de 2007, CEG/CONSEPE, que regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução Nº 037, de 04 de julho de 2011, CEG/CONSEPE, que estabelece integralização dos tempos máximos de duração dos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Amazonas;
CONSIDERANDO a Resolução nº 020, de 16 de dezembro de 2019, CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 003/2020, de 02 de março de 2020, que aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, versão 2020/1;
CONSIDERANDO a Resolução CEG/CONSEPE nº 004/2020, de 02 de março de 2020, que regulamenta Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, versão 2020/1;
CONSIDERANDO a Resolução nº 044, de 04 de dezembro de 2023, CONSEPE, que dispõe sobre a regulamentação da Curricularização das ações de extensão Universitária nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Atas das reuniões Extraordinárias do Núcleo Docente Estruturante - NDE (2649651) (2649304), do Curso de Ciências Econômicas (FA05 e FA06), realizadas em 12 de novembro de 2024 e em 27 de maio de 2025, respectivamente;
CONSIDERANDO a Atas das reuniões Extraordinária e Ordinária do Colegiado (2649308) (2649652), do Curso de Ciências Econômicas realizadas em 19 de novembro de 2024 e em 29 de maio de 2025, respectivamente;
CONSIDERANDO o Ofício nº Nº 9/2025/CCCECONOM-NOT/UFAM (2525285), da Coordenação do Curso de Ciências Econômicas;
CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas (FA05 e FA06) (2649653);
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 23/2025 DAE/PROEG (2650949), que trata da alteração Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas (FA05 e FA06), vinculado à Faculdade de Estudos Sociais - FES, criando a versão 2020/2;
CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão (SEI nº 2661801) da Câmara de Ensino de Graduação, em reunião nesta data.
R E S O L V E:
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (FA05 e FA06), bacharelado, presencial, turnos diurno e noturno, vinculado à Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criando a versão 2020/2, como se segue:
§1º A alteração de que trata o caput se refere a:
I - Excluir as disciplinas:
a) IEM772 - Matemática Básica (4 créditos, equivalentes a 60 horas), ofertada no 1º período;
b) IEM075 - Cálculo Diferencial e Integral I (4 créditos, equivalentes a 60 horas), ofertada no 2º período;
c) IEM076 -Cálculo Diferencial e Integral II (4 créditos, equivalentes a 60 horas), ofertada no 3º período;
d) FAE108 - Trabalho de Conclusão de Curso II (16 créditos teóricos, equivalentes a 240 horas), ofertada no 8º período.
II - Criar as disciplinas obrigatórias:
a) FAE221 - Métodos Quantitativos aplicados à Economia I (4 créditos, equivalentes a 60 horas), a ser ofertada no 1º período;
b) FAE222 - Métodos Quantitativos aplicados à Economia II (4 créditos, equivalentes a 60 horas), a ser ofertada no 2º período;
c) FAE223 - Métodos Quantitativos aplicados à Economia III (4 créditos, equivalentes a 60 horas), a ser ofertada no 3º período;
d) FAE991 - Atividades de Extensão em Economia I, com 8 créditos de extensão, correspondendo a 120 horas, ofertada no 5º período do curso;
e) FAE992 - Atividades de Extensão em Economia II, com 8 créditos de extensão, correspondendo a 120 horas, ofertada no 6º período do curso;
f) FAE993 - Trabalho de Conclusão de Curso II A, com 16 créditos totais, distribuídos em 12 teóricos e 4 de extensão, equivalentes a 240 horas, a ser ofertada no 8º período.
III - Alterar o período de oferta das disciplinas obrigatórias abaixo relacionadas:
a) FAE135 - Desenvolvimento Socioeconômico A, do 7º para o 6º período;
b) FAE144 - Economia Brasileira Contemporânea A, do 6º para o 7º período;
c) FAE132 - Economia Internacional A, do 6º para o 5º período;
d) FAE143 - Formação Economica do Brasil, do 5º para o 6º período.
IV -Excluir o pré-requisito IEM076 – Cálculo Diferencial e Integral II das disciplinas optativas IEM141 – Equações Diferenciais Ordinárias (4 créditos, equivalentes a 60 horas) e IEM106 – Introdução à Análise (4 créditos, equivalentes a 60 horas);
V - Inserir o pré-requisito FAE223 – Métodos Quantitativos Aplicados à Economia III para as disciplinas optativas IEM141 – Equações Diferenciais Ordinárias (4 créditos, equivalentes a 60 horas) e IEM106 – Introdução à Análise (4 créditos, equivalentes a 60 horas);
VI - Alterar o Quadro de Equivalências e o Quadro de Transição do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (FA05 e FA06), bacharelado, turnos diurno e noturno, currículo versão 2020/2;
VII - Alterar dispositivos do Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Ciências Econômicas (FA05 e FA06), bacharelado, turnos diurno e noturno, currículo versão 2020/2.
Art. 2º A integralização curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (FA05 e FA06), bacharelado, turnos diurno e noturno, currículo versão 2020/2, dar-se-á com a conclusão da carga horária total de 3.000 (três mil) horas-aula e 196 (cento e noventa e seis) créditos, com a subdivisão que segue:
III - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's);
IV - Atividades de Extensão.
Art. 3º As disciplinas obrigatórias correspondem ao total de 2.460 (duas mil quatrocentas e sessenta) horas-aula, equivalentes a 164 (cento e sessenta e quatro) créditos
Art. 4º As disciplinas optativas correspondem ao total de 180 (cento e oitenta) horas-aula, equivalentes a 12 (doze) créditos.
Art. 5º As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC's) constituem componente curricular obrigatório e correspondem ao total de 60 (sessenta) horas.
Art. 6º As Atividades de Extensão correspondem ao total de 300 (trezentas) horas, correspondendo a 20 (vinte) créditos, que serão integralizadas por meio de duas disciplinas com carga horária integral de extensão e uma, com carga horária parcial, previstas no Regulamento das Atividades de Extensão.
Art. 7º O curso será ofertado na modalidade de oferta presencial, em regime de crédito e carga horária semestrais, nos turnos diurno (FA05) e noturno (FA06). Será permitida matrícula em disciplinas, respeitando o limite mínimo de 20 (vinte) e máximo de 32 (trinta e dois) créditos por período.
Art. 8º A integralização curricular far-se-á, em no mínimo 4 (quatro) anos, equivalentes a 8 (oito) períodos letivos, e, no máximo, 6 (seis) anos, equivalentes a 12 (doze) períodos letivos.
Art. 9º O desdobramento da Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, está organizada em campos de formação, por componentes curriculares, e contido no Anexo I desta Resolução.
Art. 10. A distribuição das disciplinas do currículo do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, por período letivo, far-se-á segundo o que estabelece a periodização e o quadro de disciplinas optativas contidos no Anexo II desta Resolução.
Art. 11. O programa de ensino das disciplinas obrigatórias do currículo do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, criadas por esta Resolução compõe o Anexo III.
Art. 12. O Quadro de Equivalências e o Quadro de Transição Curricular do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, estão estabelecidas no Anexo IV desta Resolução
Art. 13. As normas regulamentares do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, estão estabelecidas no Anexo V desta Resolução.
Art. 14. As normas regulamentares das Atividades de Extensão do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, estão estabelecidas no Anexo VI desta Resolução.
Art. 15. Outras atualizações textuais do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, estão contidas no Anexo VII desta Resolução.
Art. 16. Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes que ingressarem no Curso de Graduação em Ciências Econômicas, bacharelado, turnos diurno (FA05) e noturno (FA06), currículo versão 2020/2, a partir do período letivo 2026/1.
Art. 17. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em Manaus, 30 de junho de 2025.
DAVID LOPES NETO
Presidente
DESDOBRAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR
Quadro 1 – Formação Geral (Mínimo 10%)
Formação Geral |
||||
SIGLA |
DISCIPLINAS DESDOBRADAS |
CH |
CR |
% |
FAE101 |
Introdução à Economia A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE002 |
Economia, Pensamento Crítico e Humanidades |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
IHS020 |
Introdução às Ciências Sociais |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAA057 |
Administração |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FDU002 |
Instituições de Direito Público e Privado |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAC044 |
Elementos de Contabilidade |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
- |
TOTAL |
360 |
24.24.0.0 |
12% |
Quadro 2 – Formação – Histórica (Mínimo 10%)
Formação – Histórica |
||||
SIGLA |
DISCIPLINAS DESDOBRADAS |
CH |
CR |
% |
FAE151 |
História do Pensamento Econômico I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE152 |
História do Pensamento Econômico II |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE141 |
História Econômica Geral I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE142 |
História Econômica Geral II |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE143 |
Formação Econômica do Brasil |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE144 |
Economia Brasileira Contemporânea A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE109 |
Economia Amazônica |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
- |
TOTAL |
420 |
28.28.0.0 |
14% |
Quadro 3 – Formação – Teórico-Prática (Mínimo 10%)
Formação – Teórico-Prática |
||||
SIGLA |
DISCIPLINAS DESDOBRADAS |
CH |
CR |
% |
FAE161 |
Técnicas de Pesquisa em Economia A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE107 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE993 |
Trabalho de Conclusão de Curso II A |
240 |
16.12.0.4 |
8% |
FAE991 |
Atividades de Extensão em Economia I |
120 |
8.0.0.8 |
4% |
FAE992 |
Atividades de Extensão em Economia II |
120 |
8.0.0.8 |
4% |
- |
TOTAL |
600 |
40.20.0.20 |
20% |
Quadro 4 – Formação – Teórico-Quantitativa (Mínimo 20%)
Formação – Teórico-Quantitativa |
||||
SIGLA |
DISCIPLINAS DESDOBRADAS |
CH |
CR |
% |
FAE221 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE222 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia II |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE223 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia III |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE175 |
Matemática Financeira |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE003 |
Estatística Aplicada à Economia I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE004 |
Estatística Aplicada à Economia II |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE174 |
Econometria I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE131 |
Contabilidade Social A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE111 |
Teoria Macroeconômica I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE112 |
Teoria Macroeconômica II |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE113 |
Teoria Macroeconômica III |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE121 |
Teoria Microeconômica I |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE122 |
Teoria Microeconômica II |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE123 |
Teoria Microeconômica III |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE132 |
Economia Internacional A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE153 |
Economia Política |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE133 |
Economia do Setor Público A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE195 |
Economia de Empresas A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE134 |
Economia Monetária A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE135 |
Desenvolvimento Socioeconômico A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE106 |
Economia do Meio Ambiente |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE173 |
Economia Regional e Urbana A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
FAE172 |
Elaboração e Análise de Projetos A |
60 |
4.4.0.0 |
2% |
- |
TOTAL |
1.380 |
92.92.0.0 |
46% |
ANEXO II
ESTRUTURA CURRICULAR - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR PERÍODO
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
CR |
CH |
PR |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T |
P |
EXT |
TOTAL |
|||||
1º |
FAE101 |
Introdução à Economia A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAC044 |
Elementos de Contabilidade |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
IHS020 |
Introdução às Ciências Sociais |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE002 |
Economia, Pensamento Crítico e Humanidades |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE221 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
SUBTOTAL |
20.20.0.0 |
300 |
0 |
0 |
300 |
|
||
FAE121 |
Teoria Microeconômica I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE101 |
|
FAE131 |
Contabilidade Social A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE101 |
|
FAA057 |
Administração |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE151 |
História do Pensamento Econômico I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE222 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
SUBTOTAL |
20.20.0.0 |
300 |
0 |
0 |
300 |
- |
||
FAE122 |
Teoria Microeconômica II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE121 |
|
FAE111 |
Teoria Macroeconômica I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE131 |
|
FAE175 |
Matemática Financeira |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE152 |
História do Pensamento Econômico II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE151 |
|
FAE223 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia III |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE221 |
|
SUBTOTAL |
20.20.0.0 |
300 |
0 |
0 |
300 |
- |
||
4º |
FAE123 |
Teoria Microeconômica III |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE122 |
FAE112 |
Teoria Macroeconômica II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE111 |
|
FAE003 |
Estatística Aplicada à Economia I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE141 |
História Econômica Geral I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE153 |
Economia Política |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
SUBTOTAL |
20.20.0.0 |
300 |
0 |
0 |
300 |
- |
||
5º |
FAE113 |
Teoria Macroeconômica III |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE112 |
FAE132 |
Economia Internacional A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE123 |
|
FAE142 |
História Econômica Geral II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE141 |
|
FAE133 |
Economia do Setor Público A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE123 |
|
FAE004 |
Estatística Aplicada à Economia II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE003 |
|
FAE991 |
Atividades de Extensão em Economia I |
8.0.0.8 |
0 |
0 |
120 |
120 |
FAE131 |
|
SUBTOTAL |
28.20.0.8 |
300 |
0 |
120 |
420 |
- |
||
6º |
FAE143 |
Formação Econômica do Brasil |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE135 |
Desenvolvimento Socioeconômico A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE113 |
|
FAE134 |
Economia Monetária A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE111 |
|
FAE161 |
Técnicas de Pesquisa em Economia A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE004 |
|
FAE174 |
Econometria I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE004 |
|
FAE992 |
Atividades de Extensão em Economia II |
8.0.0.8 |
0 |
0 |
120 |
120 |
FAE131 |
|
SUBTOTAL |
28.20.0.8 |
300 |
0 |
120 |
420 |
- |
||
7º |
FAE106 |
Economia do Meio Ambiente |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE122 |
FAE144 |
Economia Brasileira Contemporânea A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE112 |
|
FAE107 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE161 FAE111 FAE121 FAE221 |
|
FAE173 |
Economia Regional e Urbana A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE195 |
Economia de Empresas A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE123 |
|
SUBTOTAL |
20.20.0.0 |
300 |
0 |
0 |
300 |
- |
||
8º |
FAE109 |
Economia Amazônica |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE172 |
Elaboração e Análise de Projetos A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE175 |
|
FDU002 |
Instituição de Direito Público e Privado |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
|
FAE993 |
Trabalho de Conclusão de Curso II A |
16.12.0.4 |
180 |
0 |
60 |
240 |
FAE107 |
|
SUBTOTAL |
28.24.0.4 |
360 |
0 |
60 |
420 |
- |
||
TOTAL |
184.164.0.20 |
2.460 |
0 |
300 |
2.760 |
- |
ESTRUTURA CURRICULAR - DISCIPLINAS OPTATIVAS
SIGLA |
DISCIPLINA |
CR |
CH |
PR |
|||
---|---|---|---|---|---|---|---|
T |
P |
EXT |
TOTAL |
||||
FAE188 |
Economia da Educação |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE171 |
Política e Planejamento Econômico A |
4.4.0.0 |
60
|
0 |
0 |
60 |
FAE 112 |
FAE208 |
Política e Desenvolvimento Regional |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 173 |
FAE207 |
Federalismo no Brasil |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 133 |
FAC007 |
Orçamento Público |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 133 |
FAE193 |
Métodos de Análise de Custos |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 122 |
FAE192 |
Métodos de Análise Financeira |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 122 |
FAE206 |
Empreendedorismo |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAA094 |
Administração Mercadológica I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAA057 |
FEN024 |
Libras |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE191 |
Economia Industrial A |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 122 |
FAE181 |
Economia da População |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
|
FAE183 |
Economia do Trabalho |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 111 |
FAE196 |
Comércio Exterior |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 132 |
FAE102 |
Tópicos Especiais de Economia |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE110 |
Tópicos Especiais de Economia II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE104 |
Tópicos Especiais de Economia III |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE204 |
Econometria II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 174 |
FAE114 |
Economia Agrícola e Agroindustrial |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE 122 |
FAE189 |
Economia da Tecnologia |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAA098 |
Desenvolvimento e Gestão de Projetos |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAA057 |
FAC051 |
Controladoria |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE193 |
IHS037 |
Ciência Política |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
IHS020 |
IEM141 |
Equações Diferenciais Ordinárias |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE223 |
IEM106 |
Introdução à Análise |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE223 |
IEM045 |
Álgebra Linear Aplicada |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
- |
FAE211 |
Seminários para o Enade I |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE113 FAE123 |
FAE212 |
Seminários para o Enade II |
4.4.0.0 |
60 |
0 |
0 |
60 |
FAE113 FAE123 |
PROGRAMA DE ENSINO
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||||
DISCIPLINA DO PRIMEIRO PERÍODO |
||||
SIGLA |
DISCIPLINA |
CRÉDITO |
CH |
PR |
FAE221 |
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia I |
4.4.0.0 |
60 |
- |
DEPARTAMENTO OFERTANTE: Departamento de Economia e Análise |
||||
EMENTA |
||||
Conceitos, Discussões, Aprofundamentos e Aplicações em Economia de: Números reais; Funções de uma variável (Polinomiais, Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas); Limite e Continuidade, e Noções de Cálculo Diferencial. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Desenvolver nos estudantes de Ciências Econômicas habilidades para a resolução de problemas econômicos por meio do uso de funções matemáticas, limites e noções de cálculo diferencial, aplicando essas ferramentas em contextos econômicos. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: CHIANG, Alpha C.; WAINWRIGHT, Kevin. Matemática para economistas. 4. ed., Elsevier, 2006. SIMON, Carl P.; BLUME, Lawrence. Matemática para economistas. Porto Alegre: Bookman, 2004. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo: Volume. 1. 6. ed.-[Reimpr.].- Rio de Janeiro: LTC, 2023. COMPLEMENTARES: IEZZI, Gelson, DOLCE, Osvaldo, MURAKI, Carlos . Fundamentos de matemática elementar, 2: logaritmos. 10. ed. - São Paulo : Atual, 2013. IEZZI, Gelson .Fundamentos de matemática elementar, 3 : trigonometria. 9. ed. - São Paulo : Atual, 2013. IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar, 6 : complexos, polinômios, equações . 8. ed. - São Paulo : Atual, 2013. IEZZI, Gelson, MURAKAMI, Carlos, MACHADO, Nilson José. Fundamentos de matemática elementar, 8 : limites, derivadas, noções de integral. 7. ed.- São Paulo : Atual, 2013. IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar, 1: conjuntos, funções. 9. ed. - São Paulo : Atual, 2013. |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||||
DISCIPLINA DO SEGUNDO PERÍODO |
||||
SIGLA |
DISCIPLINA |
CRÉDITO |
CH |
PR |
FAE222 |
Métodos Quantitativos aplicados à Economia II |
4.4.0.0 |
60 |
- |
DEPARTAMENTO OFERTANTE: Departamento de Economia e Análise |
||||
EMENTA |
||||
Conceitos, Discussões, Aprofundamentos e Aplicações em Economia de: Estática comparativa e Derivada; Funções de Várias Variáveis; Derivadas parciais; Derivadas totais; Diferenciação; Otimização sem restrição; Otimização com restrição e Noções de Cálculo Integral. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Capacitar os estudantes a compreender e aplicar os conceitos de cálculo diferencial e integral em funções de várias variáveis, com ênfase em otimização e suas aplicações econômicas, utilizando técnicas de diferenciação e análise de restrições em problemas práticos. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: CHIANG, Alpha C.; WAINWRIGHT, Kevin. Matemática para economistas. 4. ed., Elsevier, 2006. SIMON, Carl P.; BLUME, Lawrence. Matemática para economistas. Porto Alegre: Bookman, 2004. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo: Volume. 1. 6. ed.-[Reimpr.].- Rio de Janeiro: LTC, 2023. COMPLEMENTARES: GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo: Volume 2. 6. ed.-[Reimpr.].- Rio de Janeiro: LTC, 2019. LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica: Volume 1. 1. ed.-[Reimpr.].- São Paulo: Harbra, 1994. STEWART, James. Cálculo: Volume 1. 9. ed.-[Reimpr.].- São Paulo: Cengage, 2021. SIMMONS, George F. Cálculo com Geometria Analítica (2 volumes). 2. ed.-[Reimpr.].- São Paulo: McGraw-Hill, 1987. SPIVAK, Michael. Calculus. 3. ed.-[Reimpr.].- Houston: Publish or Perish, 1994. |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||||
DISCIPLINA DO TERCEIRO PERÍODO |
||||
SIGLA |
DISCIPLINA |
CRÉDITO |
CH |
PR |
FAE223 |
Métodos Quantitativos aplicados à Economia III |
4.4.0.0 |
60 |
FAE221 |
DEPARTAMENTO OFERTANTE: Departamento de Economia e Análise |
||||
EMENTA |
||||
Conceitos, Discussões, Aprofundamentos e Aplicações em Economia de: Cálculo Integral; Álgebra Linear Matricial e Equações Diferenciais Ordinárias. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Desenvolver nos estudantes de economia uma compreensão sólida das ferramentas de métodos quantitativos: incluindo Cálculo Integral, Álgebra Linear e Equações Diferenciais Ordinárias e suas aplicações práticas em análises econômicas. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: CHIANG, Alpha C.; WAINWRIGHT, Kevin. Matemática para economistas. 4. ed., Elsevier, 2006. FONSECA, Manuel Alcino. R. da. Álgebra Linear Aplicada a Finanças, Economia e Econometria. Barueri, São Paulo: Manole, 2003. BOLDRINI, José Luiz. Álgebra Linear. São Paulo: Harbra, 1986. COMPLEMENTARES: GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo: Volume. 1. 6. ed.-[Reimpr.].- Rio de Janeiro: LTC, 2023. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo: Volume 2. 6. ed.-[Reimpr.].- Rio de Janeiro: LTC, 2019. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo: Volume 4. 6. ed.-[Reimpr.].- Rio de Janeiro: LTC, 2019. LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc Lars. Álgebra Linear [recurso eletrônico] / tradução: Claus Ivo Doering. 4. ed.-[Reimpr.].- Porto Alegre: Bookman, 2011. (Coleção Schaum). FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A: Funções, Limites, Derivação, Integração. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Makron Books, 2006. |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||||
DISCIPLINA DO QUINTO PERÍODO |
||||
SIGLA |
DISCIPLINA |
CRÉDITO |
CH |
PR |
FAE991 |
Atividades de Extensão em Economia I |
8.0.0.8 |
120 |
FAE131 |
DEPARTAMENTO OFERTANTE: Departamento de Economia e Análise |
||||
EMENTA |
||||
Conceito de extensão universitária. Diretrizes para as ações de extensão. Tipologia das ações de extensão. Estudos de tópicos específicos em diferentes áreas da ciência econômica e da economia brasileira, com vetores de extensão em atividades teóricas e/ou práticas. Conteúdo a ser fixado pelos professores. Desenvolvimento de atividade extensão envolvendo a integração com a comunidade externa à UFAM. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Capacitar o aluno a entender o conceito de extensão, suas aplicações e a desenvolver material para divulgação de produção acadêmico-científica na área de economia de forma prática e organizada e a contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica e consciente por meio de uma ação extensionista
ESPECÍFICOS: 1) Promover a integração da comunidade universitária com a sociedade em geral destacando a importância da universidade pública como um fator de desenvolvimento social. 2) Desenvolver a consciência social na comunidade universitária e na sociedade em geral, promovendo o pensamento crítico e valorizando a cultura e o conhecimento científico, conforme preconizam as legislações que regem a curricularização da extensão, como a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e a Resolução CONSEPE nº 044/2023 da UFAM. 3) Contribuir com a formação e garantir o protagonismo discente em atividades com a comunidade externa. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: Fernanda Mesquita SERVA. A Extensão Universitária e sua curricularização; 1ª; Lumen Juris; 2020; 240 p.; 108.966. Nádia Gaiofatto GONÇALVES / Gisele Alves de Sá QUIMELLI. Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. 1ª; CRV; 2020; 110 p. Carlos SILVEIRA; Proinfo - a extensão universitária aponta novos caminhos do ensino e da pesquisa; 1ª; Viseu; 2021; 169 p.
COMPLEMENTARES: STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet M. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2008. 288 p. (Biblioteca Artmed. Métodos de pesquisa). ISBN 9788536310435 SANTOS, Izequias Estevam dos. Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2002. 296 p. ISBN 8587002163 DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Autores associados, 2021. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, v. 99, 2000. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014. |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||||
DISCIPLINA DO SEXTO PERÍODO |
||||
SIGLA |
DISCIPLINA |
CRÉDITO |
CH |
PR |
FAE992 |
Atividades de Extensão em Economia II |
8.0.0.8 |
120 |
FAE131 |
DEPARTAMENTO OFERTANTE: Departamento de Economia e Análise |
||||
EMENTA |
||||
Conceito de extensão universitária. Diretrizes para as ações de extensão. Tipologia das ações de extensão. Estudos de tópicos específicos em diferentes áreas da ciência econômica e da economia brasileira, com vetores de extensão em atividades teóricas e/ou práticas. Conteúdo a ser fixado pelos professores. Desenvolvimento de atividade extensão envolvendo a integração com a comunidade externa à UFAM. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Capacitar o aluno a entender o conceito de extensão, suas aplicações e a desenvolver material para divulgação de produção acadêmico-científica na área de economia de forma prática e organizada e a contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica e consciente por meio de uma ação extensionista.
ESPECÍFICOS: 1) Promover a integração da comunidade universitária com a sociedade em geral destacando a importância da universidade pública como um fator de desenvolvimento social. 2) Desenvolver a consciência social na comunidade universitária e na sociedade em geral, promovendo o pensamento crítico e valorizando a cultura e o conhecimento científico, conforme preconizam as legislações que regem a curricularização da extensão, como a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e a Resolução CONSEPE nº 044/2023 da UFAM. 3) Contribuir com a formação e garantir o protagonismo discente em atividades com a comunidade externa. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: Fernanda Mesquita SERVA. A Extensão Universitária e sua curricularização; 1ª; Lumen Juris; 2020; 240 p.; 108.966. Nádia Gaiofatto GONÇALVES / Gisele Alves de Sá QUIMELLI. Princípios da extensão universitária: contribuições para uma discussão necessária. 1ª; CRV; 2020; 110 p. Carlos SILVEIRA; Proinfo - a extensão universitária aponta novos caminhos do ensino e da pesquisa; 1ª; Viseu; 2021; 169 p.p.
COMPLEMENTARES: STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet M. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, Bookman, 2008. 288 p. (Biblioteca Artmed. Métodos de pesquisa). ISBN 9788536310435 SANTOS, Izequias Estevam dos. Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2002. 296 p. ISBN 8587002163 DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Autores associados, 2021. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, v. 99, 2000. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014. |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
||||
DISCIPLINA DO OITAVO PERÍODO |
||||
SIGLA |
DISCIPLINA |
CRÉDITO |
CH |
PR |
FAE993 |
Trabalho de Conclusão de Curso II A |
16.12.0.4 |
240 |
FAE107 |
DEPARTAMENTO OFERTANTE: Departamento de Economia e Análise |
||||
EMENTA |
||||
Conclusão da coleta de dados iniciada em Trabalho de Conclusão de Curso I. Análise e interpretação dos dados. Conclusão do trabalho científico sobre um fato econômico. Submissão do artigo a uma publicação indexada (ISSN ou ISBN) ou a monografia à Comissão de Avaliação Final (CAF) do curso de Ciências Econômicas. A apresentação do trabalho de conclusão de curso será realizada por meio de evento aberto ao público externo visando atender a integração com a comunidade. |
||||
OBJETIVOS |
||||
GERAL: Incentivar e orientar o aluno nas etapas de elaboração do trabalho científico sobre um fato econômico, como também apresentar os resultados obtidos às comunidades externas da UFAM no intuito de proporcionar a interação entre a instituição de ensino e os outros setores da sociedade.
ESPECÍFICOS: Instruir o estudante para o pensamento crítico e para a atividade profissional. Promover a integração entre a UFAM e os outros setores da sociedade civil, através da capacitação do discente por meio da elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso aberta à comunidade externa. Contribuir com a formação e garantir o protagonismo discente em atividades com a comunidade externa. |
||||
REFERÊNCIAS |
||||
BÁSICAS: THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2018 MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. 560 p. ISBN 9788522457229; SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2002. 335 p. ISBN 8524900504. COMPLEMENTARES: BOOTH, Wayne C. et al. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. (Reimpressão 2017) xvi, 184 p. ISBN 8522431698 SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 4. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1996. 294 p. ISBN 8533605552 CARVALHO, Maria Cecilia Maringoni de (Org.). Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 224 p. ISBN 9788530809119 (broch.). |
ANEXO IV
QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS E QUADRO DE TRANSIÇÃO CURRICULAR
Quadro de equivalência
Código | Disciplina Currículo 2009/1 | Código | Disciplina Currículo 2020/1 | Código | Disciplina Currículo 2020/2 |
IEM771 | MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA I | IEM075 | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | FAE222 | MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ECONOMIA II |
IEM002 | MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA II | IEM076 | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | FAE223 | MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ECONOMIA III |
IEM003 | MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA III | IEM772 | MATEMÁTICA BÁSICA | FAE221 | MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ECONOMIA I |
FAC069 | CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS | FAC044 | ELEMENTOS DE CONTABILIDADE |
- |
- |
IEE101 | ESTATÍSTICA ECONÔMICA I | FAE003 | ESTATÍSTICA APLICADA À ECONOMIA I |
- |
- |
IEE102 | ESTATÍSTICA ECONÔMICA II | FAE004 | ESTATÍSTICA APLICADA À ECONOMIA II |
- |
- |
FAE117 | MONOGRAFIA I | FAE107 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I |
- |
- |
FAE200 | MONOGRAFIA II | FAE108 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | FAE993 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II A |
Quadro de Transição
ANO |
SEM |
PERÍODOS POR CURRÍCULO |
|
|
|
2020/1 (FA05 e FA06) |
2020/2 (FA05 e FA06) |
2026 |
1º |
3º, 5º e 7º |
1º |
2026 |
2º |
4º, 6º e 8º |
2º |
2027 |
1º |
5º e 7º |
1º e 3º |
2027 |
2º |
6º e 8º |
2º e 4º |
2028 |
1º |
7º |
1º, 3º e 5º |
2028 |
2º |
8º |
2º, 4º e 6º |
2029 |
1º |
--- |
1º, 3º, 5º e 7º |
2029 |
2º |
--- |
2º, 4º, 6º e 8º |
ANEXO V
REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE CIENCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
Sobre as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II A no curso de Ciências Econômicas da UFAM
CAPÍTULO I
PRÉ- REQUISITOS PARA MATRÍCULA
Art. 1º. Para a matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, o aluno deverá ter obtido aprovação nas disciplinas Métodos Quantitativos Aplicados à Economia I, Teoria Macroeconômica I, Teoria Microeconômica I e Técnicas de Pesquisa em Economia. É recomendável que o discente tenha integralizado um mínimo de 120 créditos em disciplinas obrigatórias, não sendo esta, entretanto, uma condição que impeça a matrícula na disciplina.
Art. 2º. Já a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II A tem como pré-requisito para a matrícula a aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, sendo recomendável que o discente tenha integralizado um mínimo de 140 créditos em disciplinas obrigatórias.
CAPÍTULO II
A CARGA HORÁRIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Art. 3º. A carga horária da atividade curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de 300 (trezentas) horas, correspondendo a 20 (vinte) créditos, e deverá ser cursada em dois períodos: Trabalho de Conclusão de Curso I (60 horas) e Trabalho de Conclusão de Curso II A (240 horas).
CAPÍTULO III
REQUISITOS QUANTOS AO FORMATO E QUANTO AO CONTEÚDO
Art. 4º. A versão final do TCC pode ser apresentada no formato de Artigo Científico ou de Monografia, cabendo esta decisão ao orientador, em conjunto com o discente.
Art. 5º. No caso de Artigo:
I. É obrigatória a submissão a periódico científico com classificação Qualis CAPES B4 ou superior na área de Economia, conforme a classificação vigente mais atual, ou a congresso acadêmico de, no mínimo, abrangência regional, desde que o artigo científico esteja relacionado à Economia. Nesse caso, deverão ser observadas as normas técnicas adotadas pelo respectivo veículo de divulgação;
II. Somente serão aceitos artigos submetidos na forma de trabalho completo, seja no periódico, seja nos anais do evento.
III. Os alunos que optarem pela submissão de artigos e que já receberam o aceite para publicação estão dispensados da apresentação junto a Comissão de Avaliação Final.
Art. 6º. São os seguintes requisitos da Monografia, quanto ao conteúdo:
I. No que diz respeito ao conteúdo, o TCC deve apresentar o resultado de um sólido esforço de leitura e de pesquisa, com caráter teórico e/ou empírico, sobre temas das Ciências Econômicas, seja histórico, teórico ou de análise empírica de questões amazônicas, brasileiras ou internacionais.
CAPÍTULO IV
DA COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE TCC
Art. 7º. A Comissão de Coordenação de TCC – é formada pelo Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, pelo Chefe do Departamento de Economia e Análise e pelo Coordenador de TCC, que será um professor designado pelo Colegiado do Curso para tal função.
Art. 8º. Compete à Comissão de Coordenação de TCC:
I. Disponibilizar, periodicamente, as áreas de especialização dos professores do curso.
II. Receber e encaminhar à Biblioteca Central da UFAM as versões finais dos trabalhos monográficos defendidos e aprovados em cada semestre letivo;
III. Manter atualizado o cadastro de monografias aprovadas, montando um banco de dados, e disponibilizá-lo por meio eletrônico, conforme for definido pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas;
IV. Elaborar a Ata de Defesa de TCC, conforme o Modelo de Ata de Defesa de TCC, detalhado no Apêndice II
V. Manter em arquivo o comprovante de submissão ou de aceite de artigo científico por periódico ou congresso acadêmico.
CAPÍTULO V
DAS ETAPAS DE REALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Art. 9º. A elaboração do TCC compreende um processo de pesquisa que será desenvolvido nos dois períodos letivos em que o discente estiver matriculado nas disciplinas.
I. Na disciplina TCC I, o discente elaborará um projeto de pesquisa voltado para o estudo de um fato econômico, utilizando o referencial proporcionado pela teoria econômica e pelos instrumentais históricos, qualitativos e/ou quantitativos. Este projeto será desenvolvido durante a integralização da disciplina TCC II, ao final da qual será apresentado o Artigo Científico ou a Monografia, elaborada individualmente pelo discente, sob a orientação de um professor do Departamento de Economia e Análise, podendo este contar com a colaboração de outros professores.
II. Não será permitido dispensa de pré-requisito para nenhuma destas disciplinas.
Art. 10. Para o desenvolvimento das atividades e a atribuição de notas nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II A devem ser observados os seguintes aspectos:
I. A disciplina TCC I será ministrada num regime de 60 horas/aula, tendo como responsável um professor orientador, definido durante o período institucional de matrícula, no respectivo semestre letivo. Haverá a possibilidade do discente ter um coorientador, caso o orientador entenda ser necessário.
II. Na primeira parte da disciplina – aproximadamente 30 horas/aula – o discente deverá cumprir, no mínimo, as seguintes atividades:
a. Definir e delimitar o tema do trabalho;
b. Definir o problema a ser estudado;
c. Definir os objetivos da pesquisa, tanto em termos gerais como específicos;
d. Apresentar os principais tópicos da Revisão de Literatura ou do Referencial Teórico sobre o tema a ser pesquisado;
e. Especificar da metodologia a ser empregada na análise, detalhando-se a forma como o problema será estudado e os instrumentos que serão utilizados para este fim;
f. Elaborar um projeto de pesquisa, seguindo-se as normas técnicas da ABNT e as normas da UFAM.
Art. 11. A carga horária restante da disciplina deverá ser dedicada à construção da Revisão de Literatura ou do Referencial Teórico, conforme definido entre orientador e o discente.
Parágrafo Único - O professor orientador definirá, no Plano de Ensino da disciplina, a forma como as notas dos exercícios escolares serão atribuídas durante o semestre.
Art. 12. Na disciplina TCC II A o discente deverá executar o projeto de pesquisa elaborado na disciplina TCC I, preferencialmente sob a orientação do mesmo professor.
Art. 13. Nesta etapa, o aluno deverá:
I. Coletar e analisar os dados;
II. Discutir os resultados obtidos com o estudo;
III. Apresentar as conclusões obtidas;
IV. Elaborar a versão final do trabalho, seguindo as normas técnicas adequadas ao formato de trabalho escolhido (Artigo ou Monografia).
a) A Monografia deverá conter entre 30 e 50 páginas de elementos textuais.
b) O Artigo obedecerá às normas do periódico ou congresso para o qual for submetido.
V. Apresentar o TCC para a comissão de avaliação final nas seguintes situações:
a) Quando se tratar de Monografia; ou
b) Quando se tratar de Artigo Científico que tenha sido submetido a periódico científico ou congresso acadêmico, porém ainda não aceito para publicação.
Art. 14. A disciplina TCC II terá três notas de exercícios escolares, nos quais serão avaliadas as etapas de desenvolvimento do trabalho, sendo distribuídas da seguinte forma:
I. A primeira e a segunda notas serão atribuídas pelo Professor Orientador, com peso 1 (um). A composição de cada uma destas notas será definida pelo professor, devendo constar no Plano de Ensino da disciplina;
II. A terceira nota será decorrente da apresentação do trabalho junto à Comissão de Avaliação Final (CAF), e atribuída por esta, com peso 6 (seis). Esta apresentação será detalhada na seção 8
III. O aluno será automaticamente reprovado se a nota da CAF for menor que 5,0.
IV. Caso a média parcial seja maior ou igual a 5,0 a nota final será atribuída pelo professor orientador após a revisão das recomendações sugeridas pela CAF.
Parágrafo Único - Caso o aluno seja dispensado da apresentação por conta do aceite para publicação do artigo a nota correspondente a avaliação da CAF será atribuída pelo Professor Orientador.
CAPÍTULO VI
DAS NORAMS E DEVERES DO DISCENTE
Art. 15. A todos os alunos é garantida orientação, para o desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso, a cargo de um professor do Departamento de Economia e Análise.
Art. 16. Em casos excepcionais, a critério do Colegiado de Curso, o professor orientador pode ser de outro Departamento.
Art. 17. Para que o professor possa atribuir a nota ao aluno este terá que lhe entregar as avaliações intermediárias, pelo menos, cinco dias antes do dia da entrega da avaliação à Comissão de Coordenação de TCC.
Art. 18. O aluno deverá entregar à Comissão de Coordenação de TCC as avaliações intermediárias com os formulários devidamente preenchidos e assinados pelo professor orientador. O modelo do formulário está disponível no Apêndice III.
Art. 19. O aluno deverá comparecer a todas as reuniões de Monografia previamente programadas no Calendário de Monografia.
Art. 20. A mudança de professor orientador com o semestre em andamento só será possível mediante avaliação e encaminhamento da Comissão de Coordenação de TCC.
Art. 21. O aluno é obrigado a comparecer à sessão de apresentação da monografia para fins de aprovação na disciplina.
Art. 22. O aluno deverá entregar uma cópia da versão final do trabalho em arquivo eletrônico, cujo formato será recomendado pela Comissão de Coordenação de TCC, devidamente acompanhado do Encaminhamento para Defesa assinado pelo orientador (conforme modelo apresentado no Apêndice III). A Comissão distribuirá os exemplares ao professor orientador e a cada professor CAF com a devida antecedência, conforme estipulado no Calendário de Monografia.
Art. 23. Quando o TCC for Monografia, o aluno deverá respeitar as normas especificadas pelo Guia de Normalização de Trabalhos Científicos da UFAM vigente e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Art. 24. O aluno terá até 20 (vinte) minutos para fazer a apresentação oral de seu trabalho perante a banca examinadora que disporá de até 30 (trinta) minutos para arguição e comentários.
Art. 25. Na apresentação, o aluno deverá expor os seguintes itens:
I. Tema
II. Problema da Pesquisa
III. Objetivos
IV. Revisão da Literatura (Principais autores)
V. Metodologia
VI. Resultados e discussão
VII. Conclusão
Art. 26. Entregar à Comissão de Coordenação de TCC, após a defesa e aprovação do trabalho monográfico, com as devidas correções que porventura venham a ser sugeridas pelos membros da banca, em meio digital.
Art. 27. O aluno terá um prazo de 15 dias a contar da data da apresentação do trabalho para entregar a versão final, sob pena de não lançamento da nota da CAF e da Nota Final.
Art. 28. É dever o aluno:
I. Apresentar trabalho de sua autoria, com atenção às normas éticas e morais de um trabalho científico evitando, sobretudo, a ocorrência de plágio;
II. Entregar a monografia nos prazos estabelecidos pela Coordenação de TCC;
III. Comparecer em dia, hora e local marcados pela Comissão, para apresentar e defender a versão final de sua Monografia;
CAPÍTULO VII
DAS NORMAS E DEVERS PARA O PROFESSOR ORIENTADOR
Art. 29. O professor deverá estabelecer um Cronograma de Atendimento ao Aluno. O dia e horário ficam a critério do professor em comum acordo com o orientando.
Art. 30. Cada professor orientador deverá:
I. Fixar no mínimo 1 (uma) hora semanal para cada discente na orientação dos trabalhos referentes ao TCC;
II. Estar disponível para orientar até seis alunos de TCC por semestre (distribuídos entre TCC I e II A)
III. O professor que, por motivos legais, ficar impedido de prosseguir na orientação de seus alunos deverá comunicar, por escrito, à Comissão de Coordenação de TCC e esta, de comum acordo com aluno, definirá um novo orientador.
Art. 31. A frequência dos alunos será registrada nos diários de classe nos dias estabelecidos no Cronograma de Atendimento ao aluno.
Art. 32. Para cada orientando, o professor terá contada carga horária semanal de 1 (uma) hora.
Art. 33. Cabe ao professor atribuir tarefas e notas referentes ao primeiro e ao segundo trabalhos intermediários dos orientandos, bem como a nota final, de forma a garantir que o trabalho seja realizado pelo próprio aluno, dentro do prazo e com a qualidade adequada.
Art. 34. O professor terá que devolver aos alunos as avaliações com as devidas notas até a data da realização das reuniões de TCC (último dia para entrega das avaliações) previamente estabelecidas no Calendário de Atividades.
CAPÍTULO VIII
QUANTO AOS ASPECTOS OPERACIONAIS DA DISCIPLINA
Art. 35. O conteúdo teórico ou técnico do TCC é de inteira responsabilidade do professor orientador e de seu orientando.
Art. 36. O professor orientador presidirá a sessão de apresentação de TCC do seu orientando (Comissão de Avaliação Final) e sua ausência injustificada às sessões de apresentação das monografias deverá ser notificada à chefia do departamento para que tome as devidas providências administrativas.
Art. 37. O professor orientador só deverá atender aos alunos devidamente matriculados na disciplina.
Art. 38. O professor orientador será responsável pelo acompanhamento da reformulação do TCC de seu orientando, quando couber.
Art. 39. O lançamento das notas da disciplina será de inteira responsabilidade do professor orientador.
CAPÍTULO IX
DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO FINAL DO TCC (Sessões de Apresentação)
Art. 40. A defesa do TCC é aberta ao público.
Art. 41. A versão final do TCC será apresentada e defendida oralmente pelo aluno perante uma banca examinadora.
Art. 42. Após o recebimento dos TCCs, a Coordenação de TCC divulgará a composição das Comissões de Avaliação Final (CAF), o horário e o local de defesa. Cada CAF terá prazo mínimo de dez dias para proceder a leitura e a avaliação do TCC. 140.
Art. 43. A CAF será composta por 3 (três) professores: o professor-orientador e dois indicados pela Comissão de Coordenação de TCC nomeados previamente por portaria, sendo o professor orientador o presidente.
Art. 44. Cada componente da CAF terá até 10 (dez) minutos para a sua arguição ao aluno, incluindo, neste tempo, o direito de resposta.
Art. 45. Excepcionalmente, poderão fazer parte da CAF professores e pesquisadores de outros Departamentos da UFAM ou de outras instituições de ensino e pesquisa com interesse na área de abrangência do TCC ou entre profissionais de áreas afins.
Art. 46. Os professores do Departamento de Economia e Análise deverão estar disponíveis para participar de CAFs conforme a designação da Comissão de Coordenação de TCC.
Art. 47. Após a sua apresentação, a versão final do TCC - incorporando todas as correções necessárias - deverá ser revisada pelo professor orientador. Posteriormente, deverá ser entregue à Comissão de Coordenação de TCC, em meio eletrônico, contendo todo o trabalho, inclusive o resumo.
Art. 48. A nota da CAF só será lançada após o aluno atender às recomendações feitas durante a apresentação do TCC e acatadas pelo orientador.
CAPÍTULO X
DAS NORMAS DA COORDENAÇÃO DE TCC
Art. 49. São atribuições do Coordenador:
I. Elaborar o Cronograma das Atividades de TCC no início de cada período letivo;
II. Organizar e realizar, pelo menos, duas reuniões de TCC no período para dar orientações sobre as normas, avaliações e cumprimento da programação da atividade, bem como auxiliar na solução de problemas que estejam dificultando o bom andamento do trabalho;
III. Colocar à disposição dos alunos todos os formulários de avaliação, o guia de normalização de trabalhos científicos vigente e outras informações gerais necessárias à elaboração do TCC;
IV. Elaborar, em conjunto com os demais membros da Comissão de Coordenação de TCC, as Portarias divulgando a composição das CAFs, o local e o horário em que ocorrerá a apresentação e defesa oral de cada monografia e apresentá-la com pelo menos cinco dias antes da data da apresentação;
V. Atuar, em conjunto com os demais membros da Comissão de Coordenação de TCC, na logística de disponibilização dos equipamentos da FES para apresentação dos trabalhos;
VI. A carga horária do Coordenador será definida conforme a resolução vigente que regulamenta o regime de trabalho docente.
CAPÍTULO XI
DOS TRABALHOS INTERMEDÁRIOS EM TCC II A
Art. 50. A Comissão de Coordenação de TCC deverá estabelecer no início de cada período letivo um Cronograma para apresentação das avaliações intermediárias, de Trabalhos Intermediários a serem apresentadas pelos alunos matriculados na disciplina TCC II A.
Art. 51. Os alunos deverão entregar ao professor orientador ao longo do cronograma proposto o total de 2 (dois) trabalhos intermediários digitados, contendo os seguintes conteúdos:
I. Revisão de Literatura e Metodologia da pesquisa;
II. Tratamento e análise dos dados e Versão preliminar do TCC. Art. 52. Serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez) nas duas avaliações intermediárias da disciplina TCC II A.
Art. 53. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Comissão de Coordenação de TCC, consultando, quando necessário, o Colegiado do Curso de Ciências Econômicas da UFAM.
REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º Este regulamento dispõe sobre a normatização das atividades de extensão curricular no âmbito do Curso de Ciências Econômicas, conforme determina a Resolução Nº 044/2023 – CONSEPE.
Art. 2º As atividades de extensão serão integralizadas por meio das seguintes disciplinas:
FAE991 – Atividades de Extensão em Economia I (120h / 8 créditos);
FAE992 – Atividades de Extensão em Economia II (120h / 8 créditos);
FAE993 – Trabalho de Conclusão de Curso II A (240h totais, sendo 60h de extensão / 4 créditos dos 16 totais).
CAPÍTULO II
OBJETIVOS E CAMPOS DE REALIZAÇÃO
Art. 3º As atividades de extensão têm por objetivo:
I – Promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com impacto social relevante;
II – Estimular a formação cidadã dos discentes, por meio da atuação em contextos reais;
III – Fortalecer a integração entre a Universidade e a sociedade.
Art. 4º As atividades poderão ser realizadas:
I – Em espaços internos da Universidade;
II – Em instituições públicas ou privadas;
III – Em comunidades localizadas dentro ou fora dos limites do município de Manaus, desde que supervisionadas por docente responsável.
CAPÍTULO III
RESPONSABILIDADES
Art. 5º Compete ao corpo docente:
I – Propor, orientar e acompanhar as atividades vinculadas às disciplinas de extensão;
II – Avaliar os planos e relatórios de atividades extensionistas;
III – Garantir a vinculação das ações ao projeto pedagógico do curso.
Art. 6º Compete ao discente:
I – Cumprir as atividades previstas no plano de ensino da disciplina;
II – Participar ativamente das ações extensionistas;
III – Elaborar e entregar os relatórios ou outros produtos requeridos.
CAPÍTULO IV
FORMAS DE AÇÕES DE EXTENSÃO
Art. 7º As ações de extensão serão desenvolvidas ao longo do curso por meio de disciplinas com carga horária específica de extensão, em conformidade com as modalidades previstas no Art. 11, incisos I e II, da Resolução nº 044/2023 – CONSEPE, bem como aquelas estabelecidas no Art. 5º da mesma Resolução.
§1º As modalidades de ações de extensão contempladas incluem:
I – Programas;
II – Projetos;
III – Cursos de Extensão;
IV – Eventos;
V - Prestação de Serviços.
Parágrafo único. As ações de extensão, bem como suas respectivas formas de realização, deverão constar no plano de ensino da disciplina.
CAPÍTULO V
DISTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES
Art. 8º A creditação das ações de extensão será realizada ao longo do curso por meio de disciplinas com carga horária específica de extensão, distribuídas da seguinte forma:
I – Como componente curricular integralmente de extensão:
a) FAE991 – Atividades de Extensão em Economia I (5º período);
b) FAE992 – Atividades de Extensão em Economia I (6º período).
II – Como componente curricular parcialmente de extensão:
a) FAE993 – Trabalho de Conclusão de Curso II A (8º período).
CAPÍTULO VI
CARGA HORÁRIA TOTAL
Art. 9º O Curso de Ciências Econômicas ofertará um total de 300 horas de atividades de extensão, correspondendo a 20 créditos, o que representa 10,0% da carga horária total do curso, em conformidade com o Art. 6º da Resolução Nº 044/2023 – CONSEPE.
CAPÍTULO VII
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
Art. 10. As atividades de extensão serão avaliadas com base:
I – Na assiduidade e participação do discente;
II – Na qualidade dos produtos acadêmicos (relatórios, apresentações, artigos, etc.);
III – No cumprimento dos objetivos da ação.
CAPÍTULO VIII
VALIDAÇÃO E REGISTRO
Art. 11. A validação das atividades se dará por meio: I – De registro no histórico escolar, ligado ao desempenho do aluno na disciplina, ao final de cada semestre letivo.
CAPÍTULO IX
APROVEITAMENTO DE ATIVIDADSE EXTERNAS
Art. 12. As atividades de extensão realizadas em outros cursos de graduação poderão ser aproveitadas, desde que:
I – Apresentem vinculação com a área de formação do curso;
II – Sejam aprovadas pela comissão de AACC ou pelo colegiado do curso, mediante solicitação formal do discente, conforme Art. 25 da Resolução Nº 044/2023 – CONSEPE.
CAPÍTULO X
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 13. Casos omissos ou situações específicas serão analisados pelo colegiado do curso, respeitada a legislação vigente.
ANEXO VII
ATUALIZAÇÕES TEXTUAIS DO PPC
7.10 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
A monografia de final de curso consiste na realização, por parte do discente, de um trabalho escrito e individual de pesquisa, sob a orientação de um professor do Departamento de Economia e Análise, tendo sido estabelecida a partir da introdução do novo currículo mínimo instituído pelo MEC, através da Resolução No.11/84 do Conselho Federal de Educação e implantada no Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFAM pela Resolução No 027/86 da Câmara de Ensino e Graduação do Conselho de Ensino e Pesquisa.
A monografia passou a ser, desde então, uma condição necessária à obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas, representando, portanto, uma atividade de coroamento do curso de graduação, na qual o discente deve demonstrar conhecimento e domínio dos instrumentos analíticos que foram adquiridos ao longo do curso.
A regulamentação atual, estabelecida pela Resolução No 04/2007-CNE/CES, em seu art.10 detalha as seguintes normas:
Art.10. O Trabalho de Curso deve ser entendido como um componente curricular obrigatório da instituição a ser realizado sob a supervisão de um docente.
Parágrafo único. O Trabalho de Curso, referido no caput, deverá compreender o ensino de Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia e será realizado sob supervisão docente. Pode envolver projetos de atividades centrados em determinada área teórico-prática ou de formação profissional do curso, que reúna e consolide as experiências em atividades complementares, em consonância com os conteúdos teóricos estudados. É desejável que tenha o formato final de uma Monografia, obedecendo as normas técnicas vigentes para efeito de publicação de trabalhos científicos, que verse sobre questões objetivas, baseando-se em bibliografia e dados secundários de fácil acesso.
A carga horária de atividades de extensão do TCC está associada à fase de defesa dos trabalhos. Desde a implementação da monografia enquanto exigência do Curso, as bancas de defesa são abertas para público externo. Nesse sentido, após a publicação da portaria listando as bancas de defesa, a divulgação das defesas junto à comunidade externa e sua realização serão executadas tal como a modalidade evento constante do Art. 8º da Resolução No 07/2018-CNE/CES.
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR
Reitor: Sylvio Mário Puga Ferreira
Vice-Reitor: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe
Pró-Reitor de Ensino de Graduação: David Lopes Neto
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Adriana Malheiro Alle Marie
Pró-Reitor de Extensão: Almir Oliveira de Menezes
Pró-Reitor de Administração e Finanças: Angela Neves Bulbol de Lima
Pró-Reitora de Gestão de Pessoas: Maria Vanusa do Socorro de Souza Firmo
Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional: Maria da Glória Vitório Guimarães
Pró-Reitor de Inovação Tecnológica: Jamal da Silva Chaar
ASSESSORIA PEDAGÓGICA
Departamento de Apoio ao Ensino/DAE/PROEG
Diretor: João Rakson Angelim da Silva
TAEs:
Adriana de Souza Groschke
Fabíola Rodrigues Costa
Fernanda Feitoza de Oliveira
Maria de Nazaré Souza Picanço
Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta
ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
Diretor: Luiz Augusto de Carvalho Soares
Vice-Diretor: Salomão Franco Neves
Coordenador do Curso Diurno: Raphael Ribeiro Costa
Coordenador do Curso Noturno: Geási Morais
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ANÁLISE
Chefe: José Barbosa Filho Subchefe: Yunier Sarmiento Ramírez
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
Prof. Dr. Geasi Morais
Profa. Dra. Andreia Brasil Santos
Prof. Dr. Diogo Del Fiori Prof. Dr. José Barbosa Filho
Profa. Dra. Marília Carvalho Brasil
Prof. Dr. Mauro Thury de Vieira Sá
Prof. Dr. Paulo Berti de Azevedo Barros
Prof. MsC. Raphael Ribeiro Costa
Prof. Dr. Salomão Franco Neves
1 REQUISITOS LEGAIS QUE NORTEIAM O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)
O curso de Bacharelado em Ciências Econômicas da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas tem e terá suas ações realizadas obedecendo o exposto na Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, que trata da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No que concerne ao curso, a base de orientação é o Art. 2, §1º da Resolução nº4, de 13 de dezembro de 2007, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. A organização da periodização, ementário e estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso atende ao expresso no Parecer CNE/CES 95/2007,aprovado em 29 de março de 2007.
Em paralelo, dada a importância de estar incluso no ementário temas relacionados Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena bem como aos Direitos Humano e a Educação Ambiental, a elaboração deste projeto vai ao encontro do expresso nas Leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, nº 11.645 de 10/03/2008 bem como o Parecer CNE/CP nº 8 de 6/3/2012 e a Resolução CNE/CP nº 1 de 30 de maio de 2012.
A Curricularização das ações de extensão Universitária nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Amazonas, atendem às diretrizes, conforme a Resolução nº 044, de 4 de Dezembro de 2023.
Por fim, são atendidas as recomendações expressas no Regimento Geral desta Universidade bem como seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
3 DADOS DO CURSO
...
i) Tempo de integralização: Mínimo de 4 anos e Máximo de 6 anos.
...
n) Resultado do ENADE no último triênio (se houver): 3
Quadro 3 Competências e Habilidades adquiridas por área de ênfase
Área de ênfase | Disciplinas Obrigatórias | Disciplinas Optativas |
Economia para o Setor Público |
Contabilidade Social Economia do Setor Público |
Política e Planejamento Econômico Orçamento Público Economia da Educação Política e Desenvolvimento Regional Federalismo no Brasil |
Economia para o Setor Privado | Economia de Empresas |
Métodos de Análise Financeira Administração Mercadológica Métodos de Análise de Custos |
Núcleo Comum |
Teoria Macroeconômica Teoria Microeconômica Economia Brasileira Contemporânea Métodos Quantitativos Estatística Aplicada Elaboração e Análise de Projetos Econometria I |
Tópicos Especiais em Economia Economia Industrial Economia Agrícola e Agroindustrial Economia da População Comércio Exterior Econometria II Controladoria Desenvolvimento e Gestão de Projetos |
8.1 Atuação do Coordenador
Os Cursos de Ciências Econômicas possuem dois Coordenadores: Raphael Ribeiro Costa, do Curso Diurno (FA05) e Geási Morais para o Curso Noturno (FA06). Ambos estão na sala da Coordenação (Sala 20 do Bloco Administrativo da FES) ao longo da semana de 09:00h às 20:00h.
De acordo com a Portaria 71/2024 da Diretoria da Faculdade de Estudos Sociais, a composição do NDE é dada da seguinte forma:
Geasi Morais – Presidente
Andréia Brasil Santos
Diogo Del Fiori
José Barbosa Filho Ademir
Antônio Moreira Rocha
Marília Carvalho Brasil
Mauro Thury de Vieira Sá
Paulo Berti de Azevedo Barros
Raphael Ribeiro Costa
Salomão Franco Neves
8.5 Corpo Docente: Titulação
Nº | Professor | Graduação | Instituição da Graduação | Titulação Máxima | Área da titulação máxima | Instituição da Titulação |
1 | Ademir Antônio Moreira Rocha | Ciências Econômicas | UFU | Doutorado | Economia | USP |
2 | Alexandre Almir Ferreira Rivas | Engenharia de Pesca | UFC | Doutorado | Economia Ambiental e Finanças Públicas | University of Tennessee System |
3 | Andreia Brasil Santos | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Engenharia de Produção | UFRJ |
4 | Anderson Litaiff Feitosa da Costa | Ciências Econômicas e Filosofia | UFAM | Mestrado | Desenvolvimento Regional | UFAM |
5 | Brena do Nascimento Carvalho | Ciências Econômicas | UFOPA | Doutorado | Economia Aplicada | USP |
6 | Cleuber Pimentel Barbosa | Ciências Econômicas | UFU | Doutorado | Administração | UFMG |
7 | Dimas José Lasmar | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Engenharia de Produção | UFRJ |
8 | Diogo Del Fiori | Ciências Econômicas | USP | Doutorado | Economia Aplicada | USP |
9 | Enimar Jerônimo Wedhausen | Ciências Econômicas | UFRN | Doutorado | Economia | UCB |
10 | Geási Morais | Ciências Econômicas e Matemática | UFAM | Doutorado | Economia | UFPA |
11 | Frederick Fagundes Alves | Ciências Econômicas | UFSJ | Doutorado | Economia Aplicada | UFV |
12 | Jefferson Praia Bezerra | Ciências Econômicas e Engenharia Agronômica | UFAM | Graduação | - | - |
13 | Jorge Isper Abrahim Filho | Ciências Econômicas | UFAM | Especialista | Administração Financeira | UFAM |
14 | José Barbosa Filho | Engenharia de Pesca | UFC | Doutorado | Engenharia de Produção | UFSC |
15 | Lenice Ypiranga Benevides de Araújo Vieira Sá | Ciências Econômicas | UERJ | Doutorado | Administração | UFMG |
16 | Luiz Roberto Coelho Nascimento | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Ciências Econômicas | UFPE |
17 | Marcio Antônio Couto Ferreira | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia | UFAM |
18 | Marinilde Verçosa Ferreira Santiago | Administração e Ciências Sociais | UFAM | Doutorado | Sociedade e Cultura na Amazônia | UFAM |
19 | Marília Carvalho Brasil | Ciências Econômicas | UFPA | Doutorado | Economia | UFPA |
20 | Mauro Thury de Vieira Sá | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Economia | UNICAMP |
21 | Michele Lins Aracaty e Silva | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Desenvolvimento Regional | UNISC |
22 | Paulo Berti de Azevedo Barros | Ciências Econômicas | USP | Doutorado | Economia | UNICAMP |
23 | Plínio César Albuquerque Coelho | Ciências Econômicas | UFAM | Mestrado | Administração | UFSC |
24 | Raphael Ribeiro Costa | Matemática e Engenharia de Produção | UFAM | Mestrado | Matemática Aplicada | UFAM |
25 | Rogério da Cruz Gonçalves | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Economia de Empresas | UCB |
26 | Rosana Zau Mafra | Ciências Econômicas | CIESA | Doutorado | Biotecnologia | UFAM |
27 | Salomão Franco Neves | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Desenvolvimento Sustentável | UnB |
28 | Sylvio Mário Puga Ferreira | Ciências Econômicas | UFAM | Doutorado | Economia | UNICAMP |
29 | Yunier Sarmiento Ramírez | Ciências Econômicas | UEA | Doutorado | Economia | UFRGS |
8.6 Regime de Trabalho do Corpo Docente do Curso
O corpo docente do curso de Ciências Econômicas é composto por vinte e nove professores vinculados ao Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES). No que se refere à titulação, até maio de 2025, 86,21% dos docentes possuem título de Doutor, enquanto 10,34% têm título de Mestre, 3,45% são especialistas, e 3,45% possuem apenas a graduação.
Em relação à área da titulação máxima, 48,28% dos professores têm formação em Economia, sendo os demais titulados em áreas correlatas como Engenharia de Produção, Administração, Desenvolvimento Regional, Estatística, Meio Ambiente, Biotecnologia, Sociedade e Cultura na Amazônia, entre outras. Essa diversidade evidencia o caráter multidisciplinar do curso e contribui para uma formação abrangente dos discentes.
Destaca-se também que 55,17% do corpo docente realizou sua graduação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o que demonstra o compromisso institucional de seus egressos e sua disposição em contribuir com o fortalecimento e desenvolvimento da Universidade.
8.7 Quadro de Titulação do corpo docente do curso
No | Nome | Qualificação | Regime de Trabalho | Tempo médio de permanência |
1 | Ademir Antônio Moreira Rocha | Doutorado | DE | 40H |
2 | Alexandre Almir Ferreira Rivas | Doutorado | DE | 40H |
3 | Andreia Brasil Santos | Doutorado | DE | 40H |
4 | Anderson Litaiff Feitosa da Costa | Mestrado | DE | 40H |
5 | Brena do Nascimento Carvalho | Doutorado | DE | 40H |
6 | Cleuber Pimentel Barbosa | Doutorado | DE | 40H |
7 | Dimas José Lasmar | Doutorado | DE | 40H |
8 | Diogo Del Fiori | Doutorado | DE | 40H |
9 | Enimar Jerônimo Wendhausen | Doutorado | DE | 40H |
10 | Frederick Fagundes Alves | Doutorado | DE | 40H |
11 | Geasi Morais | Doutorado | DE | 40H |
12 | Jefferson Praia Bezerra | Graduação | DE | 40H |
13 | Jorge Isper Abrahim Filho | Especialização | 20H | 20H |
14 | José Barbosa Filho | Doutorado | DE | 40H |
15 | Lenice Ypiranga Benevides de Araújo Vieira Sá | Doutorado | DE | 40H |
16 | Luiz Roberto Coelho Nascimento | Doutorado | DE | 40H |
17 | Marcio Antônio Couto Ferreira | Doutorado | DE | 40H |
18 | Marinilde Verçosa Ferreira Santiago | Doutorado | DE | 40H |
19 | Marília Carvalho Brasil | Doutorado | DE | 40H |
20 | Mauro Thury de Vieira Sá | Doutorado | DE | 40H |
21 | Michele Lins Aracaty e Silva | Doutorado | DE | 40H |
22 | Paulo Berti de Azevedo Barros | Doutorado | DE | 40H |
23 | Plínio César Albuquerque Coelho | Mestrado | 20H | 20H |
24 | Raphael Ribeiro Costa | Mestrado | DE | 40H |
25 | Rogério da Cruz Gonçalves | Doutorado | DE | 40H |
26 | Rosana Zau Mafra | Doutorado | DE | 40H |
27 | Salomão Franco Neves | Doutorado | DE | 40H |
28 | Sylvio Mário Puga Ferreira | Doutorado | DE | 40H |
29 | Yunier Sarmiento Ramírez | Doutorado | DE | 40H |
8.8 Experiência Profissional do Docente
No | Nome | Experiência Profissional |
1 | Ademir Antônio Moreira Rocha | Magistério de Ensino Superior |
2 | Alexandre Almir Ferreira Rivas | Presidente do Instituto PIATAM; Coordenador de Projetos em Valoração e Serviços Ambientais |
3 | Andreia Brasil Santos | Diretora do Departamento de Orçamento (PROPLAN/UFAM); Diretora Executiva da Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) |
4 | Anderson Litaiff Feitosa da Costa | Magistério de Ensino Superior |
5 | Brena do Nascimento Carvalho | Magistério de Ensino Superior |
6 | Cleuber Pimentel Barbosa | Magistério de Ensino Superior; Coordenador do Curso de Administração (ICSEZ). |
7 | Dimas José Lasmar | Pesquisa, desenvolvimento e gestão (FUCAPI); Coordenador de Planejamento e Gerente de Articulação Industrial |
8 | Diogo Del Fiori | Magistério de Ensino Superior |
9 | Enimar Jerônimo Wendhausen | Analista na EMBRAPA |
10 | Frederick Fagundes Alves | Magistério de Ensino Superior |
11 | Geasi Morais | Magistério de Ensino Superior; Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da UFAM |
12 | Jefferson Praia Bezerra | Vereador, Senador da República; Secretário Municipal de Trabalho |
13 | Jorge Isper Abrahim Filho | Auditor no Tribunal de Contas da União (TCU) |
14 | José Barbosa Filho | Atuação na ARII/UFAM; Coordenador Técnico na FUCADA |
15 | Lenice Ypiranga Benevides de Araújo Vieira Sá | Magistério de Ensino Superior; Coordenação no CED/UFAM e do Curso de Ciências Econômicas |
16 | Luiz Roberto Coelho Nascimento | Diretor Executivo (CDTECH e UNISOL); Chefe de Departamento (DEA/FES); Técnico da UFAM |
17 | Marcio Antônio Couto Ferreira | Técnico em empresas do Polo Industrial de Manaus |
18 | Marinilde Verçosa Ferreira Santiago | Magistério de Ensino Superior; Analista de custos (Semp/Toshiba) |
19 | Marília Carvalho Brasil | Pesquisadora (FIOCRUZ); Diretora de Pesquisa Social (Fundação Joaquim Nabuco) |
20 | Mauro Thury de Vieira Sá | Diretor no DAE/SEPLAN; Economista no IEDI; Pesquisador da RedeSist |
21 | Michele Lins Aracaty e Silva | Consultora econômica no PIM; Projetos de viabilidade econômica |
22 | Paulo Berti de Azevedo Barros | Assistente de Pesquisa na FIPE |
23 | Plínio César Albuquerque Coelho | Secretário Adjunto de Planejamento (SEPLAN/AM); Gestor do Fundo de Saúde (SUSAM/AM) |
24 | Raphael Ribeiro Costa | Magistério de Ensino Superior; Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da UFAM 2015 - vigente; Membro do Conselho Curador da UNISOL; Orientador de projetos em Machine Learning |
25 | Rogério da Cruz Gonçalves | Magistério de Ensino Superior; Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da UFAM 2015 - vigente; Membro do Conselho Curador da UNISOL; Orientador de projetos em Machine Learning |
26 | Rosana Zau Mafra | Pesquisadora (NAEA/UFPA); Técnica no CBA; Assessora na SUFRAMA; Cronoanalista no PIM |
27 | Salomão Franco Neves | Pesquisadora (NAEA/UFPA); Técnica no CBA; Assessora na SUFRAMA; Cronoanalista no PIM |
28 | Sylvio Mário Puga Ferreira | Presidente do CORECON/AM; Reitor da UFAM |
29 | Yunier Sarmiento Ramírez | Presidente do CORECON/AM; Reitor da UFAM |
8.10 Produção Científica, Cultural, Artística ou Tecnológica
No | Nome | Artigos | Trabalhos Completos | Resumos | Livros | Capítulo de Livro | Outros | Total |
1 | Ademir Antônio Moreira Rocha | 8 | 7 | 0 | 0 | 1 | 7 | 23 |
2 | Alexandre Almir Ferreira Rivas | 6 | 0 | 0 | 0 | 3 | 0 | 9 |
3 | Anderson Litaiff Feitosa da Costa | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
4 | Andreia Brasil Santos | 9 | 11 | 5 | 0 | 1 | 3 | 29 |
5 | Brena do Nascimento Carvalho | 18 | 8 | 0 | 2 | 0 | 0 | 28 |
6 | Cleuber Pimentel Barbosa | 2 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 4 |
7 | Dimas José Lasmar | 33 | 1 | 1 | 2 | 7 | 1 | 45 |
8 | Diogo Del Fiori | 15 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 16 |
9 | Enimar Jerônimo Wendhausen | 4 | 8 | 0 | 0 | 0 | 6 | 18 |
10 | Frederick Fagundes Alves | 6 | 6 | 0 | 0 | 2 | 0 | 18 |
11 | Geasi Morais | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
12 | Jefferson Praia Bezerra | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 | 4 |
13 | Jorge Isper Abrahim Filho | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
14 | José Barbosa Filho | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
15 | Lenice Ypiranga Benevides de Araújo Vieira Sá | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
16 | Luiz Roberto Coelho Nascimento | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
17 | Marcio Antônio Couto Ferreira | 24 | 8 | 1 | 0 | 5 | 0 | 38 |
18 | Marinilde Verçosa Ferreira Santiago | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
19 | Marília Carvalho Brasil | 5 | 9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 14 |
20 | Mauro Thury de Vieira Sá | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 |
21 | Michele Lins Aracaty e Silva | 40 | 50 | 11 | 22 | 57 | 21 | 201 |
22 | Paulo Berti de Azevedo Barros | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
23 | Plínio César Albuquerque Coelho | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
24 | Raphael Ribeiro Costa | 3 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 5 |
25 | Rogério da Cruz Gonçalves | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
26 | Rosana Zau Mafra | 25 | 10 | 1 | 3 | 5 | 12 | 56 |
27 | Salomão Franco Neves | 9 | 3 | 0 | 0 | 1 | 28 | 41 |
28 | Sylvio Mário Puga Ferreira | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
29 | Yunier Sarmiento Ramírez | 14 | 10 | 0 | 0 | 10 | 18 | 52 |
8.11 Corpo técnico-administrativo
O Departamento de Economia e Análise possui três Técnicos Administrativos em Educação trabalhando de segunda-feira a sexta-feira. Os técnicos Francisco Quércia, Daniel Costa e Wesley Nogueira atuam no protocolo da Faculdade de Estudos Sociais recebendo documentos e solicitações dos alunos e da comunidade externa para que, em seguida, sejam encaminhados para a Chefia de Departamento (quando se trata de questões administrativas) ou para a Coordenação do Curso (voltada para assuntos pedagógicos e acadêmicos).
Quadro 13 Corpo Técnico-Administrativo do Curso
No | Nome | Qualificação | Regime de Trabalho | Tempo médio de permanência |
1 | Daniel Carneiro Costa | Doutorado | 40H | 40H |
2 | Francisco de Oliveira Quércia | Graduação | 40H | 40H |
3 | Wesley Borges Nogueira | Graduação | 40H | 40H |
| Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Presidente, em 30/06/2025, às 23:10, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2661808 e o código CRC CF52B963. |
Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br
Referência: Processo nº 23105.013678/2025-46 |
SEI nº 2661808 |