Boletim de Serviço Eletrônico em 30/06/2025

Timbre
Ministério da Educação
Universidade Federal do Amazonas
Câmara de Ensino de Graduação

 

RESOLUÇÃO Nº 045, DE 30 DE JUNHO DE 2025

 

ALTERA o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03), licenciatura, versão curricular 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

 

O PRESIDENTE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições estatutárias; 

CONSIDERANDO a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

CONSIDERANDO a Resolução nº 095, de 13 de dezembro de 2018, da CEG/CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação - FACED;

CONSIDERANDO a Resolução nº 096, de 13 de dezembro de 2018, da CEG/CONSEPE, que regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura (FE02 e FE03 - versão 2019/1), turnos matutino e vespertino, da Faculdade de Educação - FACED;

CONSIDERANDO a Resolução Nº 020/2019 CONSEPE, que regulamenta a criação de curso, criação e modificação curricular e extinção de curso superior no âmbito da UFAM;

CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) (2636336), realizada em 31 de março de 2025;

 CONSIDERANDO a Ata da reunião ordinária do Colegiado do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) (2636339), realizada em 16 de abril de 2025;

CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico de Curso em (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) atualizado (2636320);

CONSIDERANDO o Ofício Nº 32/2025/CCP - M/UFAM, da Coordenação do Curso em (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/Manaus) (2636237);

CONSIDERANDO a análise constante na Informação nº 21/2025 DAE/PROEG, que trata da alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02, FE03) Licenciatura, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED/UFAM) (2648943);

CONSIDERANDO, finalmente, a Decisão (SEI nº 2661825) da Câmara de Ensino de Graduação - CEG, em reunião nesta data,

 

RESOLVE: 

Art. 1º  ALTERAR o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia (FE02 e FE03), licenciatura, presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1, vinculado à Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

§ 1º  A alteração de que trata o caput se refere:

I - Exclusão da disciplina optativa FEN040 - Pedagogia e Processos Educativos em espaços não escolares;

II - Inserção da disciplina FEN025 – Educação Ambiental no rol de disciplinas optativas;

III - Criação de disciplinas optativas:

a) FEN045 - Pedagogia e Processos Educativos em Espaços não Escolares, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito;

b) FET109 - Práticas Pedagógicas de Alfabetização na Educação Básica, com a composição de créditos 4.4.0, sendo 4 (quatro) créditos teóricos, equivalendo a 60 (sessenta) horas e nenhum crédito prático, totalizando 60 (sessenta) horas. A disciplina não possui pré-requisito.  

Parágrafo único.  A estrutura curricular das disciplinas optativas inseridas e criadas constam no Anexo I desta Resolução.

Art. 2º As alterações supramencionadas não geram nova versão curricular.

Art. 3º  Aplicar-se-á esta Resolução aos discentes do Curso de (FE02, FE03) Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFAM), presencial, turnos matutino e vespertino, versão 2019/1. 

Art. 4º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

PLENÁRIA DA CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em Manaus, 30 de junho de 2025.

 

DAVID LOPES NETO

Presidente

 

 

ANEXO I

 

ESTRUTURA CURRICULAR DE DISCIPLINAS OPTATIVAS INSERIDAS E CRIADAS

 

 

Sigla

Disciplina

CR

CH

PR

T

P

FEN025

Educação Ambiental

4.4.0

4

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:

Coordenação do Curso de Pedagogia

EMENTA

Ambiente e educação: concepções teóricas e marcos históricos. Políticas ambientais e o atual debate do cenário nacional e internacional. Educação ambiental e sustentabilidade. Educação Ambiental e currículo na escola pública. Perspectivas para atuação e pesquisa. A questão ambiental na região amazônica.  

OBJETIVO GERAL

Discutir a educação pública diante das questões ambientais visando perspectivas para atuação e pesquisa de maneira transversal.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS:

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 10ª ed. São Paulo: Editora Gaia, 2022.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001 (Coleção Primeiros Passos).

 

COMPLEMENTARES:

LOUREIRO, Carlos Frederico. A Questão Ambiental no Pensamento Crítico: Natureza, trabalho e Educação. Rio de Janeiro: Quartet Editora & Comunicação, 2004.

MARTINS, José Pedro de Azevedo. Educação Ambiental Crítica: formação de professoras educadoras ambientais pela investigação-ação em parceria colaborativa na Amazônia oriental. Curitiba: Appris Editora, 2021.

MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

MIRANDA, Alair dos Anjos Silva de; BEZERRA, Aldenice Alves; SILVA, Jorge Gregório; SARABIA, Raul Herman Ortiz. Educação Ambiental: estudos numa perspectiva para uma sociedade sustentável no município de Manaus. Manaus: EDUA, 2004.

TRAVASSOS, Edson Gomes. A Prática da Educação Ambiental: Diálogo e Prática Interdisciplinar. 2ª Edição. Saraiva. 2004.

 

 

 

Sigla

Disciplina

CR

CH

PR

T

P

FEN045

Pedagogia e Processos Educativos em Espaços não Escolares

4.4.0

4

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:

Coordenação do Curso de Pedagogia

EMENTA

Conceitos fundamentais, princípios, as políticas e as práticas educativas dos espaços não escolares que atendem crianças, jovens, adultos e idosos. Educação formal e não formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais. Papel da Pedagogia nos espaços não escolares: pedagogia social de rua, pedagogia da alternância; pedagogia em espaços empresariais, pedagogia no espaço de promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos acadêmicos um espaço de reflexão e debates sobre a Pedagogia e Processos Educativos em Espaços Não Escolares, visando à compreensão, à organização e à funcionalidade do trabalho pedagógico em espaço socioeducativo não escolar.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS:

ARANTES, V. A. (Org.). Educação formal e não-formal. São Paulo: Summus, 2008.

GOHN, M. da G. Educação não-formal e o educador social: atuação e desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

GRACIANI, M. S. S. Pedagogia Social de Rua. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 1997

 

COMPLEMENTARES:

BEILLEROT, J. A sociedade pedagógica. Porto: Rés, 1985.

FONSECA, E.S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.

FREIRE,P.; HORTON,M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4.ed.Petrópolis: Vozes,2003.

ORTIZ, L. C. M.; FREITAS, S.N. Classe Hospitalar: caminhos pedagógicos entre saúde e educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005.

SAVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. In.:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 96, n.244, p.561-576, set./dez.2015.

 

 

Sigla

Disciplina

CR

CH

PR

T

P

FET109

Práticas Pedagógicas de Alfabetização na Educação Básica

4.4.0

4

0

-

Departamento ou Coordenação ofertante:

Departamento de Métodos e Técnicas

EMENTA

Revisão dos conceitos de alfabetização e letramento identificando sua interdependência na prática alfabetizadora. Competências linguísticas e alfabetização. Gêneros textuais: conceitos, características e seus usos nas práticas sociais. Jogos de linguagem, recursos didáticos e sequências didáticas. Avaliação dos níveis de conceitualização de leitura e escrita.

OBJETIVO GERAL

Promover a formação e consolidação de habilidades e competências linguísticas para a prática pedagógica em alfabetização na Educação Básica.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS:

MARILYN, Jager Adams... [et.al.]. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MORAIS, Artur. Gomes de. Consciência Fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. ed.; 4 reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

SOARES, Magda. Conceitos de alfabetização e letramento. In: Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. – 1. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2022.

 

COMPLEMENTARES:

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática. 2007.

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

PICCOLI, Luciana. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. – Erechim; Edelbra, 2012.

SALES, Clotilde Tinoco. A linguagem e seus contextos de uso nas práticas escolares. In: LUIZ, Carlos Cerquinho de Brito; Valdejane Tavares Kawada; Josseane Costa e Silva (orgs). Gestão do conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento curricular e do processo pedagógico – Alfa – GCE. / – Manaus: Edua, 2021.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por David Lopes Neto, Presidente, em 30/06/2025, às 23:53, conforme horário oficial de Manaus, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufam.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2661829 e o código CRC C71B4BB6.



 

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Bairro Coroado I Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Prédio Administrativo da Reitoria (Térreo), Setor Norte - Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1482
CEP 69080-900, Manaus/AM, cegconsepe@ufam.edu.br​


Referência: Processo nº 23105.025282/2025-41

SEI nº 2661829