Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação
RESOLUÇÃO Nº 045, DE 30 DE JUNHO DE 2025
ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03), licenciatura, versão curricular 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias;
CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO a Resolução nº 095, de 13 de dezembro de 2018, da CEG/CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação - FACED;
CONSIDERANDO a Resolução nº 096, de 13 de dezembro de 2018, da CEG/CONSEPE, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação - FACED;
CONSIDERANDO a Resolução Nº 020/2019 CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;
CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) (2636336), realizada em 31 de março de 2025;
CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Colegiado do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) (2636339), realizada em 16 de abril de 2025;
CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico de Curso em (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) atualizado (2636320);
CONSIDERANDO o Ofício Nº 32/2025/CCP - M/UFAM, da Coordenação do Curso em (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) (2636237);
CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 21/2025 DAE/PROEG, que trata da alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03) Licenciatura, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED/UFAM) (2648943);
CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão (SEI nº 2661825) da Câmara de Ensino de Graduação - CEG, em reunião nesta data,
RESOLVE:
Art. 1º ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02 e FE03), licenciatura, presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
§ 1º A alteração de que trata o caput se refere:
I - Exclusão da disciplina optativa FEN040 - Pedagogia e Processos Educativos em espaços não escolares;
II - Inserção da disciplina FEN025 – Educação Ambiental no rol de disciplinas optativas;
III - Criação de disciplinas optativas:
a) FEN045 - Pedagogia e Processos Educativos em Espaços não Escolares, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;
b) FET109 - Práticas Pedagógicas de Alfabetização na Educação Básica, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito.
Parágrafo único. A estrutura curricular das disciplinas optativas inseridas e criadas constam no Anexo I desta Resolução.
Art. 2º As alterações supramencionadas não geram nova versão curricular.
Art. 3º Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em Manaus, 30 de junho de 2025.
DAVID LOPES NETO
Presidente
ANEXO I
ESTRUTURA CURRICULAR DE DISCIPLINAS OPTATIVAS INSERIDAS E CRIADAS
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
||
---|---|---|---|---|---|---|
T |
P |
|||||
FEN025 |
Educação Ambiental |
4.4.0 |
4 |
0 |
- |
|
Coordenação do Curso de Pedagogia |
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Ambiente e educação: concepções teóricas e marcos históricos. Políticas ambientais e o atual debate do cenário nacional e internacional. Educação ambiental e sustentabilidade. Educação Ambiental e currículo na escola pública. Perspectivas para atuação e pesquisa. A questão ambiental na região amazônica. |
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OBJETIVO GERAL |
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Discutir a educação pública diante das questões ambientais visando perspectivas para atuação e pesquisa de maneira transversal. |
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BÁSICAS: DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 10ª ed. São Paulo: Editora Gaia, 2022. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012. REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001 (Coleção Primeiros Passos).
COMPLEMENTARES: LOUREIRO, Carlos Frederico. A Questão Ambiental no Pensamento Crítico: Natureza, trabalho e Educação. Rio de Janeiro: Quartet Editora & Comunicação, 2004. MARTINS, José Pedro de Azevedo. Educação Ambiental Crítica: formação de professoras educadoras ambientais pela investigação-ação em parceria colaborativa na Amazônia oriental. Curitiba: Appris Editora, 2021. MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. MIRANDA, Alair dos Anjos Silva de; BEZERRA, Aldenice Alves; SILVA, Jorge Gregório; SARABIA, Raul Herman Ortiz. Educação Ambiental: estudos numa perspectiva para uma sociedade sustentável no município de Manaus. Manaus: EDUA, 2004. TRAVASSOS, Edson Gomes. A Prática da Educação Ambiental: Diálogo e Prática Interdisciplinar. 2ª Edição. Saraiva. 2004. |
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
||
---|---|---|---|---|---|---|
T |
P |
|||||
FEN045 |
Pedagogia e Processos Educativos em Espaços não Escolares |
4.4.0 |
4 |
0 |
- |
|
Coordenação do Curso de Pedagogia |
||||||
Conceitos fundamentais, princípios, as políticas e as práticas educativas dos espaços não escolares que atendem crianças, jovens, adultos e idosos. Educação formal e não formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais. Papel da Pedagogia nos espaços não escolares: pedagogia social de rua, pedagogia da alternância; pedagogia em espaços empresariais, pedagogia no espaço de promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida. |
||||||
OBJETIVO GERAL |
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Oportunizar aos acadêmicos um espaço de reflexão e debates sobre a Pedagogia e Processos Educativos em Espaços Não Escolares, visando à compreensão, à organização e à funcionalidade do trabalho pedagógico em espaço socioeducativo não escolar. |
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BÁSICAS: ARANTES, V. A. (Org.). Educação formal e não-formal. São Paulo: Summus, 2008. GOHN, M. da G. Educação não-formal e o educador social: atuação e desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. GRACIANI, M. S. S. Pedagogia Social de Rua. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 1997
COMPLEMENTARES: BEILLEROT, J. A sociedade pedagógica. Porto: Rés, 1985. FONSECA, E.S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003. FREIRE,P.; HORTON,M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4.ed.Petrópolis: Vozes,2003. ORTIZ, L. C. M.; FREITAS, S.N. Classe Hospitalar: caminhos pedagógicos entre saúde e educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005. SAVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. In.:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 96, n.244, p.561-576, set./dez.2015. |
Sigla |
Disciplina |
CR |
CH |
PR |
||
---|---|---|---|---|---|---|
T |
P |
|||||
FET109 |
Práticas Pedagógicas de Alfabetização na Educação Básica |
4.4.0 |
4 |
0 |
- |
|
Departamento de Métodos e Técnicas |
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Revisão dos conceitos de alfabetização e letramento identificando sua interdependência na prática alfabetizadora. Competências linguísticas e alfabetização. Gêneros textuais: conceitos, características e seus usos nas práticas sociais. Jogos de linguagem, recursos didáticos e sequências didáticas. Avaliação dos níveis de conceitualização de leitura e escrita. |
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OBJETIVO GERAL |
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Promover a formação e consolidação de habilidades e competências linguísticas para a prática pedagógica em alfabetização na Educação Básica. |
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BÁSICAS: MARILYN, Jager Adams... [et.al.]. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006. MORAIS, Artur. Gomes de. Consciência Fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. ed.; 4 reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2023. SOARES, Magda. Conceitos de alfabetização e letramento. In: Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. – 1. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2022.
COMPLEMENTARES: LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática. 2007. MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. PICCOLI, Luciana. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. – Erechim; Edelbra, 2012. SALES, Clotilde Tinoco. A linguagem e seus contextos de uso nas práticas escolares. In: LUIZ, Carlos Cerquinho de Brito; Valdejane Tavares Kawada; Josseane Costa e Silva (orgs). Gestão do conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento curricular e do processo pedagógico – Alfa – GCE. / – Manaus: Edua, 2021. VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008. |
| Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Presidente, em 30/06/2025, às 23:53, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2661829 e o código CRC C71B4BB6. |
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Referência: Processo nº 23105.025282/2025-41 |
SEI nº 2661829 |